Sistemático: Edição 1435 – 06/08/2009


Notícias



PROGRAMA DE GEOGRAFIA CONCLUI MATRÍCULA ONLINE DA PÓS-RADUAÇÃO

O projeto piloto do novo sistema online da pós-graduação entrou em atividade no dia 27/07/2009, contando com a participação de dois programas de pós-graduação: Engenharia de Estruturas e Geografia.

Os alunos destes programas já estão utilizando a versão beta do novo sistema online da matrícula sendo que o Programa de Geografia encerrou sua matrícula no dia 05/08, atingindo 71,43% de alunos de mestrado e 68,89% dos alunos de doutorado.
O Programa de Engenharia de Estruturas permite a matrícula até o dia 07/08.

A versão completa do sistema será implantada no final deste ano. Para a matrícula do primeiro semestre de 2010, todos os programas de pós-graduação poderão utilizar o novo sistema, substituindo os formulários de papel atualmente utilizados.

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de julho/2009, foram registrados 8.017 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG, por exemplo, acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente podem usar este e serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária.

Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço proxy.


 

ESTAGIÁRIOS SÃO REMANEJADOS PARA NOVAS ATIVIDADES

No início do mês de agosto, Pedro Henrique Resende Lacerda, estagiário da Divisão de Redes de Comunicação, foi remanejado para a Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS) para atuar na área de desenvolvimento Cliente/Servidor.

No mesmo período, o estagiário Luiz Gomes Temponi, que atuava na área de desenvolvimento C/S, foi remanejado para a área de desenvolvimento Web.


Luiz Temponi


Pedro Lacerda

 


Informativo


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JULHO/2009

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de julho/2009, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.224.017
51
527.575
1.751.643
11..318.428
13.070.071


As médias diárias durante o mês de julho foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
39.484
2
17.019
56.505
365.111
412..615

 



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O PROGEST abre inscrições entre 27 de julho e 11 de agosto de 2009 para o processo de seleção dos seus cursos de Capacitação: Gestão de Obras e Instalações Elétricas Prediais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de agosto pelo telefone (31) 3319-6818/ 319-6830 ou pessoalmente na secretaria do PROGEST localizada na Av. Amazonas, 7675, Nova Gameleira, sala 124, prédio principal ou ainda pelo site até o dia 08 de fevereiro. O endereço http://www.progest.cefetmg.br/.

– Se você não sabe o número de um banco para fazer depósito, aponte seu navegador para a FEBRABAN e veja o número de compensação de cada banco com respectivos nomes em http://www.febraban.org.br/Arquivo/Bancos/sitebancos2-0.asp?compensacao=sim.

– O que fazer com os pratinhos de isopor que a toda hora vem parar em nossas mãos? A artesã Débora Lopes tem uma criativa idéia que pode render lindos trabalhos, ensinando passo a passo como reutilizar as bandejas de isopor. Saiba mais em http://www.setorreciclagem.com.br/.

– Informe-se sobre cooperativas, sucateiros e indústrias recicladoras que podem receber materiais recicláveis no endereço http://www.recicloteca.org.br.

– Um site chamado “Don’t Juiz My Hair” mostra alguns dos mais bizarros penteados que você já viu. No endereço http://dontjudgemyhair.com/ estão alguns e são engraçados e estranhos.

– Se você tem alma de roqueiro e uma banda de música, e, além disso, é universitário (ou ao menos um dos integrantes do grupo é universitário), chegou a oportunidade que você esperava. Universia lança o U>Rock, o primeiro concurso ibero-americano de bandas universitárias. Veja em http://escucha.universia.com.br/concurso/.


RECEPÇÃO DOS NOVOS ALUNOS ACONTECERÁ NOS DIAS 17 E 18

A recepção aos cerca de 2.600 novos alunos acontecerá em dois dias. Na segunda-feira, 17, os alunos serão saudados pelo reitor Ronaldo Pena, pela vice-reitora Heloisa Starling e pelo pró-reitor de Graduação, Mauro Braga. Em seguida, Seme Gebara, diretor de Assuntos Estudantis, apresentará as políticas da UFMG de apoio ao estudante.

A programação do dia 17 registra ainda palestras sobre temas atuais. Pela manhã, o professor Renato Las Casas, do Departamento de Física, fará a palestra A estrutura do Universo, lembrando o ano internacional da astronomia. À noite, o convidado será o professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e ex-diretor da Radiobrás Eugênio Bucci. Ele falará sobre A imprensa e o dever da liberdade.

No dia 18, haverá palestras dos pró-reitores de Graduação, Mauro Braga, de Pós-Graduação, Elizabeth Ribeiro da Silva, de Pesquisa, Carlos Alberto Tavares, e de Extensão, Ângela Dalben, e ainda da diretora de Relações Internacionais da UFMG, Eliana Dutra.

A programação completa pode ser consultada no site www.ufmg.br/prograd.

Semana do Estudante – Entre os dias 24 e 28 de agosto, será realizada a Semana do Estudante, organizada pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE). O evento, que ocorre normalmente no início de cada semestre letivo para festejar a volta às aulas, tem um motivo a mais para ser realizado no segundo semestre: o dia do estudante, comemorado no dia 11 de agosto.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012649.shtml – 05/08/2009)

 


INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA BOLSA PRÉ-VESTIBULAR VÃO ATÉ O DIA 12

Estão abertas até 12 de agosto, as inscrições para o Programa Bolsa Pré-Vestibular, coordenado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos. O objetivo é oferecer auxílio financeiro de até R$ 130 mensais para servidores técnicos-administrativos matriculados em cursos preparatórios e mais uma parcela de R$ 130 para inscrições em concursos vestibulares.

