Sistemático: Edição 1409 – 15/01/2009


Notícias



DIÁRIO DE CLASSE ULTRAPASSA 60% DE USO NAS TURMAS DE GRADUAÇÃO

O acompanhamento do lançamento de notas das turmas da graduação, referentes ao segundo semestre de 2008, permitiu constatar a crescente aceitação e utilização do Diário de Classe, disponível para docentes e alunos no portal minhaUFMG.

Foi ultrapassada a marca de 60% de utilização, conforme pode ser visto nos dados quantitativos indicados na tabela abaixo:

Turmas de Graduação
2008/2
Ofertadas Fechadas no Diário Eletrônico
Percentual (%)
Total de Turmas
5.903
3.664
62
Turma de Disciplinas somente Teóricas (tipo "T")
2.766
1.648
60
Turmas de disciplinas somente Práticas (tipo "P")
1.411
920
65
Turmas Teóricas de Disciplinas e Práticas (tipos "T/P")
1.796
1.096
63

No final de 2008, inclusive, não foram identificadas quedas de desempenho ou travamento do sistema. Isso foi possível devido a diversas melhorias técnicas realizadas:

– revisão de funcionalidades do Diário e liberação de nova versão;
– reestruturação e redistribuição dos serviços disponíveis no servidor de aplicação;
– troca de equipamentos.

Para o próximo semestre essa infraestrutura ficará ainda melhor, com a chegada de novos equipamentos que serão acrescentados ao parque atual e a continuidade do processo de reestruturação e redistribuição dos serviços.

As melhorias implantadas envolveram as equipes da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas e da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIAS

As estagiárias Natália Costa Guilhelmelli Avelar e Érica Fernanda da Silva pediram demissão do quadro do CECOM no mês de dezembro/2008.

Natália Avelar entrou para o CECOM em fevereiro/2007, lotada na Divisão de Redes de Comunicação, onde atuou até a sua saída, no dia 19/12/2008.

Érica Fernanda entrou para o CECOM em maio de 2007, lotada na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde permaneceu até a sua saída, em 31/12/2008.


Natália Avelar


Érica Fernanda

 

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM contratou o aluno Rafael Henrique Soares Oliveira, do curso de Biblioteconomia, para ocupar a vaga de Érica Fernanda da Silva. Rafael Oliveira foi admitido no dia 12/01/2009, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria, onde já iniciou os trabalhos de atendimento aos usuários administrativos.


Rafael Oliveira

 

PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO

O Sistemático retorna após 3 semanas sem circulação, devido às festas de final de ano e trabalhos no vestibular. A Redação espera continuar contando com a colaboração de todos na divulgação dos trabalhos do CECOM e com o carinho que sempre recebeu de seus leitores. Um ano de muitas notícias, novidades, conquistas e alegrias!


Informativo


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE DEZEMBRO/2008

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer
No mês de dezembro/2008, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:
As médias diárias durante o mês de dezembro foram as seguintes:

o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas.Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

o mês de dezembro/2008, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.225.579
522
445.109
1.671.210
4.842.865
6.514.075


As médias diárias durante o mês de dezembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
39.535
17
14.358
53.910
156.221
210.131




DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você é fã do grupo Oasis, assista ao documentário “Dig Out Your Soul in the Streets”, produzido por eles. Veja em http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction =vids.individual&VideoID=50015059.

– As 500 senhas piores do mundo estão no site http://www.whatsmypass.com/?p=415, segundo avaliação deles.

– Garantir os direitos dos consumidores; organizar o mercado de consumo; inibir irregularidades na produção e comercia-lização de produtos; promover a qualidade dos produtos e serviços; desenvolver atividades socioeducativas; representar e defender os interesses de donas de casa e consumidores com ações públicas e coletivas que interfiram positivamente nas relações de consumo; incentivar o associati-vismo e a mobilização como instrumento de ação em busca da justiça social. Tudo isto no endereço http://donadecasa.org.br.

