Sistemático: Edição 1415 – 05/03/2009


Notícias



TEM INÍCIO O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE 2009 DO CECOM

Conforme notícia da edição 1414, de 19/02/2009, de O Sistemático, o CECOM organizou, junto com a ProRH e a FACE, para início no dia 02 de março, mais um curso de Noções de Administração Pública, para reciclagem e complementação da formação de seus fun- cionários. O curso é coordenado pelo prof. Reynaldo Maia Muniz, com carga horária de 120 horas, às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 15h30 às 18h40, no Auditório da Copeve. Como nos cursos oferecidos no semestre passado, estão também participando funcionários convidados de alguns órgãos da Administração Central.

Estão inscritos no curso os funcioná-rios: Ana Maria Motta e Oliveira Rodrigues (PRA), Antônio Eustáquio Rodrigues (CECOM), Cecília Pires Bicalho Pereira (DCF), Edir Cabral de Lacerda Ferreira (CECOM), Edmilson Januário Santos (DEMAI), Eliane Aparecida Ferreira Marques (DSG), Elza Maria Guedes Rozinholi (CECOM), Emerson Henrique Kfuri Pereira (CECOM), Fábio Luiz de Morais (CECOM), Geraldo dos Reis (CECOM), Helvécio Cossenzo Pinto (CECOM), Jader Santos (CECOM), Jane Laiz França da Silva (Copeve), João Batista Guglielmelli (PRPG), João Cloves Coelho (CECOM), José Silvestre de Oliveira (DCF), Lúcia de Fátima Salgado (DO -Proplan), Marcelo da Silva Santos (DEMAI), Márcia Cristina Bento (DCF), Maria das Graças Fernandes Araújo (Proplan), Mary Takeda Barbosa (PRPq), Nélia Neiva Zille (CECOM), Nilson José Marinho Vale (CECOM), Paulo Inácio Sobrinho (CECOM), Rafael Moreira Felipe (DCF), Rosa Amélia Santos Froeseler (ATI), Rosana Amélia de Abreu Salatiel (Odontologia), Rute Maria de Paula Martins (DEMAI), Selma de Paoli Loureiro Damascena (CECOM), Tatiana Pereira Queiroz (COPI), Tereza Cristina Andrade Oliveira (CECOM), Vanuzza Pedreira Gonçalves de Oliveira (Copeve) e Vicentina Maria Queiroz (CECOM).

O curso será encerrado no dia 10 de junho/2009.

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 28 de fevereiro/2009, foram registrados 6.639 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG, por exemplo, acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária.
Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço proxy.


.

 

ANALISTA ANDRÉ GARCIA DESPEDE-SE DO CECOM

O analista de Tecnologia da Informação André Mendes Garcia pediu demissão do quadro da UFMG esta semana.

André Garcia estava lotado na Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS) do CECOM, onde iniciou suas atividades em setembro de 2008. No período em que esteve no CECOM, participou das atividades de testes e implementação de casos de uso dos Sistemas do Diário de classe e da Pós-Graduação.


André Garcia

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

No mês de fevereiro, os seguintes estagiários pediram demissão do quadro do CECOM:

– Assahaf Geçary Lescano de Oliveira – entrou para o CECOM em agosto de 2006 e atuou na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) até a sua saída;

– André Brait Carneiro Fabotti – trabalhou na DAC no período de agosto/08 a fevereiro/09;

– Caio Henrique Galli dos Santos – entrou em junho de 2006 e atuou nas Divisões de Atendimento e Consultoria (DAC) e de Aplicativos e Sistemas (DAS);

– Felipe Brait Carneiro Gonçalves – entrou em setembro de 2008, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria;

– Yolanda Vieira de Castro – entrou para o CECOM em outubro de 2006 e sempre atuou na Divisão de Aplicativos e Sistemas.


Assahaf


Yolanda


Caio


André


Felipe


Informativo


DICAS DA REFORMA ORTOGRÁFICA

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de fevereiro/2009, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
366.950
186
164.408
531.544
1.104.859
1.636.403


As médias diárias durante o mês de fevereiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
13.105
7
5.872
18.984
39.459
58.443

 

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você é músico profissional ou não, envie seu vídeo para o http://www.youtube. com/symphony e mostre seu trabalho.

– Free ONLINE GAMES: http://www.freeonlinegames.com/.

– Nitrome: http://www.nitrome.com/.

