Sistemático: Edição 1410 – 22/01/2009


Notícias



DAC REALIZA MANUTENÇÃO PERIÓDICA EM FORMULÁRIOS INSTITUCIONAIS

Desde 02/01/2003, o Centro de Computação disponibiliza na plataforma Notes a base de Formulários Institucionais, onde são trocados documentos eletrônicos entre vários setores da Universidade. Como a utilização desses formulários é alta, o tamanho da base cresce rapidamente e a grande quantidade de documentos pode gerar lentidão nas buscas realizadas pelos usuários.

Deste modo, a base deve sofrer manutenção períódica, com a retirada de documentos não mais utilizados. Seguindo essa política, e repetindo os procedimentos dos anos anteriores, os documentos relativos ao ano de 2007 serão retirados das suas respectivas visões/pastas, no dia 23/01/2009.

De acordo com mensagem encaminhada às caixas de correio institucionais que utilizam a referida base, os setores que ainda necessitem de documentos originados até 31/12/2007 devem salvá-los em uma base local ou imprimi-los até esta quinta-feira, 22/01/2009.

Em caso de necessidade, formulários relativos a este período também poderão ser solicitados pelo setor interessado, através do endereço opr@cecom.ufmg.br ou pelo ramal 4009.

CECOM PROMOVE PREGÂO ELETRÔNICO

O CECOM vai promover, no dia 29 de janeiro, pregão eletrônico para contratação de empresa para prestação de serviços de comunicação de dados para atender às seguintes unidades: Rádio UFMG, Museu de História Natural e Jardim Botânico e o Campus Saúde (link de backup).

O contrato atualmente em vigor é com a empresa Telemar Norte Leste S.A. (Oi) e terminará sua vigência, não tendo opção de prorrogação.

Aproveitando a oportunidade da nova licitação, será contratado um link com maior velocidade para o Museu. Hoje, ele conta com um link de 512 Kbps e, na nova licitação, será contratado link de 1 Mbps.

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyr, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Para o pessoal que é da área de web design o Six Revisions é uma ferramenta prática para a criação de novas cores. Lá você pode testar tipografia, criação de fontes etc. Vale a pena conferir o endereço http://sixrevisions.com/graphics-design/12-useful-web-tools-for-designers.

– O Portal do Consumidor não recebe reclamações sobre produtos ou serviços. As reclamações devem ser feitas diretamente aos órgãos de defesa do consumidor. Mas lembre-se: primeiro procure o fornecedor (quem vende ou fabrica) e faça sua reclamação. Veja em http://www.portaldo consumidor.gov.br.

– A Ouvidoria é um canal direto de atendimento à sociedade, oferecido pelo Inmetro. Através da Ouvidoria, você poderá obter informações sobre nossas atividades e serviços, fazer reclamações, críticas, denúncias, sugestões e emitir opiniões. Vá até o endereço http://www.inmetro.gov.br.

– A história da defesa do consumidor no Brasil tem no Código de Defesa do Consumidor seu grande marco. Embora o Código seja recente, tendo 16 anos desde a sua publicação, sabemos que o movimento de defesa do consumidor teve início há quase 30 anos. Reconstituir a história é uma etapa fundamental para institucionalizarmos nossa memória, avaliarmos os avanços e sedimentarmos as conquistas. Saiba mais em http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJ5E813CF3PTBRIE.htm. Para pesquisar o PROCON em Minas Gerais, o endereço é http://www.mj.gov.br/ControleProcon/frmLogon.aspx.

– Eu já tive a necessidade de imprmir as pastas do Windows. São tantos os aquivos que precisava verificar, no papel, quais eram os mais importantes. Se você tem esta necessidade, faça download em http://superdownloads.uol.com.br/download/138/cdtree.

– Hoje em dia nem é preciso ter muito espaço para montar um bom sistema de Home Theater. A alta resolução dos equipamentos atuais permite ótima visualização da tela em curtas distâncias, sem que se perceba a estrutura dos pixels de composição da imagem. Veja em http://revistahometheater. uol.com.br/site/tec_artigos_02.php?id_ lista_txt=5068.

