Sistemático: Edição 1431 – 09/07/2009


Notícias



DIÁRIO DE CLASSE ARRANCA PARA O FECHAMENTO DO SEMESTRE

O Diário de Classe Eletrônico da UFMG começa a ser utilizado com maior intensidade na época do encerramento do período letivo. No segundo semestre de 2008, o número de turmas que tiveram suas notas lançadas no Diário foi 4613, que corresponde a 57,16% do total de turmas, considerando-se aí tanto a Graduação quanto a Pós-graduação. Entre elas, os números ainda não são equilibrados. Na Graduação, a utilização alcança 68% das turmas, enquanto 52% das turmas de Pós-graduação foram encerradas pelo Diário Eletrônico.

No primeiro semestre de 2009, existem cadastradas 7873 turmas e, até o momento, 16,23% das turmas de Graduação já estão encerradas, assim como 9,02% das de Pós-graduação, o que corresponde a 13,29% do total geral de turmas.

O CECOM, neste período de maior acesso tanto ao Diário quanto ao sistema de Informações acadêmicas (IA – IAG/IAP), quanto à matrícula on-line da Graduação, atua para manter o sistema disponível e com desempenho adequado.

Participam das tarefas os analistas Diogo Freitas Duarte Magalhães, Pedro Henrique Begalli Resende e Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, da DAS, além da equipe de suporte da DAC.

Este é o 4° semestre de utilização do Diário na universidade e, neste ano, os diários em papel só foram emitidos por solicitação de cada professor, reduzindo esse gasto e toda a logística de entrega de Diários para os professores em cada Colegiado de Curso.

Os gráficos mostram a evolução diária dos fechamentos de diários eletrônicos na universidade, comparando os períodos letivos de 2008/1 e 2009/1. A expectativa é que neste semestre a utilização do diário ultrapasse 75% das turmas da UFMG.

Estas estatísticas serão acompanhadas e informadas em O Sistemático.

 

UFMG LANÇA EDITAL DO VESTIBULAR 2010

Já está disponível na página www.ufmg.br/copeve, da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), o edital do Vestibular UFMG 2010. Serão oferecidas 6,6 mil vagas, distribuídas em 75 cursos – o que representa aumento de 650 vagas em relação às oferecidas no concurso anterior. Do total de vagas, 240 serão para o campus de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, e as demais 6.360, para Belo Horizonte. As provas da primeira etapa serão aplicadas em 29 de novembro. A segunda etapa ocorrerá de 4 a 11 de janeiro de 2010. As inscrições deverão ser feitas entre 7 de agosto a 8 de setembro.

Para a edição 2010 do Vestibular, a UFMG oferece 11 novos cursos: antropologia; biomedicina; ciências socioambientais; controladoria e finanças; dança; engenharia de sistemas; gestão de serviços de saúde; museologia; relações econômicas internacionais; tecnologia em radiologia e diagnóstico por imagem; e química tecnológica.

Em alguns cursos já existentes, o número de vagas foi ampliado, em relação ao concurso 2009. O de comunicação social ampliou a oferta de 100 para 120 vagas. O curso de farmácia passou de 132 para 212 vagas. Já filosofia, de 45 para 95. O curso de geografia também teve aumento (mais 80 vagas), totalizando oferta de 160 vagas no Vestibular UFMG 2010.

Inscrições – As inscrições ocorrerão no período de 7 de agosto a 8 de setembro de 2009, exclusivamente pela internet, no site www.ufmg.br/copeve. O valor da taxa de inscrição é R$ 130. No mesmo endereço, por meio do edital, estão disponíveis informações sobre como efetuar a inscrição.

Só poderá concorrer a uma das vagas o candidato que tiver concluído ou se encontrar regularmente matriculado na 3ª série do ensino médio, ou de curso equivalente. Quem não se enquadrar nesse critério, mas desejar, mesmo assim, participar do concurso poderá se inscrever como “treineiro”. Nessa categoria, o candidato não concorre a uma das vagas oferecidas pela Universidade.

