Sistemático: Edição 1407 – 11/12/2008


Notícias



CECOM LIBERA 2ª ETAPA DO PROJETO VOIP

Mais um passo está sendo dado pela Universidade na evolução dos serviços e da infra-estrutura de comunicação colocada à disposição da comunidade.

Dando prosseguimento à integração dos serviços das redes de dados e de telefonia, será liberado oficialmente, no próximo dia 12 de dezembro, o serviço VoIP (voz pela Internet) da UFMG.

No início desse ano, a ATI (Diretoria de Tecnologia da Informação) e o CECOM (Centro de Computação) liberaram o DDD Facilitado UFMG, 1ª etapa do projeto VoIP. Com a utilização do ramal 3333 tornou-se possível realizar ligações de longa distância, gratuitas, dos ramais fixos da Universidade, para instituições integrantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tais como o MEC, o MCT, o CNPq, a Finep e a quase totalidade das IFES.

Agora, completa-se a 2ª etapa do projeto, que permitirá aos usuários do portal minhaUFMG utilizarem números individualizados para suas conversações telefônicas, originadas de computadores, e destinadas a telefones convencionais ou outros computadores. Será a integração definitiva da rede de telefonia com a rede de dados.

As principais vantagens trazidas pelo VoIP da UFMG são:

– Mobilidade:
Acessível de qualquer ponto da Internet
Acessível de qualquer ramal interno e telefones externos

– Economicidade e Controle:
Gratuidade em quase todas as ligações
Tarifação similar à telefonia convencional, quando necessária

– Integração:
Mais agilidade no acesso às instituições parceiras
Mais opções de contato entre pessoas da comunidade

– Praticidade:
Independência para ligações DDD/DDI gratuitas

– "Cidadania":
Disponível para todos os cadastrados ativos do minhaUFMG.

Para conhecer o serviço VoIP e começar a usá-lo, basta aos usuários clicar no link existente em seu ambiente pessoal no portal minhaUFMG, escolher seu número e seguir as instruções de uso. Em caso de dúvida, a equipe do CECOM está disponível no e-mail voip@cecom.ufmg.br.

Para ampliar a divulgação do serviço à comunidade, o CECOM organizará, no início do próximo semestre letivo, em março de 2009, apresentações práticas voltadas a disseminadores dos recursos. Como público alvo, serão treinadas todas as secretá-rias dos órgãos administrativos, unidades e departamentos acadêmicos.

Esse projeto está a cargo da DRC (Divisão de Redes de Comunicação), sob a coordenação de Paulo Couto Lessa.

 

ECI PROMOVE PAINEL DE TRABALHOS

Conforme publicado em O Sistemático, foi realizada no Rio de Janeiro, de 4 a 7 de novembro passado, a primeira edição do Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo França-Brasil. O evento foi organizado por pesquisadores brasileiros e franceses reunidos em torno da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação – Rede MUSSI. Vários professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da ECI/UFMG apresentaram trabalhos no evento.

Visando a troca de experiências entre os participantes do Colóquio e a comunidade acadêmica, o PPGCI vai realizar, na manhã desta sexta-feira, dia 12/12, como atividade de encerramento do semestre letivo, um painel de apresentação da Rede MUSSI e dos artigos de seus professores e alunos que foram selecionados para o Colóquio. Entre estes, será apresentado o trabalho A transdisciplinaridade no discurso e na prática universitária: uma leitura do ponto de vista informacional, de autoria de Aleixina Maria Lopes Andalécio, funcionária da DAC e doutoranda em Ciência da Informação.

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Paulo Lessa, da DRC, que é um amante da arte de representar e já participou de algumas peças de teatro, enviou um site super divertido. No “ElfYourself dance jibjab”, http://www.elfyourself.com, você carrega a sua foto e clica nos pontos que estão em volta da foto para aparecer melhor. Pronto, clique em “done” e logo após qual o tipo de música que se encaixa com a foto. Espere carregar e dê boas gargalhadas. Faça o registro e envie o link para seus amigos, como este aqui que o Paulo Lessa enviou: http://elfyourself.jibjab.com/view/3UvOsL38YubI3rCvW0Ny.

