Sistemático: Edição 1433 – 23/07/2009


Notícias



DIÁRIO ALCANÇA RECORDE EM TURMAS DA GRADUAÇÃO

Até as 10h do dia 23/07/2009 foram fechadas 4.044 turmas no Diário Eletrônico, valor este que corresponde a 67% do total de turmas ofertadas no 1o semestre de 2009. O semestre anterior, que até então havia sido o semestre com maior utilização do Diário Eletrônico, teve 65% das turmas de graduação fechadas no Diário Eletrônico. Estes números mostram a grande utilização e aceitação do aplicativo desenvolvido pelo CECOM.

Para este semestre é esperado um número superior a 75% de turmas fechadas no Diário Eletrônico. Vale lembrar que as turmas de graduação 2009/1 estarão disponíveis para lançamentos somente até 28/07/2009, às 23:59. No dia seguinte, já estarão disponíveis as turmas de 2009/2.

As turmas de pós-graduação serão tratadas posteriormente, em data a ser definida pelo DRCA. O fechamento destas está em 22,02%, e continua em crescimento. No semestre passado, o total de turmas fechadas no diário eletrônico foi de 36,39%. Este recorde também deve ser batido.

A equipe envolvida nas manutenções e desenvolvimento do sistema é formada por Diogo Freitas Duarte Magalhães, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Pedro Henrique Begalli Rezende e, no suporte, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Márcio da Costa Viana.

Estatísticas de Fechamento de Turmas utilizando o Diário de Classe Eletrônico

 


 

CECOM LIBERA PÁGINAS COM DICAS CONTRA VÍRUS

A Divisão de Redes de Comunicação montou uma página com informações sobre como limpar um sistema Windows comprometido por vírus e como manter este sistema atualizado. As instruções e os arquivos com os programas necessários podem ser encontrados em www.rede.ufmg.br/seguranca.

A execução dos passos listados na página deve aumentar de maneira significativa a segurança dos sistemas Windows da UFMG. Entretanto, os usuários precisam ter consciência que suas ações, ao acessar sites com conteúdo duvidoso ou abrir qualquer tipo de mensagem de e-mail, são a maior fonte de comprometimento da segurança de suas informações pessoais e dos computadores e sistemas da UFMG.

 

MHNJB INTEGRADO AO SISTEMA TELEFÔNICO DA UFMG

Na quarta-feira, dia 22 de julho, o sistema telefônico do Museu de História Natural e Jardim Botânico – MHNJB – foi integrado ao sistema principal da UFMG, por meio de uma ligação de tráfego de dados da Rede UFMG. A tecnologia adotada é a mesma utilizada no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, e permite até quatro conversas simultâneas.

Este serviço já esteve em testes em 2008 mas, para sua implantação com qualidade, era necessário aumentar a velocidade de acesso do Museu de História Natural e Jardim Botânico à internet, o que somente aconteceu agora, após sucessivos atrasos no cronograma causados pela Oi/Telemar.

Apesar de que alguns ajustes ainda precisam ser feitos para garantir a qualidade da conversação, os usuários do MHNJB e do ICA, ao ligarem para ramais da UFMG, devem discar apenas os 4 dígitos do ramal, economizando o custo com as ligações locais (MHNJB) e interurbanas (ICA). Da mesma maneira, no sentido inverso, os ramais do MHNJB e ICA podem ser acessados diretamente a partir dos ramais dos campi Pampulha, Saúde e também do Conservatório, Escola de Arquitetura e Faculdade de Direito.

Os ramais telefônicos das unidades e órgãos da UFMG podem ser encontrados em www.ufmg.br/catalogo.

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

-Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você usa o navegador Firefox, instalei o Twitzer que é uma extensão que permite que você poste texto com mais de 140 caracteres no Twitter.com. Também expande TinyURLs e Bit.ly para que você tenha certeza do que está abrindo. Veja em http://www.twitzer.com/TWITZER.ASPX.

– Para os usuários Microsoft Outlook: agora você pode ter um poderoso cliente no Twitter ao seu alcance, sem ter de abrir quaisquer outras aplicações. TwInbox se integra ao Outlook. É um perfeito Twitter cliente do Outlook para qualquer usuário. Vá até o endereço http://www.techhit.com/TwInbox/twitter_plugin_outlook.html.

