Sistemático: Edição 1424 – 14/05/2009


Notícias



ATI PARTICIPA DO WTIIFES 2009

Na última semana, de 05 a 08/05, os professores Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, e Márcio Luiz Bunte de Carvalho, diretor do LCC, participaram do III Workshop das Instituições Federais de Ensino Superior.

O evento ocorreu no Hotel Hilton, em Belém/Pará, e contou com a participação de gestores e técnicos de TI das IFES, além de técnicos e diretoria da RNP.

A programação do Workshop incluiu diversas sessões técnicas sobre trabalhos e desenvolvimentos na área de TI das IFES, mesas redondas e uma sessão RNP. Nesta última, foi apresentado um resumo dos diversos projetos em desenvolvimento da RNP de interesse das IFES e as perspectivas futuras.

O Workshop é uma iniciativa do CGTIC – Colégio de Gestores de Tecnologia e Comunicação das IFES, órgão consultivo da Andifes na área de TI.

No último dia do evento, foi feita uma reunião plenária do CGTIC para eleição da nova diretoria do Colégio para o período 2009-2010, ficando assim:

Coordenador: Ademir Dias Lima (Unirio)

Coordenador Adjunto: Javam C. Machado (UFC)

Secretaria: Rosamaria Viana (UFBa), Marcos Antônio Leandro (FURG), Hugo Nascimento

(UFG), Freud Antônio Gomes (UFTM), Marcelo Ladeira (UnB).

Uma lista dos trabalhos publicados e apresentados no evento está disponível no site http://www.iiiwticifes.ufpa.br. Os anais do workshop, publicados em CD, estão disponíveis com as diretorias do CECOM e LCC.


Prof. Márcio Bunte


Prof. Paulo Seixas

 

CECOM ATUALIZA VERSÃO DO SISTEMA OPERACIONAL DO MAINFRAME

Dando continuidade às tarefas relacionadas à implantação da nova versão do sistema operacional do computador central utilizado pelo CECOM (mainframe), um Unisys Libra 300, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) programou a realização da segunda etapa de atividades para a próxima quarta-feira, dia 20/05.

Para permitir a realização das tarefas, todos os sistemas que são acessados usando o programa Plenus, ficarão indisponíveis a partir das 17h, voltando a poder ser usados normalmente na manhã da quinta-feira, 21/05.

A realização das atividades estará a cargo de Aleixina Maria Lopes Andalécio, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Fábio Luiz de Morais, da DAC, com o apoio de Thomas Dietrich Kosfeld, da MSA.

 

CECOM PARTICIPA DE COMISSÂO PARA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

A Pró-Reitoria de Administração instituiu a Comissão para Coleta Seletiva Solidária, com o objetivo de implementar e supervisionar a separação dos resíduos recicláveis descartados no prédio da Reitoria. A comissão está composta pelos funcionários: Edson de Morais, da Pró-Reitoria de Administração; Patrícia Margareth Sallum, da Diretoria de Avaliação Institucional; Rosa Maria Alves Pereira, da Pró-Reitoria de Extensão; e Vicentina Maria Queiroz, do Centro de Computação, sob a presidência de Rosa Maria Alves Pereira.

A comissão se reuniu na última terça-feira, dia 12, com a presença dos membros da Comissão de Coleta Seletiva do Campus Pampulha: Ana Marques Machado, Rita Viana Gonsalves, Eugênio Monteiro Filho e Alcione Aguiar Souza.

Essa comissão relatou o que se tem feito na UFMG sobre a coleta seletiva e o que deverá ser feito com uma divulgação melhor para todos aderirem ao programa.

“A Universidade tem obrigação de dar destino, conforme a lei, aos resíduos gerados em todas as suas atividades – desde substâncias químicas resultantes de experiências em laboratórios, materiais descartados nos serviços de saúde, restos de alimentos de cantinas e restaurantes, galhos, folhagens e grama aparados, até lâmpadas fluorescentes queimadas.