Bônus – Ao se inscrever, o candidato que comprovar haver cursado e ter sido aprovado nas quatro últimas séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em qualquer escola pública do país poderá optar por concorrer ao Programa de Bônus de 10% em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso. Isso significa que, à nota final do candidato, em cada etapa, será aplicado um multiplicador de 1,10 (um vírgula dez).

Além disso, o aluno de escola pública que se autodeclarar pardo ou negro também poderá optar por concorrer pelo Programa de Bônus de 15%, em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso. Nesse caso, à nota final de cada etapa será aplicado um multiplicador de 1,15 (um vírgula quinze). O sistema de bônus no processo seletivo da UFMG foi adotado, pela primeira vez, no Vestibular 2009.
Serviço:

Período de Inscrição: de 7 de agosto a 8 de setembro de 2009

1° Etapa do Vestibular UFMG 2010: 29 de novembro de 2009

2° Etapa do Vestibular UFMG 2010: 4 a 11 de janeiro de 2010

Livros Indicados para o Vestibular UFMG 2010 – Sermão da sexagésima , de Padre Antônio Vieira; Bom crioulo, de Adolfo Caminha; Cobra Norato , de Raul Bopp; Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso; Antes do baile verde, de Lygia Fagundes Telles.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012388.shtml – 07/07/2009)

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

-Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Aprenda técnicas de jornalismo no The Youtube Reporters´ Center. O vídeo mostra algumas das técnicas que é usada para publicar uma notícia. Compartilhe suas idéias com boas técnicas de jornalismo. Veja em http://www.youtube.com/reporterscenter. (Site em Inglês)

– Como estamos falando de jornalismo, vai o guia de jornalismo ético do New York Times no endereço http://www.nytco.com/pdf/NYT_Ethical_Journalism_0904.pdf.

– Todo interligado como uma rede de metrô que ninguém planejou, o rock ’n’ roll cruza estilos e ritmos. Em cada estação, guitarras e baterias contam a história do menino rebelde, mestiço, filho ilegítimo de uma vertente musical afro-americana (rhythm ’n’ blues) e um gênero de tradições européias. O endereço é http://www.abril.com.br/dia_mundial_rock/.

– Não fique perdido na Web. Este site vai facilitar sua vida na navegação. Digite o endereço abaixo, preencha com seu nome completo e depois observe a barra acima do texto. Clique nos assuntos que interessa e deixe o site pesquisar tudo para você. São livros, notícias, tecnologias e outro assuntos. Vale a pena conferir em http://www.dailyperfect.com/news/.

– Quer converter um arquivo para um determnado formatdo e não sabe qual programa usar? O site Zamzar faz isso para você. Há suporte para uma variedade de formatos de arquivos. Se você não encontrar o formato desejado, entre em contato para que seja adicionado. O seu arquivo convertido será enviado por email. Saiba mais em http://www.zamzar.com/.

– 20 de julho de 1969, Quadragésimo aniversário do pouso lunar. Reportagens, fotos históricas e o discurso do Presidente Obama sobre o programa Apollo e a sua importância dele. Veja em http://www.nasa.gov/mission_pages/apollo/40th/index.html.

Dicas do Eugênio Pacelli, da DAC:

– Formas de contágio Influenza A(H1N1): http://www.telessaude.ufmg.br/video.php? video=Cartilha_AH1N1.flv&titulo=Formas%20de%20cont%E1gio%20Influenza% 20A(H1N1).

– Informações Gerais sobre a Influenza A(H1N1): http://www.telessaude.ufmg.br/video.php?video=Influenza_geral.flv &titulo=Informa%E7%F5es%20Gerais%2 0sobre%20a%20InfluenzaA(H1N1).