– Uma idéia interessante é o projeto “Feliz Natal Crafter”. Um leitora do blog do marcamaria, a Lais Graf , sugeriu que se criasse e ensinasse a fazer um boneco para ser dado de presente para crianças carentes nesse natal. Veja no endereço http://marcamaria.com/2008/11/03/pap-projeto-feliz-natal-crafter-e-daluli.

– Quer saber onde fica os supercomputadores? Os mais rápidos do Mundo? Consulte o mapa no link http://www.nytimes.com/interactive/2008/11/17/business/20081118-super-graphic.html? ref=technology. (Site em Inglês)

– Você que ir para Portugal nesta férias, lua de mel ou passar alguns dias tranqüilos? Apesa de não conhecer, fiz uma viagem virtual e indico a pousada “Quinta da Bichinha”. Está achando estranho a dica? É por causa do nome? Mas não é o que vocês estão pensando. Essa confusão entre palavras daqui com a de Portugal é comum. Bichinha lá é bichinha mesmo, filhote de animal. Gay é paneleiro, bicha é fila e criança, puto. Então, não deixe de visitar o endereço http://www.quintadabichinha.pt.

– Tanto tempo desperdiçado procurando em toda a parte o manual de instruções para sintonizar o aparelho de TV, descobrir como substituir o cartucho da impressora, o significado do led piscante no aplicativo oculto, manual de tv e outros. Saiba mais em http://manual-de-instrucoes.com.

} – Registro de 33.479 desalojados e desabrigados, sendo 6.243 desabrigados. São 27.236 desalojados. São 125 óbitos e 28 desaparecidos confirmados e os números de desaparecidos. Estes são os atuais números de pós temporal de Santa Catarina. Veja em http://www.desastre.sc.gov.br.

– O Portal de Revistas da USP é uma biblioteca eletrônica, que publica as revistas produzidas pela Universidade de São Paulo e credenciadas pelo Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP. O Programa, iniciado em 1986, é gerenciado pela Comissão de Credenciamento que, no ano de 2006, atualizou seu Regimento, visando ajustar-se ao contexto de internacionalização e às exigências de modernização dos veículos de divulgação científica da USP. Visite o endereço http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php.



LISTA DE SORTEADOS PARA A BOLSA ENSINO SUPERIOR É DIVULGADA

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) já divulgou a lista de sorteados para o programa Bolsa Ensino Superior. O objetivo da iniciativa é prestar ajuda financeira para servidores efetivos da UFMG, que fazem curso universitário em instituições particulares. Foram sorteadas 50 bolsas entre os inscritos. O valor do benefício é R$ 120 e destina-se ao pagamento da mensalidade. De acordo com o edital do programa, os sorteados vão ocupar vagas remanescentes das edições anteriores do projeto.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/010663.shtml – 11/12/2008)

Entre os contemplados com a bolsa, os ex-ceconianos Benício Alves de Souza (LCC) e Lindaura Rosa dos Santos (Fafich).

 




PRORH COMPLEMENTA INFORMAÇÕES SOBRE ADESÃO AO PLANO DE SAÚDE

Para adesão ao Plano de Saúde CASU, vários pontos importantes devem ser lembrados, por exemplo,como o servidor recém-admitido, além da documentação exigida, deverá anexar comprovante de entrada em exercício. Conforme o § 2º do art. 4o da Portaria Normativa nº 1, de 27/12/2007, o servidor recém empossado é isento de carência se a adesão ao plano de saúde ocorrer dentro de sessenta dias contados da data do efetivo execício.

