Sistemático: Edição 1405 – 27/11/2008


Notícias



CECOM DÁ CONTINUIDADE A TREINAMENTO EM WEBSPHERE

O CECOM está implementando medidas para garantir a segurança e disponibilidade das aplicações utilizadas pela comunidade universitária.

Dentro deste processo, os funcionários Antônio Eustáquio Rodrigues e Márcio da Costa Viana estão participando, durante toda esta semana, do treinamento IBM WebSphere Application Server v6.1 Problem Determination, em São Paulo.

O WebSphere Application Server (WAS) é o software de infra-estrutura para integração e gerenciamento de aplicações JAVA que é utilizado para disponibilizar vários sistemas desenvolvidos pelo CECOM.

O curso, que é um treinamento oficial da IBM Training, faz parte do programa de capacitação da equipe da Divisão de Atendimento e Consultoria, que visa dar condições para que sua equipe técnica possa estar capacitada a atender às necessidades cotidianas e também permanecer sempre atualizada.

 

CECOM ENTREGA CERTIFICADOS DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO

A ProRH, através do Departamento de Recursos Humanos, já expediu os certificados dos treinamentos do Programa de Capacitação do CECOM.

Os participantes dos cursos Noções de Administração Pública e Desenvolvimento Pessoal podem procurar o CECOM, 8º andar do prédio da Reitoria, para receber seus certificados, juntamente com os formulários do processo que deverão ser abertos nas secretarias das unidades/órgãos a que pertencem.

 

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO COMEMORA 30 ANOS NO DIA 28

Uma programação especial vai comemorar, nesta sexta, dia 28, 30 anos do curso de bacharelado em Ciência da Computação da UFMG. Neste período, o curso se tornou um dos melhores do país, e já formou 1278 profissionais que atuam nos mercados brasileiro e internacional. A taxa de desemprego na área é praticamente zero, o aluno já sai da Universidade com a garantia de um emprego com faixa salarial, em média, de 3 mil reais.

Com maioria de doutores entre os professores, o curso oferece 38 laboratórios de pesquisa e excelência internacional em pesquisa web, banco de dados, engenharia de software, redes e robótica. Na primeira e na última avaliação do Ministério de Educação (MEC), em 2000 e 2005, o bacharelado em Ciência da Computação recebeu o título de melhor curso do Brasil. O programa de pós-graduação em Ciência da Computação é considerado o terceiro melhor do país.

A programação de aniversário, no auditório 3 do ICEx é a seguinte:

14h – Abertura – Palestra: “A geração de riqueza a partir da Universidade: o Caso Akwan” – Nivio Ziviani, professor Emérito do DCC

15h15 – Palestra: “Dinheiro para inovação: onde e como?” – Eduardo Moreira da Costa, professor adjunto do DCC

16h – Intervalo

16h15 – Palestra: “Ciência, amor, sabedoria: um percurso pelo caminho do conhecimento” – Evando Mirra de Paula e Silva, gerente de Tecnologia e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

17h – Palestra: “Regulamentação da profissão” – Roberto da Silva Bigonha, professor titular do DCC

17h45 – Mesa-redonda

18h30 – Encerramento

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010464.shtml – 25/11/2008)

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Um blog dedicado a fotos antigas. Assim é o Old-photos, no endereço http://old-photos.blogspot.com, que publica fotos para lá de antiga de momentos importantes nos Estados Unidos da América. (Site em Inglês)

– Faça um passeio por Paraty. Paraty, no Rio de Janeiro, é o primeiro destino brasileiro a implementar o Passaporte Verde. Veja em http://viajanteconsciente.hitechlive.com.br.

