Sistemático: Edição 1418 – 26/03/2009


Notícias



CECOM PROMOVE WORSHOP SOBRE TECNOLOGIA JAVA

Foi realizado na manhã de hoje, dia 26, na sala de aula do CECOM, o workshop intitulado Padrões e Tendências na Tecnologia Java EE. O principal objetivo foi atualizar os profissionais do Centro de Computação que trabalham com a linguagem e plataforma Java. Os temas mais relevantes apresentados e debatidos foram: Frameworks para desenvolvimento Web, tanto para a camada de apresentação quanto para a de persistência de objetos; serviços, interoperabilidade de aplicações, testes e boas práticas de desenvolvimento. Também foram dados exemplos de casos reais de utilização de tecnologias Java EE, com experiências concretas de casos positivos e negativos na utilização de diversos frameworks. O palestrante foi o consultor Marco Aurélio S. Mendes e como participantes, estiveram presentes: Daniel Lemos de Morais, Diogo Freitas Duarte Magalhães, Euler Xavier de Oliveira, Gilmar ima Guimarães, João Carlos Lages, Josemar Pereira dos Santos, Leandro Damasceno Pio, Luiz Gomes Temponi, Mário Magalhães Lara, Pedro Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Henrique Begalli Rezende, Raimundo Natalino Chaves, Thiago Gabriel Diniz e Thiago Tadeu Rodrigues Moreira.


Marco Aurélio Mendes apresentando o workshop


Gilmar, Pedro Begalli, Luiz Temponi, Mário e ao fundo: Daniel, Josemar e Euler


Mário, Euler, Thiago Diniz, Thiago Moreira, Diogo e Leandro

FACE DISPONIBILIZA VAGAS EM SEU ESTACIONAMENTO PARA PESSOAL DA REITORIA

A Diretoria da FACE, por solicitação da PRA, disponibilizou 20 vagas do estacionamento fechado da Unidade para uso de servidores da Reitoria que permanecem no campus o dia todo.

O objetivo desta utilização é amenizar as dificuldades de estacionamento no entorno do prédio da Reitoria, causadas principalmente pela desativação do estacionamento do ICB. O uso do estacionamento da FACE será autorizado para usuários que se comprometam utilizá-lo diariamente, liberando vagas não controladas em benefício de todos.

Para controle do acesso, os interessados devem enviar e-mail para a Pró-Reitoria de Administração até o dia 27 de março, com os seguintes dados : nome, matrícula na UFMG, tipo do veículo, placa do veículo e período de utilização (manhã, tarde ou integral).

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Essa é boa. Já pensou em fazer trabalho para alguém? Tem preguiça de ir a um terreiro? Gosta de serviços ao estilo delivery, tudo feito de casa mesmo? Então, visite o endereço http://www.macumbaonline.com.

– Vai viajar? Com versões em Inglês e Português, o site viagensmaneiras, no endereço http://www.viagensmaneiras.com/, dá umas dicas para você não ficar perdido.

– Quer saber o preço de carros novos e usados? Carros, utilitários pequenos, caminhões e motos. Vá até o endereço http://www.fipe.org.br/web/index.asp .

– A artista Liz Lomax usou e abusou das caricaturas de gente famosa. Ficou até engraçado. Esponjas e outras coisas que temos em casa foram usadas para criar os bonecos. Veja em http://www.theispot.com/portfolios/index.cfm?clientnumber=a3268.

– Imagem do dia da Nasa. Ônibus espacial Discovery iluminado o céu ao pôr do Sol em http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1304.html.

– Ouça e veja vídeo de bandas gravado ao vivo em concerto. Este impressionante desempenho inclui músicas do novo álbum da banda The Crying Light. Veja em http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=15681603&ps=sa.

– Southwest Music Festival, de 18 a 21/03/2009, teve amostragem de mais de 1000 atos. Deu de tudo neste fetival. Veja em http://www.sxsw.com/.