– De 23 a 31 de janeiro de 2009, nove dias de programação intensa e gratuita vão ocupar o cenário barroco da histórica cidade de Tiradentes. Você está convidado a conhecer, inserir-se, vislumbrar possibilidades, presenciar, assistir e conhecer as novidades da sétima arte brasileira contemporânea. Não deixe de visitar o endereço http://www.mostratiradentes.com.br/mostra/12m/htms/index.asp.




DICAS DA REFORMA ORTOGRÁFICA


Como o novo acordo ortográfico da língua portuguesa entrou em vigor no dia 1o de janeiro, a partir desta edição O Sistemático publica dicas do novo acordo, tiradas do Michaelis – Guia Prático da Nova Ortografia, de Douglas Tufano.

Mudanças no alfabeto

O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y.

O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

As letras k, w e y, que na verdade não tinham desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações. Por exemplo:

a) na escrita de símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt);

b) na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkiano.

Trema
Não se usa mais o trema ( ¨ ), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.

Como era Como fica

agüentar          aguentar
argüir               arguir
bilíngüe            bilíngue
cinqüenta         cinquenta
delinqüente       delinquente
eloqüente          eloquente
ensangüentado  ensanguentado
eqüestre           equestre
freqüente           frequente
lingüeta             lingueta
lingüiça             linguiça
qüinqüênio        quinquênio
sagüi                sagui
seqüência         sequência
seqüestro         sequestro
tranqüilo            tranquilo

Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano.


ELEVADORES DA REITORIA PASSAM POR MODERNIZAÇÃO

Em comunicado, a Pró-Reitoria de Administração informou que os elevadores do prédio da Reitoria estão parcialmente paralisados em função de modernização dos equipamentos.

Segundo a PRA, os serviços consistem em instalação e adaptação com fornecimento de duas máquinas de tração em substituição às atuais. Estão previstos, ainda, alteração de software no sistema de lógica dos quadros de comando, substituição dos cabos de aço e outros trabalhos para adequação dos equipamentos às normas de segurança vigentes.

O cronograma de execução, previsto pela empresa Thyssenkrupp Elevadores S/A,é o seguinte:

Primeiro elevador : início 15/01/09 – término 02/02/09

Segundo elevador: início 09/02/09 – término 01/03/09

Uma vez que os elevadores funcionam interligados, a paralisação de uma das máquinas poderá acarretar dificuldades de funcionamento na outra.



UNIVERSIDADE RECEBE DONATIVOS PARA CRIANÇAS ATINGIDAS PELA CHUVA

A UFMG está recebendo donativos destinados a crianças em situação de risco e suas famílias, moradoras de cidades mineiras atingidas pela chuva. A iniciativa é parte da 7ª Campanha de Solidariedade, promovida pela Instituição.

As doações podem ser entregues na Coorde-nadoria de Assuntos Comunitários(CAC), localizada na entrada lateral direita do prédio da Biblioteca Central, no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627). A CAC funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.
Podem ser doados diversos itens, como roupas, sapatos, alimentos não-perecíveis, água potável, cobertores, toalhas, fraldas descartáveis e material de higiene e limpeza.

A campanha permanecerá durante o período chuvoso.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010714.shtml – 21/01/2009)



NOTÍCIAS DO CLUBE DO HARDWARE

O Boletim no 808, do Clube do Hardware (www.clubedohardware.com.br) publicou, no dia 13/01/2009, as seguintes notícias:

Microsoft Reestabelece Download do Windows 7 – Na último dia 09, a Microsoft disponibilizou para download a versão beta do Windows 7. Acontece que após algumas horas do início dos downloads os servidores da Microsoft não conseguiram suportar o tráfego intenso (mostrando o interesse dos usuários em conhecer e testar o sucessor do Windows Vista) e simplesmente travaram. A Microsoft só conseguiu resolver o problema no sábado, dia 10, pela manhã quando recolocou o site no ar. A empresa decidiu remover a limitação de 2,5 milhões de downloads para a versão beta do Windows 7, que estará disponível para download até o dia 24 de janeiro. Os requisitos mínimos para instalação são:

– Processador de 1 GHz
– 1 GB de memória
– 16 GB de espaço em disco
– Suporte para gráficos DirectX 9 com 128 MB de memória (para habilitar o Aero)
– Unidade DVD-R/W
– Acesso à internet

Para baixar a versão beta do Windows 7 clique no link http://www.microsoft.com/windows/windows-7/beta-download.aspx.

