Sistemático: Edição 1412 – 05/02/2009


Notícias



DRCA E ATI PREPARAM INFRAESTRUTURA PARA REGISTRO ACADÊMICO 2009

No período de 09 a 13 de fevereiro de 2009 o Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, recepcionará os 5.911 candidatos aprovados no Vestibular da UFMG de 2009, seja para a 1ª ou para a 2ª entradas. Desde 2003, o registro acadêmico e a matrícula dos calouros são realizados de forma unificada, o que evita o deslocamento dos calouros para as unidades acadêmicas.

O Registro Acadêmico deste ano será realizado, pela segunda vez, no Galpão situado ao lado do prédio da Unidade Administrativa III da UFMG, no Campus da Pampulha, onde funciona o DRCA, e contará com 20 computadores e 6 impressoras a laser.

A escala de atendimento aos diversos cursos, distribuindo-os ao longo da semana por dias e horários específicos, prevê a média de registro de 1.200 calouros por dia e pode ser consultada no endereço https://www.ufmg.br/drca/escala_atendimento_regmat_2009.htm.

Desde 2005 o DRCA disponibiliza o sistema que permite ao calouro preencher a ficha de registro acadêmico facilitando assim todo o processo. O preenchimento desta ficha de registro é feito, exclusivamente pela internet. Neste ano, esta ficha de registro acadêmico deverá ser preenchida, a partir de 06 de fevereiro de 2009, no endereço https://urano.cecom.ufmg.br/formulariocalouro utilizando-se o número de inscrição e a senha usados no Concurso Vestibular.

Todo o trabalho de recepção aos calouros está sendo organizado por Roberto de Siqueira, sob a coordenação de Ana Lúcia Ribeiro Diniz, do DRCA, e conta ainda com a colaboração do CECOM, da Copeve, da Cooperação Institucional, da Fump, do LCC e do DCE. Pelo CECOM, diversas pessoas estão envolvidas em tarefas relacionadas à preparação do registro acadêmico: Raimundo Natalino Chaves, Mário Magalhães Lara, Diogo Freitas Duarte Magalhães, Thiago Gabriel Diniz, Pedro Henrique Begalli de Resende e André Mendes Garcia, da DAS, e toda a equipe da DAC.

O LCC estará entregando aos calouros que confirmarem o seu registro um kit necessário para obter o seu login e senha de acesso ao Portal minhaUFMG. O kit é com posto de um cartão plástico personalizado que terá impresso os números NIP acompanhado de um folder explicativo dos serviços que são disponibilizados pela ATI. No Portal minhaUFMG os alunos terão a sua disposição serviços como e-mail, diário eletrônico, um espaço específico para cada uma das disciplinas em que estiver matriculado, acesso às informações do seu registro acadêmico, dentre outros.

Nos dias 16 e 17/02, o mesmo processo irá se repetir para o registro dos candidatos aprovados para as vagas de transferência e obtenção de novo título.


A infraestrutura montada pelo CECOM para o Registro Acadêmico no galpão da UAIII

 

CECOM RECEBE NOVO FUNCIONÁRIO

O CECOM está contando com um novo funcionário em seu quadro. Trata-se de Fábio Luiz de Morais, Analista de Tecnologia da Informação.

Fábio Luiz foi admitido na UFMG após passar no Concurso Público realizado no ano passado. Ele é formado em Sistemas de Informação pela PUC/MG e, antes de vir para a Universidade, trabalhou na Prodabel como Analista de Sistemas.

Fábio iniciou seu trabalho no dia 02/02/2009, sendo lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria.


Fábio Luiz de Morais

 


Informativo


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JANEIRO/2009

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de janeiro/2009, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
935.987
254
384.669
1.320.910
3.711.896
5.032.806


As médias diárias durante o mês de janeiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
30.193
8
12.409
42.610
119.739
162.349





DICAS DE SITES INTERESSANTES


Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma delícia é o blog da jornalista Rosaly Senra, do CEDECOM/UFMG, onde você tem espaço aberto para trocar receitas, contar casos e histórias que envolvem os costumes e as tradições, dar opiniões e sugestões também sobre o livro. Lá tem receitas, histórias e dicas de preparo e resgata as tradições culinárias do modo hospitaleiro de ser do mineiro. As receitas são de dar água na boca! Veja tudo isso em http://quitandasdeminas.blogspot.com.

– Um site super legal para quem quer fazer um passeio pela África é o http://www.panafricanartour.com/site/home. Usando e abusando da tecnologia flash, você poderá fazer um passeio e ver as mais lindas fotos dos animais. Além disso, o site toca música africana o tempo todo em que você estiver na página. Vale a pena conferir!

