Sistemático: Edição 1411 – 29/01/2009


Notícias



RESULTADO DO VESTIBULAR GERA GRANDE VOLUME DE ACESSO

Conforme acontece todos os anos, a liberação do resultado do Vestibular da UFMG é cercada de grande expectativa. Agora, com as facilidades das novas mídias de comunicação e com o surgimento e fortalecimento das redes sociais na Internet, como o Orkut, as notícias se espalham em grande velocidade.

A proximidade da liberação do resultado do Vestibular, que vinha sendo especulada por comunidades virtuais, fez com que o site principal da UFMG, bem como o da Copeve, já ficassem sobrecarregados no início da manhã da sexta-feira, dia 23 de janeiro, dia em que foi confirmada a liberação do resultado, para às 16 h. Essa agenda foi, por razões técnicas, antecipada em cerca de 40 minutos para desafogar os servidores. Cerca de 15 minutos após a liberação, foram contabilizados cerca de 15 mil acessos simultâneos. A sobrecarga nos dois servidores que atendem a esse serviço só foi amenizada por volta das 17 h.

Para chegar ao resultado final, nesses dois servidores, a maioria dos interessados acessou antes o portal da UFMG. Essa passagem não obrigatória pelo site da Universidade fez com que o número de visitantes no dia 23 fosse quase o dobro de um dia normal, conforme pode ser visto no gráfico abaixo.



Esse grande volume de acesso também ocorreu com o site para acesso Wap, destinado a celulares. O Wap registrou exatos 9.386 hits, no dia 23 de janeiro, produzidos por 1.547 visitantes. Segundo Carlos Alfeu, diretor do CECOM, “o mais curioso, justificável pela ansiedade dos candidatos, é que cerca de um terço desse volume de acesso ocorreu antes das 14 horas. Isso, aparentemente, foi causado pela especulação ocorrida ao longo de toda a semana nas comunidades virtuais.”

A ansiedade dos candidatos é causada, em boa parte, pelo desconhecimento da quantidade e da complexidade das atividades que são desenvolvidas após o término das provas e que culminam com a liberação do resultado.

As atividades necessárias para o processamento da 2a etapa do Vestibular 2009 transcorreram adequadamente, apesar da sobrecarga de tarefas executadas pelas equipes da Copeve e do CECOM. Afinal, durante o mês de janeiro, além do processamento do Vestibular 2009, foram executados os concursos da UAB – Universidade Aberta do Brasil, da Ocupação de Vagas para processos de Transferência e Obtenção de Novo Título e as Licenciaturas do Campo e para Educadores Indígenas.

Até o final do mês de março ainda acontecerão atividades ligadas ao Vestibular 2009, no tratamento das estatísticas do concurso e na análise das digitais coletadas durante as provas e no Registro Acadêmico. Também em março terão início as atividades do Vestibular 2010. No caso do CECOM, está previsto o desenvolvimento de novas funcionalidades a serem disponibilizadas para o processo de solicitação da isenção da taxa de inscrição. Para o próximo concurso as solicitações serão preenchidas exclusivamente pela Internet, assim como ocorreu esse ano, em projeto piloto, para o concurso do EBAP – Ensino Básico e Profissional.

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Paulo Lessa, da DRC, enviou esta curiosidade muito legal mesmo. É uma casa invertida, localizada no bairro Granjas Primavera, em Ribeirão das Neves, bem próximo da divisa com Belo Horizonte, próximo ao conjunto Nova Pampulha. Veja as fotos em http://curiosidadesnanet.wordpress.com/2008/07/27/mineiro-constroi-casa-invertida/.

– Após milhares de anos de história da cerâmica, sempre aparece alguém inventando algum modelo diferente. Veja a criatividade no endereço http://ueba.com.br/forum/index.php?showtopic=88359.

– Se o Photoshop é caro, conheça 21 alternativas para criar desenhos em http://www.cartridgesave.co.uk/news/21-free-paid-alternatives-to-adobe-photoshop.

