Sistemático: Edição 1416 – 12/03/2009


Notícias



DRCA SÓ LIBERARÁ ANTIGO DIÁRIO QUANDO SOLICITADO

A partir deste semestre, o antigo Diário de Classe em papel, o "verdinho", só será entregue aos professores sob demanda. A decisão de interromper a distribuição do Diário em papel foi tomada em conjunto pelo DRCA e ATI, após análise da estatística de utilização do Diário de Classe Eletrônico no segundo semestre de 2008.

No semestre passado, das 5903 turmas de graduação, 3789 utilizaram o Diário Eletrônico, representando 64% do total. Na pós-graduação este número foi de 34%.

O sucesso da implantação do Diário de Classe Eletrônico deve-se à evolução do sistema desenvolvido pelo CECOM, que a cada semestre incorpora novas funcionalidades, buscando atender às demandas da comunidade acadêmica. O serviço de Help-Desk coordenado pela professora Zélia Falcão é outro fator que explica o sucesso do projeto.

O Prof. Paulo Seixas, Diretor da ATI, explica que a meta é atingir 100% de utilização do Diário de Classe Eletrônico já no segundo semestre de 2009.

CECOM ESTIMULA FUNCIONÁRIOS A SE TITULAREM

Conforme tem sido divulgado em O Sistemático, o CECOM, desde de 2008, vem desenvolvendo um Programa de Capacitação, organizado com o apoio da Face e da ProRH. Esse Programa está atendendo também a vários funcionários de outros órgãos administrativos, cujas vagas foram ocupadas a convite. Além deste Programa, o CECOM tem motivado seus funcionários a solicitarem bolsas nas unidades acadêmicas da UFMG para participarem de cursos de especialização.
No caso dos cursos de Especialização, vários funcionários estão participando, como é o caso de:

– Ana Paula Fonseca Almeida e Denise Cristina de Assis Moreira, no curso de Especialização Gestão Estratégica da Informação, da Escola de Ciência da Informação. O curso teve início em agosto de 2008 e as aulas serão encerradas em julho deste ano.

– Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Rogério Soares Pinheiro e Ronaldo Araújo Costa, no curso de Especialização Análise de Sistemas, do Depto. de Ciência da Computação/ICEx. O curso teve início no dia 06 de março com aulas até julho de 2010.

Além deles, outros funcionários estão se programando e entrando com solicitações para novos cursos, principalmente no DCC/ICEx e na ECI.

Quanto ao Programa de Capacitação, onde foram ministrados cursos de “Desenvolvimento Pessoal no Ambiente de Trabalho” e “Noções de Administração Pública”, realizados de agosto a novembro de 2008, está agora sendo reeditado, com nova turma o curso de “Noções de Administração Pública”. Nessa reedição estão participando, além de membros da equipe do CECOM, funcionários da ATI, PRA, DEMAI, DSG, Proplan, DCF, DO, PRPG, PRPq, Cedecom, COPI e Faculdade de Odontologia. O Curso teve início no dia 02 de março com término previsto para 10 de junho. Seu coordenador é o prof. Reynaldo Maia Muniz.

 

NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

O CECOM contratou, no dia 02 de março, novos estagiários para a Divisão de Aplicativos e Sistemas. São eles: Diego Brandão Santos, Daniel Alves de Araújo Martins e Thomas Rodrigues Thorun, alunos do Curso de Ciência da Computação.

Nesse início do estágio, eles estão participando de um treinamento às quartas e sextas-feiras, que deverá ser encerrado no mês de junho.


Thomas, Diego e Daniel


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Dançante e elétrico é o Sidabitball, no endereço http://www.sidabitball.com/.

– Se você é um daqueles ou daquelas cheio de charme e lindo ou linda, pode se cadastrar no site http://beautifulpeople.com/Splash. Tem gente de todo o planeta.

– Festival no metrô transforma Belo Horizonte na capital da Arte Digital. O FAD 2009 reúne 38 obras de 14 países entre os dias 12 e 15 de março, com entrada franca (mediante o bilhete do metrô). O evento terá mostras interativas, shows, performances e exposições. Veja em http://www.festivaldeartedigital.com.br/.

– Seja bem-vindo ao Taxímetro Online, um serviço gratuito de realização de “estimativa” do valor a ser pago por uma corrida de táxi. Vale ressaltar que é apenas uma “estimativa”, pois, o preço total da corrida vai ser proporcional não somente à distância percorrida como também ao tempo parado no trânsito. Não deixe de visitar o endereço http://precodotaxi.com/.

– Prepare-se! Se você está se programando para assistir à Copa do Mundo Fifa World Cup 2010, visite o endereço http://www.fifa.com/worldcup/. (Site em Inglês, Francês, Alemão e Espanhol).

– Foto do dia na astronomia. São dezenas de fotos tiradas pelo telescópio. Vale a pena conferir em http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/archivepix.html.

– Michael Jackson ao vivo em Londres em http://www.michaeljacksonlive.com/.