– Fique sabendo de tudo que rola no mundo dos games e conheça a história dos primeiros vídeos games em http://www.classicgaming.com.br.

Dica da Vicentina (DAA):

– Táxi sensacional. Além de dar o valor da “corrida do Táxi”, ainda fornece o itinerário! Facílimo de usar! Basta preencher os endereços de Origem e Destino, com os respectivos Bairros em http://www.precodotaxi.com.

Dicas do Gabriel (DAA) – Sites de grande utilidade no dia a dia:

– Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet: http://www.cartorio24horas.com.br/index.php.

– Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil, por cidade, por faixa de preços, reservas etc.: http://www.hotelinsite.com.br.

– Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários: https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp.

– Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST::http://www.soleis.adv.br.

– Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas: http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importante.asp.

 


DADOS NO LUGAR CERTO SEM DAR TRABALHO

A coluna Info.com, em http://www.hojeemdia.com.br, de 24/03/2009, publicou a segunda parte do artigo Organizando os dados no PC, de Abel Alves. A colaboração é de Ronaldo Araújo Costa.

“Na semana passada, aprendemos como criar uma partição extra de modo a organizar melhor os dados no disco rígido (HD). Hoje, vou ensinar como mover os arquivos de dados para a nova partição.

Antes de transferir os dados para a nova partição, podemos liberar algum espaço na partição C: (Sistema) colocando o arquivo de paginação ou troca (memória Virtual do Windows) na partição de dados e também desabilitando a hibernação (se não estiver usando este recurso, é claro).

Para desativar a hibernação no Windows XP basta entrar em “Opções de Energia” dentro do item “Desempenho e Manutenção” no Painel de Controle. No Vista, é um pouco mais complicado. Clique com o botão direito do mouse no ícone do Prompt de Comando (em Acessórios) e escolha “Executar como Administrador”. Depois digite na linha de comando: “powercfg -H off”, clique em ENTER.

Para mover o arquivo de paginação, o procedimento é muito parecido no XP e no Vista: Clique com o botão direito do mouse em “Computador”, escolha “Propriedades” e “Configurações Avançadas de Sistema” para entrar nas “Propriedades do Sistema”. Depois selecione a aba “Avançado” e no item Desempenho clique no botão “Configurações”. Selecione a aba “Avançado” e em “Memória Virtual” clique no botão Alterar. Desmarque a opção de “Gerenciar automaticamente..”, Defina o disco C: como “Sem arquivo de paginação” e o disco E: como “Tamanho gerenciado pelo sistema”.

Nós queremos agora que os Documentos e arquivos de dados criados sejam movidos para a partição de Dados. No Windows Vista, essa operação é ridiculamente simples. Basta seguir o roteiro ao lado.

No caso do Windows XP, a operação é mais complicada. A única coisa simples é a mudança da pasta “Meus Documentos”. Neste caso, basta clicar com o botão direito do mouse na pasta e escolher “Propriedades”. Depois clique no botão mover e escolha (ou crie) uma pasta na partição de dados para receber as informações de “Meus Documentos”. Todas as outras informações continuarão na partição de sistema, ou seja, na hora de fazer o backup dos dados no Windows XP, teremos que lembrar que os itens na Área de Trabalho, Contatos, Favoritos, etc. ainda estão na partição de sistema e devem ser guardadas no backup. No Vista, basta fazer backup da pasta de arquivos que está no disco de dados.

Depois dessas mudanças, quem usa Office não precisa se preocupar onde vai gravar os arquivo gerados pelos programas. Basta guardar em “Documentos” ou “Meus Documentos” e eles serão salvos na partição de dados. Mas isso não ocorre com todos os aplicativos, por isso é importante verificar um a um os programas utilizados.

