Sistemático: Edição 1425 – 21/05/2009


Notícias



GILMAR GUIMARÃES ASSUME A DIRETORIA DO DAP

Gilmar Lima Guimarães já não é mais o vice-diretor do CECOM. Convidado pela Administração Central, ele assumiu, no dia 18/05/2009, a direção do Departamento de Administração de Pessoal (DAP). A Vice-Diretoria do DAP continuará com Elisete Moreira.
Gilmar Guimarães é Analista de Tecnologia da Informação, formado em Engenharia Elétrica pela INATEL, em Administração de Empresas pela UNA, Especialista em Tecnologia da Computação e Mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Entrou para a UFMG em janeiro de 1981, contratado para o Centro de Computação como Analista de Sistemas. Ocupou várias chefias na área de desnvolvimento de sistemas e, em maio de 1994, assumiu a Vice-Diretoria do CECOM.Em 1998, pediu licença da função para terminar o Mestrado em Ciência da Informação, retornando em setembro de 1999, após defender a dissertação. Ocupou o cargo de Vice-Diretor até aceitar o convite para assumir o DAP.

Em comunicado ao CECOM, o diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca disse o seguinte: “Em meu nome, e de todos os colaboradores do Centro de Computação, registro os votos de sucesso ao nosso colega e amigo Gilmar. Certamente a falta que ele nos fará será recompensada, ao vermos o reconhecimento institucional que seu trabalho, realizado com dedicação e qualidade ao longo de todos esses anos, passa a ter na UFMG.

É mais um degrau na vida profissional de alguém que muito admiramos e por quem torcemos. Em seus novos caminhos, Gilmar continuará contando com o nosso apoio. Assim como nós, com o dele.”


Gilmar Guimarães

MÁRCIA LEMOS É A NOVA VICE-DIRETORA DO CECOM

Com a saída de Gilmar Lima Guimarães da Vice-Diretoria do CECOM, Márcia Regina Lemos, diretora da Divisão de Apoio Administrativo, assumiu o cargo no dia 18/05/2009.

Márcia Lemos é Administradora, formada em Administração pela UFMG e tem Especialização em Gestão Pública. Entrou para a UFMG em janeiro de 1980, como Agente de Mecanização e Apoio. Foi Assistente em Administração e Auxiliar de Processamento até realizar novo concurso público, quando passou a ocupar o cargo de Administrador. Antes de assumir, em 1994, a diretoria da Divisão de Apoio Administrativo, foi Secretária da Diretoria Geral do CECOM e diretora da Divisão de Suporte Técnico.


Márcia Lemos

GVT GANHA LICITAÇÃO PARA FORNECER SERVIÇOS DE DDD EM BELO HORIZONTE

O CECOM promoveu pregão eletrônico, no dia 13/05, para contratação de serviços de telefonia DDD, sendo vencedora do certame a empresa Global Village Telecom Ltda. (GVT).
Assim, em breve, após a instalação de equipamentos pela GVT nas centrais telefônicas, os serviços DDD de Belo Horizonte, originados das centrais da Pampulha, Saúde, Engenharia e Museu de História Natural, serão feitos por esta prestadora.

Participaram da abertura do pregão, Márcia Regina Lemos, como pregoeira, Bárbara Coelho Alves Pereira, da DAA, e Antônio Carlos Soares, da DRC, como equipe de apoio.
Para serviços DDD, originados da central telefônica de Montes Claros, não houve ganhadores, pois os preços ofertados estavam além da expectativa da UFMG.

O mesmo aconteceu para os serviços DDI de todas as centrais da UFMG. O CECOM promoverá nova licitação para contratação desses serviços.


Antônio Carlos, Bárbara Coelho e Márcia Lemos

CECOM ATUALIZA SISTEMA OPERACIONAL E AMBIENTE JAVA DE SERVIDOR DE APLICAÇÕES DO SISTEMA ACADÊMICO

No último final de semana, dias 15 e 16/05/2009, o sistema operacional e o ambiente Java do servidor Urano, que executa as consultas aos dados acadêmicos da UFMG, foram atualizados. O Sistema Operacional utilizado conta agora com a versão CentOS 5.3 e o ambiente de desenvolvimento Java, o WebSphere Application Server (WAS), passou para a versão 6.1.23 com os complementos de WEBServices e EJB3.

Durante esta semana, a utilização das aplicações Java que estão disponibilizadas neste servidor, como Diário e Sistema de Pós-Graduação, estão sendo monitoradas pelas equipes da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) e Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS).

As atividades de atualização do servidor ficaram a cargo de Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC.

