Sistemático: Edição 1401 – 30/10/2008


Notícias



FORPLAD SEDIARÁ ENCONTRO DE DIRIGENTES DE TI EM ARACAJÚ

Será realizado no próximo dia 6 de novembro de 2008, em Aracajú, uma reunião de dirigentes de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior. Essa reunião ocorrerá simultaneamente à reunião do Forplad – Fórum de Pró-reitores de Planejamento das IFES.

O principal objetivo do encontro dos dirigentes de TI é discutir e avaliar a possibilidade de elaboração de Projeto de Construção Cooperada de um Sistema de Gestão para o Ensino Superior Brasileiro. Além disso, nesta reunião, também será eleito um novo coordenador para o CGTIC – Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES.

Representando a UFMG, estará presente o Prof. Paulo Fernando Seixas, diretor de Tecnologia da Informação da Universidade.

 

CECOM PROMOVE PREGÃO ELETRÔNICO

O CECOM realizou, no dia 28 último, Pregão Eletrônico para aquisição de materiais e serviços para atualização e ampliação dos sistemas telefônicos da UFMG, no Campus Pampulha, no Campus Saúde e Escola de Engenharia.

Essa aquisição permitirá à UFMG, dentre outras coisas, viabilizar a infra-estrutura do novo prédio da Engenharia no Campus 2000, a eliminação de limitações atuais no sistema do Campus Saúde e a ampliação da capacidade de interligação entre o PABX e o Sistema VoIP. Foi vencedora do certame a empresa Damovo do Brasil S.A.

Participaram do processo: Márcia Regina Lemos, diretora da Divisão de Apoio Administrativo (DAA), como pregoeira; Fernando Frota Machado de Morais, diretor da Divisão de Redes de Comunicação (DRC); Antônio Carlos Soares, da DRC; e o estagiário Lucas Marcel Fernandes Goulart, da DAA.


Antônio Carlos, Lucas e Márcia Lemos

 

FUNCIONÁRIA DO CECOM PARTICIPA DE COLÓQUIO INTERNACIONAL

Será realizado no Rio de Janeiro, de 4 a 7 de novembro, a primeira edição do Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo França-Brasil. O evento é organizado por pesquisadores brasileiros e franceses reunidos em torno da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação – MUSSI, rede que é resultado de trocas estabelecidas entre pesquisadores e instituições dos dois países durante os últimos anos (publicações, colóquios, cursos, conferências, visitas etc.).

No evento, Aleixina Maria Lopes Andalécio, funcionária da DAC e doutoranda em Ciência da Informação, vai apresentar, no dia 5, o trabalho A transdisciplinaridade no discurso e na prática universitária: uma leitura do ponto de vista informacional, baseado em sua pesquisa de doutorado. Aleixina ficará, ainda, responsável pela relatoria da mesa redonda A ciência e suas redes: novas configurações de escritas, publicações e colaborações, que acontecerá no dia 7.

A programação completa do Colóquio pode ser consultada em http://www.coloquiomussi.cict.fiocruz.br/.

DIA DO TRABALHO ADOLESCENTE OFERECE ATIVIDADES DE LAZER AOS JOVENS DA CRUZ VERMELHA

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) realiza, no dia 3 de novembro, o 6º Dia do Trabalho Adolescente na UFMG. O evento é realizado anualmente no Centro Esportivo Universitário (CEU), das 9 às 17h. Os jovens contratados pela UFMG via convênio com a Cruz Vermelha Brasileira poderão desfrutar de diversas atividades de lazer.

A iniciativa tem também o objetivo de incentivar a boa convivência e a prática de esportes. O evento integra o Programa de Proteção e Orientação ao Trabalhador Adolescente na UFMG (Porta), através do qual a ProRH desenvolve atividades de caráter social.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010219.shtml – 30/10/2008)

Entre os participantes do Dia do Trabalho Adolescente na UFMG estará presente Peterson William Bueno de Oliveira, lotado no CECOM.

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Não se esqueça! Todas as dicas de sites publicadas no jornal O Sistemático estão também no meu blog: http://adyrus-cacadordesites.blogspot.com.

