Sistemático: Edição 1428 – 18/06/2009


Notícias



AUDITÓRIO DA REITORIA RECEBE APRESENTAÇÃO SOBRE O VoIP

Após a apresentação, no dia 08/06, do serviço VoIP no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, no Campus Saúde, o CECOM promoveu, no dia 15/06, novo treinamento do serviço para funcionários, professores e alunos da UFMG., no Auditório da Reitoria, no Campus Pampulha.

A apresentação esteve sob a responsabilidade de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do CECOM, e Paulo Couto Lessa, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM. Além deles, participaram Artur Oliveira Rodrigues, estagiário da DRC, e Adyr Rodrigues Nascimento, da mesma divisão, responsável pela edição de gravação do treinamento.

Para a realização da apresentação, o CECOM contou com o apoio do CEDECOM na organização e divulgação, com as fun-cionárias Ana Palmira Puglia Ladeira e Amanda Armond Couto Marchetti; e com a CAC na infraestrutura de áudio e vídeo, com os funcionários Ivanildo Lúcio dos Santos e Hector Michel Pires.

Além das explicações sobre o VoIP, foram abordados assuntos como a instalação do software, uso dos equipamentos e casos práticos para acesso ao serviço.

O VoIP está disponível para toda a comunidade universitária (alunos, professores e funcionários), que tenham cadastro no minhaUFMG e vínculo ativo com a instituição.
Para acessar o serviço, está disponível no Portal minhaUFMG um link onde o usuário pode fazer seu cadastro e obter todas as informações (http://www.voip.ufmg.br).

A filmagem da apresentação e os slides logo estarão disponíveis no site do VoIP.


Carlos Alfeu apresentando o serviço VoIP


Carlos Alfeu, Paulo Lessa e Artur Rodrigues

CECOM PARTICIPA DE CURSO DA RNP

Fernando Frota Machado de Morais, diretor da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), está em Porto Alegre/RS, participando do curso Tratamento de Incidentes de Segurança da Escola Superior de Redes.

O curso teve início no dia 15/06 e será encerrado amanhã, dia 19/06. As aulas, em tempo integral, estão sendo realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 


Fernando Frota

 

ENCERRADO O CURSO DE CAPACITAÇÃO DO CECOM

Foi encerrado no último dia 10, o curso de Noções de Administração Pública, organizado pelo CECOM/FACE/ProRH, para reciclagem e complementação da formação de funcionários do próprio CECOM e convidados de alguns órgãos da Administração Central.

O curso, coordenado pelo prof. Reynaldo Maia Muniz, teve carga horária de 120 horas com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, no Auditório da Copeve. A primeira e última aula foram realizadas no Auditório do DSG e o encerramento foi realizado no espaço de convivência do prédio do DSG.

Além do prof. Reynaldo Muniz, foram instrutores do curso prof. Paulolinto Pereira, prof. Allan Claudius Queirós Barbosa, Elizabeth Gonçalves Bastos, Carmen Regina Maia e Simone Baccarini Nogueira.

Participaram do curso: Ana Maria Motta e Oliveira Rodrigues (PRA), Antônio Eustáquio Rodrigues (CECOM), Cecília Pires Bicalho Pereira (DCF), Cláudio Lima de Oliveira (DEMAI), Edir Cabral de Lacerda Ferreira (CECOM), Edmilson Januário Santos (DEMAI), Eliane Aparecida Ferreira (DSG), Elza Maria Guedes Rozinholi (CECOM), Fábio Luiz de Morais (CECOM), Geraldo dos Reis (CECOM), Helvécio Cossenzo Pinto (CECOM), Jacqueline Conceição Rosa (CEDECOM), Jader Santos (CECOM), Jane Laiz França da Silva (Copeve), João Batista Guglielmelli (PrPG), João Cloves Coelho (CECOM), José Silvestre de Oliveira (DCF), Lúcia de Fátima Salgado (Proplan), Marcelo da Silva Santos (DEMAI), Márcia Cristina Bento (DCF), Maria das Graças Fernandes Araújo (Procuradoria), Mary Takeda Barbosa (PrPq), Nélia Neiva Zille (CECOM), Nilson José Marinho Vale (CECOM), Paulo Inácio Sobrinho (CECOM), Rafael Moreira Felipe (DCF), Rosa Amélia Santos Froeseler (ATI), Rosana Amélia de Abreu Salatiel (Odontologia), Rute Maria de Paula Martins (DEMAI), Selma de Paoli Loureiro Damascena (CECOM), Tatiana Pereira Queirós (COPI), Vanuzza Pedreira Gonçalves de Oliveira (Copeve) e Vicentina Maria Queirós (CECOM).

Vicentina, Geraldo, Nélia, Rafael, Prof. Reynaldo, Lúcia, Edir, Cláudio, João Batista, Elizabeth Bastos, Ana Motta,Jane, Ruth, Eliane, Rute, Rosana, Márcia Bento, Edmilson, Graça, Cecília, Tatiana, Jacqueline, Selma, Rosa e Vanuzza.

O SISTEMÁTICO COMPLETA 32 ANOS

Na última terça-feira, dia 16 de junho, O Sistemático completou 32 anos de existência. Como em todos os anos, a Redação vem agradecer aos leitores e colaboradores a sua existência e persistência. São 32 anos de carinho, apoio, compreensão, alegria e espera.
Na comemoração de mais um aniversário, a redação espera continuar a contar com a preciosa e esperada colaboração de todos.
Feliz Aniversário para O Sistemático e também para todos os ceconianos e ex-ceconianos que muito fizeram por ele.

NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

O CECOM está contando, desde o dia 08 de junho, com dois novos estagiários em seu quadro. São eles:

– Hudson Ignácio Perona, aluno do curso de Biblioteconomia;
– Mateus Andrade Rezende, aluno do curso de Ciência da Computação.

Os novos estagiários foram lotados na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde já iniciaram os trabalhos de atendimento aos usuários da Rede Administrativa.


Mateus Rezende


Hudson Perona

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES


-Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Assista filmes em alta definição (hd=high definition), em http://vimeo.com/hd ou http://www.youtube.com/hd. Lembre-se de que uma conexão banda larga ajuda bastante.

– A exposição no endereço http://www.quaibranly.fr/ é dedicada aos ícones do cinema. Oferece ao público formas de criação dos heróis e mitos que eles encarnaram.

– Acompanhe o tempo e a temperatura por todo Brasil em http://br.weather.com/. Se você vai viajar, é uma boa!

– As condições do tempo contribuem de forma decisiva para o sucesso de sua viagem, seja ela de negócios ou turismo. Algumas condições meteorológicas não são propícias para uma viagem e podem vir a torná-la perigosa. Veja em http://br.weather.com/activities/travel/index.html.

– Acquine é uma máquina de aprendizagem baseada em uma linha de sistema de computador com base em previsão da qualidade estética de cores naturais de imagens fotográficas. Em nossa opinião, embora Acquine tem muito espaço para melhorias, este é um passo importante na intersecção de ciência da computação da investigação e das artes. Saiba mais no endereço http://acquine.alipr.com/.

– Interessante esta animação da Terra em volta do Sol e da Lua em volta da Terra. Veja em http://inutilidades.hex.com.br/frame/?url=http://www.tortuga.com/www/animations/anim_moon.htm.

-O Museu da Civilização em Quebec tem complexas características, sendo uma casa do século 18 com um pátio interior, um barco a remo da mesma época e monumental esculturas além de inúmeras exposições, salas, auditórios etc. Exposições de múmias do Egito. Em http://www.mcq.org/, você enontra jogos e informações interessantes.

– Pesquise e compare preços de eletrodomésticos. Aqui você encontra ventiladores, fogões, geladeiras, freezers, torradeiras, grills, liquidificadores e muito mais com comparações de preços em milhares de lojas. Confira em http://www.zura.com.br/.

– Já está no ar o site do maior clube de filme de Belo Horizonte. Nos moldes da zip.ca do Canadá, o Clube de Filmes Cinema Click permite a você montar sua lista de filmes e o motoboy leva e recolhe na sua casa todos os filmes. Sem multas, sem se preocupar com atrasos. Você fica com o filme quanto tempo quiser e quando quiser devolver, basta solicitar a troca no site. Para mais informações acessem: http://www.cinemaclick.com.br.



   

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 22, de 15/06/1989, publicou notícias sobre implantação do STE, aniversário de O Sistemático, versão 3.7 do sistema operacional, estudo de modelagem, VI Encontro Mineiro de Informática, entre outros. A notícia que se destacou foi:

BANCO DE DADOS ACADÊMICO
Em reunião realizada na sexta-feira passada com o CECOM e o DRCA, a Pró-Reitoria de Graduação solicitou proposta de um sistema em banco de dados, on-line, de registro e controle acadêmico segundo as novas normas acadêmicas que serão implantadas gradativamente a partir do primeiro semestre de 1990. Na reunião foi definida uma equipe de trabalho para o projeto envolvendo funcionários da Pró-Reitoria de Graduação, CECOM e DRCA.
Ontem, foi realizada no CECOM a primeira reunião desta equipe e o CECOM apresentou a primeira versão de modelagem de dados e a metodologia de trabalho, além de ter colocado terminais à disposição do grupo nos quais puderam ser feitas consultas às transações on-line já desenvolvidas.
A partir da próxima quarta-feira, a equipe vai iniciar uma série de reuniões para o desenvolvimento do trabalho.
Fazem parte da equipe: Eduardo Henrique Lima, Maria Laura Baptista Rodrigues, Fernando Frota Machado de Morais, Gilmar Lima Guimarães e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (CECOM); Suzana Pimentel Dias Gomide e Eliane Aparecida Ferreira (DRCA); Elizabeth Dolabela Dubai, Reny da Costa Melo e Inês Bedran (Pró-Reitoria de Graduação).



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Aparecida Faria (Nina – Belas Artes) e Sílvio Nascimento de Abreu Bueno, hoje, dia 18; Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, no dia 20; Mílvia Batista de Miranda, no dia 21; Marcos Aurélio Nunes de Morais (Belas Artes), Rosângela Martins de Matos e Celso de Souza Lima, no dia 22; Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; José João Teixeira, no dia 24; e Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, nio dia 25.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O encerramento do curso de Noções de Administração Pública foi realizado no espaço de convivência do Depto. de Serviços Gerais no último dia de aula, 10 de junho/2009. Além dos salgados e refrigerantes, os alunos se prontificaram em levar os caldos de feijão e de mandioca e a canjica. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro, Rosa Froeseler e Vicentina Queirós.

Regina, Profa. Vera Resende e Carlos Alfeu


As mesas com os salgados e os caldos

 

João Batista, Vanuzza e, ao fundo, Elizabeth Bastos

Eliane, Carlos Alfeu e Carmen Maia


Vicentina, Carmen e João Batista