Sistemático: Edição 1434 – 30/07/2009


Notícias



PROJETO PILOTO DE MATRÍCULA ONLINE ENTRA EM OPERAÇÃO

O projeto piloto de matrícula online da Pós-graduação entrou em atividade na segunda-feira, dia 27/07/2009, contando com a participação de dois programas de pós-graduação: Engenharia de Estruturas e Geografia.

Os alunos destes programas já estão utilizando a versão beta do novo sistema online de matrícula e, até o momento, 60 alunos, de um total de aproximadamente 140, já enviaram suas propostas de matrícula. Cerca de 50% dessas propostas já foram aprovadas pelos respectivos orientadores e até a próxima semana espera-se que todos os alunos dos programas citados tenham concluído o processo de matrícula utilizando o novo sistema online.

Na tarde de hoje, dia 30/07/2009, será feita uma apresentação do novo sistema para a equipe do DRCA e a equipe responsável pelo projeto espera sanar dúvidas relativas a utilização do sistema.

A versão completa do sistema será implantada no final deste ano. Para a matrícula do primeiro semestre de 2010, todos os programas de pós-graduação poderão utilizar o novo sistema, substituindo os formulários de papel atualmente utilizados.

 

CECOM ATUALIZA CENTRAL TELEFÔNICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA

Na segunda-feira, dia 27/07, o CECOM efetuou, por meio da empresa Telealpha, mantenedora local dos sistemas de telefonia da UFMG, uma atualização da central telefônica da Escola de Engenharia, no centro da cidade. Esta atualização colocou a central, que estava bem defasada, na mesma versão em que estão os equipamentos similares instalados no Campus Pampulha e Campus Saúde.

Inicialmente, esta atualização era o primeiro passo para fazer uma integração completa entre o sistema da escola e o do campus Pampulha. Entretanto, dificuldades técnicas encontradas durante os testes com os equipamentos que permitiriam esta integração fizeram com que a idéia fosse abandonada.

Como solução de contorno, a Divisão de Redes de Comunicação vai manter as duas centrais independentes mas ligadas através do sistema VoIP fs UFMG: um servidor será conectado à central da escola e realizará a intercomunicação com o servidor VoIP já existente no Campus Pampulha. As ligações efetuadas para os ramais da Escola de Engenharia, que já tiverem migrado para o Campus Pampulha, serão automaticamente redirecionadas para a nova localização. Da mesma forma, os ramais ainda instalados na Escola de Engenharia poderão ser acessados pela discagem de seus 4 dígitos.

 

CECOM PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE PINGIFES NO MEC

No dia 28/07, foi realizada em Brasília, DF, reunião no MEC para discussão do modelo referencial do PingIFES. Foi uma reunião técnica com discussões a respeito de melhorias na base de dados do sistema.

Participaram da reunião, representando a UFMG: Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, César de Almeida Correia e Marcelo Gomes, do LCC; e Josemar Pereira dos Santos, do CECOM.
A reunião foi realizada no Auditório do Anexo II do MEC.


Josemar dos Santos

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Lucas Marcel Fernandes Goulart e Ana Paula Lobato Ribeiro pediram demissão do quadro do CECOM.

Ana Paula Lobato entrou para o CECOM em agosto de 2007, lotada na Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), onde permaneceu até a sua saída no dia 10/07/2009.
Lucas Marcel entrou para o CECOM em setembro de 2008, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde permaneceu até o dia 27/07/2009.


Lucas Marcel


Ana Paula Lobato

 

ROBERTO BIGONHA RECEBE PRÊMIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO

O professor Roberto Bigonha, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), foi homenageado com o Prêmio Newton Faller, concedido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ele foi entregue durante a abertura da edição 2009 do Congresso da entidade, realizado em Bento Gonçalves (RS) entre os dias 20 e 24 de julho.

O professor Bigonha foi agraciado com uma placa. Concedido a cada dois anos, o Prêmio Newton Faller é dedicado exclusivamente a sócios efetivos e fundadores da SBC que tenham contribuído decisivamente para o progresso da ciência da computação no país. Seu nome é uma homenagem ao engenheiro elétrico e cientista da computação gaúcho Newton Faller, que, como empregado da IBM no Brasil, descobriu algoritmos de Huffman adaptativos.

