Sistemático: Edição 1438 – 27/08/2009


Notícias



ESTATÍSTICAS MOSTRAM GRAU DE ADESÃO AO DIÁRIO NAS UNIDADES

A Professora Zélia Falcão, responsável pelo setor de matrícula da graduação e serviço de Help-desk do Diário de Classe, realizou estudo estatístico relativo ao uso deste sistema nas unidades de ensino da UFMG. O resultado está sintetizado no gráfico abaixo, que mostra o percentual de turmas de graduação fechadas com o Diário Eletrônico. Das 5962 turmas de graduação ofertadas no primeiro semestre deste ano na UFMG, 4332 utilizaram o Diário Eletrônico, o que representa 72,7% do total. O estudo indica as unidades onde se deve concentrar o esforço da ATI de convencimento e treinamento para uso da nova ferramenta e aquelas nas quais o sucesso é evidente.

RNP EM TIRADENTES

O Prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, visitou nesta segunda feira, dia 24/08, a Prefeitura de Tiradentes e a Universidade Federal de São João Del Rey – UFSJ.

O objetivo da viagem foi acertar os últimos detalhes para instalação do link de rádio conectando o Campus Santo Antônio da UFSJ aos quatro imóveis da Fundação Rodrigo Melo Franco, que constituem o Campus Cultural da UFMG em Tiradentes. A instalação dos equipamentos está a cargo da empresa Telealpha, cujos técnicos acompanharam a ATI nesta visita.

 

CALENDÁRIO ELEITORAL PREVÊ A REALIZAÇÃO DE TRÊS DEBATES ENTRE CANDIDATOS

Os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor da UFMG para o mandato 2010-2014 deverão participar de três debates. As datas foram indicadas no regulamento aprovado pelo Conselho Universitário: 30 de setembro no campus Saúde, 7 de outubro no campus Pampulha e 14 de outubro no campus regional da UFMG em Montes Claros. As normas preveem que, “na hipótese de demanda por parte dos candidatos ou grupos de eleitores”, a Comissão Eleitoral poderá organizar outros debates.

As inscrições de chapas terminam nesta sexta-feira, 28, e a consulta à comunidade universitária será realizada nos dias 28 e 29 de outubro. O resultado da consulta à comunidade oferecerá subsídios ao Colégio Eleitoral para elaboração de lista tríplice para escolha do novo reitorado. O vencedor do pleito encabeçará a lista a ser encaminhada ao Ministério da Educação, que, em última instância, define o nome do reitor. O Colégio é formado pelos representantes dos conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); e de Curadores.

O voto não é obrigatório. Além dos servidores dos quadros permanentes de pessoal e alunos, são considerados votantes os professores eméritos. Poderão participar como candidatos aos cargos de reitor e de vice-reitor, no processo eleitoral em curso, os docentes integrantes da carreira do magistério superior da UFMG, em efetivo exercício dos cargos de professor titular ou associado IV, ou que sejam portadores do título de doutor, neste caso independentemente do nível ou da classe do cargo ocupado. Os votantes que pertencerem a mais de um segmento terão direito a um único voto.

A Comissão Eleitoral está instalada na sala 4003, no quarto andar da Reitoria. Telefone: 3409-6484.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012880.shtml – 27/08/2009)

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quer saber a hora pelo mundo? No site http://www.kissing.com/, você fica por dentro do fuso-horário.

– No endereço http://www.soleis.adv.br/ serão visualizados todos os códigos; leis federais por assunto; leis federais por nome; índice das leis federais catalogadas por ano, com registro das revogadas e com remessa para o texto integral quando relacionada a um tema constante deste site; emendas constitucionais; leis históricas; índice de decretos-leis e decretos alguns com texto no site; medidas provisórias; súmulas por assunto; prazos judiciais; pesquisa jurisprudência e movimentação processual; leis complementares; leis históricas; expressões latinas; abreviaturas; siglas; súmulas por assunto; sentenças; juridiquês; links para os sites dos Tribunais Superiores, Tribunais de Justiça, Ministério Público, Procuradorias, Executivo, Legislativo, OAB, Associações e muitos outros Órgãos; procurados; desaparecidos; concursos; empregos; telefones 0800 de utilidade pública e comerciais; datas comemorativas; dias santificados; pesquisa de multa de trânsito; situação do CPF; Certidão de Tributos Federais; Veículos Roubados; e outras informações julgadas de interesse.

– Procure pelo melhor preço antes de comprar em http://www.gastarpouco.com.br/.

– O colesterol é uma substância importante para a saúde, por que é utilizado para formação da membrana das células e de alguns hormônios, além de servir como uma capa protetor a para os nervos. Ele é produzido pelo nosso organismo e obtido a partir dos alimentos. Saiba mais em http://prevencao.cardiol.br/campanhas/colesterol.asp.

