Sistemático: Edição 1436 – 13/08/2009


Notícias



DIÁRIO ENCERRA LANÇAMENTOS DE GRADUAÇÃO COM RECORDe

No dia 07/08/2009 ocorreu o encerramento dos lançamentos das turmas 2009/1 de graduação com um total de 4.332 turmas fechadas no Diário Eletrônico, valor este que corresponde a 71% do total de turmas ofertadas no 1º semestre de 2009. Recorde absoluto desde a implantação do Diário Eletrônico. O semestre anterior, que até então havia sido o semestre com maior utilização do Diário Eletrônico, teve 65% das turmas de graduação fechadas no Diário. Estes números mostram a grande utilização e aceitação do aplicativo desenvolvido pelo CECOM. Na próxima semana serão apresentadas as estatísticas por unidade.

Para as turmas de pós-graduação estão disponíveis para lançamentos tanto as turmas 2009/1 quanto as 2009/2. O fechamento das turmas 2009/1 está em 39%, continua em crescimento e já supera o semestre anterior que teve 36%. A data de encerramento das turmas de pós 2009/1 no Diário Eletrônico ainda será definido pelo DRCA.

A equipe envolvida nas manutenções e desenvolvimento do sistema é formada por Diogo Freitas Duarte Magalhães, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Pedro Henrique Begalli Rezende e, no suporte, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Márcio da Costa Viana.

CATÁLOGO TELEFÔNICO ORIENTA CONTATOS DA UNIVERSIDADE

Listada na primeira página do sítio internet da UFMG (www.ufmg.br), a versão eletrônica do “Catálogo Telefônico” (http://www.ufmg.br/catalogo) da UFMG foi criada com o objetivo de diminuir a carga de serviço das telefonistas e o número de ligações que os ramais da UFMG recebem à procura de informações.

Neste momento em que Teatro Universitário e parte da Escola de Engenharia estão se mudando do centro da cidade para o Campus Pampulha, o catálogo está sendo novamente revisto. As pessoas que encontrarem erros ou omissões nas informações de seu local de trabalho devem comunicar os problemas ao setor responsável pelos contatos relacionados à telefonia em sua unidade ou órgão. A atualização das informações é feita pela Divisão de Redes de Comunicação – DRC, em resposta à solicitações formais destes setores, feitas pelos meios de contato utilizados para outros pedidos.

Ainda na página da UFMG, dentro do campo Menu e abaixo do “Catálogo Telefônico”, estão listados também as “Unidades/Órgãos”, que leva até algumas listas com os contatos principais das unidades acadêmicas e seus departamentos, órgãos da administração e fundações. Na última linha do Menu, o “Fale Conosco” traz respostas rápidas para as principais dúvidas do público em geral com relação à UFMG.

 

NOVA ESTAGIÁRIA DO CECOM

Com a saída de Lucas Marcel Fernandes Goulart do quadro de estagiários, o CECOM contratou para ocupar a vaga Geísa Pereira de Souza, aluna do curso de Administração.

Geísa iniciou o estágio no dia 05/08/2009, lotada na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde participará de serviços relacionados às licitações, contratos preparados pela divisão, permissão de uso e contratos com fornecedores.


Geísa de Souza

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Na ausência do Adyrus, o caçador de sites, o substituto desta semana é Gabriel Pinheiro, da DAA, que indicou os seguintes sites:

– Essa é pra quem gosta de futebol. Que tal um blog com análises táticas sobre futebol? Nele você encontra vídeos e desenhos dos times que disputam os campeonatos Brasileiro, Italiano, Espanhol, Alemão e Inglês, além da Copa dos Campeões da Europa (UEFA Champions League), Liga Europa (Europa League, antiga Copa da UEFA), Copa Libertadores, Copa Sulamericana e Copa do Brasil. Acompanhe, também, os desenhos táticos das seleções nacionais. Veja em http://esquemastaticos.blogspot.com/.

– Para você que gosta de cinema. Confira Os melhores filmes de todos os tempos, votados pelos usuários. Cadastre-se e faça suas próprias listas. Visite o site no endereço http://melhoresfilmes.com.br/.