– Conheça o hotel “De Vrouwe van Stavoren Hotel”, localizado em Stavoren, um porto no norte da Holanda, que oferece quatro quartos criados com barris que eram utilizados para armazenar vinhos na região francesa de Beaujolais. Não deixe de visitar o endereço http://curiosidadesnanet.word press.com/2009/01/27/hotel-feito-com-antigos-barris-de-vinho.

– Idéias bacanas para fazer com embalagem de ovos em http://www.cultcase.com/2009/01/20-creative-ways-to-reuse-egg-cartons.html. (Site em Inglês)

– Ao olharmos com certa indiferença, cada grão de areia parece idêntico aos outros tantos bilhões que o cerca. Veja em http://quesabe.net/2009/01/24/areia-e-seus-segredos-revelados.

– Se você é jogador de sinuca e quer uma mesa diferente das habituais que tem por aí, visite o endereço http://quesabe.net/2009/01/02/sinuca-mesas-impressionantes-e-truques-incriveis. De quebra no fim da página tem um filme mostrando uns truques.

– O maior espelho do mundo é uma das criações mais bonitas da natureza. O endereço é http://quesabe.net/2009/01/18/o-maior-espelho-do-mundo.


Dica do Gilmar Guimarães, VDG:

– Para dar mais informações sobre o tráfego de veículos, a BHTRANS disponi-bilizou o acesso a diversas câmeras que são atualizadas de 1 em 1 minuto. Vejam no site http://infotrafego.pbh.gov.br/info_trafego_cameras.html.




ABERTAS INSCRIÇÕES PARA ENSINO DE JOVENS E ADULTOS


A UFMG abriu inscrições para os dois segmentos do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos, Proef 1 e Proef 2. O 1º segmento corresponde aos quatro anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série); o 2º refere-se ao período subsequente (5ª a 8ª). Nos dois casos, a inscrição e o curso são gratuitos e as vagas são abertas a toda a comunidade. Os detalhes sobre cada segmento são:

PROEF 1
O 1º segmento do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (Proef 1) é coordenado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), órgão da Faculdade de Educação da UFMG, e tem como objetivo atender jovens e adultos que apresentam dificuldades para ler e escrever ou que não concluíram as quatro primeiras séries do ensino fundamental.

Os interessados devem se inscrever até 20 de fevereiro, na sala 530 da Faculdade de Educação da UFMG (avenida Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha), de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h.

Os documentos para inscrição são xerox da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de endereço, além de duas fotos 3×4 recentes. As aulas começam no dia 2 de março e são nos turnos da tarde e da noite, sempre de segunda a quinta-feira. Mais informações pelo telefone (31) 3409-6232.

PROEF 2

O Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos – 2º Segmento (Proef 2) é coordenado pela Faculdade de Educação da UFMG e destinado a candidatos com idade a partir de 18 anos, interessados em cursar o período da 5ª à 8ª série.
As aulas são de segunda a quinta-feira, no período noturno, no Centro Pedagógico da UFMG (avenida Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha). Às sextas, os alunos participam de atividades facultativas, que incluem informática e educação física.

Para se inscrever o candidato deve apresentar cópias de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência na secretaria do Proef 2, no 3º andar do Centro Pedagógico. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e a inscrição vai até 13 de fevereiro. Mais Informações pelo telefone (31) 3409-5187.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010881.shtml – 28/01/2009)


CENTRO CULTURAL DA UFMG EXIBE VÍDEOS DO PROJETO JUVENTUDE DE ATITUDE

O Centro Cultural UFMG exibe gratuitamente, em 29, 30 e 31 de janeiro, a Mostra Rede Juventude de Atitude, que é resultado do trabalho desenvolvido, em 2008, pelo projeto Juventude de Atitude, da Associação Imagem Comunitária (AIC). Serão apresentados cinco documentários de 25 minutos e 20 vídeos de 5 minutos, divididos em três séries: Videoinvenção; Em Minas I e II; Juventude do Jequi.