– Corrija suas fotos com um único clique. Use os controles avançados para aperfeiçoar seus resultados. Corte, redimensione e gire em tempo real. Um monte de efeitos especiais, desde os artísticos até os divertidos. Espantosamente rápido – direto no seu navegador. Fontes sensacionais e ferramenta de digitação de excelente qualidade. Toneladas de formas de um grupo seleto de designers. Tudo isto em http://www.picnik.com.

– Os últimos lançamentos em tecnologia você compra na Buy4. Os preços que estão no site é para compra on-line. Visite o endereço http://www.buy4less.com.br.

– Ser saudável depende, não só daquilo que ingerimos, mas também da forma como o fazemos. O prazer de comer está em alimentarmos o corpo juntamente com o prazer de alimentarmos a alma. Saiba mais em http://www.comernaturalmente.blogspot.com.

– Uma pesquisa sobre hábitos alimentares da Universidade de Osaka, no Japão, publicada na British Medical Journal concluiu que comer depressa engorda mais. Veja em http://www.medicinasnaturais.blogspot.com.

– Muito engraçado é Hit Trash Funk do Iphone. Dê boas gargalhadas em http://xpock.com.br/hit-trash-do-momento-o-funk-do-iphone.

– Muito interessante é o site de pesquisa http://search.io. Clique na opção “Search Engines” e escolha o que quer pesquisar. (Site em Inglês)

– Maravilhosas são as fotografias feitas com a água. Veja que efeitos maravilhosos. Clique na foto para ver a imagem ampliada. O endreço é http://www.pbase.com/fotoopa/water_figures_2007. (Site em Inglês)

– Uma boa dica para quem não sabe o que fazer com as garrafas velhas é o site Artes com Garrafas, no endreço http://www.xiztudo.com/2008/10/arte-com-garrafas.html.
Dicas do Gabriel, da DAA:

– Wario Land – Shake It! é o novo jogo do inimigo de Mario nos vídeo-games. O game sai para Nintendo Wii e já começa detonando na divulgação. Visite o canal Experience Wii no Youtube e entenda o que eu quero dizer. Veja em http://br.youtube.com/experiencewii.

– Cacildes, agora já existe um tradutor de qualquer texto para a linguagem do personagem Mussum, do saudoso programa Os Trapalhões. Veja no endereço: http://www.camaleon.com.br/vacuo/mussumgrapher.swf.

– Os notebooks da Apple mais conhecidos como Macbooks ganham uma versão de luxo – e exclusividade, claro. A Computer Choppers finalizou seu primeiro modelo de Ouro 24K e Diamantes do Macbook Pro. Veja no endereço http://www.hitechlive.com.br/archives/macbook-pro-com-ouro-24k-diamantes/.

– Seu computador está lento e quase parando? Veja as 55 dicas para deixar seu computador mais rápido no endereço: http://www.comofaco.com/2006/12/26/55-toques-para-deixar-um-pc-mais-rapido-2/.


PLANO DE SAÚDE – SERVIDOR RECÉM-EMPOSSADO

O Depto. de Administração de Pessoal (DAP) comunica que, tendo em vista que o § 2º, do art. 4º da Portaria Normativa nº 01, de 27/12/2007, da SRH/MP, dispõe que é isento de carência o servidor recém-empossado, bem como seus dependentes, se a adesão ao plano de saúde ocorrer dentro de 60 (sessenta) dias contados da data do efetivo exercício, é necessário anexar ao Termo de Adesão desses servidores o comprovante da data do efetivo exercício.

 




UFMG DIVULGA A LISTA DE COMTEMPLADOS COM BÔNUS NO VESTIBULAR 2009

Os candidatos ao Vestibular UFMG 2009 já podem consultar no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG se a inscrição ao Programa de Bônus foi deferida.

No ato da inscrição ao Vestibular, 24.276 candidatos optaram pelo Programa de Bônus, informando ter cursado as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escola pública e, destes, 14.655 se autodeclararam negros ou pardos. Os treineiros não puderam optar pelo programa.