Dica da Natalia Arantes Jerônimo, da DRC:

– Está no ar, no portal do Ministério do Turismo, um link especial sobre a Copa do Mundo de 2014, com uma enquete: Qual deve ser a cidade de abertura da Copa? Convidamos todos a votarem na nossa querida Belo Horizonte. Vamos nos unir e mostrar que estamos juntos fortalecendo a importância da Capital Mineira como cidade sede da Copa do Mundo de 2014. Vá até http://www.copa2014.turismo.gov.br/copamtur/opencms/copa/.

Dicas do Gabriel, da DAA:

– Para homenagear o Rei do Pop, encontramos um site que achamos interessante compartilhar com vocês! É o Eternal Moon Walk, um site que tem o objetivo de mostrar um moonwalk definitivo. Você faz um vídeo seu dançando ou apenas tentando imitar os famosos passos e posta no site, parecido com o Youtube mesmo, e os vídeos vão passando numa linha que parece não ter fim! Vejam em www.eternalmoonwalk.com.

– Se você é um viciado em internet, vai passar aperto com esse site. É o Don’t click ou "Não clique" em português e, como o nome já diz, você tem que navegar por ele sem clicar. O site é um bom exercício para a mente e mostra como a internet tem infinitas possibilidades de navegação, basta usar a criatividade. Veja em http://www.dontclick.it/. (Site em inglês)

– O site GastarPouco veio com a finalidade de ajudar na procura de qualquer produto que você pretende comprar ao invés de ficar procurando o que. Veja em http://www.gastarpouco.com.



UFMG DIVULGA ATRAÇÕES CULTURAIS DO 41º FESTIVAL DE INVERNO


– De 19 a 30 de julho, as praças, ruas e casarões antigos de Diamantina, além de teatros e auditórios, vão ser palco das atrações do 41° Festival de Inverno da UFMG. Na programação e cultural estão espetáculos teatrais, musicais, exposições, exibição de filmes e seminário. A primeira atração do evento é o espetáculo musical Concerto para Diamantina, no dia 19, às 21h.

Na segunda-feira, 20 de julho, às 10h, acontece a abertura oficial do Festival de Inverno. Às 16h, o grupo Galpão Cine Horto apresenta o espetáculo teatral Sonho de uma noite de São João. No domingo, 26 de julho, é a vez da peça Till, a saga de um herói morto, em temporada de estreia.

Segundo o coordenador de programação do evento, Ernani Maletta, a agenda deste ano promove o diálogo entre arte contemporânea e tradição. “O contemporâneo só sobrevive por causa da tradição. Um não exclui o outro”, afirma. No dia 29, nesse aspecto, acontece o show musical Formosas, com Babaya, Celinha Braga e Lu Braga, que resgatam sambas conhecidos. Já no dia 30, quem se apresenta é o DJ Robinho, que leva a Diamantina música eletrônica.

Os eventos também são marcados pelo tema do festival: Traduções. A Companhia de Dança Mimulus apresenta o espetáculo Dolores, uma releitura do cinema de Almodóvar, com apresentações no dia 24, às 19 e às 22h. O grupo Voz e Companhia apresenta o espetáculo cênico-musical Circo místico, que mistura dança e teatro, no dia 25, às 19h e às 22h. Destaque ainda para o show de Jards Macalé, com projeção de trechos de filmes de cineastas como Glauber Rocha, e apresentação de música eletroacústica portuguesa. Outra atração é a exposição Infopoemas, com poesias apresentadas sob a forma multimídia.

Seminário – O seminário Festival de Inverno – Perspectivas da Cultura em um Cenário de Transformações também integra a 41ª edição do evento. O seminário vai discutir o futuro dos festivais universitários de arte e cultura e a viabilidade dos eventos culturais em períodos de crise. O seminário acontece nos dias 20, às 11h, e 21, às 9h.

(Assessoria de Imprensa da UFMG)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012388.shtml – 07/07/2009)

 

 




UFMG OFERECE ESTE MÊS CURSO DE ASTRONOMIA PARA INICIANTES


– A UFMG oferece, ainda em julho, um curso de extensão de astronomia para iniciantes. As aulas acontecerão de 20 a 23 de julho no ICEx e serão ministradas pelo professor de física Renato Las Casas, com professores convidados e monitores. No dia 24, será realizada a aula final, no Observatório Astronômico Frei Rosário, localizado na Serra da Piedade.