O programa, que este ano oferece 80 vagas, é aberto a todos os servidores efetivos em atividade, incluindo aqueles em estágio probatório, desde que não tenham concluído curso superior.

As inscrições deverão ser efetuadas até 17 horas do dia 12, na página da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (http://www.ufmg.br/prorh/inscricoes_bolsapre_2009.shtml). A íntegra do edital pode ser acessada em http://www.ufmg.br/prorh/Pre-Vestibular%20Edital%202009.PDF.

O servidor sem acesso à internet pode dirigir-se à Secretaria de sua Unidade ou ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na Unidade Administrativa III, campus Pampulha, levando o contracheque do mês de junho de 2009 e documento de identidade.

A seleção será feita por meio de sorteio público, marcado para 14 agosto, às 10h30, também no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Unidade Administrativa III, campus Pampulha.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012612.shtml – 06/08/2009)


HORÁRIOS NOS RESTAURANTES MUDAM DEVIDO AO ADIAMENTO DO PERÍODO LETIVO

De 3 a 12 de agosto, os restaurantes das faculdades de Engenharia e Direito permanecerão fechados devido ao adiamento do início das aulas. Neste período, os restaurantes dos campi Pampulha e Saúde abrirão apenas para almoço. A partir do dia 13 o atendimento será normal em todas as unidades.

Saúde – O início do café da manhã gratuito no restaurante do campus Saúde foi adiado para o dia 24 de agosto. O café da manhã – também servido no Setorial II, de 6h45 às 8h10 – é exclusivo para os alunos assistidos pela Fump. O horário de funcionamento do café no Campus Saúde será de 7h15 às 8 h. A apresentação da carteirinha é imprescindível. O cardápio é o mesmo nos dois locais: pão com manteiga, leite, café e leite com achocolatado.(Assessoria de Imprensa da Fump)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012641.shtml – 05/08/2009)


UFMG LICITA CONTRATO DE REPROGRAFIA DESCENTRALIZADA

Com o fim do Contrato 37/03, firmado entre a UFMG e a empresa Minascopy Nacional Ltda. para a prestação de serviços de reprografia, processamento de documentos e afins e locação de máquinas copiadoras instaladas nas dependências das diversas Unidades/Órgãos da Universidade, em 31/07/2009, foi realizado novo processo licitatório para contratação deste serviço.

Assim, foi firmado com a empresa Simpress Comércio, Locação e Serviços S.A. o Contrato 12/09, o qual tem como objeto a contratação de empresa especializada para a locação de máquinas copiadoras/impressoras novas, em linha de fabricação e não remanufaturadas, de forma descentralizada nas dependências das diversas unidades/órgãos da UFMG, incluindo os seguintes serviços: locação de equipamentos (copiadoras e impressoras); treinamento de operadores; reposição de peças; assistência técnica; manutenção preventiva e corretiva; fornecimento de todos os suprimentos, originais, necessários (toner, cilindro, revelador etc.) ao funcionamento dos equipamentos (exceto papel); fornecimento de software para gerenciamento e contabilização online do ambiente.

O novo Contrato começa a viger em 10/08, quando, então, inicia-se a instalação das máquinas nos diversos setores da UFMG.


DIA DOS PAIS

Neste domingo, dia 09 de agosto, é o DIA DOS PAIS. Um feliz dia para todos os pais ceconianos, principalmente para aqueles que se desdobram e são os PÃES (pai e mãe ao mesmo tempo). Um grande abraço para todos!


   

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 29, de 03/08/1989, publicou notícias sobre controle de impressora remota, nova versão do HERMES, Banco de Produção, palestra da Unisys, transferência de Geralda Alves Rezende de Freitas (Iracema) para o DPFO, paradas do A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VISITA AO CECOM
Estiveram, nesta quarta-feira, visitando o CECOM representantes do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal do Vale do Rio dos Sinos/RS, Alceu Fernandes Filho (Coordenador Técnico) e Izabel Cristina F. Dall’Agnol (Coordenadora do Setor de Suporte). Eles foram recebidos por Eduardo Henrique Lima e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.

O objetivo da visita foi conhecer a experiência da UFMG na evolução do seu equipamento central, no caso a implantação do A10; a utilização de novas metodologias de desenvolvimento de sistemas; a utilização do SADS no ambiente de trabalho do CECOM; e o processo de aquisição de novas leitoras óticas. Uma visita semelhante será realizada na Mannesmann, dentro de um processo realizado pela Unisinos para escolha do modelo a ser implantado naquela instituição.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: .“O Sistemático” envia os parabéns para Maria Auxiliadora dos Santos, no dia 12, e para os ex-ceconianos: Danilo Eduardo Fonseca Souza, no dia 09; e Isabel Cristina de Oliveira (Editora), no dia 11.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas em setembro de 2002, pela Gila, esposa do Mário Lara, que estava experimentando uma máquina digital. Foram clicados a Rosa, a Adriana e o Leão.


Rosa e Adriana, ao fundo


Adriana Melo


Leão


Leão