Professor titular da UFMG, Roberto Bigonha é graduado em Engenharia Química pela própria Universidade, com mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade da California, em Los Angeles. É sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Computação desde 1982.

Como pesquisador em Ciência da Computação, atua na área de linguagens de programação, nas linhas de pesquisa de projeto, definição e implementação de linguagens de programação, técnicas de compilação, otimização de código e semântica formal.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/012560.shtml – 27/07/2009)


Prof. Roberto Bigonha


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

-Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A riqueza oferecida pela cultura amazonense, que recebeu uma considerável influência dos povos indígenas, está presente em nossa música regional, bem como nas artes plásticas, artesanato e nas manifestações folclóricas. Um exemplo disso é o Boi-Bumbá de Parintins, que já conquistou prestígio internacional e todo ano atrai milhares de visitantes para a pequena cidade do Baixo Amazonas, para assistir ao grande espetáculo que conta as lendas da Amazônia, retrabalhando os aspectos indígenas. Veja tudo isto em http://www.visitamazonas.am.gov.br/.

– TubeMogul é um serviço gratuito que fornece um ponto único para acessar vídeo e compartilhar sites. É uma arma poderosa para análise de quem, o quê e como os vídeos estão sendo visualizadas. E muito mais… Vá até o endereço http://www.tubemogul.com/.

– Quer ser estilista de moda e não tem onde criar a sua? No site http://www.polyvore.com/ você já pode ir treinando e criando seus modelitos.

– Camfrog é um programa simples de usar para videoconferência. Camfrog permite um grupo fazer videoconferência quando estiver conectado ao servidor Camfrog video chat room. Camfrog é um Video Chat ao vivo, além de lista de contatos, mensagens instantâneas etc. E o mais bacana é que o Camfrog é livre. O endereço é http://download.camfrog.com/.

– Sempre inovando, o Youtube.com tem uma nova interface para assistir vídeo. Projetado para uma sala de estar, você pode assistir também no seu computador. Veja em http://www.youtube.com/xl.

– A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são: promover a compreensão internacional e intercultural; expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral; desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países. O endereço é http://www.wdl.org/pt/.

– A ideia inicial da Europeana surgiu com uma carta à Presidência do Conselho e à Comissão, em 28 de Abril de 2005. Seis Chefes de Estado e de Governo sugeriram a criação de uma biblioteca virtual europeia, com o objetivo de tornar os recursos culturais e científicos da Europa acessíveis a todos. Em 30 de Setembro de 2005, a Comissão Europeia publicou a Comunicação i2010, Bibliotecas Digitais, em que anunciou a sua estratégia para promover e apoiar a criação de uma Biblioteca Digital Europeia, como um dos objetivos estratégicos no âmbito da Information Society i2010 Initiative, orientada para impulsionar o crescimento e o emprego na sociedade da informação e indústrias de meios de comunicação. Veja em http://europeana.eu/portal/.

– Desde o século 18, as pessoas vêm para admirar as belas paisagens que a região de Mont-Tremblant tem para oferecer. Tal como eles, conhecer história! O Mont-Tremblant National Park, orgulhoso defensor da fauna e flora, acolhe milhares de visitantes cada ano! Três enormes montanhas, incluindo o pico mais elevado no Laurentians, vai mudar sua perspectiva do mundo! Três aldeias irão encantá-lo com a diversidade de seus restaurantes e sua riqueza cultural! Visite o endereço http://www.tourismemonttremblant.com/fr/. (Site em Francês e Inglês)



DSG TEM NOVA DENOMINAÇÃO

De acordo com a Portaria nº 50, de 21 de julho de 2009, o Departamento de Serviços Gerais passa a ser denominado de Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais, sendo escolhida a sigla DLO. A partir de agora, todos os documentos em nome do departamento passarão a figurar com a nova nomenclatura e sigla e, até que haja melhor entendimento e assimilação, por determinado tempo, será destacado entre aspas ou parênteses o termo "antigo DSG".



COMPROVANTES DE INSCRIÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO DA UFMG ESTÃO DISPONÍVEIS NA INTERNET

Os candidatos do concurso público que será promovido pela UFMG já podem retirar o comprovante definitivo de inscrição. Basta acessar o endereço https://proteu.cecom.ufmg.br/drhedital287/principal.do e fornecer o número de inscrição e a senha. O comprovante contém informações sobre o local e horários das provas, que serão realizadas no dia 30 de agosto.

