Sistemático: Edição 1437 – 20/08/2009


Notícias



ENGENHARIA NO CAMPUS: AVANÇA MIGRAÇÃO DE RAMAIS TELEFÔNICOS

Conforme noticiado na edição de 30/07/2009, a central telefônica da Escola de Engenharia no centro foi atualizada, sendo que este seria o primeiro passo para fazer uma integração entre o sistema da escola e o do Campus Pampulha. As dificuldades técnicas encontradas para fazer esta integração utilizando a Rede UFMG fizeram com que a ideia inicial fosse abandonada em favor de uma interligação entre as centrais, de maneira transparente para os usuários, com o uso de um servidor VoIP instalado na Engenharia e conectado ao sistema VoIP da UFMG.

Novos testes efetuados por Edgard Eustáquio de Morais, da DRC, com um equipamento TDMOIP, que faz o transporte de voz sobre a rede de dados, apresentaram resultados satisfatórios. Desta maneira, os 73 ramais (de um total de 373) da Escola de Engenharia que foram transferidos para o Campus Pampulha contam com um sistema de “Siga-me” programado que faz com que ligações recebidas na Engenharia sejam transferidas para a Pampulha.

Os próximos passos previstos são fazer com que os usuários das duas centrais possam falar entre si digitando apenas os 4 dígitos dos respectivos ramais.

 

CECOM PARTICIPA DA RECEPÇÃO DE CALOUROS

A recepção aos cerca de 2.600 novos alunos de graduação da UFMG aconteceu entre os dias 17 e 19 deste mês. Os alunos foram saudados pelo reitor Ronaldo Pena, pela vice-reitora Heloisa Starling e pelo pró-reitor de Graduação, Mauro Braga.

Como sempre acontece, foram apresentadas palestras sobre temas atuais e sobre a UFMG. A novidade este ano foi o uso, na parte geral da recepão, de auditórios em três sedes: na Reitoria, como tradicionalmente acontece, na Faculdade de Ciências Econômicas e no Instituto de Ciências Biológicas. Em todos os auditórios foi montada uma estrutura para recepção e projeção das imagens, a cargo da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e das equipes de cada local. Em cada sede, um dos auditórios foi equipado com equipamento de transmissão de vídeo, para gerar imagens das palestras proferidas naquele local. A recepção das imagens geradas nos três pontos foi centralizada no auditório da Reitoria, onde foi instalado o equipamento para seleção das imagens que seriam transmitidas para a internet e também a infraestrutura de transmissão.

Para possibilitar esta descentralização, o CECOM providenciou a passagem de fibras óticas entre a cabine do auditório da Reitoria e a sala da central telefônica do prédio, onde foram conectadas a fibras de reserva da estrutura da Rede UFMG que chegavam até a FACE e ICB.

O acompanhamento das transmissões foi feito por Adyr Rodrigues Nascimento, da DRC.

 

QUÍMICA E DCF SÃO OS CAMPEÕES DE ECONOMIA EM DDD NO MÊS

No mês de julho/2009, mais de 42% dos ramais do Departamento de Química do ICEX fizeram ligações utilizando o ramal 3333 do sistema VoIP UFMG, num total de 331 ligações realizadas utilizando este novo serviço da UFMG. Com isto, o departamento teve uma redução de 40% na sua conta de DDD comparando com a de Julho de 2008.

Já na Administração Central, o campeão foi o Departamento de Contabilidade e Finanças da PROPLAN (DCF), com 83 ligações realizadas a partir de 61% de seus ramais, sua economia com as ligações DDD foi de 31%.

Estes dados comprovam que a concientização dos servidores para que utilizem o ramal 3333 para fazer ligações DDD é importantíssima e reflete diretamente em economia para as unidades. A funcionária Denise Gonçalves de Castro, Assistente de Administração do Departamento de Quimica, declara: “devemos não desanimar, insistir com os outros funcionários e professores para que façam as ligações via 3333, pois o resultado será satisfatório.”

 

CECOM REALIZA PREGÃO DE SERVIÇOS TELEFÔNICOS

O CECOM realizou pregão eletrônico, no dia 13/08, para contratação de serviços DDD e DDI para atender o ICA – Instituto de Ciências Agrárias/Montes Claros, e DDI para atender às unidades da UFMG em Belo Horizonte (Campus Pampulha, Campus Saúde, Arquitetura, Direito, Engenharia, Conservatório e Museu).

