Sistemático: Edição 1420 – 16/04/2009


Notícias



AMPLIADA A INFRA-ESTRUTURA PARA O VoIP

Apesar de ainda não ter atingido limites de capacidade de atendimento no uso dos serviços do VoIP, o CECOM se antecipou e procedeu à ampliação da capacidade de interligação da central telefônica PABX da Universidade, que provê os serviços de telefonia convencional, com o servidor VoIP, que provê o acesso à Internet para comunicação por voz.

A partir de agora, os dois sistemas estão interligados com a capacidade de manter 60 conversações simultâneas. Esse total de conversações considera o somatório das interligações em ambos os sentidos, do PABX para o VoIP e vice-versa.
Com isso, cresce a capacidade da Universidade de realizar ligações de DDD através do ramal 3333. Cresce também a capacidade de recebimento de ligações vindas de outras instituições parceiras no projeto VoIP4all da RNP. Da mesma maneira, usuários VoIP que liguem para ramais telefônicos tradicionais da UFMG passam a ser melhor atendidos.

A implantação dessa ampliação ficou a cargo da equipe técnica da DRC – Divisão de Redes de Comunicação – e da TeleAlpha, que é a empresa responsável pela manutenção do sistema de telefonia da Universidade.

MANUTENÇÃO PARALISARÁ SISTEMA DE AR CONDICIONADO

Na próxima segunda-feira, dia 20/04/2009, a Divisão de Máquinas e Equipamentos do DEMAI realizará manutenções corretivas e preventivas no sistema de ar condicionado que atende ao CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria. Considerando o estado em que se encontram a torre e as tubulações, este serviço tem uma previsão de 8 (oito) horas de trabalho, com início às 8h e término previsto para às 16h. A Divisão de Máquinas e Equipamentos trabalhará para que este tempo seja reduzido.

Para a realização destas atividades, será necessário desligar todo o sistema de ar condicionado, o que acarretará um natural sobreaquecimento no ambiente onde se encontram os servidores que hospedam a maioria dos serviços gerenciados pelo CECOM.

Durante a realização das atividades, o CECOM fará um rigoroso acompanhamento da temperatura da sala dos servidores, visando garantir a disponibilidade de todos estes serviços, sem o comprometimento do patrimônio de equipamentos da Universidade.
Caso o aumento da temperatura não possa ser controlado, alguns serviços poderão ficar, temporariamente, indisponíveis.

Além do DEMAI, estarão envolvidas no processo as equipes das divisões de Controle de Processamento e de Atendimento e Consultoria do CECOM.

 

CECOM ATUALIZA VERSÃO DO SISTEMA OPERACIONAL DO MAINFRAME

Da mesma forma que ocorre com os sistemas operacionais utilizados nos microcomputadores, como o Windows e o Linux, periodicamente são liberadas novas versões do sistema operacional do computador central utilizado pelo CECOM (mainframe), um Unisys Libra 300, que devem ser implantadas para corrigir erros e acrescentar novas facilidades ao sistema. Esta implantação envolve várias atividades, algumas delas bastante complexas, por isso elas são executadas por etapas. Em função disso, a DAC programou para a próxima quarta-feira, dia 22/04, as primeiras atividades para implantação de uma nova versão do sistema operacional. Para permitir a realização tarefas, todos os sistemas que são acessados usando o programa Plenus, ficarão indisponíveis a partir das 17h, voltando a poder ser usados normalmente na manhã da quinta-feira.

A realização das atividades ficará a cargo de Aleixina Maria Lopes Andalécio e Fábio Luiz de Morais, da DAC, com o apoio de Thomas Dietrich Kosfeld, da MSA.

CECOM INSTITUI COMISSÕES DE SINDICÂNCIA E DESFAZIMENTO

Dando continuidade ao processo de inventário de bens patrimoniais do CECOM, o diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca designou os membros da Comissão de Desfazimento de Bens e da Comissão de Sindicância, por meio de Portarias assinadas no dia 14/04/2009.

A Comissão de Desfazimento de Bens é formada pelos funcionários Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Haroldo Alves e Márcio da Costa Viana, sob a presidência de Haroldo Alves.

A Comissão de Sindicância é formada pelos funcionários Elza Maria Guedes Rozinholi, Maria José Cortezzi, Nélia Neiva Zille e Paulo Couto Lessa, sob a presidência de Maria José Cortezzi.

Os trabalhos da Comissão de Sindicância serão iniciados imediatamente, devendo apresentar suas conclusões dentro de 60 dias.


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Incrível. Maravilhosas são as fotos de Clark em seu site Clarckphotography, no endereço http://www.clarklittlephotography.com/. Clique no menu “Gallery” e faça surf dentro das ondas.