– Japanese Translator é uma ferramenta para tradução de nomes para Japonês. Um serviço online que traduz o seu nome para os ideogramas katakana e cria uma imagem com a escrita para você copiar. O site ainda exibe a pronúncia correta do nome e desenha uma imagem com várias caligrafias diferentes (tradicional, caligráfica, arcaico, mangás e moderna) para que você salvar e usar onde você quiser. Veja em: http://www.japanese translator.couk/your-name-in-japanese/ (site em inglês)

– Mais uma de futebol. Seu time anda bem ou anda mal no campeonato brasileiro? Quer saber as probabilidades de até onde ele pode chegar? No Departamento de Matemática da UFMG, os apaixonados por futebol e matemática, fazem previsões por meio de simulações computacionais dos principais campeonatos de futebol de pontos corridos do Brasil. Seu principal objetivo é divulgar a matemática por meio dos esportes não só para os alunos dos cursos de exatas mas para todos que possuem interesse em aprender mais sobre ela. Veja em: http://www.mat.ufmg.br/futebol/.

 



ABERTAS INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR 2010 DA UFMG

Foi aberto, na quarta-feira, dia 12/08, o período de inscrições ao concurso Vestibular 2010 da UFMG. O prazo encerra-se em 8 de setembro e o procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, no site www.ufmg.br/vestibular2010. O valor da taxa de inscrição é R$ 130. No mesmo endereço, por meio do edital, estão disponíveis informações sobre como efetuar a inscrição

Serão oferecidas 6,6 mil vagas, distribuídas em 75 cursos – o que representa aumento de 650 vagas em relação às oferecidas no concurso anterior. Do total de vagas, 240 serão para o campus de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, e as demais 6.360, para Belo Horizonte. As provas da primeira etapa serão aplicadas em 29 de novembro. A segunda etapa ocorrerá de 4 a 11 de janeiro de 2010.

Só poderá concorrer a uma das vagas o candidato que tiver concluído ou se encontrar regularmente matriculado na 3ª série do ensino médio, ou de curso equivalente. Quem não se enquadrar nesse critério, mas desejar, mesmo assim, participar do concurso poderá se inscrever como treineiro. Nessa categoria, o candidato não concorre a uma das vagas oferecidas pela Universidade.

Cursos novos – Para a edição 2010 do Vestibular, a UFMG oferece dez novos cursos: antropologia; biomedicina; ciências socioambientais; controladoria e finanças; dança; engenharia de sistemas; museologia; relações econômicas internacionais; tecnologia em radiologia e diagnóstico por imagem; e química tecnológica.

Em alguns cursos já existentes, o número de vagas foi ampliado, em relação ao concurso 2009. O de comunicação social ampliou a oferta de 100 para 120 vagas. O curso de farmácia passou de 132 para 212 vagas e filosofia de 45 para 85. O curso de geografia também teve aumento: 40 vagas, totalizando oferta de 120 no Vestibular UFMG 2010.

Bônus – Ao se inscrever, o candidato que comprovar haver cursado e ter sido aprovado nas quatro últimas séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em qualquer escola pública do país poderá optar por concorrer ao Programa de Bônus de 10% em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso. Isso significa que, à nota final do candidato, em cada etapa, será aplicado um multiplicador de 1,10 (um vírgula dez).

Além disso, o aluno de escola pública que se autodeclarar pardo ou negro também poderá optar por concorrer pelo Programa de Bônus de 15%, em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso. Nesse caso, à nota final de cada etapa será aplicado um multiplicador de 1,15 (um vírgula quinze). O sistema de bônus no processo seletivo da UFMG foi adotado, pela primeira vez, no Vestibular 2009.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012681.shtml – 12/08/2009)

 


UFMG DEFINE AÇÕES DE PREVENÇÃO À GRIPE INFLUENZA H1N1

Em portaria assinada na quarta-feira, dia 12/08, o reitor Ronaldo Pena criou a Comissão de Análise e Acompanhamento da Gripe Influenza A H1N1 da UFMG, que passa a coordenar as medidas de prevenção à gripe H1N1 da Universidade.

Entre as primeiras ações da Comissão está a distribuição de cartazes institucionais, produzidos pelo Ministério da Saúde, a serem afixados em todas as unidades acadêmicas e administrativas.

A Comissão definiu ainda a publicação permanente de material informativo no site da UFMG e a realização de reunião com os diretores de unidades, na próxima sexta-feira, para discutir e reforçar medidas de prevenção.

Presidida pela professora Marise Oliveira Fonseca, do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, a comissão tem o papel de manter a comunidade universitária informada acerca da dinâmica da epidemia. “À medida que surgirem fatos novos, outras orientações serão repassadas à população”, acrescenta a professora, que também coordena o Ambulatório de Referência da Influenza A no Hospital das Clínicas da UFMG.

