Sistemático: Edição 1421 – 23/04/2009


Notícias



DCC CONCEDE BOLSA DE EXTENSÃO PARA FUNCIONÁRIO DO CECOM

O Depto. de Ciência da Computação estará promovendo, a partir do dia 25 de abril/2009, o curso Formação de Desenvolvedor Web usando Java EE. Esse curso tem como objetivo capacitar os alunos a construirem aplicações web dinâmicas por meio dos arcabouços Java mais difundidos: JSF, Facelets, Hibernate e Spring junto ao servidor de aplicação Tomcat e ao ambiente de desenvolvimento Eclipse.

O curso, de 40 horas, será realizado aos sábados, no horário de 8h às 12h, até o dia 04 de julho/2009, no prédio do Instituto de Ciências Exatas.

Por solicitação do CECOM, o DCC concedeu uma bolsa do curso para o analista João Carlos Lages, diretor da Divisão de Aplicativos e Sistemas.

 

FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM WEBSPHERE

O CECOM está implementando medidas para garantir a segurança e disponibilidade das aplicações utilizadas pela comunidade universitária.

Dentro deste processo, os funcionários Márcio da Costa Viana e Emerson Henrique Kfuri Pereira participaram, no período de 06 a 08 de abril/2009, do treinamento IBM WebSphere Application Server v6.1 Advanced Administration, em São Paulo.

O WebSphere Application Server (WAS) é o software de infraestrutura para integração e gerenciamento de aplicações JAVA, que é utilizado para disponibilizar vários sistemas desenvolvidos pelo CECOM.

O curso, que é um treinamento oficial da IBM Training, faz parte do programa de capacitação da equipe da Divisão de Atendimento e Consultoria, que visa dar condições para que sua equipe técnica possa estar capacitada a atender às necessidades cotidianas e também permanecer sempre atualizada.


Márcio Viana


Emerson Kfuri

 

INSCRIÇÕES PARA ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR COMEÇARAM ESTA SEMANA

O interessados em concorrer ao Vestibular 2010 da UFMG com isenção da taxa de inscrição devem fazer seu requerimento à Copeve (Comissão Permanente do Vestibular) entre 22 de abril e 11 de maio. Durante este período, o Formulário Socioeconômico estará disponível no site da Copeve.

Para quem não tem acesso à Internet, haverá postos de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, no Centro Cultural da UFMG e na sede da Copeve, no Campus Pampulha da UFMG .

Depois dessa etapa, os candidatos devem enviar pelos Correios, até 13 de maio, cópias de toda a documentação comprobatória necessária. O edital completo do Programa de Isenção será divulgado nos próximos dias.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011561.shtml – 22/04/2009)

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

I- O site under-linux.org informa esta ótima dica para que tem suspeitas se seu micro está infectado com o vírus Conficker. Em “Online Conficker test”, clique em “Conficker Online Check”. Tem outras informações no site para eliminar o vírus. Veja em http://four.cs.uni-bonn.de/wg/cs/applications/containing-conficker/.

– O Vozes do Morro é um programa que mobiliza as nossas comunidades e incentiva a criação de laços que unem as pessoas, sem distinção do lugar em que vivem, da religião que praticam, da profissão que eventualmente exercem. Vá até http://www.vozesdomorro.mg.gov.br/Home/.

– Com que frequência devo ir ao banheiro? Veja em http://revistawomens health.abril.uol.com.br/edicao/006/trocando-miudos-pag2.shtml.

– Quer compartilhar o vídeo do seu celular? É só fazer o registro e divulgar em http://qik.com/.

– O Museu do Porsche, em Stuttgart, Alemanha, foi oficialmente, pela primeira vez, aberto ao público.
Confira em http://www.porsche.com/latin-america-en/aboutporsche/porschemuseum/.

– A fenômeno musical Susan Boyle tem inspirado outros que querem cantar. Assista a este garoto, de 12 anos, Shaheen Jafargholi, cantando. Ele tenta cantar uma música e é interropido pelo jurado. Mas na segunda canção que é do Michael Jackson, “Who’s Loving You”, ele arrebenta. Veja em http://talent.itv.com/videos/video/item_200105.htm.