Com este último pregão e outros realizados pelo CECOM, ficou assim o quadro de prestadoras de serviços de telefonia para a UFMG:

Campus Pampulha e Campus Saúde:

– Telefonia Local: Telemar;
– DDD: GVT (Global Village Telecom);
– DDI: Embratel.

ICA:

– Telefonia Local: Embratel
– DDD e DDI: CTBC (Cia. de Telecomunicação do Brasil Central).

Os novos contratos serão, em breve, descentralizados para as unidades envolvidas.
Participaram do pregão: Márcia Regina Lemos, como pregoeira; Nélia Neiva Zille, diretora da DAA; com apoio técnico de Antônio Carlos Soares, da DRC.

Complementando a contratação de serviços de telefonia que estão vencendo este ano, já está marcado novo pregão para o dia 03 de setembro/2009, cujo objeto da licitação serão ligações originadas das centrais telefônicas de Belo Horizonte para telefones celulares.


Márcia Lemos, Nélia Zille e Antônio Carlos Soares

SAÍDA DE MENOR DA CRUZ VERMELHA

Peterson William Bueno de Oliveira, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, completou 18 anos no dia 19 de agosto, ocorrendo então, o seu desligamento do CECOM. Peterson entrou para o CECOM em abril de 2008, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA).


Peterson de Oliveira

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Dê boas gargalhadas com o terrível menestral do Brasil Juca Chaves, no endereço http://jucachaves.uol.com.br/. O blog dele é sensacional.

– Para quem gosta de estilos diferentes e quer criar sua própria moda em roupas, acessórios e cabelos, o site Polyvore.com (http://www.polyvore.com/cgi/app) vai dar uma ajuda.

– Para as pessoas que querem fazer uma dieta saudável, o programa Globo Repórter tem uma ótima dica usando linhaça para dieta. Veja em http://g1.globo.com/globo reporter/0,,MUL1267731-16619,00-LINHACA+COMBATE+O+EFEITO+SANFONA.html.

– O FiqueSabendo é uma mobilização de incentivo ao teste de Aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Artistas e formadores de opinião já estão se envolvendo para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/Aids. Fazer o teste de Aids é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde. Visite o endereço http://www.aids.gov.br/fiquesabendo/. Site principal para outras consultas: http://www.aids.gov.br/.

– Alguém procura o livro que você tem. Alguém tem o livro que você procura. Com esta filosofia, sites oferecem ferramentas que facilitam a troca de livros entre internautas. Conheça alguns deles e saiba como O Livreiro, em http://conhecaolivreiro.com.br/, também pode te ajudar nessa.

– Woodstocklivro: “Havia a música. A ideia de rejeitar o resto do mundo e viver de maneira natural. Havia a cultura das drogas. A posição contra o governo, especificamente sua política para o Vietnã. E tudo se agrupou naquele momento. É interessante que chamem de Nação Woodstock porque era isso que todos queriam – estar separados, ter sua própria comunidade. E por três dias todos a tiveram. Quando olho para a segunda metade dos anos 1960, percebo que foi o único período em que ouvi falar a sério sobre o amor como uma força para combater a ambição, o ódio e a violência.” Veja em http://www.woodstockolivro.com.br/.

– Agora você pode aproveitar todas as vantagens do Google Docs, sem precisar abrir qualquer página do seu navegador. OffiSync é um plugin para Office que irá comunicar com os servidores do Google e sincronizar seus documentos com um clique. Enquanto você trabalha em seus documentos, o programa permite que sua equipe compartilhe o mesmo arquivo, trazendo maior dinamismo para projetos. Os seus arquivos serão armazenados online, assim você pode acessá-los de qualquer lugar, desde que esteja conectado na internet. Visite http://docs.google.com e http://superdownloads. uol.com.br/download/30/offisync.

– Todos os pacientes que tiveram indicação para o uso do remédio para tratamento da nova gripe no Paraná foram atendidos. Até o dia 11 de agosto, no Paraná foram recebidos 83.110 tratamentos, sendo 53.210 para adultos e 29.900 para crianças. Além disso, estimativas da Secretaria de Estado da Saúde mostram que 98% dos pacientes contaminados têm uma evolução benigna, recuperando-se bem, em casa. Veja em http://www.novagripe.pr.gov.br/gripe/.

 


INSCRIÇÃO DE CHAPAS PARA REITORIA COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRAOs candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor da UFMG para o mandato 2010-2014 devem inscrever suas chapas de 24 a 28 de agosto, e a consulta à comunidade universitária será realizada nos dias 28 e 29 de outubro. As datas e as normas que regulamentam o processo de consulta foram aprovadas pelo Conselho Universitário em 11 de agosto.