Mas a destinação correta depende de uma série de ações, entre as quais a caracterização e a especificação da quantidade diária de resíduos gerados, e a adoção de um plano de gerenciamento de resíduos, que busque a minimização do que é gerado e o tratamento mais adequado a cada tipo de resíduo. “ (Fonte: Site do DSG)

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Medida visível é a medição de filmes para Internet. São filmes em 150 sites com mais de 100 milhões de visualizações. Veja em http://www.visiblemeasures.com/.

– Uma parede “em branco” é igual a uma tela. Não está completa até você estampar arte nela. A gente cansou de passar por milhares de paredes implorando por atenção e carinho e ver que nada estava sendo feito a respeito. Começamos então a “obra de arte” com pincéis, stencils, adesivos de vinil e qualquer coisa que passasse pela nossa cabeça. Vá até o endereço http://www.dizdecor.com/.

– O site organizeseucasamento.com , em http://www.organizeseucasamento.com.br/, é um ótimo lugar para quem vai casar. Dicas de festas, enxovais, convites, casa, utensílios e outras coisas mais. Vai casar? Então, não perca tempo e visite o site.

– Segundo o site xixinobanho.com fazer xixi no banho economiza uma descarga por dia. Quer saber mais? Visite o site http://www.xixinobanho.org.br/.

– Bacana. No yooouuuuutuuuube.com você assisti vídeo em um grande mosaico. Estava assistindo ao video http://www.youtube.com/watch?v=XnamP4-M9ko e ficou muito louco. Tão louco que quase fiquei estrábico. Veja em http://www.yooouuutuuube.com.

– O Double X (http://www.doublex.com/) é um novo site escrito majoritariamente por mulheres, e não apenas para elas. Percorrendo o site, você encontrará assuntos sobre política, cultura, moda, amizade e muito mais. “Como estamos apenas começando, queremos ter a certeza que você acompanhará este site.” (Site em Inglês)

– Primeira propaganda do Google na TV sobre navegador de internet Chrome. A estréia foi nos EUA. Assista ao vídeo no youtube.com, no endereço http://www.youtube.com/watch?v=SHZFsJKlsu&eurl=http%3A%2F%2Fgoogleblo g%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature =player_embedded.


UFMG AMPLIA PRAZO PAR INSCRIÇÕES AO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG prorrogou, para o dia 15 de maio, às 19h, o prazo para participação no Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Concurso Vestibular 2010. A postagem da documentação comprobatória poderá ser feita até o dia 18 de maio.

Segundo informações da Copeve, até o último, dia 10, 17,5 mil pessoas haviam realizado a inscrição, enquanto no ano passado o Programa contou com mais de 23 mil inscritos. “Considerando que esta é a primeira vez que o Programa recebe inscrições apenas pela Internet, optamos por ampliar o prazo”, explica a coordenadora da Copeve, professora Vera Resende.

Além da isenção integral, o Programa também concede isenção parcial de 50% do valor da taxa de inscrição. No ano passado, 14.920 candidatos ao Vestibular conseguiram isenção integral e 3.037 obtiveram a isenção parcial.

As inscrições no Programa serão realizadas somente pela internet. Os interessados devem acessar o endereço do Programa (www.ufmg.br/copeve) e responder a todas as questões do Formulário Socioeconômico nele contido. No último dia de inscrição ao Programa, o link para a inscrição na página da Copeve estará disponível somente até às 19 horas.

Para quem não tem acesso à internet, há postos de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, no Centro Cultural da UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro) e na sede da Copeve, no Campus Pampulha da UFMG (avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Unidade Administrativa III, 2° andar).