– Sabe aquele projeto de mapeamento de todos os milhões de genes que formam os seres humanos? Pois é, no site da Celera, http://www.celera.com, empresa de Craig Venter, um dos líderes dessa descoberta, você encontrará todas as informações relacionadas tanto para especialistas como para leigos. Além disso, pode ficar por dentro do bê-a-bá dos genes, em animações com som, que explicam detalhadamente como funciona essa parte do nosso corpo. (Site em Inglês)

– O site Histórias Americanas, em http://www.americaslibrary.gov/cgi-bin/page.cgi, é mantido pela Biblioteca do Congresso Norte-Americano, e traz um pouco das histórias e curiosidades dos Estados Unidos, país que é a maior potência mundial da atualidade. Nele, você poderá conhecer americanos ilustres, como o famoso Buffalo Bill, rever fatos históricos importantes, como a grande depressão de 1929, explorar os estados e esportes norte-americanos e ver, ouvir ou cantar jóias do passado dos EUA. Além de informações, o Histórias Americanas ainda tem fácil navegação, bastante imagem e textos. (Site em Inglês)

– Um site super pesado é o http://www.gordos.com. Apesar de focalizar todos os gordos famosos, a página é leve e carrega rapidinho no seu navegador. Você encontrará as fofocas do Leão Lobo, a vitalidade de Zé Vitor Castiel e algumas respostas para as perguntas: Por que comemos tanto? O que é obesidade? Você sabe comer? Agora, se você vai sair e não sabe com que roupa, faça uma visita e veja o artigo da consultora do site. Não perca tempo, visite a página dos gordinhos e mantenha-se em forma. Vale a pena conferir!

– Uma dica da Natalia Avelar é faça sua foto como a do Obama no endereço http://obamiconme.pastemagazine.com.


CAC DIVULGA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE POTES DE VIDRO

O Banco de Leite do Hospital das Clínicas necessita de doações de potes de vidro, de 250 e 500 gramas, com tampas de plástico.

Assim, a Coordenadoria de Assuntos Comunitários está solicitando doações de potes que devem ser entregues no 4º andar – ala Norte do Hospital das Clínicas.


DICAS DA REFORMA ORTOGRÁFICA

O Sistemático dá continuidade à publicação de dicas do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Fonte: Michaelis – Guia Prático da Nova Ortografia, de Douglas Tufano.

Mudanças nas regras de acentuação

. Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/, pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.

Como era                              Como fica

Ele pára o carro.                      Ele para o carro.

Ele foi ao pólo Norte                 Ele foi ao polo Norte

Ele gosta de jogar pólo             Ele gosta de jogar polo

Esse gato tem pêlos brancos    Esse gato tem pelos brancos

Comi uma pêra                        Comi uma pera.

Atenção:
Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3a pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3ª pessoa do singular.

Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.

• Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição.

Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.

• Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.).

Exemplos:
Ele tem dois carros. / Eles têm dois carros.

Ele vem de Sorocaba. / Eles vêm de Sorocaba.

Ele mantém a palavra. / Eles mantêm a palavra.

Ele convém aos estudantes. / Eles convêm aos estudantes.

Ele detém o poder. / Eles detêm o poder.

Ele intervém em todas as aulas. / Eles intervêm em todas as aulas.

• É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/ fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Veja este exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?



HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão, que começou em 19 de outubro de 2008, terminará no dia 15 de fevereiro de 2009.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, n° 05, de 02/02/1989, publicou notícias sobre Avaliação Funcional, anotações nas Carteiras Profissionais, atividades da UFMG na semana do Carnaval, paradas do Sistema A-10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

GUIA DO USUÁRIO
Visando uniformizar a versão 1.0 do Guia do Usuário, a DAA vai recolher todas as cópias atualmente em poder dos diretores de divisão, substituindo-as pelas versões atualizadas que estão sendo distribuídas pela DTP aos usuários quando de sua conexão à rede.

HERMES
Para agilizar o processo de implantação do Correio Eletrônico – Hermes na UFMG, a data para exclusão da estrutura do organograma antigo do CECOM foi antecipada, sendo a mesma excluída a partir de hoje, dia 02/02/89.

 

 



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para Gildete de Jesus, amanhã, dia 06. Os parabéns para os ex-ceconianos: Denise Spira Cardoso e Osmundo Santana Filho, no dia 06; Márcio Antônio do Carmo Ferreira, no dia 07; Maria Ivana da Mata Machado Fernandes, no dia 09; Alri Gonçalves de Oliveira, no dia 10; e Maria Alice Capobianco de Vasconcelos, no dia 12.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da Festa de Natal dos funcionários do CECOM, ocorrida no dia 18 de dezembro/2008, no Clubinho. As fotos foram tiradas durante a entrega do Amigo Ocultíssimo e são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Rosa sorteou Cláudia Galinkin, vendo-se também Lelé


Nathália Rocha abrindo seu presente


Érica recebendo seu presente das mãos de André


Alda sorteou Artur e entregou o presente


Márcia entregando o presente para Pedro Lacerda


Selma entregando o presente do Leandro


Lucas abrindo seu presente


Edgar e seu presente do Amigo Oculto