Dicas da Dora/DAA/CECOM:

– Está no ar o site da Biblioteca Digital Mundial Unesco. Está disponivel em: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo: http://www.wdl.org/pt/.

– No site obaoba.com é assim: baladas, festas, shows pelo Brasil, inclusive em Belo Horizonte. Não fique por fora do que rola por aí em http://www.obaoba.com.br/.

– Fique por dentro das últimas notícias na RecordNews em http://www.record newstv.com.br/home.asp.


UFMG PROMOVE MOSTRA DAS PROFISSÕES

A quinta edição da Mostra das Profissões da UFMG recebe, a partir da próxima terça-feira, dia 28, estudantes de todo o estado interessados em conhecer os cursos e as novas opções profissionais oferecidas pela Universidade.

A Mostra das Profissões é um espaço da UFMG para olhar, perguntar, tirar dúvidas e trocar informações. Com conhecimento, a escolha da profissão torna-se mais consciente. E nessa Mostra, em especial, essa escolha será, com certeza, ainda mais instigante. Afinal, a Universidade irá oferecer mais cursos e vagas, além de ampliar as opções no noturno.

Durante a Mostra das Profissões, os participantes poderão assistir às palestras sobre cursos de graduação e o mercado de trabalho, acompanhar os trabalhos das salas interativas desses cursos e participar de outras atividades.

Em 2009, a Mostra das Profissões será realizada, com programação diferenciada, em dois locais: no Campus Pampulha, em Belo Horizonte, até o dia 30 de abril; e no Campus Regional da UFMG, em Montes Claros, no dia 06 de maio.

Visitas de Escolas – A Mostra das Profissões é aberta a todas as escolas interessadas. As Escolas interessadas em organizar visitas à Mostra das Profissões devem agendá-las. Esse agendamento pode ser feito pela internet ou pelo fax (31) 3409-4568 / 3409-4180 informando os seguintes dados: nome e endereço completo da Escola; número de alunos visitantes; nome do(s) responsável(is); data(s) da(s) visita(s).

Os agendamentos para as visitas serão encerradas as 17h do dia 25/04/2009.

Visitas Individuais – As visitas individuais à Mostra das Profissões não precisam ser agendadas. Basta o interessado se dirigir ao Campus da UFMG na Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6627), nos dias 28,29 e 30 de abril de 2009.

Programação – O acesso a toda programação é livre e respeitará a ordem de chegada dos visitantes de acordo com a capacidade de cada sala ou do evento.

Belo Horizonte

Data e Horário: dia 28/04: 8h às 22h – dia 29/04: 8h às 22h e dia 30/04: 8h às 18h

Locais: ECI – Escola de Ciência da Informação; Face – Faculdade de Ciências Econômicas;

Fafich – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas; Fale – Faculdade de Letras e ICB –
Instituto de Ciências Biológicas

Montes Claros

Data e Horário: dia 06/05 – 8h às 22h

Local: ICA – Instituto de Ciências Agrárias

Atividades:

Minicursos (Somente em Belo Horizonte) – Durante a Mostra das Profissões, os professores da rede de ensino médio podem assistir a minicursos que são ministrados pelos professores das diversas áreas do conhecimento da UFMG. São programados com duração de 4 horas, oferecidos num mesmo dia e com temas de interesse para os professores de ensino médio.

Minipalestras Sobre os Cursos – Espaços onde professores da UFMG apresentarão minipalestras sobre os cursos e perspectivas profissionais. Terão duração de 30 ou 40 minutos.

Salas Interativas – Espaços permanentes onde os visitantes da Mostra terão um contato mais direto e prolongado com os professores e alunos dos cursos da UFMG por intermédio de atividades interativas, demonstrações sobre as possibilidades dos cursos e profissões.

Campus Tour – Haverá visitas guiadas com o objetivo de apresentar aos participantes do evento o espaço do Campus Pampulha da UFMG. Ônibus farão um trajeto de aproximadamente 10 quilômetros com duração de 50 minutos e saídas regulares da Praça de Serviços.