Além disso, foi criado o código CNE – Comprovação União Estável Plano de Saúde no AAP, para a abertura de processo de comprovação de união estável para fins de plano de saúde (companheiro(a) e homo-afetivo), que deverá ser enviado para a DLEG.

Complementando, o pai ou padastro, a mãe ou madrasta, dependentes economicamente do servidor e que constem no seu assentamento funcional, poderão ser inscritos no plano de saúde contratado ou conveniado pelo órgão ou entidade desde que o valor do custeio seja assumido pelo próprio servidor.

Para que o servidor inclua o dependente, ele deverá constar em seus registros como dependente para fins de Imposto de Renda ou Pensão Civil. O servidor deverá se dirigir diretamente à CASU, munido da respectiva documentação e Declaração da Divisão de Cadastro, de que esse dependente consta em seus assentamentos funcionais. É necessário que o servidor tenha aderido ao Plano de Saúde Suplementar para incluir o dependente acima.

 




FALE RECEBE MATRÍCULAS PARA CURSOS DE LÍNGUAS

Estão abertas as inscrições para os cursos de idiomas do Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex/Fale – http://www.letras.ufmg.br/cenex/) da UFMG. De março a junho de 2009, serão realizados cursos de alemão, espanhol, francês, grego, hebraico, inglês, italiano, japonês, latim, libras, mandarim, sânscrito e português para estrangeiros.

As matrículas podem ser feitas pelo site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) ou nos postos de atendimento. Lá, os interessados encontram também informações sobre calendários, pré-requisitos e valores dos cursos.

Para aqueles que já têm algum conhecimento em determinada língua e desejam se matricular em nível mais avançado, estão abertas também as inscrições para os testes de nivelamento, que serão realizados entre os dias 16 de dezembro de 2008 e 28 de fevereiro de 2009. As inscrições podem ser feitas no site da Fundep ou nos postos de atendimento.

Outras informações pelo telefone (31) 3409-4220 ou pelo endereço callcenter@ fundep.ufmg.br. Os postos da Fundep se localizam no Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534 – Centro) e na Praça de Serviços do campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6627 / loja 7 da Praça de Serviços – Pampulha).

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/010630.shtml – 09/12/2008)




GOOGLE MAPAS MOSTRA ROTAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO PAULO E BELO HORIZONTE

O jornal ComputerWorld publicou, no dia 11/12/2008, a notícia Google Mapas mostra rotas de transporte público de São Paulo e Belo Horizonte (http://computerworld.uol. com.br/mercado/2008/12/11/google-mapas-mostra-rotas-de-transporte-publico), transcrita abaixo:

Nova funcionalidade está disponível a partir de hoje para 1% dos usuários do Google. Até o final da próxima semana, todos serão atendidos.

O Google Mapas passa a contar, a partir desta quinta-feira (11/12), com itinerários de ônibus, metrôs e trem metropolitanos em sua busca de rotas. Até então, o usuário poderia pesquisar os caminhos que deveria realizar a pé ou de carro.

Em coletiva para a imprensa, Marcelo Portela, engenheiro do Google responsável pela solução, afirmou que o objetivo principal da parceria é aproximar o usuário do transporte público. “Muitas pessoas deixam de utilizar essa forma de locomoção por desconhecimento e falta de fontes de informação. A parceria pretende preencher essa lacuna”, disse.

Para implantar o serviço, o Google firmou parceria com as empresas SPTrans, EMTU e BHTrans, responsáveis por fornecer todas as informações de linhas e itinerários e as futuras atualizações.