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

Com a saída do estagiário Álvaro César Leão Teixeira, a Divisão de Redes de Comunicação (DRC) contratou para ocupar a vaga o estudante Guilherme Mattar Bastos, do curso de Ciência da Computação. Guilherme Bastos iniciou o estágio no último dia 19 e já iniciou seus trabalhos na divisão.


Guilherme Bastos

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES


– Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Imagem do dia da Nasa. Maravilhosa. Veja em http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1362.html.

– Transformando-se em uma espécie de editora eletrônica,o Scribd, apresentou nesta segunda-feira, o compar-tilhamento de várias revistas em que as pessoas podem ler livros, relatórios de investigação, trabalho de casa, receitas e outros. Vá até o endereço http://www.scribd.com/. (Site em Inglês)

– Vejam os vídeos malucos no site http://nizmlab.com/.

– Já que o negócio é video comercial, filmes, músicas etc., visite o site http://chunnel.tv/.

– O Worth1000 é um dos sites mais conhecidos para quem gosta de manipulação de imagens ou, dito de outra forma, de fotografias manipuladas pelo software de edição de imagem mais utilizado no mundo – o Photoshop. O que o site oferece aos seus visitantes é um concurso diário de manipulação fotográfica e galerias temáticas onde todos os trabalhos submetidos a concurso podem ser vistos. O endereço é http://www.worth1000.com/.

– Uma galeria do Grand Palais, em Paris, abriga uma exposição com 300 obras de 150 grafiteiros de inúmeros países, incluindo o Brasil. Esta é a primeira vez que uma exposição de grafites é realizada em um prestigioso museu da França. Veja em http://www.tagaugrandpalais.com/.

– Informações sobre o tráfego de Belo Horizonte com câmeras pelas principais ruas estão no endereço http://www.uai.com.br/UAI/html/capa_bhtrans,id_sessao=24/capa_bhtrans.shtml.

Dica da Dora, da DAA:

– O Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo, por meio de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Pesquise no mapa e saiba o lugar mais próximo da sua casa para entregar o lixo em http://www.cempre.org.br/.

Dica da Cristina Queiroz, da DAA:

– Dêem uma olhada na edição especial da Revista Veja sobre a Segunda Guerra Mundial, no endereço :http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao003/indice.shtml.

Achei bem bacana!


INTERNET: HÁBITO OU TRANSTORNO?

O Caderno de Informática do jornal Estado de Minas, de 14/05/2009, publicou a matéria “Internet: Hábito ou Transtorno?”, transcrita, na íntegra, abaixo. A colaboração é de Aleixina Maria Lopes Andalécio, da DAC.

Conferir caixa de entrada de e-mails de cinco em cinco minutos, manter inúmeras abas abertas no navegador e travar conversas virtuais com mais de duas pessoas. Tudo isso ao mesmo tempo. É assim que muita gente gasta muitas horas do dia. Especialmente os profissionais que trabalham com internet. Os hábitos são comuns a muitos, mas, se não forem observados com cuidado, o limite para um transtorno compulsivo pode ser tênue. Limite para o uso da rede, como em tudo na vida, é essencial.

"Os casos de viciados em internet já estão nos consultórios com frequência relativamente alta", diz Luciana Nogueira de Carvalho, vice-presidente da Associação Mineira de Psiquiatria. Especializada em saúde mental de crianças e adolescentes, ela chama a atenção para o fato de que a situação aparece da mesma forma como o vício em substâncias psicoativas: "No início, o adolescente vai perdendo o interesse por situações cotidianas até o isolamento total dentro de casa e o afastamento do seu círculo de amigos".

O mais preocupante, segundo a psiquiatra, é o uso praticamente obrigatório do computador nos dias de hoje. No contato com os pacientes, Nogueira percebe que o mundo virtual é uma realidade entre os jovens e o computador está presente em todas as atividades: dos trabalhos escolares aos arranjos de festas dos fins de semana, com a comunicação diária entre os amigos.

A especialista explica que o problema do vício aparece quando conectar-se ao mundo real começa a se tornar uma tarefa difícil e que exige esforço. Com o tempo, os pais podem observar que o jovem já não sai de casa como antes e passa cada vez mais tempo na frente do PC. "Nesse momento é importante procurar a ajuda de um profissional que servirá de mediador entre o adolescente e os pais. O estabelecimento de limites é fundamental e o objetivo não deve ser a proibição, mas o uso funcional do computador, para os estudos ou para o social", recomenda.

