Sistemático: Edição 1417 – 19/03/2009


Notícias



DAS TREINA NOVOS ESTAGIÁRIOS

Os novos estagiários da Divisão de Aplicativos e Sistemas, contratados no dia 02 de março, estão participando de um treinamento, organizado pelo diretor da divisão, João Carlos Lages. O objetivo é tornar os estagiários proficientes em manipulação de bancos de dados Oracle para desenvolvimento de aplicações C/S ou WEB.
O programa do treinamento inclui Arquitetura de sistemas, Modelagem de Dados, Introdução ao Banco de Dados Oracle, Linguagem SQL e Desenvolvimento C/S com PowerBuilder.

Estão participando do treinamento: Diego Brandão Santos, Daniel Alves de Araújo Martins e Thomas Rodrigues Thorun, além de Erlon Charles Thomaz Ferreira, João Arthur Thomaz Lages e Rafael Henrique Soares Oliveira, estagiário da Divisão de Atendimento e Consultoria.

O treinamento teve início na mesma semana em que os estagiários da DAS entraram para o CECOM, com as aulas acontecendo na parte da manhã das quartas e sextas-feiras, e será encerrado no final do mês de junho.


Diego, Thomas, o instrutor João Carlos, Daniel e João Arthur


Diego, Thomas, Daniel e Charles

CECOM ADQUIRE NOVA LEITORA PICSIS

O Centro de Computação vem viabilizando a apuração de dados em concursos, pesquisas, questionários, formulários em geral, usando tecnologia de Leitura de Marcas Ópticas.

Tudo começou no início da década de 70, quando eram usados os cartões MarkSense de 80 colunas, em que os dados eram lançados via perfurações realizadas nestes cartões.

A partir de 1975, passou-se a utilizar as Leitoras Ópticas de Marcas da Fujitsu, de origem japonesa. Estas leitoras faziam parte de um sistema complexo, o Facom 230-15, com CPU, discos magnéticos, unidade de fitas, impressoras e leitora de cartões perfurados.

Em 1989, o CECOM passou a utilizar equipamentos desenvolvidos no Brasil, da marca PICSIS, resultado de pesquisas realizadas por professores da USP. Estes equipamentos, bem mais simples, funcionam como um periférico de um microcomputador PC.

Neste período, o CECOM desenvolveu programação que permitia a interação com o Mainframe Unisys, sua rede TCP/IP, seu banco de dados DMSII e seu software de desenvolvimento de aplicativos, o SADS.

Ao longo deste tempo, foram sendo adquiridas novas unidades e, no novo milênio, eram 3 leitoras PICSIS atendendo às necessidades de vestibular, concursos públicos, pesquisas etc.

Com o passar do tempo, a manutenção destes equipamentos ficou mais difícil, devido ao desgaste de peças e desatualização. O CECOM optou, então, por desativar o equipamento mais antigo, substituindo-o por um novo com tecnologia mais atual, além de atualizar as demais.

No início deste mês, chegou a nova leitora PICSIS, modelo LMO-68R versão 4.0B.

Este equipamento apresenta:

– maior velocidade de leitura: até 6500 folhas/hora (formato A5);
– novos limitadores mecânico e eletrônico que detectam a passagem de duas folhas juntas,
– capacidade de leitura de códigos de barras em diversos formatos,
– ajuste eletrônico para a gramatura do papel.

Os interessados podem ver este equipamento em ação nos endereços:

http://www.youtube.com/watch?v=maf FEWJRLos

http://www.youtube.com/watch?v=vO2Ic7 HdLF4

http://www.youtube.com/watch?v=_1m UsygPd6w

 

TEM INÍCIO O MÓDULO II DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DO CECOM

Teve início no dia 13 de março o segundo módulo do curso de Capacitação Noções de Administração Pública, organizado pelo CECOM junto com a Face e a ProRH. O módulo Noções de Orçamento Público está sendo ministrado pelo prof. Paulolinto Pereira e será encerrado no dia 23 de março. A seguir, serão aplicados os módulos Ética no Serviço Público, Processos de compra e a lei 8666, Elementos de direito administrativo, O Regime Jurídico Único, As relações de trabalho no âmbito das organizações públicas e Organizações receptivas no serviço público.

