Sistemático: Edição 1414 – 19/02/2009


Notícias



FIM DA PRIMEIRA FASE DO REGISTRO ACADÊMICO

Terminou na última sexta-feira, 13/02/2009, o registro acadêmico dos 5.911 candidatos aprovados para os 62 cursos oferecidos pela UFMG no vestibular de 2009.

Nos dias 16 e 17/02, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) realizou, também, o registro acadêmico dos 255 candidatos aprovados no concurso para obtenção de novo título e transferência.

O próximo passo será a convocação, pelo DRCA, dos candidatos classificados para a segunda entrada (2º semestre) para ocuparem as vagas deixadas pelos desistentes nesta primeira fase do registro.

Os candidatos classificados para o 2º semestre deverão ficar atentos às convocações subsequentes que ocorrerão após o dia 26 de fevereiro de 2009, para remanejamento do 2º para o 1º semestre. Isso ocorrerá, exclusivamente, no caso de ocorrência de vagas não ocupadas por candidatos classificados para o 1º semestre que serão ocupadas, obrigatoriamente, por candidatos classificados para o 2º semestre, de acordo com a ordem de classificação.

O candidato convocado ao remanejamento deverá comparecer ao DRCA na data informada no documento de convocação, para efetuar a sua matrícula no 1º semestre de 2009.

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de janeiro/2009, foram registrados 6.496 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG, por exemplo, acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária.

Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em www.ufmg.br/dti/cecom, ou diretamente no endereço proxy.

 

 

CECOM PREPARA CENTRAL TELEFÔNICA PARA RECEBER ESCOLA DE ENGENHARIA

Na manhã do último sábado, dia 14 de fevereiro, a central telefônica do Campus Pampulha foi desligada para que fosse feita uma atualização do sistema operacional e da configuração do equipamento, procedimento necessário para ativação da expansão adquirida para atender ao novo prédio da Escola de Engenharia. Por esta razão, pequenos ajustes de programação deverão ser feitos ao longo desta semana, como os comandos de Siga-me, feitos pelos usuários dos ramais.

O sistema de telefonia do prédio que está sendo terminado na Escola de Engenharia foi montado na mesma sala utilizada para atender os prédios atuais e é totalmente integrado ao sistema de telefonia do Campus Pampulha. Para facilitar a migração dos números atualmente em uso nos prédios instalados no centro da cidade, o CECOM planeja atualizar e conectar a central telefônica instalada na Escola de Engenharia/Centro ao sistema telefônico da Pampulha, de forma a possibilitar que os ramais possam ser transferidos, de forma transparente, para os novos gabinetes e laboratórios no Campus Pampulha.

As novas instalações da Escola de Engenharia, assim como todos os prédios construídos ou reformados no Campus Pampulha a partir da construção da Faculdade de Farmácia, contam com cabeamento estruturado, o que facilita a ativação dos pontos de telefone e rede. A etapa final de implantação dos serviços de voz e dados serão executados pela equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Os equipamentos da infraestrutura de redes foram instalados durante a etapa de construção do prédio e as atividades de conexão dos pontos de dados e voz serão feitos por empresa contratada pela administração da obra.

 

CECOM INICIA O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE 2009

No segundo semestre de 2008, o CECOM organizou um programa junto com a ProRH e a FACE para reciclagem e complementação da formação de seus funcionários com o oferecimento dos cursos Noções de Administração Pública e Desenvolvimento Pessoal. Participaram também dos cursos funcionários convidados de alguns órgãos da Administração Central.

Dando continuidade a esse programa, o CECOM organizou, para início no dia 02 de março, mais um curso de Noções de Administração Pública, com carga horária de 120 horas, coordenado pelo prof. Reynaldo Maia Muniz. O curso será realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 15h30 às 18h40, no Auditório do DSG.

Estão inscritos no curso os funcioná-rios: Ana Lúcia Ribeiro Diniz (DRCA), Ana Maria Motta e Oliveira Rodrigues (PRA), André Mendes Garcia (CECOM), Antônio Eustáquio Rodrigues (CECOM), Diva Corrêa Vieira (CECOM), Edir Cabral de Lacerda Ferreira (CECOM), Edmilson Januário Santos (DEMAI), Eliane Aparecida Ferreira Marques (DSG), Elza Maria Guedes Rozinholi (CECOM), Emerson Henrique Kfuri Pereira (CECOM), Fábio Luiz de Morais (CECOM), Geraldo dos Reis (CECOM), Helvécio Cossenzo Pinto (CECOM), Jader Santos (CECOM), Jane Laiz França da Silva (Copeve), João Batista Guglielmelli (PRPG), João Cloves Coelho (CECOM), José Silvestre de Oliveira (DCF), Leonardo Carlos da Cruz (LCC), Lúcia de Fátima Salgado (DO -Proplan), Marcelo da Silva Santos (DEMAI), Márcia Cristina Bento (DCF), Márcia Maria Fernandes França (CECOM), Maria das Graças Fernandes Araújo (Proplan), Nélia Neiva Zille (CECOM), Nilson José Marinho Vale (CECOM), Paulo Inácio Sobrinho (CECOM), Rafael Moreira Felipe (DCF), Rosa Amélia Santos Froeseler (ATI), Rute Maria de Paula Martins (DEMAI), Selma de Paoli Loureiro Damascena (CECOM), Tatiana Pereira Queiroz (COPI), Tereza Cristina Andrade Oliveira (CECOM), Vanuzza Pedreira Gonçalves de Oliveira (Copeve) e Vicentina Maria Queiroz (CECOM).