Uma das recomendações divulgadas pela Comissão é que pessoas com gripe e febre acompanhada de tosse, dor de garganta ou de outros sintomas procurem um médico e, caso apresentem atestado, sua falta não será considerada. Às grávidas foi recomendado que procurem seu médico para receber orientação sobre a necessidade ou não de seu afastamento temporário das atividades. Alunas podem requerer adoção do “regime especial”, previsto nas normas da Universidade. Mais informações a respeito do regime especial podem ser obtidas nos colegiados dos cursos.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012712.shtml – 12/08/2009)


FUMP ALTERA LOGOMARCA NO SEU ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS

A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) adotou novo logotipo, criado por ocasião do aniversário de 80 anos da instituição. Produzida pelo Setor de Planejamento e Criação Gráfica do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), a nova marca mantém alguns elementos da anterior, como a forma, a cor predominante e os símbolos geométricos que representam alunos e livros.

Segundo a jornalista Sílvia Amélia de Araújo, da assessoria de comunicação da Fump, o aniversário de 80 anos é um momento que favorece a mudança do logotipo, mas outros motivos foram levados em conta. “Havia necessidade de modernizar a imagem da Fump, de fortalecer a associação entre a marca e a instituição”, conta ela.
Uma das maiores preocupações durante a produção da nova marca foi traduzir, da melhor forma, os valores da Fump. Nesse sentido, uma das mudanças, por exemplo, foi a utilização de imagem de três alunos ao invés de um, dando melhor ideia de assistência abrangente.

Outras alterações foram o uso de tonalidades mais vivas do verde, o arredondamento de quinas dos desenhos e o acréscimo de complemento no nome: assistência estudantil da UFMG. “Tornamos o traço mais suave, buscando passar uma imagem mais humana e orgânica da Fundação. Além disso, escolhemos uma tipografia que sugere acolhimento e integração”, explica Isabela Scarioli, coordenadora do Setor de Planejamento e Criação Gráfica do Cedecom.

A Fump já está utilizando a nova logomarca. Para outubro, planeja uma série de outras ações relativas às comemorações de 80 anos, incluindo diversificada programação cultural.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012704.shtml – 12/08/2009)


APRESENTAÇÃO MUSICAL ANTECIPA ABERTURA DA SEMANA DO ESTUDANTE

Nesta sexta-feira, dia 14, às 17h30, a Praça de Serviços será palco de show que reunirá dois grupos musicais – The Jack Schantz Quartet e Gerais Big Band.

A apresentação estava programada para abrir a Semana do Estudante, que seria realizada de 14 a 21 de agosto. Com a alteração do calendário escolar, devido a recomendações das autoridades sanitárias do estado, a Semana acontecerá de 24 a 28 de agosto. Contudo, o show foi mantido, uma vez que os dois grupos musicais não puderam adaptar suas agendas às novas datas do calendário da Universidade. O show é aberto ao público.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012721.shtml – 13/08/2009)


   

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 30, de 10/08/1989, publicou notícias sobre reforma do prédio da Reitoria, virtualData de fitas, atendimento ao SOS, novas atividades no Sistema SCP, saída dos bolsistas Rosângela Martins de Matos e Rodrigo Cazetta, modems para o DP

SISTEMA ONLINE
Mais uma unidade se encontra ligada desde ontem à rede de teleprocessamento da UFMG. A Faculdade de Letras pode agora utilizar todos os serviços disponíveis no sistema online.
Faltam agora apenas três unidades acadêmicas: FAE, Escola de Veterinária e Escola de Educação Física.
A DTP está somente aguardando a passagem das linhas de comunicação de dados, serviço este a ser feito pelo DM, para efetuar a conexão destes usuários.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: .““O Sistemático” envia os parabéns para Marcelo Novaes Machado, no dia 14; Thomas Rodrigues Thorun, no dia 17; e Peterson William Bueno de Oliveira, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: David Lan Kwai Pan, no dia 16, Izaías Marques de Oliveira, no dia 17; Carlos Alberto Gonçalves e Heitor Mota Belizário de Moraes, no dia 18; e José Bernardino Reis, no dia 20.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em reunião com a DGE, realizada no dia 1º de julho/2009, Nélia Neiva Zille tomou posse como diretora da Divisão de Apoio Administrativo. Na reunião, Carlos Alfeu, diretor do CECOM, apresentou a nova diretora para os funcionários da divisão e comentou sobre os trabalhos que se encontravam em andamento. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Carlos Alfeu, Márcia Lemos, Cristina Andrade e Selma


Márcia Lemos, Cristina Andrade, Selma, Cristina Queirós e Ana Paula


Beth, Lelé, Dôra e Aeda


Cristina Andrade, Selma, Cristina Queirós, Ana Paula, Michele, Beth e Lelé


Carlos Alfeu, Nélia e Márcia Lemos