Os clientes de e-mail, por exemplo, costumam gravar os correios em pastas bem diferentes tais como: C:\Documents and Settings\Administrador\Configurações locais\Dados de aplicativos\Identities\{74C 13565-4956-4409-97BE-EFA667725210} \Microsoft\Outlook Express. Mas, cada um dos programas permite que possamos alterar o local onde os e-mails serão armazenados. Basta criar a pasta na partição de dados e usar a opção para mover todos os e-mails para ela. Caso aconteça alguma coisa com a partição de sistema, estarão a salvo na partição de dados. Em um próximo artigo explicarei como fazer backup organizado dos dados.”


ENGENHARIA JÁ PODE OCUPAR TODO O PRIMEIRO BLOCO DE SEU PRÉDIO NA PAMPULHA


A diretoria da Escola de Engenharia recebeu na manhã de hoje, das mãos do reitor Ronaldo Pena, as chaves do quarto e último andar do Bloco 1 de sua nova sede no campus Pampulha. O pavimento, que tem área de 4 mil metros quadrados – o bloco tem 20 mil metros quadrados de área quadrados de área construída -, vai abrigar gabinetes de professores e setores administrativos dos departamentos de Engenharia de Estruturas, Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, e Engenharia Sanitária e Ambiental, além de programas de pós-graduação.

A pequena solenidade aconteceu na futura sala da Congregação, no próprio pavimento, e contou com a presença do diretor da Escola, Fernando Amorim, do vice, Rodney Saldanha, de chefes de departamento e engenheiros envolvidos com a obra. O Bloco 1 está ocupado até o terceiro andar desde o início de 2008. A próxima etapa prevista é a entrega, em 20 dias, do Bloco 2, onde serão instalados laboratórios. O Bloco 3, de salas de aula, estará pronto em dezembro deste ano, e a expectativa é de que em março de 2010 seja possível fechar o prédio da Escola no centro da cidade.

O reitor Ronaldo Pena revelou sua satisfação com o cumprimento de mais uma etapa da mudança da Escola de Engenharia: “Isso é o futuro, muita coisa vai acontecer nesse prédio”, ele afirmou, antes de lembrar que a mudança é “um sonho” que nasceu nasceu na década de 1940. “Para mim, que cheguei à escola com 17 anos, é indescritível estar aqui como reitor em um momento tão especial. Não haverá no Brasil escola de engenharia com estrutura superior à da unidade que estamos construindo aqui”, completou Ronaldo Pena.

“Este é mais um momento importante para a consolidação de nossa presença no campus Pampulha, o que vai certamente aumentar o nosso potencial de realizações nas diversas áreas”, acrescentou o diretor da Escola de Engenharia, Fernando Amorim.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011415.shtml – 24/03/2009)


DSG DISTRIBUI MATERIAIS PARA DIVULGAÇÃO DE PROJETO DE COLETA SELETIVA


O Departamento de Serviços Gerais (DSG) distribuiu, entre as comissões de coleta seletiva da UFMG, um kit com adesivos para lixeiras, informativos e canecas de acrílico. “Esta é uma ação muito importante que amplia o conhecimento sobre o assunto. Há, por exemplo, adesivos que apontam a diferença entre papel reutilizável e reciclável. As canecas de acrílico são um estímulo para os membros das comissões abolirem o uso de copos de plástico”, conta Alcione Aguiar Souza, servidora do Programa de Gestão de Resíduos do DSG.

Implantadas em agosto do ano passado, as comissões se organizam por prédio e são compostas por, no mínimo, três servidores, sendo também possível a participação de estudantes e professores. Tais comissões são uma exigência do Decreto 5.940/2006, que regulamenta a coleta seletiva solidária em órgãos federais. Em julho do ano passado, a UFMG aprovou um projeto para o campus Pampulha com o objetivo de se adequar à legislação. Hoje, já são 14 comissões instaladas.