– ONLINE FLASH GAMES: http://www.onlineflashgames.org/.

– Bares, cinemas e aquela comidinha está no Veja Belo Horizonte, no endereço http://vejabrasil.abril.com.br/belo-horizonte/comidinhas/26041/eddie-fine-burgers.

 – Veja o local das filmagens de algumas séries de tv em http://www.iamnotastalker.com/.

 – Melhore o alcance da rede sem fio da sua casa com a sugestão que se encontra em http://freeantennas.com/projects/template/.

-O “Windows Secrets” é um informativo que mostra truques para o Microsoft Windows XP, Vista, o Internet Explorer, o Firefox, o Windows Update em http://www.windowssecrets.com/.


DICAS DA REFORMA ORTOGRÁFICA


O Sistemático dá continuidade à publicação de dicas do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Fonte: Michaelis – Guia Prático da Nova Ortografia, de Douglas Tufano.

Uso do hífen
Algumas regras do uso do hífen foram alteradas pelo novo Acordo. Mas, como se trata ainda de matéria controvertida em muitos aspectos, para facilitar a compreensão dos leitores, apresentamos um resumo das regras que orientam o uso do hífen com os prefixos mais comuns, assim como as novas orientações estabelecidas pelo Acordo.

As observações a seguir referem-se ao uso do hífen em palavras formadas por prefixos ou por elementos que podem funcionar como prefi xos, como: aero, agro, além, ante, anti, aquém, arqui, auto, circum, co, contra, eletro, entre, ex, extra, geo, hidro, hiper, infra, inter, intra, macro, micro, mini, multi, neo, pan, pluri, proto, pós, pré, pró, pseudo, retro, semi, sobre, sub, super, supra, tele, ultra, vice etc.

1. Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h.

Exemplos: anti-higiênico, anti-histórico, co-herdeiro, macro-história, mini-hotel, proto-história, sobre-humano, super-homem, ultra-humano.

Exceção: subumano (nesse caso, a palavra humano perde o h).

2. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento.

Exemplos: aeroespacial, agroindustrial, anteontem, antiaéreo, antieducativo, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, coedição, extraescolar, infraestrutura, plurianual, semiaberto, semianalfabeto, semiesférico, semiopaco.

Exceção: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigar, coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante etc.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 08, de 23/02/1989, publicou notícias sobre expansão da rede discada do Sistema A-10, levantamento de todos os formulários utilizados na UFMG, apresentação do Sistema ACR 0 Controle de Receitas Arrecadadas por Unidades, conexão com o HP, relotação de Aldemar Lopes de Souza na Pró-Reitoria de Extensão, entre outras. A notícia que se destacou foi:

ICEx CONECTADO AO A-10
Na semana passada, mais uma unidade da UFMG foi conectada ao sistema on line do computador A-10. Trata-se do Instituto de Ciências Exatas que agora passa a contar com o serviço de emissão de históricos escolares na própria unidade. Com isso, totaliza-se 3 unidades conectadas: Fafich, IGC e ICEx, sendo que as demais unidades da UFMG deverão estar ligadas até o final do trimestre.
Esse serviço foi realizado pela Divisão de Teleprocessamento do CECOM.

 

 



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ “O Sistemático” envia os parabéns para Marcos Antônio Silvestre, no dia 09; e José Efigênio de Oliveira (Alemão), no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Antônio Mendes Ribeiro, no dia 05; Paulo José dos Santos e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; e Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 28 de novembro/2008, alguns aniversariantes dos meses de outubro e novembro, além da Xina, que é de dezembro, se reuniram e ofereceram uma festa para comemoração dos aniversários. É claro que o CECOM em peso compareceu para cantar o Parabéns prá você para Vicentina, Xina, Frota, Márcia Lemos, Leão, Gabriel, Ana Paula Almeida, Ana Paula Lobato, Érica, André Garcia, Lucas, Thiago Diniz, Thiago Moreira, Caio, Josemar, Paulo Inácio, Jader, Luiz Cláudio, Adyr e Gilmar. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


A mesa com os salgados encomendados pela Vicentina


Xina representou todos os aniversariantes e soprou a vela


Nada como apreciar os salgados

 


Érica e Lucas


Pedro Begalli, Caio e André Garcia


Natália Avelar, Nathália Rocha, Pedro Lacerda e Paulo Lessa


Alda, Michele, Bárbara e Márcia Lemos


Xina