– Para viagens internacionais ou mesmo descobrir algum endereço, o Google Tour é uma ótima ferramenta e com endereços completo. Veja em http://citytours.googlelabs. com/search.

– Para quem gosta de rádio e não vive sem ouvir música, o site deezer.com, em http://www.deezer.com/, é ideal para isso. Ouça músicas, monte sua rádio e outros serviços.

– Retorne ao passado e reelembre as novelas, músicas, shows, tv e outros. É uma variedade de lembranças dos anos 80. Você pode relembrar ou conhecer o que rolou nos anos 80. Visite o endereço http://www.kids80.com.br/.

– Serviço de vídeo de todo o mundo. Nada diferente daquilo que estamos acostumados a assistir no Youtube.com: http://www.virtualvideomap.com/ e http://www.livestream.com/.

– O blog Cartoon Moderno, é um dos blogs mais acessados, com estilo e design em animação. O livro lançado pelo “Coffeetable Chronicle” foi o vencedor de 2006 “Theatre Library Association Award” sobre a linguagem cinematográfica e televisiva. Saiba mais em http://cartoonmodern.blogsome.com/.

– E por falar em animação, o Anima Mundi 2009 já começou. Veja as animações que estão concorrendo em http://www.animamundi.com.br/.



COLTEC OFERECE CURSO DE MONTAGEM E MANUNTENÇÃO DE MICROS

– Estão abertas, até o dia 23 de agosto, as inscrições para o curso de montagem e manutenção de microcomputadores, oferecido pelo Colégio Técnico da UFMG (Coltec). O curso, que tem 88 vagas em quatro turmas, é aberto a todos interessados acima de 14 anos e que tenham conhecimento básico do Windows XP.

As aulas serão realizadas no laboratório de informática do Coltec, duas vezes por semana, de 24 de agosto a 05 de novembro. O curso fornece aos alunos material didático e um kit de ferramentas especializado para montagem e manutenção de micros.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4220. As inscrições devem ser feitas no site da Fundep.

(Com Assessoria de Comunicação da UFMG)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012355.shtml – 23/07/2009)

 

 




   

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 27, de 20/07/1989, publicou notícias sobre alterações nas telas de menu dos sistemas on-line, implantação do Correio Hermes na ProEX, eleições para os Órgãos Colegiados, paginador do SADS,controle de impressoras, novos bolsistas no CECOM, mudança do DP para a Unidade Administrativa III, entre outras. A notícia que se destacou foi:

LINHA TDI REMOTA NO CECOM
VA Divisão de Sistemas Acadêmicos está operando, experimentalmente, com uma linha TDI remota, ou seja, uma linha TDI que é ligada ao A10 por meio de um par de modems. Esta ligação foi realizada pela DTP com o objetivo de testar o funcionamento desta alternativa com um grande número de terminais.
A DTP solicita aos funcionários da DSA que reportem quaisquer problemas que por ventura ocorram, a fim de que seja possível uma avaliação correta desta experiência.

REDISTRIBUIÇÃO DE PESSOAL
Em função das prioridades já estabelecidas pela Diretoria Geral do CECOM nas últimas reuniões de diretoria e da CAD: consolidação dos bancos de dados (Acadêmico e Funcional), os projetos da DBD foram reavaliados e reescalonados gerando assim mão-de-obra para as divisões DSA e DSF, responsáveis pelas prioridades citadas.
Assim sendo, foram alocados na DSA: André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Cantídio Lelis Pereira e na DSF: Luiz Ricardo de Faria e Silva e Rogério Soares Pinheiro.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Haroldo Alves, no dia 27. Os parabéns para os ex-ceconianos: José Eduardo de Azevedo Carvalho, no dia 23; João Paulo Rodrigues da Costa e Cidiney José da Silva, no dia 25; e Pedro Maia da Costa Ribeiro, no dia 29.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Leão encontrou mais fotos, tiradas em 1992, com a sua primeira máquina digital, uma Canon, que utilizava disquete para armazenar as fotos. As primeiras fotos foram publicadas no Sistemático em 2003 e, agora, a Redação recebeu mais um lote em que foram retratados Maria Beatriz de Souza Pereira, Cláudia Galinkin, Iremar Nunes de Lima, Alri Gonçalves de Oliveira, Erliene Duque Louback e Norberto de Souza Lage.


Beatriz


Cláudia Galinkim


Iremar


Alri


Erliene


Norberto