– O pessoal que é aspirante a cineastas tem até o dia 14 de dezembro para se inscrever na segunda edição do “Project: Direct”. O concurso de curtas-metragens do YouTube vai dar 2.500 dólares ao vencedor. Saiba mais sobre o concurso no endereço http://br.youtube.com/projectdirect. (Site em Inglês)

– Um site bacana que dá para criar canções e é ao mesmo tempo um brinquedo virtual é o Leciel (http://www.lecielestbleu.com/media/pateasonframe.htm). Para fazer sua música, arraste os objetos que passam na esteira rolante até os quadradinhos do tabuleiro de xadrez. Tem que instalar Shockwave. (Site em Francês)

– Se você é chegado em games e quer ficar por dentro das últimas do Playstation, chegou no lugar certo no endereço http://pt.playstation.com.

– Um joguinho para as meninas se divertirem e fazer maquiagem é o Supermeninas. Veja o site http://www.supermeninas.com.br.

– Visite o Chile. Faça uma viagem virtual em http://www.visitchile.com/ e saiba dos preços para fazer turismo econômico.

– Propagador das idéias de valorização da brasilidade divulgadas por Mário de Andrade e Heitor Villa-Lobos, o poeta, compositor e produtor Hermínio Bello de Carvalho sempre se ateve ao ofício de jogar luzes sobre obras e artistas esquecidos, reintegrando-os aos meios informativos, ao mesmo tempo em que projetava novos nomes. Sua trajetória implica rever trechos fundamentais da história cultural nacional nas últimas cinco décadas. Veja em http://www.acervohbc.com.br.

– O forumdoc.bh dedica-se à exibição, à discussão e ao fomento da produção audiovisual com foco documental. Ao longo de onze edições consecutivas, exibiu quase dois mil filmes, para um público total estimado em 70 mil pessoas. Organizado pela Filmes de Quintal, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, o festival tem suas atividades concentradas, principalmente, no Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes. De 27 de novembro até 07 de dezembro de 2008.Vá até o endereço http://www.filmesdequintal.com.br/forumdoc2008.

– Agora ele pode falar o que quiser. Os interesses na Internet são diferentes da TV. Então, Jorge Cajuru vai ficar no ar 24 horas por dia falando o que der na teia dele. Veja em http://www.tvkajuru.com.

Visite meu blog de Dicas de Sites Atualizado semanalmente: http://adyrus-cacadordesites.blogspot.com.

INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE BOLSA DE ENSINO SUPERIOR PODEM SER FEITAS ATÉ SEGUNDA-FEIRA

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Pro-RH) abriu inscrições para o Programa de Bolsa de Ensino Superior, que oferece ajuda financeira a servidores efetivos da UFMG que fazem curso universitário em instituições particulares. Os interessados podem se inscrever até as 17h de 1º de dezembro.

Serão sorteadas 50 bolsas entre os inscritos, no valor de R$ 120 cada uma. O valor é destinado exclusivamente ao pagamento da mensalidade do curso. Para participar, o servidor não pode ter diploma de ensino superior, ou seja, tem de estar cursando a universidade pela primeira vez.

Os contemplados vão ocupar as vagas remanescentes das edições anteriores do programa. Esses servidores serão chamados de acordo com o surgimento de vagas, respeitando-se a ordem do sorteio.

Para acessar o formulário de inscrição e ler o edital do programa vá até http://www.ufmg.br/prorh/programas_bolsasuperior_inscricoes.php.Os servidores sem acesso à internet podem se inscrever na secretaria de sua unidade ou no Departamento de
Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH), na Unidade Administrativa III, no campus Pampulha. É preciso levar contracheque de outubro de 2008 e documento de identidade.
O sorteio será público, na sala 102 do DRH, em 4 de dezembro, às 10h30.

O edital desta edição do programa não inclui servidores que estudam em instituições públicas, já que a cobrança da contribuição ao fundo de bolsas foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal. Mesmo assim, quem desejar pagar a contribuição voluntariamente pode se inscrever no Programa de Bolsa de Ensino Superior, no formulário indicado acima.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010430.shtml – 27/11/2008)

 




CORAL ARS NOVA APRESENTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NESTE FIM DE ANO

O Coral Ars Nova da UFMG inicia hoje uma série especial de espetáculos. Nessa quinta-feira, dia 27, às 19h30, o grupo apresenta Rafael Grimaldi: in memoriam, na Igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte. O espetáculo é uma homenagem a Rafael Grimaldi, ex-regente do coral, falecido este ano.