Depois dessa etapa, os candidatos devem enviar pelos Correios, até 18 de maio, cópias de toda a documentação comprobatória necessária. O edital completo do Programa de Isenção para o Vestibular UFMG 2010 está disponível no site da Copeve (www.ufmg.br/copeve). (Da Assessoria de Imprensa da UFMG)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/011860.shtml – 13/05/2009)

REITORIA TERÁ DEDETIZAÇÃO NO SÁBADO


No próximo sábado, dia 16/05, será realizada dedetização no prédio da Reitoria. A dedetização está marcada para o período da manhã e a Seção de Serviços Gerais da Reitoria solicita as seguintes providências: entrega das chaves à SSG para possibilitar o acesso a todas as dependências dos setores a serem dedetizadas e nas copas de todos os andares os vasilhames e gêneros alimentícios deverão ser acondicionados de forma a evitar contaminação pelos produtos aplicados


TUITAR PRA QUÊ?

Xina, que só recentemente aderiu ao Orkut, tem recebido convites para usar também o twitter e se perguntado: para que isso serve? Ela encontrou a matéria Tuitar pra quê?, de B.Piropo, publicada no Caderno de Informática do Jornal Estado de Minas, de 07/05/2009, que a ajudou a optar por não aceitar esses convites. O Sistemático publica o artigo na íntegra.


Twitter é uma rede social que permite a seus usuários trocarem entre si pequenas mensagens (de até 140 caracteres) conhecidas como “tweets”. A frase anterior tem exatos 140 caracteres e, portanto, corresponde ao tamanho máximo de um “tweet”. Para que serve um negócio destes? Não sei. Mas sei que o blog Nielsen.com classificou o Twitter como a rede de crescimento mais rápido na internet, a ponto de tornar-se um sucesso mundial, inclusive no Brasil.

O número de usuários não é divulgado pela empresa, mas o Forrest Research estima uma cifra próxima de cinco milhões e a Compete.com divulgou que o Twitter ocupa o terceiro lugar entre as redes de maior tráfego (as duas primeiras são Facebook e MySpace, nesta ordem), o que permite estimar que o número de visitantes únicos esteja próximo de seis milhões e o de visitas mensais na ordem de 55 milhões. É muita gente. E tudo isto para trocar mensagens de não mais que 140 caracteres…

Para participar, basta acessar o sítio do Twitter em http://twitter.com/, escolher um nome de usuário e criar uma senha. Isto feito, você pode usar o próprio Twitter para perscrutar suas contas nos principais servidores de “webmail” como o Gmail, Yahoo, AOL, Hotmail e MSN, verificar se seus contatos mantêm conta no Twitter e selecioná-los para receber as mensagens deles ou oferecer-se para que eles recebam as suas. Ou ainda, encontrar alguma “celebridade” e “segui-la” (“follow”), o que fará com que você se mantenha absolutamente em dia com tudo o que ocorre na vida dela, momento a momento, tomando conhecimento da ocorrência de fatos de importância transcendental do tipo que seria impossível viver sem saber, como: “Fui entrevistado pela revista Contigo” e outras tantas revelações de igual relevância.

A intenção declarada dos idealizadores da rede social foi criar uma forma pela qual cada um de nós pudesse informar ao mundo o que se está fazendo a cada momento. E quem assistir o vídeo (foto) que ilustra a página de abertura do sítio verá que a coisa é levada a sério. Após a exposição inicial informando qual é o “espírito da coisa”, o vídeo afirma textualmente: “Mas você não mandará um e-mail a um amigo para dizer-lhe que você está tomando um café. Seu amigo não precisa saber disso. Mas e as pessoas que querem saber sobre as pequenas coisas que ocorrem em sua vida? Insinua que estas poderão, via Twitter, tomar conhecimento do crucial acontecimento.

Francamente, por mais que eu dê tratos à bola não me ocorre quem possa demonstrar qualquer interesse pelo fato de alguém estar ou não tomando um café neste ou naquele momento. O que me faz continuar sem entender para que serve o Twitter.

Isto vinha me preocupando um pouco. Afinal, a rede é um fenômeno em escala mundial e já há “celebridades” que estão sendo pagas para “tuitar”. Será que eu não estaria deixando escapar algum detalhe, justamente aquele que esconde a relevância da coisa toda?