(Fonte: Site da UFMG – http://www2.ufmg.br/mostra09)


INSCRIÇÕES PARA CANDIDATAR A VAGA NA CRECHE


Estão abertas, desde ontem, dia 22, as inscrições de crianças na Creche UMEI Alaide Lisboa (faixa etária 01/05/04 a 30/04/05). As inscrições serão realizadas até o dia 28/04, de 9h às 17h, na Coordenadoria de Assuntos Comunitários, Sala 2, lado direito do prédio da Biblioteca.

Para candidatar à vaga na Creche, os interessados deverão, juntamente com a ficha de inscrição, devidamente preenchida, entregar os seguintes documentos:

– Servidores docentes e técnicos e administrativos em Educação: Certidão de Nascimento da criança (original e xerox); Contra-cheque ou carteira funcional (original e xerox);

– Discentes: Certidão de Nascimento da criança (original e xerox); Comprovante de Matrícula na graduação, mestrado e doutorado e documento de identidade (original e xerox);

– Outros vínculos: Certidão de Nascimento da criança (original e xerox); Contra-cheque e comprovante de vínculo com as fundações e de local de trabalho.
No caso de guarda da criança, o responsável deve apresentar documentação comprobatória.

A UMEI Alaíde Lisboa está disponibilizando 7 vagas no turno da manhã e 5 vagas no turno da tarde.


FUMP AMPLIA HORÁRIO DE ATENDIMENTO NO CAMPUS PAMPULHA


A partir desta semana, o atendimento da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) no campus Pampulha, ao lado do restaurante Setorial II, será realizado de 9h às 19h.
O objetivo é atender melhor as demandas dos alunos e evitar deslocamentos até a sede (avenida Afonso Pena, 867, 21º andar, Centro).

O atendimento da Fump no campus Pampulha cresce desde o ano passado, quando eram registrados, em média, 400 atendimentos mensais. Somente neste mês, já foram registrados mais de 700.

A expectativa é que este atendimento cresça ainda mais com a transferência do serviço odontológico da Fump para a Faculdade de Odontologia.
Mais informações pelo telefone (31) 3499-3362. Com assessoria de comunicação da Fump

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011691.shtml – 22/04/2009)





Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 16, de 20/04/1989, publicou notícias sobre eleições para os colegiados da UFMG, implantação do Correio Eletrônico Hermes, atualização de disquetes, expansão da rede de teleprocessamento da UFMG, inauguração do Centro Cultural da UFMG, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO SEMESTRAL
A Divisão de Sistemas Acadêmicos liberou para o DRCA a primeira versão do Sistema de Acompanhamento Semestral. Este sistema vai permitir aos professores o lançamento de notas e a emissão de relatórios com o resultado dos testes.
O sistema está sendo testado no Depto. de Patologia Geral do ICB e ainda não foi definido como o sistema vai ser passado para os diversos departamentos.
Para acionar o sistema, o departamento poderá extrair da base de dados acadêmica as informações relativas aos alunos matriculados em suas turmas (imagem do Diário de Classe).
No final do semestre, poderá ser gerado em disquete o resultado final de uma turma, evitando o lança



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Felipe de Castro Louback Rocha, no dia 23; Paulo César Cortez Júnior e Beatriz Josephina Perrela, no dia 25; Cleto Boechat Véo e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26; Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, Filipe José Leão Corrêa e Maria Míriam Arruda, no dia 28; e José Tuédes de Resende, no dia 29.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em comemoração ao seu aniversário, ocorrido no dia 26 de março, Lelé trouxe, no dia 31 de março, uma torta salgada para o lanche da tarde. Como a torta é “velha conhecida” de todos, muitos ceconianos estiveram participando do lanche com direito a bis. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Vamos cortar a torta?


Lelé, Beth, Ana Paula, Ronaldo, Michele, Bárbara, Vicentina e Frota


À esquerda: Frota, Vicenti-na e Bárbara. À direita: Lelé e Beth


Josemar, Lelé e Ronaldo. A briga por causa de mais um pedaço!