Instalada no dia 14 de agosto, pelo reitor Ronaldo Pena, a Comissão Eleitoral deve operacionalizar o processo de consulta à comunidade universitária que dará subsídios ao Colégio Eleitoral para a elaboração de lista tríplice.

A Comissão é presidida pelo professor Lucas Bretas.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012806.shtml – 20/08/2009)

 


ENTRADA E SAÍDA DO ESTACIONAMENTO DA PRAÇA DE SERVIÇOS SERÃO ALTERADAS EM FUNÇÃO DAS OBRAS DA COPASA

A partir de hoje, as obras da Copasa no campus Pampulha irão alterar provisoriamente o local de entrada e saída do estacionamento da Praça de Serviços, na rua Professor Eduardo Frieiro. O Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura da UFMG (Demai) sugere que, para evitar transtornos, a comunidade acadêmica evite a utilização do referido estacionamento durante a intervenção.

As obras da Copasa se encontram em sua segunda fase. Durante a primeira fase, a rede de coleta de esgotos do campus Pampulha foi reformada. Foram instalados interceptores para recolher todo o esgoto produzido pelas unidades da UFMG e encaminha-lo para uma estação de tratamento. Na fase atual, estão sendo construídas as interligações necessárias que vão adequar o novo sistema de coleta do campus Pampulha.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012785.shtml – 19/08/2009)


CURSOS DE LÍNGUAS RECEBEM INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 21

Até 21 de agosto estarão abertas as inscrições para os cursos de inglês, francês e espanhol oferecidos pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais (Cacs).

Para se inscrever, é necessário ter vínculo com a UFMG, como aluno, ex-aluno de graduação ou de pós, de disciplinas isoladas, do Colégio Técnico, ou funcionário da Universidade.

Segundo os organizadores, o investimento semestral é inferior ao valor do mercado e pode ser dividido em até quatro vezes. Carentes da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) têm benefícios especiais.

As aulas ocorrem na Fafich e cada semestre tem a carga horária de 60 horas, divididas em quatro horas semanais. Os cursos seguem a abordagem comunicativa com enfoque nas quatro habilidades (escuta, fala, leitura e escrita) e ênfase na fala.

Candidatos que possuem conhecimento das línguas e desejam entrar em níveis mais altos, podem fazer teste de nivelamento.

Outras informações pelo telefone 3441-4603 ou no site do Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras do CACS.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012682.shtml – 19/08/2009)


   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 31, de 17/08/19889, publicou notícias sobre questões da Comissão de Administração de Dados, Avaliação de Dados, ligação da FaE à rede de TP, contratação do bolsista Paulo Sérgio Moura Brandi, paradas do A10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SISTEMA ACADÊMICO ONLINE
A Divisão de Sistemas Acadêmicos liberou o módulo EGC – Ensino Graduação Currículo para que os usuários (Pró-Reitoria de Graduação e DRCA) possam fazer a homologação. E, ontem, teve início a construção do módulo EGA – Ensino Graduação Alunos.

FaE LIGADA À REDE DE TP
Hoje, mais uma unidade acadêmica foi ligada à rede de teleprocessamento da UFMG. A Faculdade de Educação agora pode utilizar os serviços de impressão de históricos online e do Correio Eletrônico Hermes.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: José Bernardino Reis, no dia 20; Eduardo Henrique Lima e Zélia Miranda Kiliminik, no dia 21; Tarcísio Antônio Lopes, no dia 22; Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 23; Luciano de Errico e Carlos Alberto Barbosa França, no dia 24; Yolanda Vieira de Castro, no dia 25; e prof. Nívio Ziviani, no dia 27.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 19 de agosto/2009, foi organizada uma despedida e comemoração do aniversário de Peterson William Bueno de Oliveira, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha. Muito tímido, Peterson soprou a vela e recebeu os parabéns dos seus colegas. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


A surpresa do Peterson


Peterson soprando a vela, vendo-se Frota, Eugênio e Rosa


O Parabéns prá você com Rosa, Eugênio, Ana Paula e Márcia Lemos


Lelé, Michele, Beth, Ana Paula, Rosa e Márcia Lemos


Peterson, Frota, Lelé, Michele, Márcio Viana, Beth, Ana Paula, Rosa e Márcia Lemos


Márcia Lemos e Nélia