Sistemático: Edição 1422 – 30/04/2009


Notícias



INSTALADA NOVA VERSÃO DO SADS

Dentro das atividades programadas para a implantação de uma nova versão do sistema operacional do computador mainframe utilizado pelo CECOM, um Unisys Libra 300, foi realizada, na quarta-feira da semana passada, dia 22 de abril, a instalação de uma versão atualizada do Sistema de Automação do Desenvolvimento de Sistemas (SADS), utilizado pelos analistas do CECOM no desenvolvimento de programas e pelos usuários na execução dos sistemas que são acessados utilizando o programa Plenus.

A instalação, que teve início às 17h, correu sem problemas e os sistemas, cuja liberação para uso estava prevista para a manhã de quinta-feira, voltaram a ficar disponíveis para os usuários ainda na noite da quarta-feira. A nova versão, agora, está em fase de avaliação, para verificação da necessidade de alguma correção ou adaptação, após o que será definida a data da próxima atividade, que será a instalação do sistema operacional propriamente dito.

As atividades de instalação do SADS foram realizadas por Aleixina Maria Lopes Andalécio e Fábio Luiz de Morais, da DAC, com o apoio de Thomas Dietrich Kosfeld, da MSA.

 

MANUTENÇÃO NO SISTEMA DE AR CONDICIONADO

Na segunda-feira, dia 20/04/2009, a Divisão de Máquinas e Equipamentos do DEMAI realizou manutenções corretivas e preventivas no sistema de ar condicionado que atende ao CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria. Para a realização destas atividades, foi necessário desligar todo o sistema de ar condicionado, o que poderia acarretar um sobreaquecimento no ambiente e prejudicar alguns dos serviços gerenciados pelo CECOM, disponibilizados nos equipamentos que ficam naquele local. Na tentativa de evitar que isso acontecesse, foi feito um planejamento prévio e, antes do início das atividades de manutenção, foram desligados todos os servidores cuja função não era considerada crítica.

Foi feito um rigoroso acompanhamento de todo o processo, sendo que, nesse período, a temperatura do ambiente não ultrapassou 25o, permitindo que nenhum serviço voltado aos usuários precisasse ser desativado.

Um resultado adicional do trabalho foi a produção, pelo DEMAI, de um relatório avaliativo da situação do atual sistema de ar condicionado, instalado ainda na década de 1970,aconselhando a substituição por um novo sistema, o que está sendo avaliado pela diretoria do CECOM.

A duração prevista para a manutenção era de oito horas, com início às 8h. Mas, ciente da importância dos serviços oferecidos pelo CECOM, a Divisão de Máquinas e Equipamentos conseguiu reduzir esse tempo para apenas seis horas. Além do DEMAI, estiveram envolvidas no processo as equipes das divisões de Controle de Proces-samento e de Atendimento e Consultoria do CECOM.

 

TEM INÍCIO O MÓDULO 5 DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DO CECOM

Teve início no dia 24 de abril, o quinto módulo do curso de Capacitação “Noções de Administração Pública”, organizado pelo CECOM junto com a Face e a ProRH. O módulo “Regime Jurídico Único” está sendo ministrado por Simone Baccarini Nogueira, Procuradora da UFMG, e será encerrado no dia 06 de maio. A seguir serão aplicados os módulos “As relações de trabalho no âmbito das organizações públicas”, “Elementos de direito administrativo” e “Organizações receptivas no serviço público”.

As aulas estão sendo realizadas no Auditório da Copeve, no horário de 15h30 às 18h40, às segundas, quartas e sextas-feiras.

O curso, coordenado pelo prof. Reynaldo Maia Muniz, será encerrado no dia 10 de junho.

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Nordeste Culinária é um encontro, de 28/04 a 30/04/2009, entre culinaristas, empresários, Chefs, profissionais, técnicos, estudantes e interessados pela área de alimentos e bebidas do Nordeste. Não perca a oportunidade de conferir este site no endereço http://www.nordesteculinaria.com.br/.

– O escuro da noite da Praça Roosevelt, em São Paulo, foi iluminado pelos cliques dos diversos fotógrafos que ocuparam o espaço durante a Jornada Fotográfica. Saiba mais em http://catracalivre.uol.com.br/2009/04/fotografos-fazem-da-praca-roosevelt-sala-de-aula/.