– Fenômeno na web, Susan Boyle dá um show de interpretação. Que voz!! Não deixe de visitar o endereço http://www.youtube.com/watch?v=9lp0IWv8QZY.

– Bem-vindo ao eBuddy, seu mensageiro online para MSN, Yahoo, Gtalk, Facebook, ICQ, MySpace e AIM (AOL). Se você estiver em casa, na escola, no trabalho ou viajando, com eBuddy você pode conversar online em qualquer lugar a qualquer hora. Veja em http://www.ebuddy.com/.

– Ao contrário do que muita gente pensa, para estar em dia com a moda não é preciso ter um limite sem fim no cartão de crédito. Basta saber onde se escondem os verdadeiros achados. Visite http://elle.abril.uol.com.br/moda/boas-compras/enderecos-espertos-para-gastar-pouco-432387.shtml.

– Uma feira que chega à sua 6ª edição consolidada como a principal feira de equipamentos, insumos, processos, embalagens, ingredientes, refrigeração, serviços e capacitação profissional para a indústria de leite, derivados e sorvetes do Brasil. Saiba mais em http://www.btsmedia.biz/main.asp?cod_nucleo=4&cod_evento=17.

– Brasileiros são finalistas no concurso da orquestra YouTube. Vá até http://www.youtube.com/symphonybrasil?gl= BR&hl=pt.

– Você pensa que programa de índio é só programação ruim armada por alguém? Não é bem assim não. Programa de índio é coisa séria e tem rádio e site na Internet. Veja no endereço http://www.programadeindio.org.

– Para ouvir músicas do povo suruí vá até http://www.programadeindio.org/programa/musical-surui/.

– Acervo digital da revista Veja. Dica enviada pelo Nilson, da DCP/CECOM. Vale a pena conferir o endereço http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx.

Dica do Ronaldo (DAS):

– Teste de velocidade de Download e Upload – Nesta página, você poderá fazer um teste rápido e descobrir sua velocidade de conexão com a internet, tanto para envio quanto para recebimento de arquivos da web. Para que o teste seja feito, o servidor enviará para você um arquivo com um tamanho pré-determinado, que varia de 256 KB até 32 MB e calculará o tempo gasto. Assim, é possível obter a sua velocidade média de download. O contrário também será feito, para que você descubra a velocidade de envio de arquivos. Os testes são executados com o servidor do Guia do PC, mas são apresentadas outras opções de testes com servidores do Rio de Janeiro, Uberlândia e Americana. Veja em http://www.guiadopc.com.br/teste-de-velocidade.


UFMG PROÍBE FUMAR NOS RECINTOS DA INSTITUIÇÃO

O uso de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou quaisquer outros produtos fumígeros – derivados ou não do tabaco – em ambientes de trabalho coletivo está proibido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A decisão foi publicada na Portaria n° 23, de 26 de março de 2009.

De acordo com o documento, cabe aos responsáveis pelos prédios da UFMG estabelecer os locais onde o fumo será permitido. A portaria determina também que os locais escolhidos tenham condições adequadas de ventilção para impedir o acúmulo de fumaça.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011588.shtml – 07/04/2009)


INCRIÇÕES PARA ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR 2010 COMEÇAM DIA 22


O período para que os interessados em concorrer ao Vestibular 2010 da UFMG providenciem o requerimento de isenção da taxa de inscrição já foi definido pela Copeve (Comissão Permanente do Vestibular). Os candidatos terão de 22 de abril a 11 de maio para se inscrever no Programa de Isenção, quando o Formulário Socioeconômico, que deve ser respondido, estará disponível no site da Copeve.

Para quem não tem acesso à Internet, haverá postos de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, a partir do dia 22, no Centro Cultural da UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro) e na sede da Copeve, no Campus Pampulha da UFMG (avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Unidade Administrativa III, 2º andar).

Depois dessa etapa, os candidatos devem enviar pelos Correios, até 13 de maio, cópias de toda a documentação compro-batória necessária. O edital completo do Programa de Isenção será divulgado nos próximos dias.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011561.shtml – 13/04/2009)


BACKUP NO WINDOWS VISTA


Fechando a série de artigos da coluna de Abel Aves, publicados no Jornal Hoje em Dia (http://hojeemdia.com.br,) e republicados no Sistemático de 19 e 26/03/2009, Ronaldo Araújo Costa, da Divisão de Aplicativos e Sistemas, sugeriu a divulgação dos links abaixo que complementam o assunto tratado anteriormente. Estes links são encontrados somente no site do Guia do PC.

