Sistemático: Edição 1432 – 16/07/2009


Notícias



TURMAS DA GRADUAÇÃO FECHADAS NO DIÁRIO ELETRÔNICO JÁ PASSAM DE 55%

Até as 17h do dia 16/07/2009 já foram fechadas 3.336 turmas do total de 6.034 ofertadas no 1º semestre de 2009. Este número aumenta a cada minuto e mostra a grande utilização e aceitação do aplicativo desenvolvido pelo CECOM. Para este semestre é esperado um número superior a 75% de turmas fechadas no Diário Eletrônico. Vale lembrar que esta semana houve picos de 770 turmas fechadas em um único dia.

Desde 14/07/2009, o Diário Eletrônico está sendo executado no servidor mais moderno do CECOM, utilizando Cluster de duas máquinas. A performance do sistema, que foi uma das queixas dos usuários em semestres anteriores, não tem sido alvo de reclamações, após todo o esforço dispensado pela equipe para, não só melhorar o desempenho, como evoluir as funcionalidades do sistema. Esta facilitação do uso cobriu demandas, tanto dos professores quanto dos alunos. A equipe envolvida nas manutenções e desenvolvimento do sistema é formada por Diogo Freitas Duarte Magalhães, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Pedro Henrique Begalli Rezende e, no suporte, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Márcio da Costa Viana.

PRPG INICIA PROJETO PILOTO DE MATRÍCULA ON-LINE

Com o objetivo de facilitar o processo de matrícula da Pós-graduação, a PRPG iniciou um projeto piloto de matrícula online. Nos dias atuais, os alunos, para efetuarem suas matrículas, devem preencher um formulário em papel indicando as turmas nas quais tem interesse, obter a assinatura de seu orientador aprovando a proposta e encaminhar pessoalmente essa proposta à secretaria do seu curso.

No início do ano de 2009, o CECOM iniciou um projeto de desenvolvimento de um software para facilitar este processo, visando automatizar algumas rotinas envolvidas. O sistema está em fase de testes e será implantado parcialmente para a matrícula do segundo semestre de 2009.

Dois programas foram selecionados para participar deste projeto piloto. São eles: Engenharia de Estruturas e Geografia. Na próxima semana, será iniciado o trabalho de divulgação e instrução aos alunos, orientadores e coordenação dos cursos envolvidos, para que a matrícula seja efetuada sem maiores problemas.

Na primeira versão do sistema, que entrará em funcionamento no dia 27/07/2009, somente as funcionalidades prioritárias estão contempladas. Além disso, somente a matrícula regular será feita utilizando o sistema on-line. A próxima versão do sistema já está sendo planejada para contemplar todas as funcionalidades levantadas. Sendo bem sucedido o projeto piloto, a versão completa do sistema será implantada para a matrícula do primeiro semestre de 2010 e disponibilizada para todos os cursos, já contemplando inclusive a matrícula em eletivas.

Nesta quinta-feira, dia 16, a equipe do CECOM, formada por Diogo Freitas Duarte Magalhães, Pedro Henrique Begalli Rezende, Euler Xavier de Oliveira e Leandro Damasceno Pio e chefiada por Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, fez uma apresentação do sistema para a PRPG, contando com a presença de representantes dos cursos de Engenharia de Estruturas e Geografia. O sistema foi apresentado com simulações de várias situações que normalmente ocorrem no processo de matrícula regular.

Após a apresentação, a professora Isabela Almeida Pordeus, Pró-Reitora Adjunta da Pós-graduação, elogiou o trabalho da equipe do CECOM estendendo os agradecimentos ao Professor Paulo Fernando Seixas, Diretor da ATI, e mostrou-se muito motivada pela iniciativa.

 

DUPLICADA A VELOCIDADE DE CONEXÃO DO MHNJB À REDE UFMG

Nesta quarta feira, 15 de julho, a conexão do Museu de História Natural e Jardim Botânico com a rede UFMG passou de 512kbps para 1Mbps. Esta conexão é feita através de um link dedicado interligando as duas redes. A diferença de um link dedicado para uma conexão de casa, seja ela ADSL ou cabo, é que em uma banda larga comum, as empresas de telecomunicação só garantem 10% do link oferecido, além de ser um link compartilhado pela região entre vizinhos, ele possui uma baixa velocidade de upload. Já em um link dedicado, este possui 100% de garantia, a taxa de upload é igual de download e não é compartilhado dentro da região. Ou seja, o acesso é direto, integral e garantido pela operadora do serviço.

Com esta ampliação, além de melhorar o acesso da Unidade à rede, serviços e internet, será possível interligar as centrais telefônicas. Em breve será possível realizar ligações nos dois sentidos de ramal para ramal, integrando a central do Museu à da UFMG.