O curso será encerrado no dia 10 de junho/2009.

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Bem-vindo ao Star Wars Wiki em Português, que é uma enciclopédia que você mesmo pode editar, totalmente em Português. O endereço é: http://pt.starwars.wikia. com/wiki/P%C3%A1gina_principal.

– Verifique os seus sintomas. Obtenha ajuda para percebê-los, respondendo a uma série de perguntas. Para começar, clique no masculino ou feminino, independentemente da idade, e a parte do corpo que está incomodando você. Utilize o Verificador de Sintomas para selecionar partes do corpo onde você está sentido o sintoma. Veja em http://www.webmd.com/default.htm.

– Tudo Sobre Exploradores, em http://allaboutexplorers.com/index.html, foi desenvolvido por um grupo de professores como um meio de ensinar aos alunos sobre a Internet. Embora a Internet seja uma grande fonte para recolher informação sobre um tema, verificou-se que os alunos muitas vezes não possuem a habilidade de discernir as informações úteis a partir de dados inúteis.

– Desordem Bipolar: O que é isto? Transtorno bipolar, também conhecido como maníaco depressão ou transtorno maníaco depressiva, é uma condição caracterizada por grande humor, de alta (mania) para baixo (depressão). Existem dois principais subtipos de transtorno bipolar. Pessoas com desordem bipolar tem experimentado pelo menos um episódio maníaco, enquanto as pessoas com experiência bipolar II hipomaníacos episódios, que são mais leves, juntamente com a depressão. O transtorno bipolar é muitas vezes mal interpretado, mas a ajuda está disponível com o direito diagnóstico e tratamento. Saiba mais em http://www.revolutionhealth.com/.

– A Colmeia dos Satélites. O lançamento do primeiro satélite artificial pela então União Soviética em 1957 marcou o início da utilização do espaço para a ciência e a atividade comercial. Durante a Guerra Fria, o espaço era um privilégio dos concorrentes, União Soviética e os E.U.A. Em 1964, a primeira TV via satélite foi lançado em uma órbita geoestacionária para transmitir os Jogos Olímpicos de Tóquio. Veja no endereço http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/iotd.html.

– O consumidor brasileiro sabe o que está comendo quando compra um alimento embalado? Qual o valor energético? Quanto tem de gordura? Desde 2001, estas e outras informações são obrigatórias em alimentos embalados na ausência do consumidor. Vá até o endereço http://www.anvisa.gov.br/.

– Após 13 anos no topo, Bill Gates não é mais o homem mais rico do mundo. Essa honra pertence agora ao seu amigo e parceiro Warren Buffett.Veja a relação completa na revista Forbes. Tadinho do Bill. Veja em http://www.forbes.com/2008/03/05/richest-people-billionaires-billionaires08-cx_lk_0305billie_land.html.

– Veja o site do spider-man francês Alain Robert que já escalou estruturas como: the National Bank of Abu Dhabi, the Sydney Opera House na Australia e the Eiffel Tower and Montparnasse Tower em Paris. Não deixe de visitar o endereço http://www.alainrobert.com/.

Dicas do Gabriel, da DAA:

– PlayOK (ou Kurnik, seu nome antigo) é um site de jogos online com diversos jogos de cartas e de tabuleiro para jogar contra oponentes humanos em tempo real. Além de sua interface simples, rápida e super clara (sem anúncios piscantes, pop ups etc.) Veja em http:/playok.com.

– Se você curte quadrinhos e tirinhas, agora já pode curtir na web também. Veja em http://high5.net/comic/. (Site em Inglês)

– Quer jogar na loteria oficial a partir de qualquer computador com acesso à Internet, sem a necessidade de ir até uma Casa Lotérica? Tudo isso com conforto de jogar sem ter que enfrentar filas e podendo jogar a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, você pode escolher diversas formas de pagamento. Acesse: http://www.loterica.com.br/meusjogos/meusjogos.aspx.