Você já imaginou se, de uma hora para outra, todo o conteúdo do seu disco rígido desaparecesse? Parece pesadelo? Pois isso não é uma coisa tão improvável. Um simples vírus de computador pode causar este tipo de estrago. Além disso, apesar dos discos rígidos estarem mais confiáveis do que nunca, eles também podem falhar. E, se isto acontecer, grande parte dos arquivos armazenados no disco estarão perdidos. A possibilidade de ter que reinstalar todos os programas na máquina já assusta, mas o problema maior é a perda dos arquivos pessoais, que não podem ser recuperados com uma simples reinstalação. Como podemos nos prevenir contra esta catástrofe? Simples: Fazendo um “Backup” de nossos arquivos.

Veja artigo completo em: http://www.guiadopc.com.br/dicas-e-tutoriais/3891/backup-no-windows-vista.html.

Criando uma “imagem” no Windows Vista

Uma das tarefas mais chatas que existem é a instalação de software. O pior é que, além de chato, o processo costuma demorar uma eternidade. Apesar de ter uma instalação bastante rápida, o Windows Vista demora de 20 a 30 minutos para ser instalado. O Office, por sua vez, consome um tempo parecido, e assim por diante. Isso sem contar o tempo que se perde configurando os programas para deixá-los adequados ao nosso modo de trabalhar.

Veja artigo completo em: http://www.guiadopc.com.br/dicas-e-tutoriais/2837/criando-uma-imagem-no-windows-vista.html.



EMPREGO 2.0


 O artigo Emprego 2.0 foi publicado no blog do Wall Street Journal de 24 de março de 2009. É a tradução de parte do artigo de Gary Hamel, “The Facebook generation vs Fortune 500” publicado em http://blogs.wsj.com/management/2009/03/24/the-facebook-generation-vs-the-fortune-500/. Colaboração de Aleixina Maria Lopes Andalécio.

A experiência de crescer online está mudando drasticamente a expectativa de emprego e o mercado de trabalho para os nativos na web ou da geração F [geração Facebook]. Pelo menos estes novos entrantes do mercado do trabalho esperam não encontrar burocracias convencionais e se tiverem que encontrar espera lidar com a burocraciaweb.

A questão é se as empresas desejam em seus quadros este tipo de material humano, por serem mais abertos a inovação, mais criativos para encontrar soluções e operam sintonizados com o que já se denominou cérebro 2.0 uma cadeia cognitivas que em nada se relaciona com a dos seus pais.

A gerência de recursos humanos de toda grande companhia nos EUA e Europa vêm modificando suas motivações ambientais para acomodar esta nova mão de obra. Por isso, o Wall Street Jounal listou 12 características relevantes da vida online em uma era pósburocracia para as empresas que resolverem entrar no futuro com negócios:

1. Todas as ideias competem no mesmo nível. As ideias ganham suporte pelo mérito e não pelo poder político daquele que as colocou.

2. As contribuições em convivência contam mais. Na web o que conta não é o seu Currículo, mas como e com o que você pode contribuir.

3. Online as hierarquias são naturais não prescritas pela norma. A hierarquia é formada na livre escolha pelos pares em convivência.

4. Os líderes são para servir e não para presidir. No ambiente online, você demonstra que sabe operando na prática os seus argumentos.

5. As tarefas são escolhidas e não determinadas. Cada um é uma Companhia em si mesmo e opera para melhor funcionar com as outras “eu e Cia Ltda”.

6. Grupos se definem e organizam em liberdade. Você escolhe os seus compatriotas; com quem vc vai se linkar e quem você vai ignorar.

7. Os recursos são atraídos e não atribuídos. Na organização convencional os recursos são alocados por tradição de cada ano legal. Na web, online e em convivência, os recursos são atraídos pelas boas idéias e projetos.

8. O poder vem pela informação que você compartilha e não pela que você esconde. O mundo online é uma economia do doador. Para ter influência e status você tem que distribuir seu talento e conteúdo.

9. As opiniões são partilhadas e ganham aquelas que têm seguidores. Na web se as suas opiniões foram acordadas e seguidores se apresentam não importam quão traumáticas elas possam ser que irão adiante.

10. Usuários ou clientes têm o poder de veto. Se a política ou o projeto agrega sentimento contrários a comunidade são vetados e interrompidos.

11. Na web a recompensa intrínseca vale muito mais. É só pensar na Wikipedia, nos arquivos abertos, softwares livres e em todas as orientações que são prestadas livremente. O dinheiro conta, mas o reconhecimento e a alegria de ter conseguido vale muito.