Fundada em 1993, a AIC é uma organização não-governamental sediada em Belo Horizonte, que atua na promoção do acesso público aos meios de comunicação. No projeto Juventude de Atitude, 160 jovens mineiros foram estimulados a adotar uma postura ativa e atuar como autores em processos de criação audiovisual.

Na série Videoinvenção, foram feitas experimentações estéticas, buscando uma linguagem que representasse a realidade dos autores. A série Em Minas I e II abordou a preservação do patrimônio material e imaterial das cidades mineiras. Juventude do Jequi procurou resgatar as tradições culturais do Vale do Jequitinhonha.

A mostra tem entrada franca. O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174, Centro. Mais informações pelos telefones (31) 3409-1097, do Centro Cutural, e 3224-3463, da Associação Imagem Comunitária.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010946.shtml – 29/01/2009)



FESTIVAL DE VERÃO DA UFMG ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS NA PRÓXIMA SEGUNDA

A terceira edição do Festival de Verão da UFMG abre no próximo dia 2, segunda-feira, as inscrições para suas 25 oficinas, com total de 500 vagas. O evento vai acontecer de 20 a 24 de fevereiro – período de Carnaval -, na Escola de Arquitetura, e as atividades abrangem as mais diversas áreas do conhecimento, envolvendo arte, cultura, tecnologias, preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

O festival tem patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Belotur, e da Fundep, apoio do Instituto Cultural Inhotim e apoio institucional da Escola de Arquitetura e do Conservatório UFMG. A abertura do evento, no dia 20, será marcada por um show de Jards Macalé.

O Festival de Verão da UFMG, que acontece pelo terceiro ano consecutivo e mais uma vez tem como tema “Os sentidos do conhecimento”, pretende oferecer ao público de Belo Horizonte um vasto e significativo programa de atividades culturais no período de férias de verão. Sua proposta é reconhecer e promover a interação entre educação e cultura.

As inscrições – no valor de R$ 15 – poderão ser feitas pelo site www.fundep.ufmg.br ou nos postos de atendimento da Fundep, na Praça de Serviços do campus Pampulha e no Conservatório UFMG (avendida Afonso Pena, 1.534), das 8h às 18h. A relação completa das oficinas está disponível no site da Fundep e mais detalhes podem ser conhecidos em http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/Oficinas%20Festival %20de%20Verao%20-%202009.doc.

Outras informações pelo telefone (31) 3409.4220.

Dobro de vagas – Além de aproveitar a experiência da UFMG em 40 anos do Festival de Inverno, o Festival de Verão tem o aval do próprio sucesso, nas edições dos últimos dois anos. Mauricio Campomori, titular da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade e coordenador geral do evento, destaca a ampliação da iniciativa, que este ano já oferece mais de duas vezes o número de vagas da primeira edição.

“Em 2007 e 2008, as vagas para as oficinas se esgotaram e tivemos que abrir novas vagas em algumas atividades. Este ano, devemos receber quase 500 participantes, quase o mesmo que no Festival de Inverno”, salienta Campomori. Ele informa que a terceira edição repete filosofia de promover “o aprendizado nas mais diferentes áreas, mediado pela questão da cultura e dos sentidos”.

As novidades ficam por conta da variedade da programação. Em 2009, a grade está ainda mais atraente para público jovem, que poderá se iniciar em temas como design de games e construção de robôs. Em outra oficina, que volta a ser oferecida, os participantes vão construir um avião e fazê-lo voar. O caráter internacional da programação de cursos fica por conta do artista italiano Stefano Catarinelli, que vai mostrar as técnicas de clown, improvisação e malabarismo. Ele fará espetáculos abertos ao público em Belo Horizonte.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010951.shtml – 29/01/2009)



DICAS DA REFORMA ORTOGRÁFICA

Dando continuidade à publicação de dicas do novo acordo ortográfico da língua portuguesa, O Sistemático inicia, nesta edição, a publicação das mudanças nas regras de acentuação.

