Sistemático: Edição 1423 – 07/05/2009


Notícias



UFMG JÁ TEM MAIS DE 13.400 COMPUTADORES

Anualmente a DAI – Diretoria de Avaliação Institucional – informa ao INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – dados da UFMG relativos à sua infraestrutura acadêmica e administrativa. Como parte do trabalho de levantamento destas informações é feito um censo interno para a quantificação do parque computacional da universidade, considerando-se servidores, desktops e notebooks.

Este ano, contando novamente com o apoio fundamental dos agentes de informática e dos administradores de rede, o CECOM consolidou os dados coletados e os enviou nesta quarta-feira, dia 06, à Prof. Maria do Carmo Lacerda Peixoto. Os principais números são:

– 13.416 é o total de computadores;

– 9.034 deles são usados para fins acadêmicos;

– 4.382 para fins administrativos;

– 13.238 estão ligados à rede UFMG e à Internet.

Trabalharam nesse levantamento Fernando Frota Machado de Morais e Antônio Eustáquio Rodrigues.

CECOM PARTICIPA DE TREINAMENTO NO DCC

A equipe do Synergia que, em parceria com a ATI/CECOM, está desenvolvendo o módulo do sistema de gestão acadêmica da graduação da UFMG, convidou os analistas Gilmar Lima Guimarães e Diogo Freitas D. Magalhães para participarem do treinamento sobre Análise de Pontos de Função, promovido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC). Essa metodologia é muito utilizada em empresas de Engenharia de Software pois ela proporciona uma métrica padronizada, e que pode ser auditada, para verificação do tamanho de um projeto de desenvolvimento de sistemas de informação.

O treinamento foi realizado no dias 05, 06 e 07/05, no horário da manhã, na sala 2027 do ICEx. Os instrutores do curso foram os analistas Eduardo P. Borges e Anderson Peixoto, ambos do Synergia/DCC.

 

CECOM PARTICIPA DE EVENTO DA DLINK

Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, participou de evento promocional da DLink nesta terça-feira, 06 de maio, no Ouro Minas Palace Hotel, quando foram apresentadas as soluções corporativas oferecidas pela empresa no Brasil. O enfoque do evento foi mostar que a DLink, normalmente associada a produtos para o mercado doméstico, como switches e roteadores wireless, também conta uma linha de equipamentos capaz de atender a empresas de todos os tamanhos, inclusive as operadoras de telecomunicações.

Apesar deste desconhecimento da marca por parte do mercado corporativo, a UFMG é usuária de produtos DLink desde a implantação da primeira etapa da Rede UFMG, operacional desde 1993, quando foram adquiridos hubs modelos DH-1600 e DH-1200. A maioria deles já foi desativada, apesar de ainda funcionais, devido à obsolescência gerada pelas necessidades de evolução em termos de segurança e velocidade da rede. A segunda mudança da Rede UFMG começou em 1994 e tratou de corrigir algumas deficiências de projeto e implementação. Na terceira fase, iniciada no final do ano 2000, que incluiu a montagem de uma rede principal Gigabit interligando os roteadores, foram utilizados swiches gerenciáveis DLink modelo DES-3225G, a maioria deles ainda operacional e ativa.

Como resultado desta participação, a DLink está disposta a ceder, para testes na UFMG, alguns equipamentos, como roteador Gigabit, necessários para interligar os prédios e órgãos da Administração Central à Rede Giga (correspondente à quarta fase de evolução da Rede UFMG), e uma infraestrutura mínima para acesso wireless, compreendendo access-point e switch wireless (controlador).

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de abril/2009, foram registrados 7.192 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG, por exemplo, acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente podem usar este e serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária.

Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço proxy.

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando com mais um novo estagiário em seu quadro. Trata-se de Gabriel Vítor de Souza Furtado, aluno do curso de Biblioteconomia, que iniciou o estágio no dia 04 de maio. Gabriel Furtado foi lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde já está participando das atividades de atendimento aos usuários administrativos.


Gabriel Furtado


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Um portal bacana para quem mora sozinho e quer fazer uma comida deliciosa, ir ao show ou mesmo ficar por dentro do que rola, é http://portalalone.com.br/.

– Música eletrônica no deepbeep toca on -line. O Renato Lopes reuniu umas faixas bacanas e boa parte de disco vinil. Vale a pena conhecer e ouvir. Vá até o endereço http://www.deepbeep.com.br/.