 

CECOM PROMOVE PREGÃO ELETRÔNICO

O CECOM promoveu pregão eletrônico, no dia 14/07, para aquisição de servidores, switches, no-breaks, unidades de fita e fitas magnéticas para o CECOM e LCC.

Participaram do pregão, Márcia Regina Lemos, como pregoeira, Daniel Borges de Figueiredo Santos, do LCC, e Bárbara Coelho Alves Pereira, da DAA. A equipe para avaliação técnica foi composta por Emerson Henrique Kfuri Pereira, Márcio da Costa Viana e Daniel Borges de Figueiredo Santos.


Márcia Lemos, Bárbara Coelho e Daniel Figueiredo

 

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

-Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Muito bacana o site, no endereço http://wechoosethemoon.org/, que recria a chegada do homem à Lua, com a Apollo 11, a sala de operação, os técnicos e outras imagens.

– Quer usar o Google Android mas não tem um smartphone? Baixe e veja como é o sistema operacional para smartphone em seu computador. Basta gravar a imagem em um CD-ROM e reiniciar o seu computador. Você poderá verificar Android sem instalá-lo ou mesmo sem afetar os arquivos em seu PC. Veja em http://code.google.com/p/live-android/.

– Seu negócio é tocar ou só ouvir música? Não importa. Os artigos a seguir explicam como as coisas funcionam para artistas e ouvintes. Vá até http://www.territorio eldorado.limao.com.br/musica/mus 4070.shtm.

– Dia 13 de julho foi o Dia Mundial do Rock. Veja como foi a saudação com músicas, sonhos e desejos em http://www.rock.com/.

– Você baixou um MP3 ou converteu uma música para MP3 e o volume saiu baixo? O VLOUD (Very Loud), em http://www.vloud.com/, aumenta o volume para você.

– Um joguinho viciante que você usa um canhão para estourar as bolinhas está no endereço http://www4.popcap.com/promos/pegglewow/.

Dica do Eugênio, da DAC:

– Cerca de 800 páginas do exemplar mais antigo da Bíblia foram restauradas e estão disponíveis para consulta na internet. Os visitantes poderão ver imagens de mais de metade do manuscrito Codex Sinaiticus, escrito em grego, em folhas de pergaminho, no século 4, no endereço http://www.codexsinaiticus.org. O projeto envolveu especialistas da Grã-Bretanha, Alemanha, Egito e Rússia, e, segundo eles, apresenta muitas possibilidades de pesquisa no futuro. “O Codex Sinaiticus é um dos maiores tesouros escritos do mundo”, afirmou Scot McKendrick, diretor de manuscritos ocidentais da Biblioteca Britânica, em Londres.


OBRAS DA COPASA ALTERAM TRÂNSITO NA ENTRADA DO CAMPUS

Por conta das obras da Copasa, o tráfego de veículos no início da avenida Mendes Pimentel, logo após a entrada do campus pela avenida Antônio Carlos, foi interrompido nesta quarta-feira, dia 15. O fluxo foi desviado para a rua à direita, imediatamente anterior ao prédio da Escola de Belas-Artes. A interrupção do trânsito nesse trecho do campus deverá perdurar por cerca de uma semana.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012458.shtml – 15/07/23009)


   
   


   

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 26, de 13/07/1989, publicou notícias sobre Comissão de Admninistração de Dados, liberação do Sistema STE, ligação do DP em seu novo prédio, novo lote de caixas TDI, paradas do Sistema A10, entre outras, A notícia que se destacou foi:

COMPARTILHAMENTO DE IMPRESSORA
Visando solucionar o problema reduzido de impressoras no CECOM, a DTP desenvolveu uma caixa comutadora, que permitirá o compartilhamento de uma única impressora por 2 micros.
A caixa posuirá uma chave em seu painel frontal que permitirá selecionar qual micro estará conectado à impressora (um de cada vez). Com isso, elimina-se o problema de ligar e desligar cabos, o que terminava na destruição dos mesmos. O protótipo desta caixa já está testado, sendo que a DTP fará a encomenda do material para montagem de várias unidades a fim de atender à demanda interna do CECOM.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Simone Lopes de Moura e Adelaide Maria Coelho Baeta, no dia 19; Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Fátima Daniel de Sales, Luiz Fernando Costa e Roberto Gadelha Pinheiro, no dia 21; Marcus Vinicius Duarte Teixeira, no dia 22; e José Eduardo Azevedo Carvalho, no dia 23.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração da posse da vice-diretora do CECOM e da diretora da DAA no dia 1º de julho/2009. Os ceconianos se reuniram na sala do café do 8º andar para um lanche com direito a torta e refrigerantes. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Bárbara e Ana Paula


Beth e Nélia


Fábio e Beth


Ronaldo