As aulas estão sendo realizadas no Auditório da Copeve, no horário de 15h30 às 18h40, às segundas, quartas e sextas-feiras.

O curso, coordenado pelo prof. Reynaldo Maia Muniz, será encerrado no dia 10 de junho..


O prof. Paulolinto Pereira apresentando o módulo Noções de Orçamento Público

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O virtual está na décima edição que acontecerá no espaço cultural do Sesi Paulista em São Paulo, Brasil, no período de 27 de julho a 31 de agosto de 2009. Estarão lá profissionais, pesquisadores e estudantes de linguagem eletrônica de âmbito internacional. Saiba mais em http://www.virtual.org.br/virtual2009/.

– No início dos anos 90, mais precisamente 1993, o Rock Brasil começava a ferver novamente. Em Belo Horizonte, festas universitárias, galpões alternativos, inferninhos sagrados…é deste caldeirão que surge o Jota Quest. Veja o novo site da banda, em http://www.jotaquest.com.br/.

– A Ong Defensoria Social pretende reunir no próximo dia 22, a partir das 13h, mais de 100 manifestantes em frente a duas grandes redes de supermercados de São Paulo para protestar contra o uso de sacolas plástica. Vá até o endereço http://vidasustentavel.com/.

– Mais um livro está saindo do forno. E, dessa vez, um livro 100% Web, integralmente disponibilizado em PDF e também por um site para leitores debaterem e conversarem entre si e com os autores sobre assuntos de interesse comum. Não deixe de visitar o endereço http://www.naozero.com.br/.

– No site blip.fm você faz amigos e o melhor que são amigos que gostam das mesmas músicas. Uma boa notícia é que o serviço é gratuito. Basta fazer o cadastro e indicar, pelo menos, três artistas ou músicas de que gosta e o site tenta encontrar pessoas com gosto parecido com o seu na rede. Veja em http://blip.fm/.

– Ouça e assista vídeos das bandas gravado ao vivo em concerto. Este impressionante desempenho inclui músicas do novo álbum da banda The Crying Light.  Visite o endereço http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=15681603&ps=sa.

– Flamengo: História do clube contada ano a ano desde sua fundação até os dias atuais, com o nome do presidente no início de cada ano, os títulos conquistados em todos os esportes e categorias, além das fotos que marcaram os principais fatos do ano. Veja em http://www.flaestatistica.com/.

Dica da Xina:

– Quer saber qual era a música que tocava no dia que você nasceu? Vá até o endereço http://uninuni.com/qual-musica-tocava-no-dia-que-voce-nasceu/. Primeiro selecione o mês, depois o dia e então é só ver o ano na listinha apresentada.

 


ORGANIZANDO OS DADOS NO PC

A Coluna INFO.COM, em www.hojeemdia.com.br, de 18/03/2009, publicou o artigo Organizando os dados no PC, de Abel Alves. A colaboração para o Sistemático é de Ronaldo Araújo Costa.

“ Eu trabalho com microcomputadores há muitos anos. Comecei com um TK-82, um micro pré-histórico que existiu antes dos PCs e que usava uma TV como “monitor”. Depois apareceram o PC-XT e o PC-AT, máquinas muito potentes para a época de seu lançamento. Nesses primeiros PCs, HD era artigo de luxo! Organizava programas e dados com disquetes.

Com o avanço da tecnologia, os HDs passaram a fazer parte de todos os micros. Mas, no início, sistemas operacionais e os programas eram poucos e não ocupavam muito espaço. Gerenciar os arquivos de dados no computador ainda era bastante fácil. Programas como o XTreeGold fizeram história e funcionavam bem criando diretórios (pastas).

Hoje, vivemos uma época explosão de conteúdo. Filmes, músicas, textos etc. “entopem” nossos micros. Os sistemas operacionais tentam organizar nossos arquivos de dados criando pastas como “Meus Documentos” etc. Porém sistemas operacionais como Windows XP, Vista etc. concentram toda a informação numa única partição do disco. Pode parecer simples para o usuário, mas não é a melhor solução.

