Sistemático: Edição 1439 – 04/09/2009


Notícias



CLUSTER DA BULL É LIGADO NO LCC

Na semana passada, o LCC recebeu uma equipe da filial brasileira da Bull para ini-ciar o processo de colocar em produção o novo cluster do LCC.

Esse cluster tem uma grande capacidade de processamento. Suas características principais são: Arquitetura híbrida: memória distribuída e compartilhada com um total de 53 nós, sendo que cada nó tem 4 processadores Intel Quad Core (com 4 núcleos cada), com um total de 848 núcleos. Em termos teóricos, ele pode chegar até 9 Tflops de processa-mento. A memória principal deste cluster é 32 GB, por nó totalizando 1.6 TB. O armazena-mento do cluster é distribuído em cada nó: 160GBytes, mais um storage de 45 Tbytes (bruto) servindo todos os nós.

Este processo de instalação envolve várias atividades no LCC e também na França, e deve terminar no fim do mês de setembro.

Somente após esta instalação que este cluster ficará disponível para a comunidade científica da UFMG, o que será amplamente divulgado.

 

UFMG TEM INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS AOS CARGOS DE REITOR E VICE-REITOR

A Comissão Eleitoral recebeu em tempo hábil as seguintes inscrições de candidaturas vinculadas para Reitor(a) e Vice-Reitor(a):

– Professor Clélio Campolina Diniz (FACE) – Candidato a Reitor – e Professora Rocksane de Carvalho Norton (Faculdade de Medicina) – Candidata a Vice-Reitora;
– Professor Bismarck Vaz da Costa (ICEX) – Candidato a Reitor – e Professor Lúcio José Vieira (E. Enfermagem) – Candidato a Vice-Reitor.

O prazo para apresentação de recursos e/ou pedidos de impugnação de candidaturas terminará às 17h do primeiro dia útil após 5 dias, ou seja, no dia 03/09/2009. O prazo para homologação das candidaturas terminará às 17h do dia 08/09/2009.

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de agosto/2009, foram registrados 8.307 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG, por exemplo, acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente podem usar este e serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária.

Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço proxy.

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Artur Oliveira Rodrigues, da Divisão de Redes de Comunicação, saiu do CECOM no dia 31 de agosto/2009.

Artur Rodrigues entrou para o CECOM em agosto de 2008, lotado na DRC, onde permaneceu atá a sua saída.


Artur Rodrigues

NOVOS ESTAGIÁRIOS NO CECOM

O CECOM contratou, a partir do dia 05 de agosto, o estagiário Álvaro César Leão Teixeira, aluno do curso de Ciência da Computação, lotado na Divisão de Redes de Comunicação. E no dia 1º de setembro, os estagiários Bruna Andreata Avelar, do curso de Ciência da Computação, e Ricardo Mascarenhas Paixão Filho, do curso de Sistemas de Informação.

Os três novos estagiários estão lotados na Divisão de Redes de Comunicação (DRC), onde vão atuar no monitoramento das atividades da Rede UFMG e no apoio a servidores Linux.


Álvaro Teixeira


Bruna Andreata


Ricardo Mascarenhas

 

NOVO MENOR DA CRUZ VERMELHA

Com a saída de Peterson William Bueno de Oliveira, no dia 19 de agosto, a vaga do Convênio UFMG/Cruz Vermelha foi ocupada com Jhonata dos Santos Soares.
Jhonata iniciou seu trabalho no CECOM no dia 02 de setembro, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA).


Jhonata Soares

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE AGOSTO/2009

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de agosto/2009, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.224.017
13
421.524
1.338.805
4.912.675
6.251.480


As médias diárias durante o mês de agosto foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
29.589
0
13.598
43.187
158.473
201.661

 

 

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES


Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você tem fotos digitais, brinque à vontade com o site http://www.glassgiant.com/, que é cheio de recursos. São vários aplicativos de jogos gratuitos a fotos engraçadas.

– Olhe suas fezes! Se elas estiverem malformadas, com restos de alimentos, dissolvem-se na água do vaso sanitário ou vão para o fundo, atenção: você está formando uma tóxica substância. Mude sua alimentação! Mas, até aqui, tranquilize-se! Qualquer dúvida, acesse o site http://www.anamcara.com.br/site/.

– Cantar karaokê online no seu navegador! Pratique seu canto e aumente sua pontuação. Desafie seus amigos em se tornar o próximo campeão do karaokê. Tudo o que você precisa é de um microfone conectado em seu computador. Veja em http://www.karaokeparty.com/pt/.

– Transforme suas fotos em filmes engraçados com estes dois sites e envie para os seus amigos. Não deixe de visitar os endereços http://www.cardfunk.com/en/create/animated/super-mom e http://www.loogix.com/.

– No Glossário CNJ, você tem todas as definições dos termos jurídicos: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_glossary&Itemid=979.

– As obras de Machado de Assis já estão na Brasiliana Digital. Foram todas digitalizadas: contos, romances, teatro e poesias, tudo na primeira edição. Veja em http://www.brasiliana.usp.br/node.

– Quer um ótimo portal de imagens, com várias imagens free e de boa qualidade? Acesse http://sxu.hu. (Site em Inglês)

– Olhem só essa viagem de imagens. Após abrir, você verá a foto de uma moça que é, na realidade, formada por um mosaico de fotos. Clique com a seta do mouse nessa foto e verão outras fotos e dentro de cada uma sempre havera outra, mais outra e assim por diante. Mude sempre a posição do mouse para não clicar na mesma foto. Acesse http://www.lehtikuva.fi/hehkuva. ( Site em Inglês)


FERIADO DE 7 DE SETEMBRO

Como o feriado de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, será na segunda-feira,
UM BOM FIM-DE-SEMANA PROLONGADO PARA TODOS.


PROMOÇÃO "VOLTA ÀS AULAS NA LIVRARIA UFMG"


   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 33, de 31/08/1989, publicou notícias sobre Comissão de Administração de Dados, encerramento da apuração das eleições para os Órgãos Colegiados, treinamento em modelagem, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVA VERSÂO DO SADS
A MSA está prometendo, para breve, a liberação de nova versão do SADS que vem corrigir uma série de disfunções e acrescentar novas características, tais como: navegação de menus, news etc.
Esta nova versão está em testes na Magnesita há duas semanas e a MSA promete que a UFMG será uma das primeiras instalações a receber a versão.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático” envia os parabéns para Renato Machado Righi, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Cláudia Machado Valente, no dia 03; Laertes Junqueira e Acácio Antônio Vieira Monteiro, no dia 05; Paulo Vianna Affonso e Hélio Chachan, no dia 07; prof. Henrique Pacca Loureiro Luna, no dia 08; Elidimar Sérgio Soares, no dia 09; e Rodrigo Fontes Ribeiro e Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Fotos encontradas no baú da Redação de O Sistemático. A primeira foto foi tirada em julho de 1974, no antigo Restaurante Setorial, onde hoje é o prédio do Almoxarifado Central.

As outras duas fotos foram tiradas em 1976, nos jardins da Reitoria, após o almoço no Setorial.

As fotos pertencem ao acervo da Redatora do Sistemático.


Newton Vieira, Lelé e Leão (o Clarindo quase não aparece)


Lelé, Cleuza Bento (QQ) e Leão


Cleuza Bento (QQ), Lelé e Leão