Sistemático: Edição 1440 – 11/09/2009


Notícias



CECOM APOIA NOVO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA EXTENSÃO DA UFMG

Foi lançado no último dia 1º o novo Sistema de Informação da Extensão (Siex) da UFMG, por meio do qual a comunidade acadêmica poderá acessar as informações cadastradas pelos servidores e professores. O objetivo é facilitar a divulgação, o registro e a pesquisa sobre os projetos institucionais da área.

“O Siex impede que as atividades de extensão realizadas na Universidade fiquem perdidas ou conhecidas apenas em ambientes restritos”, disse a pró-reitora de Extensão, professora Ângela Dalben. O desenvolvimento do sistema começou há cerca de 18 meses por uma equipe que contou com a participação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), dos centros de extensão (Cenex), do Centro de Computação (CECOM) da UFMG e da Adok – empresa contratada para desenvolver o novo software -, com apoio da Câmara de Extensão e da Fundep.

(Fonte: Boletim Informativo da UFMG, no 1666, Ano 35, de 07/09/2009)

O CECOM apoiou a contratação, desenvolvimento e implantação do sistema, com a participação de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Diogo Freitas Duarte Magalhães.

COMISSÃO ELEITORAL HOMOLOGA CANDIDATURAS À REITORIA

Foram homologadas na terça-feira, dia 8, pela Comissão Eleitoral, as candidaturas das duas chapas inscritas para concorrer à reitoria da UFMG na gestão 2010-2014. Também foi definida, por meio de sorteio, a ordem das chapas (1 e 2) nas cédulas eleitorais: a chapa 1 é a do candidato Bismarck Vaz da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, e de seu vice, Lúcio José Vieira, da Escola de Enfermagem. Já a chapa 2 é encabeçada por Clélio Campolina Diniz, da Faculdade de Ciências Econômicas, tendo como vice Rocksane de Carvalho Norton, da Faculdade de Medicina.

Durante o sorteio e a homologação das chapas, que contou com as presenças de Lúcio Vieira (chapa 1), Clélio Campolina e Rocksane de Carvalho (chapa 2), o presidente da Comissão Eleitoral, professor Lucas Bretas, apresentou as regras para os três debates previstos no calendário eleitoral: dia 30 de setembro, das 10h às 14h, no campus Saúde; dia 7 de outubro, das 13h às 17h, no campus Pampulha; e dia 14 de outubro, das 13h às 17h, no campus regional de Montes Claros.

Cada debate será composto por quatro blocos, sendo o primeiro de exposição dos planos de trabalho das chapas (40 minutos), o segundo de debate entre os candidatos (48 minutos), o terceiro de debate dos candidatos com o plenário (74 minutos) e o último destinado às considerações finais (30 minutos). Os debates serão gravados em vídeo e as gravações poderão ser solicitadas pelas chapas mediante o fornecimento de material.

As normas para a instalação de faixas de campanha também foram repassadas aos candidatos. Os locais destinados às faixas serão divididos equitativamente entre as chapas e alternados semanalmente.

As sugestões a respeito das regras apresentadas deverão ser enviadas formalmente pelos candidatos à Comissão Eleitoral até as 17hs da próxima sexta-feira, dia 11. Na próxima semana, a Comissão irá se reunir para analisá-las.

Consulta – A consulta à comunidade universitária ocorrerá nos dias 28 (somente no Hospital das Clínicas) e 29 de outubro (no HC e nas unidades administrativas e acadêmicas da UFMG). O voto não é obrigatório. Além dos servidores dos quadros permanentes de pessoal e alunos, são considerados votantes os professores eméritos.

O resultado da consulta oferecerá subsídios ao Colégio Eleitoral para elaboração de lista tríplice para escolha do novo reitor e vice-reitor. O vencedor do pleito encabeçará a lista a ser encaminhada ao Ministério da Educação, que, em última instância, define o nome do reitor. O Colégio é formado pelos representantes dos Conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); e de Curadores.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013000.shtml – 09/09/2009)

 

CECOM PROMOVE PREGÃO ELETRÔNICO

O CECOM promoveu, no dia 09/09, pregão eletrônico para aquisição de poltronas e cadeiras para o Auditório para vídeo-conferência da Biblioteca Universitária.

A especificação das cadeiras e poltronas foi feita pela arquiteta Alethea Lessa Moreira, do DPFP – Depto. de Planejamento Físico e Projetos.

Participaram do pregão: Márcia Regina Lemos, vice-diretora do CECOM, como pregoeira; Nélia Neiva Zille, diretora da DAA; e a estagiária Bárbara Coelho Alves Pereira.


Márcia Lemos, Nélia Zille e Bárbara Coelho

 

CECOM PARTICIPA DE CURSO DA RNP

A Escola Superior de Redes RNP, em Porto Alegre/RS, estará promovendo o curso Administração de Sistemas Linux: redes e segurança, no período de 14 a 18 de setembro/2009.