12. Hackers são heróis. Nas grandes companhias os ativistas contra o autoritarismos e os que se opõem a rotina mal formada são mal vistos, mesmo sendo os privilegiados inovadores. A web agracia todos os que posicionam contra o estabelecido, os que combatem o autoritarismo de qualquer forma , os descontentes criadores de caso, os tumultuosos, desde que, este comportamento se associe aos direitos digitais para todos.

Estas condições mapeiam uma convivência e emprego baseado na web e fazem parte do DNA dos nativos da Internet. Elas são raras de serem encontradas nas 500 maiores Cias listadas na Revista Fortune. Aqui fica uma questão: Qual dos itens acima relacionados com o trabalho baseado na web será mais evitado por uma multinacional de grande porte? Como será o processo para reinventar administradores e fazê-los consistente para operar com esta emergente sensibilidades online.


ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DA FUMP SERÁ NA PAMPULHA

A partir da próxima quarta-feira, dia 22, o serviço próprio de assistência odontológica da Fump aos alunos passa a funcionar nas dependências da Faculdade de Odontologia da UFMG, no campus Pampulha. Continuarão sendo atendidos alunos classificados pela Fump nos níveis 1 e 2 e realizadas prevenção e perícias de estudantes de nível 3 para encaminhamento à rede conveniada. Devido à transferência, até esta sexta-feira, dia 17,
não haverá atendimento na clínica de odontologia da Fump.

Para ter acesso ao serviço é necessário efetuar o agendamento prévio, pelos telefones (31) 3213-7473 e 3499-3362, ou pessoalmente, na Coordenadoria de Recepção, Cadastro e Agendamento (avenida Afonso Pena, 867 – 21° andar). O procedimento também pode ser feito no posto de atendimento localizado ao lado do Restaurante Universitário Setorial II, no campus Pampulha. O horário de atendimento será das 8h às 19h, de segunda a quinta, e das 8h às 12h, na sexta-feira.

De acordo com a Fump, a mudança de sede decorre de parceria realizada com a Faculdade de Odontologia da UFMG e tem o objetivo de facilitar e ampliar o acesso dos estudantes aos serviços de atenção a saúde odontológica. (Com assessoria de imprensa da Fump)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011652.shtml – 16/0/4/2009)



Há 20 anos…

Nas edições números 14 e 15, de 06/04/1989 e 13/04/1989, respectivamente, foram publicadas notícias sobre a recepção do CECOM, workshop sobre o Hermes – Correio Eletrônico, Festival de Inverno, Plantão MSA, paradas do A10, saída do bolsista Afonso Correia Domingues, controle das contas e luz e telefônicas da UFMG, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REDE DE TELEPROCESSAMENTO
Dando continuidade ao plano de implantação da rede de teleprocessamento da UFMG, a Divisão de Teleprocessamento do CECOM conectou mais oito unidades/órgãos: Faculdade de Medicina, Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Odontologia, Instituto de Ciências Exatas, Escola de Biblioteconomia, Gabinete do Reitor, Depto. de Serviços Gerais e Depto. de Manutenção.
Todos esses órgãos/unidades já estão aptos a utilizar os serviços do Correio Eletrônico e, no caso das unidades acadêmicas, a emissão de históricos on-line.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns atrasados para prof. Paulo Fernando Seixas, Nilson José Marinho Vale e Dioberto César dos Reis, no dia 10; Carolina Santos Alves, no dia 11; e para os ex-ceconianos: Nair Vieira Sales e Benício Alves de Souza, no dia 10; André de Paula Dias Couto, no dia 12; e Aline Serrão de Filippo, no dia 14. Os parabéns em dia para Rubens Crispim da Silva, no dia 18; e Cristina Maria de Queiroz, no dia 22. E para os ex-ceconianos: Marcelo Bassoli Campos, no dia 16; Alberto Henrique Frade Laender (DCC), no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; e Felipe de Castro Louback Rocha, no dia 23.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais uma série de fotos do almoço em comemoração ao aniversário de Alda Batista e a sua aposentadoria, publicada no Diário Oficial da União no dia 26/03/2009. O almoço foi realizado no Restaurante Jardim de Minas, no dia 01/04/2009, com a presença de vários ceconianos. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro e Peterson Bueno.


Da esquerda para a direita: Rubens, Márcia Lemos, Eustáquio, Xina, Alda, Lelé, Michele, Beth e Ana Paula


Lelé, Michele, Beth, Alda e Márcio Viana


Uma vista do grupo


Rubens, Márcia Lemos, Eustáquio, Rosa, Xina, Alda, Lelé, Michele, Beth, Gabriel e Márcio Viana


Alda e seus amigos