Segundo a Copeve, o Bônus foi temporariamente deferido – sujeito a apresentação do documento original no ato do Registro Acadêmico – para 16.789 candidatos, o que equivale a 69,2% do número de pedidos. Destes, 10.215 (15% do total) farão jus ao Bônus de 15% pois, além da trajetória escolar definida pelo Programa, se auto-declararam negros ou pardos.

Foram indeferidos 1.852 pedidos, já que os documentos enviados à Copeve não comprovam
a trajetória escolar definida pelo Programa. Além disso, 5.635 candidatos que haviam optado pelo Programa de Bônus não enviaram a documentação comprobatória à Copeve, o que, segundo o edital do Vestibular UFMG 2009, impede que concorram ao benefício. “Tais candidatos concorrerão ao Vestibular nas mesmas condições dos demais candidatos não-optantes ao Programa de Bônus”, esclarece a coordenadora geral da Copeve, professora Vera Resende.

Licenciaturas
– Entre os 509 candidatos às licenciaturas do Campo e Indígena, 369 optaram pelo Programa de Bônus. Foram deferidos temporariamente – sujeito a apresentação do documento original no ato do Registro Acadêmico – o pedido de 167 candidatos (43,3% do total). Destes, 111 (15% do total) se autodeclararam negros ou pardos. Foram indeferidos 69 dos 369 pedidos, uma vez que a documentação apresentada não comprova a trajetória escolar exigida pelo Programa, e outros 133 candidatos não enviaram à Copeve os documentos necessários.

Condições – Segundo o edital do Concurso, ter cursado as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escola pública é a condição necessária para que o candidato receba bônus de 10% em sua nota final, em cada uma das etapas do Vestibular UFMG 2009, ou seja, à nota final de cada etapa desse candidato será aplicado um multiplicador de 1,10. Já os que se declararam negros ou pardos e tiveram o pedido deferido terão sua nota acrescida em 15%, ou seja, à nota final desse candidato, em cada etapa, será aplicado um multiplicador de 1,15.

Contudo, o candidato que participa do Programa de Bônus e for aprovado no Vestibular UFMG 2009, deverá apresentar os originais dos documentos na data do Registro Acadêmico. Caso não o faça, perderá direito ao bônus e concorrerá ao Vestibular nas mesmas condições dos demais candidatos não-optantes.

Cada candidato terá acesso a suas informações pessoais, ao informar número de inscrição e senha, no site da Copeve. (Com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010209.shtml – 29/10/2008)

 




COMEÇA UFMG JOVEM

A partir desta quinta-feira, 30, a Praça de Serviços recebe exposições interativas e experimentos científicos que integram a programação da IX UFMG Jovem e da II Feira de Ciências da Educação Básica de Minas Gerais (Feceb-MG), além de diversas atividades culturais.

Participam 80 escolas da rede pública estadual e municipal e particulares de várias cidades do Estado, como Entre Folhas, Caratinga, Contagem, Betim, Montes Claros e Patos de Minas, entre outras.

Começam hoje também as oficinas que serão realizadas no Centro Pedagógico, no Colégio
Técnico (Coltec) e em 13 unidades acadêmicas da Universidade. Suas propostas estão pautadas em eixos variados como genética, música, construção de pisca-pisca eletrônico, determinação de grupos sangüíneos, mundo vegetal e origami, entre inúmeras outras temáticas.

As atividades culturais tiveram início nesta quinta com a apresentação musical Musicalizando Poemas, da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, e continuam até às 17h na Praça de Serviços.

O evento é promovido pelo CDC com apoio do Governo do Estado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e da Secretaria da Educação Básica, do Ministério da Educação.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010222.shtml – 30/10/2008)

 




VAGAS PARA O CENTRO PEDAGÓGICO SERÃO SORTEADAS NESTA SEXTA-FEIRA

Nesta sexta-feira, 31 de outubro, às 14h, o Centro Pedagógico (CP) da UFMG realiza o sorteio das 75 vagas destinadas a crianças nascidas de 1° de julho de 2002 a 30 de junho de 2003. Concorrem às vagas, com o número constante no seu Comprovante Definitivo, 1.354 inscritos. Também serão sorteados 15 outros nomes de candidatos inscritos, que vão compor lista de excedentes, para preenchimento de possíveis vagas resultantes de matrículas não-efetivadas.