Universidade Ensinará Estudantes a Namorar – Além das matérias de cálculo, álgebra e algoritmos, os estudantes de computação da universidade Potsdam em Berlin terão aulas de como namorar. Isso mesmo, os estudantes matriculados na disciplina “Como Pegar Mulher” terão aulas de como escrever cartas, e-mails e mensagens românticas, impressionar as pessoas e lidar com a rejeição. O objetivo do curso é ajudar os alunos a vencerem a timidez e o medo de falar em público.

Leia mais em: http://www.reuters.com/article/oddlyEnoughNews/idUSTRE5085DE 20090109.

Quem Deixará o Barco? – Um dos quatro principais fabricantes de placas-mãe (ASUS, Gigabyte, ECS e MSI) sairá do mercado nos próximos três anos, segundo o vice-presidente da MSI, Henry Lu. A razão para isso é simples: a popularidade dos notebooks (e netbooks) aumenta de maneira acelerada, enquanto que a demanda por produtos para desktop se mantém estagnada. Os fabricantes de placas-mãe precisam investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e esses custos tendem a aumentar a cada ano. Como o crescimento do mercado de placas-mãe está estagnado, em algum momento um dos quatro principais fabricantes de placas-mãe não conseguirá mais se manter no mercado e terá de deixar o barco ou se juntar a outros fabricantes.

(Fonte:boletim@clubedohardware.com.br)


REINAUGURAÇÃODO OBSERVATÓRIO DO MUSEU





Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 03, de 19/01/1989, publicou notícias sobre manutenção de micros, nova versão do SADS, SSE – Coletor de Dados, convênio com o Jumbo, paradas do Sistema A10, progressão por titulação, redução do café, entre outras. A notícia que se destacou foi:

APE
A Divisão de Sistemas Funcionais implantou, esta semana, o Sistema de Emissão de Relatórios Esporádicos. Este sistema pode ser disparado pelo próprio usuário sem intervenção da manutenção, ou seja, dos analistas do CECOM. O sistema conta atualmente com 14 relatórios, podendo esse limite ser expandido indefinidamente.
A DSF está estudando os pedidos de relatórios de 1988 e 1987 e está selecionando neste conjunto novos relatórios esporádicos a serem implantados no APE.

 



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Bárbara Coelho Alves Pereira, no dia 23; Selma de Paoli Loureiro Damascena, no dia 26; e Helvécio Cossenzo Pinto, no dia 28. Os parabéns para os ex-ceconianos: Renato Baumgratz Viotti e Ana Paula Lima Figueiredo, no dia 22; Izilda Costa Chaves, no dia 26; Margarida Maria Santos e Ismênia Carvalho Moreira, no dia 28.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM foi realizada no dia 18 de dezembro/2008, com um churrasco de confraternização no Clubinho. A participação de muitos ceconianos, ex-ceconianos, familiares e convidados foi muito expressiva. Esse é o primeiro lote de fotos da festa que teve como fotógrafos Gabriel Pinheiro e Fernando Frota.


Vanessa, Alexandre, Marcus, Selma, Carol, Cristina, Tereza Cristina e Sérgio


Luiz Cláudio, Assahaf, Érica e Lucas


Euler, André Garcia, Pedro Begalli, Thiago Gabriel e Josemar


Alda, Eliane Paw e Márcia Lemos


Gabriel Marques, Sofia, Bárbara e Xina


Paulo Seixas, Paulo Lessa, Pedro Lacerda, Natália Avelar, Nathália Rocha, Gustavo e namorada, Frota e Márcio Bunte


Carol, Pe-terson e Cristina Queiroz


Edgard, Marcos Silvestre e Beto