– No site http://www.imamuseum.org/ descubra o que você ama, explorando as galerias, passeando pelos jardins ou descobra o passado histórico no museu.

 

 


DICAS DA REFORMA ORTOGRÁFICA

O Sistemático dá continuidade à publicação de dicas do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Fonte: Michaelis – Guia Prático da Nova Ortografia, de Douglas Tufano.

Uso do hífen (continuação)

3. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s. Exemplos: anteprojeto, antipedagógico, autopeça, autoproteção, coprodução, geopolítica, microcomputador, pseudopro-fessor, semicírculo, semideus, seminovo, ultramoderno.

Atenção: com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante etc.

4. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s. Nesse caso, duplicam-se essas letras. Exemplos: antirrábico, antirracismo, antirreligioso, antirrugas, antissocial, biorritmo, contrarregra, contrassenso, cosseno, infrassom, microssistema, minissaia, multissecular, neorrealismo, neossimbolista, semirreta, ultrarresistente, ultrassom.

5. Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma vogal.

Exemplos: anti-ibérico, anti-imperialista, anti-inflacionário, anti-inflamatório, auto-observação, contra-almirante, contra-atacar, contra-ataque, micro-ondas, micro-ônibus, semi-internato, semi-interno.

6. Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante.

Exemplos: hiper-requintado, inter-racial, inter-regional, sub-bibliotecário, super-racista, super-reacionário, super-resistente, super-romântico.

Atenção:

• Nos demais casos não se usa o hífen. Exemplos: hipermercado, intermunicipal, superinteressante, superproteção.

• Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r: sub-região, sub-raça etc.

• Com os prefixos circum e pan, usa se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc.

7. Quando o prefixo termina por consoante,não se usa o hífen se o segundo elemento começar por vogal.

Exemplos: hiperacidez, hiperativo, interescolar, interestadual, interestelar, interestudantil, superamigo, superaquecimento, supereco-nômico, superexigente, superinteressante, superotimismo.

8. Com os prefixos ex, sem, além,aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen.

Exemplos: além-mar, além-túmulo, aquém-mar, ex-aluno, ex-diretor, ex-hospedeiro, ex-prefeito, ex-presidente, pós-graduação, pré-história, pré-vestibular, pró-europeu, recém-casado, recém-nascido, sem-terra.

9. Deve-se usar o hífen com os sufixos de origem tupi-guarani: açu, guaçu e mirim.

Exemplos: amoré-guaçu, anajá-mirim, capim-açu.

10. Deve-se usar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocábulos, mas encadeamentos vocabulares.

Exemplos: ponte Rio-Niterói, eixo Rio-São Paulo.

11. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição.

Exemplos: girassol, madressilva, mandachuva, paraquedas, paraquedista, pontapé.

12. Para clareza gráfica, se no final da linha a partição de uma palavra ou combinação de palavras coincidir com o hífen, ele deve ser repetido na linha seguinte.

Exemplos: Na cidade, conta-se que ele foi viajar.

O diretor recebeu os ex-alunos.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, n° 09, de 02/03/1989, publicou notícias sobre liberação do Sistema CPS, manual do Plano Único, curso de Introdução a Microcomputadores e Editor de Textos, Sistema ATM, visita de alunos do curso de Administração de Empresas da Newton de Paiva, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SISTEMA ACR
Na sexta-feira, dia 24, a analista Nilza Magalhães Lara, da Divisão de Sistemas Funcionais, apresentou, para o pessoal do Depto. de Contabilidade e Finanças, o Sistema ACR – Controle de Receitas Arrecadadas por Unidades, que já está sendo utilizado para entrada de dados.
Do Depto. de Contabilidade estiveram participando da apresentação: Fernando Alfredo Costa, diretor do DCF; Macilene Gonçalves de Lima, Agilson d’Assunção Alves, José Silvestre, Aparício Barros Freire e Osvaldo da Silva Borges.

 

 



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ Sistemático” envia os parabéns para Michele Marie Ribeiro Perpétuo, no dia 18; Maximiliano Luiz Souza Guimarães, no dia 19. Os parabéns para os ex-ceconianos: Daniela Maria Miranda e Jane Pires Camargos Lemos, no dia 13; Gláucia Maria Fantoni, no dia 14; Messias Emanoel Chaves, Roberto Márcio Ferreira de Souza e Mônica Ataíde Silva, no dia 16; Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; e Rafael Alves de Souza, no dia 19. Os parabéns atrasados para Afonso Correia Domingues, no dia 02.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários dos meses de outubro e novembro, além da Xina, que é de dezembro, realizada no dia 28 de novembro/2008, na Sala de Café do 8° andar. O CECOM em peso compareceu para cantar o Parabéns prá você para tantos aniversariantes. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Vamos acender as velas e cantar o Parabéns prá você!


Ronaldo, Márcia Lemos, Rosa e Xina


Todos esperando um pedaço de bolo


Rosa e Cristina Oliveira

A mesa com os salgados