Fonte: Michaelis – Guia Prático da Nova Ortografia, de Douglas Tufano.
Mudanças nas regras de acentuação

1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).


Como era               Como fica

alcalóide                 alcaloide
alcatéia                   alcateia
andróide                  androide
apóia (verbo apoiar)   apoia
apóio (verbo apoiar)   apoio
asteróide                  asteroide
bóia                         boia
celulóide                  celuloide
clarabóia                  claraboia
colméia                    colmeia
Coréia                      Coreia
debilóide                  debiloide
epopéia                    epopeia
estóico                    estoico
estréia                     estreia
estréio (verbo estrear)estreio
geléia                      geleia
heróico                    heroico
idéia                        ideia
jibóia                       jiboia
jóia                         joia
odisséia                  odisseia
paranóia                  paranoia
paranóico                paranoico
platéia                     plateia
tramóia                   tramoia

Atenção:
essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.

2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.

Como era   Como fica

baiúca          baiuca
bocaiúva       bocaiuva
cauíla           cauila
feiúra            feiura

Atenção: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece.
Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.

3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).

Como era                   Como fica

abençôo                     abençoo
crêem (verbo crer)       creem
dêem (verbo dar)         deem
dôo (verbo doar)          doo
enjôo                         enjoo
lêem (verbo ler)           leem
magôo (verbo magoar) magoo
perdôo (verbo perdoar) perdoo
povôo (verbo povoar)    povoo
vêem(verbo ver)           veem
vôos                           voos
zôo                            zoo




Há 20 anos…

O Sistemático nº 04, de 26/01/1989, publicou notícias sobre comissão de dados para definir diretrizes para padronização dos sistemas desenvolvidos via SADS, implantação de novas caixas postais para a Divisão de Operação, programa para carga dos trabalhos SADS, paradas do Sistema A-10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REFORMA DA REITORIA
Com o encerramento da construção da escada de incêndio, as obras do prédio da Reitoria estão concentradas agora na reforma da escada principal. Para isto, foram desmontadas as salas do Depto. de Racionalização, que ocupavam o hall do 8° andar. Concluída esta etapa, serão iniciadas as obras por andar.
A escada principal será reformada dentro das características utilizadas na construção da casa de incêndio: piso de cerâmica, corrimão em alvenaria, porta corta-fogo, completamente fechada etc.

 



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcia Maria Fernandes França, no dia 02 de fevereiro; e para os ex-ceconianos: Mariângela Fontes Figueiredo, no dia 30; João Eduardo de Resende Dantas, no dia 1° de fevereiro; Afonso Correia Domingues e Mauro Siqueira Lopes, no dia 02; Marcos Augusto dos Santos, no dia 03, Helder Monteiro Leite, no dia 04.

CALOURA: Os parabéns para Cristina Maria Queiroz, recepcionista do 8o andar, a mais nova caloura do CECOM. Cristina passou no Vestibular da UFMG, no curso de Biblioteconomia.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica, nesta edição, o segundo lote de fotos da Festa de Natal dos funcionários do CECOM, realizada no dia 18 de dezembro/2008. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro e Fernando Frota.


Cláudia Galinkin, Gilmar, Rubens, Helvécio, Regina, Nayane, Rebeca, Leão, Nilson, Marcelo e Vicentina


Adriana, Selma, Gilmar e prof. Márcio Bunte


Carlos Alfeu e seu filho Vítor


Vicentina, Cláudia, Carlos Alfeu, Vítor e Nilson


Luiz Cláudio, Caio, Assahaf, Gabriel, Bárbara, Érica e Lucas


Helvécio, sua esposa Regina e sua filha mais velha Nayane