– Esta dica é para quem mora em São Paulo. A geladeira ficou vazia? A festa está acabando por falta de bebida? Então, ligue GeladaExpress, em http://geladaexpress. com.br/, e não deixe sua festa acabar.

– “O Projeto Blues na Banca volta às sextas-feiras, levando cultura e entretenimento ao centro do Rio de Janeiro. Os shows, com início sempre à noitinha, tem antes a tradicional Jam Session com os frequentadores. Os eventos são realizados a céu aberto e inteiramente gratuitos”. Veja em http://bancadoblues.blogspot.com/.

– Você conhece o My Brute? My Brute é um jogo em flash, que virou febre na Internet, sendo jogado por pessoas de todo o mundo. Em inglês, o jogo não tem nada demais, mas é viciante. Vá até o endereço http://www.mybrute.com/.

– Está marcado o lançamento do Empório Sorio, importadora especializada em vinhos da Córsega (ilha do Mediterrâneo). A importadora funcionará a partir do dia 13/05 pelo site http://www.emporiosorio.com.br/.

– E agora? “Este site não é afiliado com o Google, ele simplesmente faz uso do Google Custom Search para restringir suas pesquisas de arquivos Torrent. A intenção deste site é o de demonstrar o duplo padrão que foi exemplificado na recente Pirate Bay Trial. Sites como o Google oferece muito mais a mesma funcionalidade que o Pirate Bay e outros sites de Bit Torrent, mas não são orientados porque tem cacife político e jurídico para se defenderem ao contrário destes pequenos sites independentes.” Saiba mais em http://thepirategoogle.com/.


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE ABRIL/2009


Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de abril/2009, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
482.993
99
172.860
655.952
2.588.094
3.244.046


As médias diárias durante o mês de abril foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
16.100
3
5.762
21.865
86.270
108.135

 


PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR UFMG TERMINA NA SEGUNDA-FEIRA


Termina na próxima segunda-feira, 11 de maio, o prazo para que os interessados em concorrer ao Vestibular UFMG 2010 participem do Programa de Isenção da taxa de inscrição. Além da isenção integral, o Programa também concede isenção parcial de 50% do valor da taxa de inscrição. No ano passado, 14.920 candidatos ao Vestibular conseguiram isenção integral e 3.037 conseguiram a isenção parcial.

As inscrições no Programa de Isenção serão realizadas somente pela internet. Os interessados devem acessar o endereço do Programa (www.ufmg.br/copeve) e responder a todas as questões do Formulário Socioeconô-mico nele contido. No último dia de inscrição ao Programa, ou seja, 11 de maio de 2009, o link para a inscrição na página da Copeve estará disponível somente até às 19h.

Para quem não tem acesso à internet, há postos de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, no Centro Cultural da UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro) e na sede da Copeve, no Campus Pampulha da UFMG (avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Unidade Administrativa III, 2º andar).

Depois dessa etapa, os candidatos devem enviar pelos Correios, até 13 de maio, cópias de toda a documentação comprobatória necessária. O edital completo do Programa de Isenção para o Vestibular UFMG 2010 está disponível no site da Copeve (www.ufmg.br/copeve).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011820.shtml – 08/05/2009)

 




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 18, de 05/05/1989, publicou notícias sobre a implantação de formulários no Hermes, caixas postais interessantes, paradas do Sistema A10, recepção do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

IMPLANTAÇÃO DO HERMES
Na última semana, foram implantados no Correio Eletrônico os seguintes órgãos/unidades:
– dia 27/04: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pró-Reitoria de Pós-Graduação;
– Dia 28/04: Pró-Reitoria de Graduação;
– Dia 03/05: DSG;
– Dia 04/05: Contabilidade.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, hoje, dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo Miguel Raposo, no dia 08; Antônia Dalva Cunha, no dia 10; Maria das Graças Santa Bárbara e Carolina Lauriano da Silva, no dia 11; e Maria de Fátima Vaz de Oliveira, no dia 13.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático deseja um Feliz Dia das Mães para essas mulheres ceconianas com seus mil adjetivos: alegres, comunicativas, bravas, orgulhosas, faladeiras, criativas, contadoras de histórias, sonhadoras, sensíveis, graciosas, eternas mães. Um grande abraço para todas e também para os Pães, que são pai e mãe ao mesmo tempo. (Fotos de Gabriel Pinheiro)


Bárbara


Xina


Márcia Lemos


Denise


Beth


Elza


Márcia França


Cristina


Selma