– O ato de comprar exige preparo e planejamento por parte do consumidor. Para comprar bem, com consciência e evitando o conflito, o consumidor deve, antes de sair às lojas, responder a cinco perguntas básicas, que apesar de simples fazem toda a diferença entre uma compra bem-sucedida e outra frustrada. Visite o site http://www.compraconsciente.com.br.

– Veja as obras em altíssima resolução no Museu do Prado em Madri pela Internet em http://www.museodelprado.es/bienvenido.

– Será lançado no Brasil o filme “Valkyrie”. Dizem que o Tom Cruise se parece muito com o Coronel Von Stauffenberg. Confira e leia a história do atentado para matar Adolf Hitler em http://moraisvinna.blogspot.com/search?q=atentado+Von+Stauffenberg+.

– Isto é que é criatividade. Dez calendários muito doidos. Confira em: http://dvice.com/archives/2009/01/off_to_a_great.php.

– Confira a lista dos 25 carros mais vendidos no ano de 2008 no Brasil em http://autozine.com.br/informacao/os-25-carros-mais-vendidos-no-brasil-em-2008.

– Os 7 maiores e mais assustadores buracos da Terra podem ser vistos no endereço http://namosca.org/2009/01/08/os-7-maiores-buracos-da-terra.

– Confira algumas bandas musicais que fizeram sucesso no mundo das animações em http://atoouefeito.com.br/pipoqueiros/quando-a-musica-vira-desenho-animado.html.

 




PORTAL DE NOTÍCIAS E VEÍCULOS IMPRESSOS DA UFMG ADOTAM NORMAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, será adotado a partir de hoje pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. As notícias publicadas diariamente pelo portal da Universidade na internet passam agora a ser escritas segundo as novas normas. O Boletim, publicação impressa semanal, incorpora as mudanças já na sua primeira edição de 2009, que circulará no dia 2 de fevereiro.

Mesmo tendo até dezembro de 2012 para se adequarem ao acordo, os órgãos de comunicação coordenados pelo Cedecom optaram por fazer essa transição imediatamente. Apesar de alterar a grafia de apenas 0,8% das palavras escritas no Brasil, as novas normas apresentam detalhes que demandam algum tempo para serem totalmente assimilados. Para efetuar essa transição, a equipe do Cedecom contará com a colaboração do professor Luiz Carlos de Assis Rocha, da Faculdade de Letras da UFMG. …

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010774.shtml – 12/01/2009)

 

 




BELO HORIZONTE TERÁ NOVO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO

A UFMG inaugura, no próximo dia 23, novo Observatório Astronômico destinado a pesquisas e educação para a ciência do grande público. O Observatório funcionará no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), localizado no bairro Horto, em Belo Horizonte. O evento de inauguração integra a agenda de comemorações do Ano Internacional da Astronomia.

A abertura do Ano da Astronomia no país ocorrerá na semana de 19 a 28 de janeiro. Diversas atividades ocorrerão em dezenas de cidades brasileiras. O Ano Internacional da Astronomia 2009 (AYA, na sigla em inglês) foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar o interesse científico por essa área, sobretudo entre os segmentos mais jovens. O tema do evento é O Universo a ser descoberto por você. A Unesco e a União Astronômica Internacional (IAU) estão responsáveis pela coordenação das atividades comemorativas.

No Brasil, a organização do evento está estruturada em rede, composta por “nós”, pontos locais e regionais, formados por entidades amadoras, instituições de pesquisa e de ensino. Em Belo Horizonte, um dos “nós” é coordenado pelo professor do Departamento de Física Renato Las Casas, que também é responsável pelo Observatório Astronômico Frei Rosário da UFMG, localizado na Serra da Piedade. …

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010763.shtml – 14/01/2009)

 

 




PROJETO CAMINHADAS DE VERÃO

Estão abertas, desde 05 de janeiro de 2009, as inscrições para o projeto Caminhadas de Verão. O projeto consiste em caminhadas agradáveis pelas trilhas interpretativas da
Estação Ecológica da UFMG, acompanhadas por monitores universitários, onde são abordados temas relacionados aos biomas Cerrado e Mata Atlântica, conservação ambiental, ocupação urbana e educação ambiental.

