Sistemático: Edição 1427 – 04/06/2009


Notícias



CECOM DIVULGA VoIP PARA COMUNIDADE ACADÊMICA

O Centro de Computação realiza, nos próximos dias 8 e 15 de junho, treinamento do serviço VoIP para funcionários, professores e alunos da UFMG. Por meio do serviço, os integrantes da comunidade acadêmica terão números individualizados no portal minhaUFMG para realizar conversações entre computadores e telefones convencionais.

Com o cadastro no minhaUFMG, a comunidade poderá comunicar-se com outros usuários VoIP do Portal, com todos os ramais telefônicos da UFMG e com usuários e telefones de outras instituições ligadas à RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

O treinamento do dia 8 será das 14h às 17h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, campus Saúde. Os interessados em participar do treinamento neste local, devem confirmar presença até esta quinta-feira, 4 de junho, pelo e-mail comunicacaointerna@ cedecom.ufmg.br, informando os seguintes dados: nome, cargo, setor e unidade. No campus Pampulha, o treinamento será no dia 15 de junho, no horário de 14h às 17h, no auditório da Reitoria. A confirmação de participação deve ser feita até 10 de junho pelo mesmo e-mail, contendo as informações relacionadas anteriormente.

As duas apresentações estarão sob a responsabilidade de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM, e Paulo Couto Lessa, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM. Nas palestras, além de explicações sobre o VoIP, serão abordados assuntos como a instalação do software, uso dos equipamentos e casos práticos para acesso ao serviço disponível a toda a comunidade universitária.

Essa mesma palestra foi apresentada no dia 1o de junho, na Sala do Conselho, no 4º andar da Reitoria, para a equipe do CECOM.

Para a divulgação do VoIP, o CECOM contou com o apoio do CEDECOM com a montagem dos banners, blocos, cartazes, consultoria no site, além da divulgação do 3333, que também será coberto pelo serviço.

O VoIP está disponível para toda a comunidade universitária (alunos, professores e funcionários), que tenham cadastro no minhaUFMG e vínculo ativo com a instituição.

Para acessar o serviço, está disponível no Portal minhaUFMG um link onde o usuário pode fazer seu cadastro e obter todas as informações (http://www.voip.ufmg.br).


Carlos Alfeu apresentando a palestra para a equipe do CECOM no dia 1° de junho

CECOM EXECUTA MAIS UMA ETAPA DA INSTALAÇÃO DO MCP

Divisão de Atendimento e Consultoria realizou nesta quarta-feira, dia 03/06, mais uma etapa da migração para a nova versão do MCP (5.3), com a instalação do gerenciador de bancos de dados DMS II.

Agora, resta um último passo para completar a migração, que é a atualização do InfoAccess/DataAccess. O acesso aos bancos de dados via SQL está sendo feito normalmente, mas usando a versão antiga dessas ferramentas.

A instalação da nova versão será feita na próxima quarta-feira, dia 10/06, na parte da tarde.
A realização das atividades está a cargo de Aleixina Maria Lopes Andalécio, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Fábio Luiz de Morais, da DAC, com o apoio de Thomas Dietrich Kosfeld, da MSA.

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de maio/2009, foram registrados 7.467 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG, por exemplo, acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente podem usar este e serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária.

Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço proxy.

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES


-Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Em Java Oriental, Indonésia, 2.600 metros ou 8.660 pés, o vulcão Kawah Ijen parece uma grande caldeira. Com 200 metros de profundidade de ácido sulfúrico, onde os mineiros retiram enxofre fundido e com uma mistura transforma o enxofre puro para ser vendido. Veja as fotos no endereço http://www.boston.com/bigpicture/2009/06/sulfur_mining_in_ kawah_ijen.html.

– Se você está procurando um programa para converter seus vídeos, aponte seu navegador para Evom.com. Para versão Mac OS X 10.5 ou maior, tem a versão 0.94b.O endereço é http://thelittle appfactory.com/evom/.

– No site http://handbrake.fr/ tem outro programa para converter vídeo e pode ser baixado para o sistema operacional, que está instalado em seu computador. Lembrando que converte vídeo para o youtube.com.

– Compartilhe o que você ama. Faça a sua cidade e os pontos turísticos conhecidos pelo mundo. É só clicar em “Add a Recommendation”. Aproveite e descubra o que outras pessoas gostam pelo mundo. Veja em http://www.nextstop.com/.

– Segundo o Google, o Google docs importa arquivo no formato : “doc”, “xls”, “ods”, “ppt”, “csv”, “html”, “txt”, “rtf” e outros. Será que mantem o arquivo como era antes? Veja no endereço http://googledocs.blogspot.com/2009/06/virtual-formats-keep-on-coming-announcing. html.

– Ainda em fase experimental, o novo buscador Google Squared mostra o resultado em tabelas. Veja em http://www.google.com/squared.
Dica da Dora, da DAA:

– Descubra como você pode se proteger e ajudar a crianças a estarem em segurança enquanto exploram a Internet. Não deixe de visitar o site http://www.navegueprotegido.com.br/.


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MAIO/2009

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de maio/2009, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.226.816
29
444.115
1.670.960
7.295.117
8.966.077


As médias diárias durante o mês de maio foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
39.575
1
14.326
53.902
235.326
289.228

 

 

 

 





O Sistemático não circulará na próxima semana, devido ao feriado de Corpus Christi, no dia 11, retornando no dia 18/06.

 





Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 21, de 08/06/1989, publicou notícias sobre palestra sobre o ENANUNI, impressoras ligadas ao TB 27, implantação do STE, entre outras. A notícia que se destacou foi:

TRONCO DE LINHA DISCADA
Já está sendo preparada pela DTS a primeira experiência de utilização de um tronco para servir à linha discada. O objetivo final é o CECOM ter um único número telefônico (milhar 9) para ser fornecido aos usuários para comunicação com o A10, via linha discada. Neste primeiro passo, o tronco será constituído por 4 (quatro) linhas. As outras 06 (seis) linhas, atualmente em uso, serão gradativamente substituídas por outras de milhar 9 e incorporadas ao tronco.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Wilton Campos, no dia 09; e Maria Aeda Viveiros, no dia 14. Os parabéns para os ex-ceconianos: Nathália Pereira Rocha e Marília Pereira Martins, no dia 05; Rainer Brockerhoff e Rosana de Melo Faria, no dia 06; Natália Cristina Martins, no dia 07; Maria Tereza de Melo Carvalho, no dia 08; Marco Antônio Vasconcelos, no dia 10; Lísia Rocio de Abreu e Aléxia Loureiro Araújo, no dia 12; Antônio Carlos Cortez e Silva e Ignez Amorim de Almeida, no dia 13; Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14; Adriana Lima Leonel, no dia 15; Antônio Pedro Lima Santos, Rui César Andrade Pinho e O Sistemático, no dia 16; Carlos Farina e Fernando Iran Fonseca de Souza, no dia 17; Maria Aparecida Faria (Nina) e Sílvio Nascimento de Abreu Bueno, no dia 18.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários dos ceconianos dos meses e março e abril. A festa foi realizada no dia 28 de maio, na sala do café do 8º andar, com a presença de muitos ceconianos. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro, Carlos Alfeu e Paulo Lessa.


Denise, Marcos e Carlos Alfeu


Fábio, Rubens, Alda, Denise, Carlos Alfeu, prof. Paulo Seixas, Beto e Lelé


Denise e Alda


Carol e Beto