Aberto ao público, o processo de sorteio é realizado no pátio interno do Centro Pedagógico, no campus Pampulha, por equipe da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG, sob a orientação de auditores da Loteria Mineira. A listagem dos sorteados será divulgada a partir do dia 3 de novembro, no site da Copeve e será afixada no prédio do CP.
Mais informações pelos telefones (31) 3409-4408 e 3409-4409.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010225.shtml – 30/10/2008)

 






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 39, de 27/10/1988, publicou notícias sobre participação de Eduardo Henrique Lima, diretor do CECOM, no Encontro de Planejamento em Informática em Goiânia, participação do CECOM no IV ERANUNI – Encontro Regional da Associação de Usuários Unisys, balanço interno da Biblioteca do CECOM, remanejamento de Luiz Ricardo de Faria e Silva para o Setor de Banco de Dados, paradas do Sistema A10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SISTEMA AAD
Já se encontra disponível o sistema leitor de documentos AAD. Trata-se de um sistema que permite a consulta on line através da janela SADS a documentos, tais como, portarias, estatutos e coisas do gênero. Os documentos são originalmente editados em WS e, em seguida, filtrados para compatibilização arquivo micro-arquivo A10. Inicialmente, a carga de documentos está sendo preparada e carregada pela secretária da Diretoria do CECOM, Regina Antônia Diniz Siqueira. E a consulta está disponível em qualquer terminal do A10, sem necessidade de LOGON no SADS.
O sistema foi desenvolvido no Setor de Banco de Dados pelo analista Cantídio Lelis Pereira em 3 dias, o que demonstra a facilidade que o SADS traz, e o programa filtro foi desenvolvido pelo analista André Maurício Lopes da Gama Cerqueira, do Setor de Suporte de Sistemas.

SISTEMA SIAFI
O Depto. de Contabilidade realizou, hoje pela manhã, uma reunião com os responsáveis pelos setores de contabilidade, almoxarifado, patrimônio e compras da UFMG para apresentação do Sistema SIAFI e marcação de cronograma para treinamento.
O Depto. de Contabilidade vai treinar estes responsáveis para utilização do sistema nos terminais que estão disponíveis no próprio departamento, que até o momento são 2 (dois). Será distribuído um Plano de Contas e cada unidade será responsável pelos seus lançamentos contábeis.
Serão instalados mais 6 (seis) terminais e impressoras no Campus Pampulha e da Saúde e o pessoal responsável pelo SIAFI vai responder pela instalação, manutenção e formulário.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Vicentina Maria Queiroz e Gilmar Lima Guimarães, no dia 1o de novembro; e o CECOM, no dia 04. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marcelo Henriques Vieira, no dia 02; Angelo de Moura Guimarães (DCC) e Helton Fábio de Matos (DCC), no dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale (Editora), no dia 04; Rafael Braga Soares Righi e Hélio Marques Sobrinho, no dia 05; e Márcio Alexandre Moraes, no dia 06.

 

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Desta vez, O Sistemático retornou à decada de 70, com fotos dos jogos da equipe laranja de futebol do CECOM, aquela memorável equipe tão saudosa. As fotos são de autoria da Lelé e do Clarindo e foram tiradas durante uma partida do Campeonato de Futebol da UFMG, realizada em 1978, no Centro Esportivo Universitário (CEU). Entre os valorosos jogadores da época aparecem o Newton Vieira, o Felipe, Paulo Nélio, Rubinho, Jorman, Sérgio Maurício, e outros que não foram reconhecidos.


O jogo de futebol e o CEU naquela época

Felipe, Sérgio Maurício e Clarindo


Elidimar e Lelé (de costas), vendo-se Newton Vieira e outros que não foram reconhecidos


Nesta foto estão Rubinho e Jorman


Uma outra foto do CEU em 1978. Quase não havia casas por perto.