O curso é composto de aulas teóricas, utilizando recursos multimídia, e aulas práticas, com o auxílio de cartas celestes, binóculos e telescópios. O conteúdo é amplo: inclui sistema solar, missões espaciais, montagem e uso de telescópios, movimentos dos astros, evolução estelar e estrutura do universo.

As matrículas podem ser feitas pelo site da Fundep ou nos seus postos de atendimento, localizados no Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534) e na Praça de Serviços do campus Pampulha. O custo é de R$250 à vista ou três parcelas de R$90.

Os participantes receberão certificado da Pró-Reitoria de Extensão. Outras informações pelo e-mail renato@fisica.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-5679.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012377.shtml – 06/07/2009)

 

 



TRANSPORTES E RESTAURANTES QUE ATENDEM A UFMG TÊM HORÁRIOS ESPECIAIS NAS FÉRIAS


– Durante as férias acadêmicas, de 13 de julho a 4 de agosto, os restaurantes e o transporte interno da UFMG terão seu funcionamento alterado, segundo o Departamento de Serviços Gerais (DSG)

As lanchonetes da Universidade devem ter o horário reduzido, de acordo com instruções das diretorias das unidades. O restaurante Mezanino, da Praça de Serviços, não funciona no período.

Os restaurantes no sistema de bandejão também terão seu horário de atendimento reduzido no campus Pampulha e no campus Saúde: estarão aebrtos somente para almoço, de segunda a sexta. Os bandejões da Faculdade de Direito e da Escola de Engenharia serão fechados.

No dia 5 de agosto todos os restaurantes voltam a operar normalmente.

Transporte interno – O ônibus circular interno do campus Pampulha vai circular nas férias de acordo com o quadro de horários da linha C. Os itinerários e horários podem ser consultados no site www.ufmg.br/dsg/transportes_interno.shtml.

(Fonte:http://www.ufmg.br/online/arquivos/012407.shtml – 09/07/2009)

 

 



   

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 25, de 07/07/1989, publicou notícias sobre dicas da versão 3.7, utilização do AAD, visita do CECOM à Magnesita, sistema SPM, paradas do Sistema A10, saída dos estagiários Odilon Gonçalves de Castro e Antônio José das Chagas Filho, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PITÁGORAS
O CECOM já enviou ao Pitágoras o material necessário para a realização das provas bimestrais e do Simulado, que serão aplicadas neste fim-de-semana.
RESIDÊNCIA MÉDICA
Na última segunda-feira, o CECOM fez a leitura das provas do Concurso Residência Médica. O restante do processamento está sendo realizado pelo NHC – Núcleo do Hospital das Clínicas.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “No dia 1º de julho/2009, a nova diretora da DAA, Nélia Neiva Zille, tomou posse durante reunião dos funcionários da divisão com a Diretoria Geral. Para comemorar essa posse e a nova vice-diretoria do CECOM, a divisão se reuniu no café da tarde para um lanche com direito a torta de maracujá e refrigerantes. Todos os funcionários do CECOM foram convidados. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 1º de julho/2009, a nova diretora da DAA, Nélia Neiva Zille, tomou posse durante reunião dos funcionários da divisão com a Diretoria Geral. Para comemorar essa posse e a nova vice-diretoria do CECOM, a divisão se reuniu no café da tarde para um lanche com direito a torta de maracujá e refrigerantes. Todos os funcionários do CECOM foram convidados. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


A torta de maracujá


A nova diretora da DAA, Nélia Neiva Zille, e a Vice-Diretora do CECOM, Márcia Regina Lemos


Ronaldo, Márcio Viana, Emerson e Márcia Lemos


Selma e ao fundo Thiago Gabriel


Bárbara, Carlos Alfeu e Eustáquio


Fábio e Beth