São dois os horários disponíveis: manhã: 09h às 11h e tarde: 15h às 17h e deve ser feito um agendamento prévio pelos telefones 3409-2295 ou 3409-2296.

O custo é de R$ 2,00 por pessoa, sendo que professores, funcionários e alunos da UFMG têm entrada franca.

Maiores informações: Estação Ecológica da UFMG, Campus Pampulha – Tel.: (31) 3409-2295 / 3409-2296, e-mail: eeco@reitoria.ufmg.br.

 

 






Há 20 anos…

Nas edições de números 1 e 2 de 1989, foram publicadas notícias sobre implantação dos Sistemas no SPO, instalação de um microcomputador PC S!D 501 na Divisão de Controle de Produção, Plano Diretor de Informática, digitação do acervo da biblioteca do CECOM, testes do software SSE da MSA Infor, paradas do Sistema A10, entre outras.

GUIA DO USUÁRIO
Foi distribuída, na última reunião de diretoria, na segunda-feira, dia 02, a primeira versão do Guia do Usuário, que será enviado aos órgãos e unidades da UFMG que forem se conectando à rede de teleprocessamento do A10.
Esta primeira versão está aberta a críticas e sugestões, estando 1 exemplar disponível em cada divisão. Qualquer comentário acerca do conteúdo do guia deverá ser encaminhado à Diretoria até a próxima reunião, dia 16, quando então será consolidada a versão que será enviada aos usuários.
Durante a reunião, quando da apresentação do guia, procurou-se deixar claro que o conteúdo do mesmo deve ser expandido à medida que novos produtos on-line forem apresentados.

NÚCLEO DO HC LIGADO AO HERMES
A conexão do Núcleo de Computação da Saúde com o A10 na Reitoria está sendo efetivada através da linha discada para permitir o acesso ao Correio Eletrônico – Hermes e à utilização do SCP – Sistema de Controle de Projetos.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Ronaldo Araújo Costa, no dia 03; João Cloves Coelho, no dia 10. E para os ex-ceconianos: José Antônio de Faria e Pedro Luiz Caetano Filho, no dia 1º; Fabiano Teixeira Lana e Rodrigo Cazzeta, no dia 02; Luís Antônio Soares, no dia 03; Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; prof. João Carlos Pires Bauer, no dia 08; Rodolfo Sérgio Ferreira de Rezende, no dia 12; Adriana Heloísa Lima Bittencourt, Lindaura Rosa dos Santos e Luiz Flaviano dos Santos, no dia 14. Os parabéns, em dia, para os ex-ceconianos: prof. José Nagib Cotrim Árabe e Joaquim Lopes Júnior, hoje, dia 15; Helen Lan Kwai Wah, no dia 16; Maria de Lourdes Moreira Braga e Marli de Freitas Gomes, no dia 17; Ilza Maria Morais Diniz e Simone Valéria Borges, no dia 18; Adriana Maria Cunha Mello Figueiredo, no dia 20; Geraldo Correia de Moura Baptista, Djim de Andrade Martins, André Nogueira Sousa e Edson Barbosa Duarte, no dia 21; Ana Paula Lima Figueiredo e Renato Baumgratz Viotti, no dia 22.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Nada melhor do que relembrar como o 8º andar foi decorado em dezembro/2008: uma árvore de Natal estilizada e uma casa de bonecas da era vitoriana, preparada para as festas de final de ano. Muitos do CECOM já conheciam esta casa de bonecas, mas desta vez foram acrescentados diversos itens como a ceia de Natal e crianças brincando no jardim. As fotos são de Zélia Falcão.


A casa de bonecas preparada para as festas de final de ano


A sala


O quarto do casal


A governanta em seu quarto no sótão

O quarto de brinquedos no sótão


O banheiro


A cozinha


Os convidados e a ceia de Natal


As crianças brincando no jardim