O CECOM estará presente com a participação de Paulo Couto Lessa, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC).


Paulo Lessa

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Monopólio ou Banco Imobiliário é um jogo de tabuleiro onde os jogadores enrriqueciam, ou faliam, comprando e vendendo imóveis e terrenos. Pois hoje em dia o que os milionários compram e vendem são empresas da Internet. Aí está o Googolopoly: http://www.ovelho.com/node/4385. Download: http://www.box.net/shared/dguu2bfy88.

– Assista aos vídeos do Developer Day Brasil 2009. Se você perdeu, assista as novidades do Google. Se você participou, reveja os melhores momentos em http://www.youtube.com/view_play_list?p=F642387107CBA23B.

 – Agile Techday 2009 é um evento para disseminar a metodologia de gerência ágil de projetos com Scrum no Rio de Janeiro. A metodologia ágil visa agregar valor ao negócio, flexibilizar requisitos de negócio e garantir entrega de produto pronto continuamente aos seus clientes! No dia 15 de setembro de 2009, das 14h às 19h: http://oglobo.globo.com/blogs/tecnologia/agile/index.html.

 – O que é Twitter? Para que serve? Por que todo mundo só fala nele? Como fazer parte da tuitosfera? Essas dúvidas que muita gente tem, mas não sabia para quem perguntar, agora já podem ser respondidas. Visite o endereço http://www.talk2.com.br/debate/talk-show-sobre-o-twitter/.

 – Google: Há algum atalho do teclado? Os atalhos do teclado economizam o seu tempo ao ajudá-lo a explorar rapidamente a sua lista de leitura sem que seja necessário ficar alternando entre o mouse e o teclado. Estes são os atalhos do teclado do Google Reader: http://www.google.com/support/reader/bin/answer.py?answer=69973 &cbid=6debvvebi7ub&src=cb&lev=index.

– O Título Net foi criado para o cidadão requerer, pela internet, alistamento, transferência ou revisão eleitoral. O requerimento deverá ser concluído em uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral em até cinco dias corridos. O requerente deverá apresentar documento de identificação e comprovante de residência; o maior de dezoito anos, do sexo masculino, deverá apresentar também o comprovante de quitação militar. Veja em http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.html.

 – Veja os novos aparelhos celulares no blog “The design blog” que mostra o “Matrix Phone 02 carries sci-fi”, inspirado em filmes de ficção. O endereço é http://www.thedesignblog.org/entry/matrix-phone-02-carries-sci-fi-to-your-pockets/.

 – A Terceira Semana da Canção Brasileira está no ar! São sete dias inteiramente dedicados à reflexão sobre a canção, sua história, seus criadores e educadores. A cidade de São Luiz do Paraitinga, verdadeiro talismã da cultura musical brasileira, mais uma vez receberá compositores, pensadores, músicos, instrumentistas, professores, mestres, aprendizes, promovendo um dos maiores encontros musicais do país. Saiba mais em http://www.semanadacancao.com.br/site2009/.

 – Fundada em 1996, a Vizoo Editora iniciou sua trajetória com o título homônimo (Vizoo), publicação de comportamento voltada ao público jovem. Veja em http://www.vizoo.com.br/.

 

 


IUFMG PRORROGA PRAZO DE INSCRIÇÕES DO VESTIBULAR 2010


A Comissão Permamente do Vestibular (Copeve) da UFMG decidiu prorrogar a data de encerramento das inscrições do concurso Vestibular para o dia 14 de setembro. O prazo seria encerrado no dia 08. De acordo com a Copeve, o feriado de 7 de setembro e o adiamento da abertura das inscrições – de 7 para 12 de agosto – acabaram reduzindo o período em que os candidatos poderiam efetuar o procedimento. Todas as demais datas do concurso, no entanto, permanecem as mesmas.

As inscrições ao Vestibular 2010 da UFMG devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.ufmg.br/vestibular2010. O valor da taxa de inscrição é R$ 130.

São oferecidas 6,6 mil vagas, distribuídas em 75 cursos – o que representa aumento de 650 vagas em relação às oferecidas no concurso anterior. Do total de vagas, 240 serão para o campus de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, e as demais 6.360, para Belo Horizonte. As provas da primeira etapa serão aplicadas em 29 de novembro. A segunda etapa ocorrerá de 4 a 11 de janeiro de 2010.

Só poderá concorrer a uma das vagas o candidato que tiver concluído ou se encontrar regularmente matriculado na 3ª série do ensino médio, ou de curso equivalente. Quem não se enquadrar nesse critério, mas desejar, mesmo assim, participar do concurso poderá se inscrever como treineiro. Nessa categoria, o candidato não concorre a uma das vagas oferecidas pela Universidade.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012994.shtml – 08/09/2009)


BIBLIOTECA CENTRAL INAUGURA NOVO ESPAÇO NESTA QUINTA


Nesta quinta-feira, dia 10, às 15h, o reitor Ronaldo Pena inaugura, na Biblioteca Central, no campus Pampulha, o Espaço de Leitura, ambiente que passa a oferecer à comunidade universitária acervo de literatura, de variados gêneros textuais, além de jornais e revistas.

Segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas, Maria Elizabeth Oliveira Costa, havia a necessidade de oferecer ao público um tipo de acervo não destinado a atividades de estudo ou de trabalho. Este será o papel do novo espaço, onde o usuário “terá acesso a uma leitura descompromissada e poderá preencher o seu tempo livre e momentos de lazer com a leitura de um best-seller, de uma revista ou de jornal diário”, explica.

O espaço funcionará das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. O leitor que tenha vínculo com a Universidade e carteira do Sistema de Bibliotecas pode fazer o empréstimo das obras para leitura domiciliar. O acervo também consta no catálogo online da Biblioteca, e podem ser feitas reservas pela internet.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013002.shtml – 09/09/2009)


MESTRADO PROFISSIONAL SERÁ DISCUTIDO EM ENCONTRO NACIONAL


Estão abertas as inscrições para o 5º Encontro nacional dos mestrados profis-sionais, que será realizado no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 7 a 10 de outubro de 2009.

O evento pretende fazer reflexões sobre a produção diferenciada dos mestrados profissionais e contribuir com propostas de sustentabilidade desses cursos.
Inscrições e mais informações no site do evento (http://www.fnmp.org.br/).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012586.shtml – 10/09/2009)


3ª CAMINHADA ECOLÓGICA SAÚDE NA AVENIDA


No dia 20 de setembro, acontecerá a 3ª caminhada e corrida ecológica Saúde na Avenida. O evento busca associar duas práticas muito valorizadas nos dias de hoje: os exercícios físicos e o contato com a natureza.

Os participantes sairão da Avenida José Cândido da Silveira, no bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte, e entrarão no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, onde poderão caminhar em trilhas e aproveitar a natureza que envolve o Museu.

A largada será realizada às 9h no estacionamento do SERPRO. Os participantes da corrida percorrerão 5 ou 10 Km, dependendo de sua categoria, enquanto que os da caminhada de 5 km. Poderão participar da prova atletas de ambos os sexos, regularmente inscritos de acordo com o Regulamento Oficial da Prova, que pode ser consultado no site www.corridabhsaudenaavenida.com.

As inscrições vão até o dia 11/09 e devem ser feitas pelo site após o pagamento da taxa de inscrição (varia de acordo com a categoria).
Mais informações: Rafael Serravite 86611539 ou no site www.corridabhsaudena avenida.com.



   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 34, de 06/09/1989, publicou notícias sobre nova versão do correio eletrônico Hermes, Rede de Teleprocessamento, manuais da nova versão do Hermes, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM IES
O Diretor do CECOM, Eduardo Henrique Lima, vai participar do simpósio “Sistema de Informação em Instituições de Ensino Superior”, que será realizado na Universidade de São Paulo, de 12 a 14 de setembro. O simpósio está sendo organizado pela SESU/MEC com a colaboração da USP e apoio da Unisys Eletrônica Ltda.
Eduardo Henrique vai apresentar no simpósio o trabalho “UFMG – Desenvolvimento de Sistemas Administrativos”, de sua autoria com Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.

TROCA DE PCs
A Divisão de Controle da Produção vai trocar seu SID PC por um ITAUTEC da Divisão de Sistemas Acadêmicos. Essa troca vai possibilitar que a DCP tenha um PC com Winchester de 10 Mb, a ser utilizado posteriormente em conexão à nova leitora ótica, quando ela chegar.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático” envia os parabéns para Rogério Soares Pinheiro, no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: Rodrigo Fontes Ribeiro e Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10; Maria Lúcia Adorni Anconi, no dia 12; Aldemar Lopes de Souza, Diego Amadeu Duarte de Morais Santana e Arnaldo José de Oliveira, no dia 13; e Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17.

APRESENTAÇÃO DO CORAL JÚLIA PARDINI: O Coral Júlia Pardini fará uma apresentação hoje, dia 10/09, às 20h30, no Colégio Izabela Hendrix. Entre os componentes do coral estará Aleixina Maria Lopes Andalécio.

LANÇAMENTO DE LIVRO: A professora Maria Helena Michel lançou, no dia 08 de agosto, o livro “Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais – Um guia para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos”.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Ao se despedir de seus colegas e amigos ceconianos para assumir a direção do Depto. de Administração de Pessoal da UFMG, Gilmar Lima Guimarães promoveu um encontro com todos na Sala do Café do 8º andar. O encontro foi realizado no dia 14/05/2009 e as fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Gilmar e Valéria (DPFP)


Beth e Gilmar


Nilson, Helvécio e Elza