No dia 30, às 9h30, o grupo participa de uma missa festiva na Igreja de São Francisco, na Pampulha. Em dezembro, estão previstas mais apresentações em BH, Nova Lima, São
João del Rei, Tiradentes e Prados. A programação é a seguinte:

dia 27/11 – 19h30 – Belo Horizonte – Igreja de N. Sra. da Boa Viagem – Rafael Grimaldi: in memoriam

dia 30/11 – 9h30 – Belo Horizonte – Igreja de São Francisco de Assis – Missa Festiva

dia 05/12 – 18h30 – Belo Horizonte – Faculdade de Medicina da UFMG – Salão Nobre – III
Cantata de Natal Campus Saúde UFMG

dia 07/12 – 20h – Nova Lima – Teatro Municipal – Encontro de Coros

dias 20 e 21/12 – Apresentações em São João del Rei, Tiradentes e Prados. (Os horários e locais serão divulgados posteriormente)

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010481.shtml – 27/11/2008)

 






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 43, de 24/11/1988, publicou notícias sobre implantação da versão 3.7 do A10, treinamento SADS, paradas do A10, participação de Eduardo Henrique Lima no XXXI Anuni – Encontro Nacional da Associação dos Usuários Unisys, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

REFORMA DO 8º ANDAR
O arquiteto do DPFO, Sebastião de Oliveira Lopes, esteve hoje em reunião no CECOM, com Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, apresentando a primeira versão da planta do 8º andar.
Ficará agora, a cargo do CECOM, através dos setores SPP e SSH, incluir nessa planta as necessidades das redes: elétrica para micros e terminais, elétrica para outros equipamentos, de comunicação de dados e de telefonia.

XPC DA COBRA
A Cobra Computadores S.A. colocou em demonstração no CECOM, para homologação, o seu microcomputador XPC equipado com uma placa SOX necessária para utilização do sistema UNIX (multi-usuário). Além de um winchester de 10MB, a configuração do equipamento veio com 1 terminal para que, obviamente, possa se testar seu “multi-uso”.
O XPC está no Setor de Suporte de Software onde será testado, estando à disposição dos interessados.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Luiz Gomes Temponi, hoje, dia 04; Natália Costa Guilhelmelli Avelar, no dia 08; e Cláudia Galinkin, no dia 09. Os parabéns para os ex-ceconianos: Iva de Oliveira Araújo, no dia 06; e Marco Antônio de Oliveira, no dia 08.

E-MAIL DO ZÉDU: O ex-ceconiano José Eduardo Valle Santos, o Zédu, enviou o seguinte e-mail para a Redação de O Sistemático: 1400 – Vida longa ao Sistemático!



Caríssima editora (ou melhor, mãe…),

Lelé, que alegria foi receber o Sistemático 1400. Estou super orgulhoso de ter visto o começo e convivido com vocês durante tantos anos. O Sistemático é incrível. Ao mesmo tempo que deixa a gente com saudade, acaba com ela na página seguinte. É a mistura perfeita da informação de qualidade, registro histórico e meio de aproximar as pessoas, tudo isso temperado com uma simplicidade que dá gosto. Tomara mesmo que o Sistemático tenha vida longa, para poder passar aos que estão chegando, e àqueles que certamente virão, um pouco da história do nosso querido CECOM e de quem faz dele uma referência inesquecível em nossas vidas.
Com um grande abraço de Zedu, Regina, Emília e Alice.

Nova Lima, dezembro de 2008.

 

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Como agradecimento às caronas dadas pelo Frota, durante a realização do treinamento de capacitação do CECOM, Márcia Lemos, Rose (DRCA) e Lelé deram-lhe de presente no dia do seu aniversário, 18 de novembro, um pudim de leite condensado, seu preferido.
A foto é de autoria de Gabriel Pinheiro.


Frota recebendo o pudim de Lelé e Márcia Lemos