O usuário organizado deve ter, pelo menos, duas partições no disco rígido: uma para programas e sistema operacional e outra para dados. Se tiver dois HDs separados, melhor ainda! Se tudo estiver em uma só partição, quando houver algum problema na máquina, é provável que o técnico proponha formatar a partição e dados serão perdidos.

Para organizar melhor os arquivos de dados devemos executar pelo menos dois passos: Criar uma nova partição no HD para receber os arquivos de dados (“Meus Documentos” e outros) e mover os arquivos de dados para esta partição, além de configurar os programas (Office, e-mail, etc.) para gravar os arquivos de dados nesta partição.


CAMPUS PAMPULHA TERÁ CORTE NO FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 28


Conforme comunicado do DEMAI, a COPASA fará interrupção no fornecimento de água do Campus Pampulha no dia 28/03/2009, sábado, a partir das 4h, retorndo a normalização de abastecimento previsto para ocorrer a partir das 18h.

O DEMAI salienta a necessidade de economia de água por parte das unidades na data especificada a fim de evitar o esvaziamento total dos reservatórios prediais, com a consequente falta de água durante o dia.


DICAS DA REFORMA ORTOGRÁFICA


O Sistemático dá continuidade à publicação de dicas do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Fonte: Michaelis – Guia Prático da Nova Ortografia, de Douglas Tufano.

Resumo

Emprego do hífen com prefixos

Regra básica

Sempre se usa o hífen diante de h: anti-higiênico, super-homem.

Outros casos

1. Prefixo terminado em vogal:

• Sem hífen diante de vogal diferente: autoescola, antiaéreo.
• Sem hífen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicírculo.
• Sem hífen diante de r e s. Dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom.
• Com hífen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas.

2. Prefixo terminado em consoante:

• Com hífen diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecário.
• Sem hífen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersônico.
• Sem hífen diante de vogal: interestadual, superinteressante.

Observações

1. Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r sub-região, sub-raça etc. Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hífen: subumano, subumanidade.

2. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc.

3. O prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante etc.

4. Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen: vice-rei, vice-almirante etc.

5. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista etc.

6. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen: ex-aluno, sem-terra, além-mar, aquém-mar, recém-casado, pós-graduação, pré-vestibular, pró-europeu.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 10, de 09/03/1989, publicou notícias sobre simplificação do utilitário UFMG/Transfere, ascenção funcional, Guia de Acesso a Tabelas no SADS, palestra da empresa Edisa no CECOM, paradas do Sistema A-10, saída da bolsista Márcia Helena Teixeira, entre outras As notícias que se destacaram foram:

SISTEMA APN
A Divisão de Sistemas Funcionais do CECOM fez hoje a apresentação do Sistema APN – Pagamento de Pensão Especial On-line no Depto. de Pessoal da UFMG. Estiveram presentes os diretores do CECOM e do DP, o pessoal da Seção de Pagamento do DP e os analistas da DSF, Denise Cristina de Assis Moreira e Mário Magalhães Lara.

LIBERAÇÃO DE FITAS
A Divisão de Operação de Computadores começou, esta semana, um trabalho de liberação de fitas de projetos expirados.
Estima-se que, pelo menos, 50% do acervo não vinha sendo utilizado há dois anos e por outro lado, o CECOM não estava tendo fitas disponíveis para os novos sistemas e bancos motivando então, esse trabalho.

 

 



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para Maximiliano Luiz Souza Guimarães, hoje, dia 19; Mário Magalhães Lara e Emerson Henrique Kfuri Pereira, no dia 22; Erlon Charles Thomaz Ferreira, no dia 25; e Maria José Cortezzi (Lelé), no dia 26. Os parabéns para os ex-ceconianos: Rafael Alves de Souza, no dia 19; Maria Luciene Diniz Ferreira, Samuel de Freitas e Gladson de Oliveira, no dia 20; William Andalécio, Robson Nogueira Barreto e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24; Eduardo Moreira da Costa, Ilka Ildefonso Ramos e Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes (Help), no dia 26.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas durante o curso Noções de Administração Pública, do Programa de Capacitação do CECOM, FACE e ProRH. O curso teve início no dia 02 de março e será encerrado no dia 10 de junho/2009. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Os participantes do Programa de Capacitação


O instrutor Paulolinto Pereira