Balanço – Na manhã da última quarta-feira, foi realizada, no galpão de resíduos do DSG, uma reunião de avaliação das comissões na qual foram relatadas experiências de coleta seletiva desenvolvidas nas unidades. “As medidas tomadas surtiram efeito. Falta agora montar comissões nos prédios onde elas ainda não existem”, avalia Alcione Souza.
Leia no Boletim 1632, de 3 de novembro de 2008, reportagem sobre o projeto da UFMG para o Campus Pampulha.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011380.shtml – 20/03/2009)

A funcionária Vicentina Maria Queiroz, da Divisão de Apoio Administrativo (DAA), foi indicada pelo CECOM para integrar a comissão da Reitoria.



TROTE SOLIDÁRIO INCENTIVA DOAÇÃO DE SANGUE


O Diretório Acadêmico da Escola de Veterinária da UFMG promove na próxima terça-feira, 31 de março, a terceira edição do Trote Solidário.

A proposta é estimular a doação de sangue entre os calouros e membros da comunidade acadêmica. A Fundação Hemominas, parceira na iniciativa, realizará a coleta de 8h às 11h nas salas da pós-graduação de Zootecnia, na Escola de Veterinária (Av. Antônio Carlos, 6627).
“Sabemos da difícil situação enfrentada pelos bancos de sangue e decidimos contribuir. O objetivo principal é conscientizar os calouros sobre a importância da doação, mas todos estão convidados a participar”, conta Danilo Cavalcante, do DA da Veterinária.

Segundo o estudante, a expectativa é alcançar o limite de coleta estipulado pela Homominas, que é de 50 bolsas de sangue. “Estamos em época de muitos feriados, como a Semana Santa, quando os estoques dos bancos ficam baixos devido ao grande número de acidentes. Acreditamos que a iniciativa pode ajudar a reverter esse quadro”, avalia.

Os interessados em participar devem estar atentos aos requisitos para doação

(http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/quemPode_doar_sangue. html).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011428.shtml – 25/03/2009)




Há 20 anos…

As edições de O Sistemático Ano XIII, números 11 e 12, de 16 e 22/03/1989, publicaram notícias sobre realocação de panelas, WFLs antigas no SPO, curso da MSA Infor no CECOM, paradas do Sistema A-10, novo gerador SADS, relotação de Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes na Biblioteca Central, programação de cursos do DP, Fundo de Garantia, entre outras. A notícia que se destacou foi:

EXPANSÃO DA REDE DE COMUNICAÇÃO
Dando continuidade ao projeto de expansão da rede de comunicação de dados da UFMG, foram conectadas ao A-10, mais 5 unidades. A Faculdade de Direito e a Biblioteca Universitária foram ligadas através de linha discada. A SODS-Secretaria de Órgãos de Deliberação Superior, a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação foram ligadas através de linha direta (TDI), pois se localizam no prédio da Reitoria. Tais unidades já estão fazendo uso do Correio Eletrônico Hermes e do Sistema de Emissão de Histórico Escolar On-line (para a Faculdade de Direito e a Pró-Reitoria de Graduação).

A Divisão de Teleprocessamento do CECOM está apenas aguardando a chegada dos modems alugados da Telemig para iniciar a ligação das demais unidades.

 

 



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para Maria José Cortezzi (Lelé), hoje, dia 26 (o dia mais bonito do ano!); Alda Batista, no dia 31. Os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo Moreira da Costa, Ilka Ildefonso Ramos e Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes, no dia 26; Augusto Pinho Gomes, no dia 27; Renato Vaz de Melo Espechit, no dia 29; Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira, no dia 31; Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, Hélio Teixeira da Costa e César de Almeida Correia, no dia 1º de abril.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 09 a 13/02/2009, o Depto. de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) recepcionou os candidatos aprovados no vestibular 2009, que estavam fazendo seu registro acadêmico na universidade. O local foi o galpão situado ao lado da sua sede, na Unidade Administrativa III.

O registro foi realizado seguindo uma escala de atendimento aos diversos cursos, distribuindo os calouros ao longo da semana.

As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Assahaf, estagiário do CECOM


Jacqueline e Sirlene, do DRCA


A fila dos calouros


A recepção aos novos alunos


O registro


O registro


A identificação digital


A identificação digital