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos também divulgou o número de candidatos por vaga. O cargo mais concorrido é o de assistente de laboratório, que tem 6.890 pessoas na disputa por 11 vagas. Em https://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/cand_vaga_2009.pdf se encontra a relação completa de candidatos por vaga.

No total, serão contratados 126 servidores em Belo Horizonte e 12 em Montes Claros, em diversos níveis de escolaridade. Os cargos, o regime de trabalho, as descrições de suas atribuições e os requisitos básicos para candidatura são informados no edital


(https://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/EDITAL2009-Concurso_cargos_tecnicos-Administrativos.doc).

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/012533.shtml – 23/07/2009)

 

 




SERVIDORES PODEM SE INSCREVER EM PROGRMA DE BOLSA PARA ENSINO SUPERIOR

Estão abertas até 7 de agosto as inscrições para o Programa de Bolsa Ensino Superior, que oferece ajuda financeira para servidores efetivos da UFMG que cursam ensino superior em instituições privadas.

Vinculado ao Programa de Formação Integrada e Qualidade de Vida na Gestão de Pessoas (Profiq), o Programa de Bolsa Ensino Superior oferece, aos servidores selecionados, bolsa mensal de R$ 120.

A seleção acontecerá por meio de sorteio público, no dia 13 de agosto de 2009, na sala 102 do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UFMG – Unidade Administrativa III.

Serão sorteados 50 servidores para cada um dos semestres de 2009, entre os inscritos matriculados em instituições particulares, para ocuparem as vagas remanescentes das edições anteriores do programa. Esses servidores serão chamados de acordo com o surgimento de vagas, respeitando-se a ordem do sorteio.

Caso o servidor não tenha acesso à internet, deve dirigir-se à Secretaria de sua Unidade ou ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos – DRH – Unidade Administrativa III, Campus Pampulha, munido do contracheque do mês de junho de 2009 e do documento de identidade para fazer sua inscrição.

Mais informações no edital do Programa.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/012509.shtml – 24/07/2009)

 

 




PROJETO MAIORIDADE TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Projeto Maioridade – Universidade
Aberta para a Terceira Idade. O curso, destinado a pessoas com mais de 60 anos, acontece sempre no segundo semestre – de agosto a dezembro -, no Conservatório UFMG. As aulas são reunidas por temas como “Envelhecimento e saúde”, “Movimento e qualidade de vida”, “Aspectos psicológicos e sociais” e “Cotidiano e cultura”.

As aulas acontecem às segundas e quintas, à tarde, entre 6 de agosto e 7 de dezembro. O curso tem custo de R$ 300, que podem ser pagos em seis parcelas iguais. Informações podem ser obtidas com a Fundep, pelo telefone (31) 3409-4220.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/012311.shtml -29/07/2009)

 

 




   

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 28, de 27/07/1989, publicou notícias sobre Comissão de Administração de Dados, implantação do Hermes, COBOL Microsoft, Sistema de Currículo, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVO DP LIGADO AO A10
A DTP já transferiu a infraestrutura de comunicação de dados do DP para a sua nova localização no prédio da Unidade Administrativa III.
O DP está servido agora por uma linha TDI remota a 9600 Bps, com 2 micros, 2 impressoras e 2 terminais, com previsão para mais 2 terminais. Esta linha deverá suportar as próximas expansões de equipamentos do DP, pois poderá funcionar com até 10 conexões (micros e terminais).



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diva Corrêa Vieira, no dia 31 e para os ex-ceconianos: Eliane Pawlowiski, no dia 31; Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua (DCC), no dia 1º de agosto; Evandro de Paula Godoy e Iracema Alves Torres (Engenharia), no dia 04.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos tiradas no ano de 1992 pelo Leão, com sua primeira máquina digital, uma Canon. Esta semana, as fotos são de Ana Maria da Rocha, Alri Gonçalves de Oliveira, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Erliene Duque Louback, Norberto de Souza Lage e Iremar Nunes de Lima.


Ana Maria


Alri


Xina


Erliene

 


Norberto


Iremar