– Vá até o endereço http://www.finissimo.com.br/belezaesaude/, onde uma leitora escreveu perguntando se o tratamento com a Isotretinoína (substância usada no tratamento de Acne, cujo nome comercial é Roacutan) impede a realização de tatuagens. A recomendação é que não faça nenhum procedimento invasivo durante esse tratamento.

– Em http://www.abraz.com.br/, você encontra informações sobre: Doença de Alzheimer, Orientações para o familiar/cuidador, Agenda dos Grupos de Apoio da ABRAz e muito mais.

– Fique por dentro de tudo que rola no mundo econômico no site Valoronline (http://www.valoronline.com.br/).

 


ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROFISSIONAL VÃO PARTICIPAR DO PROCESSO DE CONSULTA À COMUNIDADE PARA CARGOS DE REITOR E VICE-REITOR


Entre as novidades deste ano do processo de consulta à comunidade aos cargos de reitor e vice-reitor da UFMG, está a possibilidade de voto para os estudantes maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional, completados até o primeiro dia da consulta. “A decisão reafirma o enquadramento da educação básica na vida universitária”, afirmou o reitor Ronaldo Pena, ao instalar oficialmente a Comissão Eleitoral.

Na próxima semana, a Comissão Eleitoral deverá homologar e divulgar a relação das chapas inscritas.

Normas – As normas aprovadas pelo Conselho Universitário mantêm o sistema de ponderação que vigorou nos três últimos pleitos: o voto dos professores tem peso de 70%, enquanto o de funcionários e alunos vale 15% (para cada segmento). A ponderação será calculada de acordo com o universo total de votantes e não com o número de votos efetivamente computados.

Caso nenhuma das chapas inscritas alcance maioria absoluta do resultado ponderado dos votos válidos, a Comissão Eleitoral inscreverá automaticamente as duas chapas que tiverem alcançado os maiores percentuais de votação na primeira consulta para participarem do segundo turno, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro de 2009.

A exemplo de 2005, a votação deste ano deverá se valer de urnas eletrônicas. “Já estamos consultando o Tribunal Regional Eleitoral sobre a possibilidade de utilização de urnas eletrônicas e sobre prazos para emissão das listas de votantes”, informa o presidente da Comissão Eleitoral, professor Lucas Bretas. (Boletim UFMG)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012870.shtml – 26/08/2009)


   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 32, de 24/08/1989, publicou notícias sobre reunião da CPPTA sobre Avaliação de Desempenho, eleição para os órgãos Colegiados, doação de manuais para o DP, nova filosofia de salvamento de arquivos de discos, paradas do Sistema A10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PC EMPRESTADO PARA CCS
O CECOM está emprestando à CCS – Coordenadoria de Comunicação Social – um microcomputador PC SID501, que estava alocado nas atividades do Festival de Inverno e que agora será utilizado para informatização daquela coordenadoria.
O micro permanecerá emprestado até que seja concretizado o processo de aquisição de um PC para a CCS.

DISQUETES PARA A BIBLIOTECA
Devido a escassez de recursos da Universidade, que vem prejudicando a aquisição de material de consumo, a Biblioteca Univerisitária solicitou e recebeu do Centro de Computação 50 (cinquenta) unidades de disquetes de 8” que serão utilizados nos micros Cobra 305 daquele órgão.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático” envia os parabéns para Maria Beatriz de Souza Pereira, amanhã, dia 28; Edir Cabral de Lacerda Ferreira, no dia 02 de setembro. Os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Nívio Ziviani, hoje, dia 27; Francimara Teixeira Garcia, no dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31; Roberto Simone Maciel Júnior e Elizângela de Souza Prado, no dia 1º de setembro; Fabrício Duarte Nogueira, no dia 02; e Cláudia Machado Valente, no dia 03.


BLOG DO MT: O ex-ceconiano Mário Luís Terenzi enviou a seguinte mensagem para a Redação de O Sistemático: “Ei Lelé, Como andam as coisas? Tudo bem com você e seu filho Sistemático? Não sei se te falei, mas depois de colar grau em Filosofia no final de 2006, comecei a fazer Letras no ano passado, estou agora no quarto período. Eu coloquei meu blog no ar faz pouco mais de um mês e gostaria de te convidar a dar uma olhada e dizer a sua opinião. Se achar legal, que tal dar uma notinha no Sistemático, para que eu possa “rever” remotamente alguns amigos? O endereço é www.terenzi.com. Grande abraço a todos, Mário Terenzi.”

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da despedida e comemoração do aniversário de Peterson William Bueno de Oliveira, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, no dia 19 de agosto /2009, na Sala de Café do 8º andar. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


O bolo


A mesa com o bolo, pão de queijo e refrigerantes


A surpresa com Lelé e Peterson


Eugênio, Rosa, Márcio Viana. Atrás: Frota, Beth e Emerson


Rosa, Márcia Lemos, Nélia, Bárbara e Frota


Frota, Lelé, Beth, Ana Paula, Rosa e Márcia Lemos