Na própria internet, o endereço www.dependenciadeinternet.com.br é boa fonte de informação para quem tem dúvidas quanto aos limites entre o uso saudável da rede e o transtorno compulsivo. O site é ligado ao ambulatório integrado de transtornos do impulso, do departamento de psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, em que casos de dependência na web são tratados, há dois anos, semanalmente, em sessões de psicoterapia.

Cristiano Nabuco de Abreu, que coordena o ambulatório, explica que os casos são agrupados com outros transtornos do controle do impulso, como compra compulsiva, sexo compulsivo, transtorno explosivo e amor patológico. "O que há de comum é a incapacidade do indivíduo em conter o impulso de realizar um ato", define. Cada grupo é tratado separadamente. O tratamento para dependentes de internet dura 18 semanas, com sessões semanais de até 90 minutos, com grupos de no máximo 20 participantes.

O psiquiatra conta que recebe, no site, de 15 a 20 pedidos de ajuda por semana. "Um menino de 9 anos encerrou o e-mail escrevendo a palavra socorro três vezes", conta. Na maior parte dos casos, de acordo com o médico, a internet se transforma em fuga dos problemas da realidade. "É uma forma de enfrentamento esquiva; em vez de as pessoas lidarem com o meio, fogem para a internet. Tem gente que diz que a rede funciona como um Prozac (antidepressivo) para melhorar o humor."

Para que um internauta seja considerado dependente, deve apresentar cinco critérios básicos (preocupação excessiva com a internet, necessidade de aumentar o tempo conectado para ter a mesma satisfação, esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet, irritabilidade ou depressão, quando o uso da rede é restringido, apresentar labilidade emocional – internet como forma de regulação emocional -, além de um dos três complementares (permanecer mais tempo conectado do que o programado, colocar em risco trabalho e as relações sociais pelo uso excessivo e mentir aos outros a respeito da quantidade de horas on-line).

Luciana acredita que o ideal é uma conscientização da utilização do tempo pelos jovens e a possibilidade da diferenciação entre o que se considera um tempo de uso suficiente e adequado, um tempo excessivo e inadequado e um tempo exclusivo e patológico: "No mundo digital tudo pode ser compartilhado e feito por muitos e quase ao mesmo tempo; é uma nova forma de comunicação sem privacidade, mas ao mesmo tempo extremamente rica. Resta saber usar, incluir a questão da ética digital como tema a ser discutido pelos educadores nas escolas e nas conversas entre pais e filhos. Evitaríamos assim casos de exposições desnecessárias e desumanas cotidianamente trazidas aos consultórios de especialistas".

COMISSÃO PARA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA DIVULGA ORIENTAÇÕES


O Governo Federal publicou o Decreto Lei nº 5940 em 26/10/06, no qual determina que os órgãos da administração façam a separação dos resíduos recicláveis descartados e façam a sua destinação para as associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Essa participação é importante para que possa ser feito um levantamento representativo do andamento das ações do Programa de Coleta Seletiva Solidária.

Seguindo esta orientação, a UFMG criou comissões de avaliação de coleta seletiva em todas as unidades.

Conforme noticiado na semana passada no Sistemático no 16, de 14/05/2009, a funcionária Vicentina Maria Queiroz, do CECOM, participou de reunião da comissão no dia 12/05, quando recebeu as seguintes orientações:

– Papéis: Em cada sala, será colocada uma caixa para armazenamento. Pede-se colocar os papéis até rasgados, porém sem amassá-los;

– Demais resíduos serão instalados coletores especificos para: resíduos alimentícios devem ser separados dos demais resíduos; alumínios e plásticos devem estar limpos e colocados em cesta separada; copos plásticos também serão colocados na cesta própria.

Todos deverão utilizar, de preferência, copos não descartáveis.

 




Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático deixou de ser publicado em uma semana do mês de maio, devido a férias na Redação. Daí, a sua ausência nesta edição de hoje.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Wang Kui Ying, no dia 22; Jonas Fernandes Campos, no dia 23; Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho (DCC) e Luís Fernando Terenzi, no dia 25; Adeíse Lucas Pereira, no dia 26; Walter Guerra (LCC) e Ana Maria da Rocha, no dia 28.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Gilmar Lima Guimarães despediu-se de seus colegas e amigos do CECOM com uma festa no dia 14/05/2009. O encontro foi realizado na sala de café do 8º andar e contou com a presença maciça de todos os ceconianos. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Gilmar e Carlos Alfeu


Márcia Lemos e Gilmar


Gilmar e Lurdinha


Bárbara, Beth, Gilmar, Ana Paula e Michele


Michele e Gilmar


Selma e Gilmar


Gilmar e Elza


Denise e Gilmar


Carlos Alfeu, prof. Paulo Seixas e Denise