O serviço será oferecido gradativamente a partir desta quinta-feira até o final da semana que vem, quando 100% dos usuários serão atendidos. São Paulo e Belo Horizonte serão os primeiros lugares da América latina a contarem com a ferramenta. Algumas cidades da Europa e dos Estados Unidos já contavam com o recurso.e

 




LINHA A DO ÔNIBUS INTERNO ATENDERÁ CENTRO PEDAGÓGICO NA PRÓXIMA SEMANA

A Divisão de Transportes do Departamento de Serviços Gerais (DSG) informa que a linha A do ônibus interno funcionará em horário especial entre os dias 15 e 19 de dezembro. Conforme noticiado anteriormente pelo site da UFMG, a linha A e B deveriam parar de circular exatamente no dia 15, quando apenas a linha C transitaria, atendendo a pouca demanda das férias acadêmicas. A decisão de manter o funcionamento da linha A até 19 de dezembro deve-se ao fato do período letivo do Centro Pedagógico se encerrar somente neste dia.
Informações sobre o funcionamento da linha A entre os dias 15 a 19 de dezembro:

Horários:

Manhã – 7h – 7h40 – 8h20 – 9h00 – 10h – 11h20

Tarde – 12h – 12h40 – 13h20 – 14h – 15h – 16h – 16h50 – 17h40

Itinerário: Belas Artes – Creche – Centro Pedagógico – Educação – Almoxarifado Central (Setorial I) – Geociências – Ciências Exatas – Ciências Econômicas – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Reitoria – Ciências Biológicas – Farmácia – Veterinária – Odontologia – Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Veterinária – Centro Esportivo – Unidade Administrativa II (Atendimento à Saúde do Trabalhador, Fundep) – Unidade Administrativa III (Pessoal, Recursos Humanos, Registro e Controle Acadêmico, Comissão de Vestibular, Projeto Manuelzão, Educação a Distância, Estudos Transdisciplinares, Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, Estudos sobre Ensino Superior e Políticas Públicas) – Reitoria – Filosofia e Ciências Humanas – Ciência da Informação – Letras – Belas Artes.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/010645.shtml – 10/12/2008)






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XII, nº 45, de 09/12/1988, publicou notícias sobre versão 3.7 com novo comando Modify na WFL, palestra sobre o Sistema SPO, paradas do Sistema A-10, dicas da Biblioteca, Festa de Natal do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SADS – AMBIENTES DE TESTES x PRODUÇÃO
Após ser dado como oficialmente encerrado o treinamento em SADS esta semana, será implementado o esquema de ambiente de desenvolvimentro e de testes do SADS.
Este ambiente dual implica que todo novo aplicativo desenvolvido em SADS terá bancos físicos, versões de programas objeto, telas etc., distintos para uso pelas equipes de desenvolvimento/manutenção e para usuários finais.
A implantação destes ambientes afetará quem ainda estiver realizando o treinamento. O Setor de Banco de Dados está à disposição para as devidas adaptações necessárias



Eventos


FESTA DE NATAL DO CECOM

Nesta sexta-feira, dia 12, será passada a lista definitiva de adesão dos funcionários à Festa de Natal do CECOM e recolhida a contribuição de cada participante. Todos serão consultados sobre a organização de um Amigo Oculto e informados de como será realizado. Para a confecção da cesta de guloseimas, que será sorteada no dia da festa, já foram recebidos vários brindes, trazidos pela Selma, Cristina Oliveira, Maria Helena Rodrigues, Xina e André Garcia.

Enquanto isso, o 8º andar e o subsolo já se encontram enfeitados para as festas de final de ano. O subsolo ficou, como sempre, sob a responsabilidade da Elza e o 8o andar tem esse ano a casinha de bonecas da Era Vitoriana, pronta para a Ceia de Natal. A árvore não é a tradicional. São fitas de palha decoradas com guirlandas pequenas, com os nomes de todos do CECOM.

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM será realizada no dia 18 de dezembro, a partir das 12h, no Clubinho, localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha.

Esperamos que não chova, que dê bastante sol e que tudo dê certo!

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Aleixina Maria Lopes Andalécio, no dia 17. Os parabéns para os ex-ceconianos: Sílvio Leonardo Teixeira de Souza Cruz, no dia 13; Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e José Arcênio da Silva, no dia 14; Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Pinto, no dia 17.