Descobri que não. Semana passada dei com os costados em um sítio interessante, destes que oferecem informações em mais de 140 caracteres, o Silicon Alley Insider. E lá, no URL http://www.businessinsider.com/60-of-twitter-users-quit-after-a-month-2009-4, encontrei um artigo de Nicholas Carlson informando que quase dois terços dos usuários do Twitter abandonam a rede após seu primeiro mês. E, no The Inquisitr, postado na mesma data (28 de abril passado), o artigo de Steven Hodson “Os números que Twitter não quer que você conheça” (www.inquisitr.com/23004/the-numbers-twitter-doesnt-want-you-to-know-about/), onde o autor afirma claramente que “não há um número suficiente de novos usuários (do Twitter) para suprir a falta dos que desertam depois de certo período”.

De onde se conclui que: 1) Ninguém aguenta um negócio destes por muito tempo; e 2) A tendência é que este, como todos os demais modismos, definhe e desapareça. E, mesmo estando sujeito a receber protestos indignados, me atrevo a acrescentar que, no que me diz respeito, não fará a menor falta…


COPASA REINICIA SERVIÇOS NO CAMPUS PAMPULHA

Ainda neste mês de maio, a COPASA reiniciará os serviços para a execução das redes de esgotos sanitários do Campus Pampulha. Os serviços atendem compromissos assumidos pela COPASA em 2006, por meio da celebração de convênio entre a UFMG e aquela Companhia de Saneamento.

O campus, de maneira geral, será bastante afetado pela execução das obras, que se desenvolvem na sua maior parte nos pavimentos das ruas e também em áreas de circulação de pedestres.

Os serviços programados serão iniciados na região da Área de Serviços, que compreende o DEMAI, Assufemg e Oficina Mecânica. Além destas, serão iniciados também na Escola de Belas Artes, Reitoria/Praça de Serviços, Creche, LEAT, Química, Coltec e Escola de Engenharia.

Os locais onde se desenvolverão as demais frentes de obras serão informados com antecedência pelo DEMAI.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 19, de 26/05/1989, publicou notícias sobre resoluções da Comissão de Administração de Dados, participação de Eduardo Henrique Lima, diretor do CECOM, no XXXII Encontro Nacional de Usuários Unisys, em Salvador, visita de pessoal da MSA, curso de Editor de Textos para a Pró-Reitoria de Graduação, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SS VIA HERMES
Foi implantado, a partir de 16/05, uma versão on-line da solicitação de serviços (SS), que é enviada normalmente pelos usuários às Divisões de Sistemas Funcionais e Acadêmicos. Esta versão, via Hermes, estará disponível a todas as caixas postais cadastradas no Correio Eletrônico. Nas próximas semanas, serão criados novos formulários de uso geral da UFMG, que serão definidos pelos usuários interessados em conjunto com a gerência do correio (CECOM).

IMPLANTAÇÃO DO HERMES
Continuando o processo de implantação do Correio Eletrônico, são os seguintes os órgãos/unidades que passaram a usar oficialmente o Hermes na última semana:
dia 08/05 – Coordenadoria de Comunicação Social; dia 17/05 – Depto. de Manutenção;
dia 19/05 – Proplan.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16, Eduardo Costa e Silva e prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC), no dia 19S

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A edição 2009 da Mostra das Profissões, realizada de 28 a 30 de abril, e sediada nos prédios da Fafich, Fale, Ciência da Informação, Face e Reitoria, teve a participação de funcionários e estagiários do CECOM, como operadores de áudio/vídeo e organizadores de platéia das palestras oferecidas aos alunos do ensino médio e professores. O evento apresentou os 65 cursos oferecidos pela UFMG e outros nove que se encontram em fase de estudos. Para mostrar a presença dos ceconianos na Mostra, Gabriel Pinheiro e Carolina Alves registraram para O Sistemático o momento em que eles se encontravam trabalhando.


Bárbara


Carolina


Gabriel Pinheiro


Ana Paula Lobato


Rubens


Luiz Temponi