– A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são: promover a compreensão internacional e intercultural; expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral; desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro e entre os países. Veja o endereço http://www.wdl.org/pt/.

– No site Culturabrasil (http://www.culturabrasil.org/) você encontra de tudo. Como diz o próprio nome do site, são textos para manter você bem informado sobre a história.

– E o portal da filosofia tem textos para ser baixado gratuitamente, no endereço http://www.centro-filos.org.br/alunos/?action=eBook&pagina=1.

– Fique ligado, porque o Festival de Cannes vem aí, no período de de 13 a 24 de maio. O endereço é http://www.festival-cannes.com/en.html. (Site em Inglês e Francês)

– Estando ligado, consulte o Cinando.com (http://cinando.com/), que é o mais importante banco de dados da indústria cinematográfica. Um banco de dados que conta com empresas, filmes, projetos e direitos. Com atualizações diárias, é uma ferramenta essencial para os pesquisadores, cinéfilo e curiosos. O Cinando.com tem 6 milhões de páginas visualizadas por ano. Faça o registro e clique em “Free preview”. Só lembrando que o Cinando.com é apoiado pelo programa MEDIA, da Comissão Européia.


FUMP REALIZA LEILÃO DE APARTAMENTOS

A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) realizará, no dia 8 de maio, leilão de quatro apartamentos que pertenciam à antiga moradia estudantil da UFMG.

As unidades possuem quatro quartos e estão localizadas na rua David Alves do Vale, 211, bairro Santa Rosa. O leilão terá início às 10h e será realizado no próprio local.

Os interessados podem visitar os apartamentos de 27 a 30 de abril ou nos dias 5 e 6 de maio, de 9h às 11h e de 14 às 17h.

O valor arrecadado com o leilão será utilizado na construção da moradia estudantil do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros.
Outras informações no edital em http://www.fump.ufmg.br/site/modules/inicasa/index.php?pagenum=3.pdf.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011754.shtml – 28/04/2009)


ARTISTAS DO VALE DO JEQUITINHONHA PARTICIPAM DE TRADICIONAL FEIRA NA UFMG


De 4 a 9 de maio, a Praça de Serviços da UFMG recebe a 10ª edição da tradicional Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. Para os artesãos, a feira representa uma oportunidade para divulgar e ampliar o comércio dos produtos característicos da região.
Já os visistantes podem apreciar e adquirir peças em argila, bambu, cerâmica, couro, madeira, palha e papel, além de bordados, artigos de cestaria e tapeçaria, pinturas, licores, cachaças e produtos alimentícios.

A feira é uma realização da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, em parceria com o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, a Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha (AMEJE) e prefeituras dos municípios da região.

Seminário – O Vale do Jequitinhonha também será foco de debates nos dias 7 e 8 de maio, quando acontece o seminário Visões do Vale 4. O objetivo é reunir pesquisadores, agentes governamentais e a população do Vale para compartilhar e discutir características, problemas e potencialidades da região sob diferentes perspectivas. Nesta quarta edição, o tema é População: origem e movimentos.

O Visões do Vale é realizado, desde 2004, pelo Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4067.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011644.shtml – 27/04/2009)




BOM FERIADO PARA TODOS NESTE 1º DE MAIO!






Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 17, de 27/04/1989, publicou notícias sobre definições da reunião do CAD – Comissão de Administração de Dados, paradas do A10, implantação do Correio Eletrônico Hermes, dicas da Biblioteca, entre outras. A notícia que se destacou foi:

ENTRADA DE DADOS NO SISTPAG
A Divisão de Sistemas Funcionais está implantando, esta semana, o subsistema de entrada de dados do SISTPAG (Pagamento de Pessoal de Obra). A implantação representa uma economia de digitação de 24.000 registros por mês. O subsistema é composto de 14 programas e opera em micros da linha PC. Ele trará maior segurança para o processamento, uma vez que o usuário somente precisará informar as alterações da folha.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o de maio; Paulo Sérgio Moura Brandi e Sérgio Maurício de Oliveira, no dia 04; Iremar Nunes de Lima, Reuber Luiz Neves Koury e Cristina Campos Brasil da Fonseca, no dia 05.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas durante as aulas de Carmem Regina Maia, instrutora do módulo Ética no Serviço Público do curso de Capacitação Noções de Administração Pública, organizado pelo CECOM, Face e ProRH. Esse módulo foi ministrado no período de 08 a 22 de abril/2009 . As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.