MARCÍLIO LANA É O NOVO DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

O jornalista Marcílio Sabino Lana é o novo diretor de Divulgação de Comunicação Social da UFMG. Nomeado oficialmente no último dia 10 de fevereiro, Marcílio substitui Maria Céres Pimenta Spínola Castro, que estava à frente do órgão desde 2002 e pediu exoneração por motivos de ordem pessoal.

Formado pela UFMG em 1993, Marcílio chegou ao Cedecom em outubro de 2002 para coordenar a TV UFMG. Em abril de 2005, tornou-se diretor assistente do órgão.

Marcílio Lana pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos sete anos. A gestão de Maria Céres Castro, professora aposentada do Departamento de Comunicação da UFMG, foi marcada pela consolidação da TV UFMG, pela criação da rádio UFMG Educativa e dos núcleos de divulgação científica e de comunicação interna. Também nesse período, o Cedecom lançou a revista Diversa e incorporou a equipe do Centro Audiovisual (CAV).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011115.shtml – 17/02/2009)


DICAS DA REFORMA ORTOGRÁFICA


O Sistemático dá continuidade à publicação de dicas do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Fonte: Michaelis – Guia Prático da Nova Ortografia, de Douglas Tufano.
Mudanças nas regras de acentuação

5. Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.

6. Há uma variação na pronúncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir etc. Esses verbos admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e também do imperativo.

Veja:

a) se forem pronunciadas com a ou i tônicos, essas formas devem ser acentuadas.

Exemplos:

• verbo enxaguar: enxáguo, enxáguas, enxágua, enxáguam; enxágue, enxágues, enxáguem.

• verbo delinquir: delínquo, delínques, delínque, delínquem; delínqua, delínquas, delínquam.

b) se forem pronunciadas com u tônico, essas formas deixam de ser acentuadas.

Exemplos (a vogal sublinhada é tônica, isto é, deve ser pronunciada mais fortemente que as outras):

• verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam; enxague, enxagues, enxaguem.

• verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem; delinqua, delinquas, delinquam.

Atenção: no Brasil, a pronúncia mais corrente é a primeira, aquela com a e i tônicos.


EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao Carnaval, O Sistemático não circulará na próxima semana, retornando no dia 05 de março de 2009.
Descansem bastante ou caiam na folia!






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 07, de 16/02/1989, publicou notícias sobre comissão de dados, sugestões para o Regimento Geral da UFMG, Avaliação Funcional, paradas do Sistema A-10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SISTEMA APP
A Divisão de Sistemas Funcionais do CECOM fez hoje a apresentação formal do Sistema APP – Consultas de Pagamento On-line no Depto. de Pessoal da UFMG. Estiveram presentes à apresentação os diretores do CECOM e do DP, o pessoal da Seção de Pagamento do DP e os analistas da DSF, Denise Cristina de Assis Moreira e Mário Magalhães Lara.

AMBIENTE OPERACIONAL
A Divisão de Banco de Dados vem realizando, esta semana, testes para efetivação do ambiente de desenvolvimento PRODUÇÂO. Os testes têm sido bem sucedidos e estima-se que, na próxima semana, os usuários dos novos sistemas em SADS já possam utilizar seus sistemas “em produção”.
A principal vantagem do mecanismo é que desvinculando bancos e objetos utilizados pelas equipes de desenvolvimento/manutenção e pelos usuários, dá-se maior segurança.

 

 



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ istemático” envia os parabéns para Artur Oliveira Rodrigues, no dia 24; Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Fábio Luiz de Morais, no dia 04 de março. Os parabéns para os ex-ceconianos: Mário Luís Terenzi, no dia 19; Aline Toledo Silva e Hélio Yoshida, no dia 20; Blair Bianchini, no dia 25; Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), no dia 27; Tiago Alisson Xavier da Silva, no dia 1o de março; Erliene Duque Loubaque, no dia 04; e prof. Antônio Mendes Ribeiro (DCC), no dia 05.

CASAMENTO: Samuel de Freitas que foi do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, lotado no CECOM, vai se casar com Inna Libonêz Teixeira às 20h do dia 28 de fevereiro, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Rua Sabrina Ferreira de Oliveira, 340, Bairro Cardoso, em Belo Horizonte. As nossas felicitações!

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

MMais um lote de fotos da Festa de Natal do CECOM, ocorrida no dia 18 de dezembro de 2009, no Clubinho. As fotos, de autoria de Gabriel Pinheiro, foram tiradas durante o sorteio de alguns brindes, de vasos de flores doados pela Xina e de algumas frutas da decoração da mesa.


Vicentina recebendo um Chocotone


Vanessa ganhou um panetone


Rosa recebeu um vaso de flor


Bárbara ganhou um vaso


Rebeca e seu vaso de flor


Carlos Alfeu também ganhou um vaso de flor


Cristina ganhou um abacaxi


Érica foi a primeira a ganhar um abacaxi