Sistemático: Edição 1419 – 02/04/2009


Notícias



ATI IMPLANTA PROJETO DE SALA DE AULA INTELIGENTE DA RNP

O Comitê Assessor do Projeto de Tecnologia de Informação nos Campi Universitários da RNP, deliberou no final do ano passado, pela montagem de uma “sala de aula inteligente” em cada uma das Instituições federais de ensino superior.

Dentro deste projeto, a UFMG recebeu, no mês de fevereiro, um kit composto de um desktop,um projetor multimídia e uma lousa interativa. Os equipamentos já estão sendo utilizados pelo Núcleo de Novas Metodologias e Novas Tecnologias, criado no REUNI e dedicado à produção de materiais didáticos para o ensino superior.

A sala de aula inteligente é usada na capacitação de docentes no uso de recursos de ensino avançados. Esta sala está provisoriamente montada no segundo andar da Reitoria.

(1) lousa interativa – (2) caneta magnética – (3) projetor multimídia – (4) desktop

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de março/2009, foram registrados 6.942 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG, por exemplo, acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que somente podem usar este e serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária.

Para isso, é necessário que os usuá-rios tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço proxy.

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

A estagiária Nathália Pereira Rocha, da Divisão de Redes de Comunicação, pediu demissão do quadro do CECOM no dia 31/03. Nathália Rocha entrou para o CECOM em novembro de 2007, lotada na DRC, onde permaneceu durante todo o tempo do seu estágio.


Nathália Rocha

NOVOS ESTAGIÁRIOS NO CECOM

Desde ontem, dia 01/04, o CECOM está contando com mais dois novos estagiários em seu quadro. São eles: Álvaro César Leão Teixeira, aluno do curso de Ciência da Computação, e Natália Arantes Jerônimo, do curso de Sistemas de Informação.

Eles foram lotados na Divisão de Redes de Comunicação (DRC), onde vão atuar no monitoramento das atividades da Rede UFMG e no apoio a servidores Linux.


Natália Arantes


Álvaro Teixeira

 


Informativo


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MARÇO/2009

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de março/2009, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.209.233
194
457.303
1.666.730
5.103.439
6.707.169


As médias diárias durante o mês de março foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
39.008
6
14.752
53.765
164.627
218.393

 

 

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Ano Internacional da Astronomia. Programa 100 Horas de Astronomia: Brasil em segundo lugar! Veja no endereço http://www.astronomia2009.org.br/.

– Vejam só as imagens que o Google Street View fotografou pelo mundo. Fotos panorâmicas em http://www.streetviewr.com/all_street_view_sightings_page_01.html.

– Gizmodo galeria de fotos, no endereço http://gizmodo.com/photogallery/fakestreetview/1006911968.

– Em um só lugar você pode ter música, rede social e jogos. O endereço é http://loudcrowd.com/.

– Javali encarando uma leoa: http://www.youtube.com/watch?v=iU4PoBc2ASE &feature=related.

– Jogos, joguinhos e mais jogos no site do uol.com, no endereço http://gratisjogos. uol.com.br/raciocinio/book_of_the_dead-2412.html.

– O portal Youtube Edu, em http://www.youtube.com/edu, reúne diversos vídeos educacionais postados pelas universidades norte-americanas.

– Wireless com velocidade de fibra ótica. Nova tecnologia de ondas milimétricas envia os dados a 10 gigabits por segundo. Veja em http://www.technologyreview.com/communications/21464/?a=f .

Dicas do Gabriel (DAA):

– Site em que você passa o mouse em cima do país e o sistema mostra com quantos reais você compra a moeda local. Clique no mapa e procure o país que deseja: http://www.bc.gov.br/htms/bcjovem/moedasmundo.htm.

– Site de câmeras virtuais, funcionando 24 h por dia ao redor do mundo: http://www.earthcam.com.

– Site de procura de pessoas e empresas nos EUA. Só para achar a pessoa ou a empresa com endereço e telefone grátis. Se quiser um levantamento completo de tudo o que a pessoa tem, como patrimônio, tudo que teve de problema judicial e financeiro, e outras coisas mais, pode custar até US$80,00 com valores intermediários: http://www.ussearch.com/consumer/index.jsp.

– Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro. Grátis para Pessoa Física: http://www.debit.co.

– Site de conversão de unidades: http://www.webcalc.com.br/.

– Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 idiomas: http://www.verbix.com.


INSTALAÇÃO DE BAGAGEIRO EM TRANSPORTE PÚBLICO FOI IDEIA DE ESTUDANTE DA UFMG


Criar um bagageiro interno de fácil adaptação, específico para ônibus urbanos. Este foi o projeto idealizado pelo estudante Igor Batista, aluno do 4º período de Engenharia Mecânica da UFMG. O invento agradou aos passageiros do veículo de transporte coletivo metropolitano, que teve o equipamento instalado para teste.

O ônibus usado na experimentação é da linha 4034 (Savassi/Novo Dom Bosco) e circulou desde o início dessa semana com o bagageiro interno. A novidade possibilita que viajantes em pé não sofram com o incômodo de carregar mochilas. Além disso, verificou-se que o coletivo apresentou um aumento na sua capacidade de passageiros.

O bagageiro é feito de liga de aço leve e coberto com pintura especial. Para transformar seu projeto em realidade, Igor Batista firmou uma parceria com a BHTrans e a Viação Euclásio, empresa que administra a linha usada no teste.

No interior do ônibus equipado, a BHTrans afixou cartaz que explica o funcionamento do equipamento e pede que os usuários enviem suas opiniões pelo e-mail projetobagageiro@pbh.gov.br ou pelo telefone 3462-7614.

Após o período de testes, será avaliada a possibilidade de instalar o bagageiro em veículos de outras linhas, a serem escolhidas em conjunto com a UFMG.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011530.shtml – 1/04/2009)


ROSAS DE ABRIL COMEMORA ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA ASSUFEMG

Com almoço musical e show de samba de raiz, a Associação dos Servidores da UFMG (Assufemg) iniciou ontem, dia 01/04, o 24º Rosas de Abril, evento cultural realizado para comemorar o aniversário de fundação da entidade.

Pela manhã, banda de música e foguetes anunciaram o começo da festa no campus Pampulha. As comemorações prosseguem com almoço e show com o grupo Argumento. Os eventos serão realizados na sede da Assufemg.

Durante todo o mês, serão promovidos novos shows, cursos, oficinas, exposições e debates com objetivo de integrar servidores e comunidade universitária, estimulando a troca de experiência e o convívio humano. …

Mais informações pelos telefones (31) 3491-4677 , 3409-4511 e 3409-4512. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011522.shtml – 1/04/2009)




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 13, de 30/03/1989, publicou notícias sobre liberação do novo Sistema CDS, reorganização dos bancos de dados, entre outras. A notícia que se destacou foi:

HERMES
Com o objetivo de apresentar o “HERMES – Correio Eletrônico” à comunidade universitária, o Centro de Computação vai realizar um workshop na primeira semana de abril. Cada unidade ou órgão da UFMG tem direito à 1 vaga e as confirmações estão sendo feitas com o pessoal da Divisão de Apoio Administrativo.

Serão duas turmas e as datas e horários são os seguintes:

– dias 03 e 04: de 9h às 11h
– dias 6 e 07: de 14h às 16h.

O Workshop será apresentado pelo vice-diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, e terá lugar na Sala de Aulas, no subslolo da Reitoria.

 

 



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O O Sistemático” envia os parabéns para Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, amanhã, dia 03; Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05; e Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Pedro Henrique Silvestre dos Santos, no dia 03; Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04; prof. Wilson de Pádua Paula Filho e Werner Streitwieser, no dia 05; Eduardo Jaime Quirós Batres e Míriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Para comemorar o aniversário de Alda Batista, ocorrido no dia 31 de março, e a sua aposentadoria, publicada no Diário Oficial da União no dia 26/03/2009, seus colegas e amigos mais chegados do CECOM se reuniram no Restaurante Jardim de Minas para um almoço. O encontro foi realizado ontem, dia 01/04, com muita conversa, risadas, fotos e chuva. Após 37 anos trabalhando na UFMG, todos os seus amigos sentirão muito a sua falta. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro e Peterson Bueno.


Rosa e Xina


Alda


Rubens, Márcia Lemos, Eustáquio, Rosa, Alda e Xina


Peterson, Rubens e Márcia Lemos


Da esquerda para a direita: Rubens, Márcia Lemos, Eustáquio, Rosa, Xina, Alda, Lelé, Michele, Beth, Gabriel e Márcio Viana