Sistemático: Edição 1442 – 24/09/2009


Notícias



ENGENHARIA TOTALMENTE ACESSÍVEL RAMAL A RAMAL

O Sistemático informou em sua última edição que já estava operacional a conexão entre as centrais telefônicas da Escola de Engenharia Centro e o Campus Pampulha e que o CECOM estava trabalhando na programação que permitiria a ligação ramal a ramal entre a Engenharia e as outras unidades da UFMG no Campus Pampulha. Nesta segunda-feira, dia 20, o serviço foi liberado de maneira ainda mais ampla, possibilitando que os usuários da Escola de Engenharia no centro pudessem ligar para as escolas de Arquitetura e Direito, para os campi Saúde e Pampulha, em Belo Horizonte, assim como para o Campus Montes Claros. Em http://www.ufmg.br/catalogo estão disponíveis os ramais de todas as unidades e órgãos da UFMG. Para ligar para o Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, basta discar os últimos 4 dígitos do telefone, deixando de fora o DDD e o prefixo dos números: (38)2101.

Nesta quinta-feira, o serviço não está operacional. Isto pode ser consequência das chuvas que atingiram Belo Horizonte nos últimos dias. A fibra ótica que faz a conexão da Escola de Engenharia à Rede UFMG apresentou problemas na noite de quarta-feira e, até o fechamento desta edição, a PBH, responsável pela manutenção da rede no centro da cidade, não havia conseguido restabelecer o circuito.

 

CECOM REALIZA BATE-PAPO DE INFORMÁTICA PARA EQUIPE DO CEDECOM

Nos dias 1 e 8 de outubro, o CECOM vai realizar um Bate-papo de Informática com funcionários e estagiários do CEDECOM que passaram a integrar recentemente a equipe daquele órgão. O objetivo é familiarizar essas pessoas com o ambiente padrão adotado na Rede Administrativa, sendo enfocados conceitos básicos e funções mais comumente utilizadas.

O Bate-papo será realizado na sala de aulas do CECOM e está a cargo de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

 

ALEIXINA DEFENDE TESE DE DOUTORADO

Na última segunda-feira, dia 21, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Analista de Tecnologia da Informação do CECOM, defendeu sua tese de doutorado, intitulada “Informação, Conhecimento e Transdiscipli-naridade: Mudanças na Ciência, na Universidade e na Comunicação Científica”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Aleixina fez uma apresentação de sua pesquisa, que investigou práticas transdisciplinares na UFMG, por meio de entrevistas com participantes do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT e do Projeto Manuelzão, e depois passou por uma argüição, feita pela Comissão Examinadora, composta por:

– Profa. Dra. Regina Maria Marteleto – Fundação Oswaldo Cruz (orientadora)

– Profa. Dra. Marilda Lopes Ginez de Lara – USP

– Prof. Dr. Marco Antônio de Almeida – USP

– Prof. Dr. Eugênio Marcos Andrade Goulart – Faculdade de Medicina/UFMG

– Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo – ECI/UFMG

– Prof. Dr. Marco Antônio de Azevedo – PUC/MG (suplente)

– Profa. Dra. Maria Guiomar da Cunha Frota – ECI/UFMG (suplente).

Ao final do processo, Aleixina foi considerada aprovada. Estiveram assistindo à defesa da tese familiares, colegas e amigos da nova doutora em Ciência da Informação. O Sistemático, em nome de todos, envia os parabéns.


Aleixina Andalécio durante a defesa de tese de doutorado


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 ganhou força. Os moradores de Chicago, uma das concorrentes, decidiram apoiar o Rio 2016. Diz a mensagem no site: “Seria interessante sediar a Olimpíada aqui em Chicago. Mas sabe o que seria ainda melhor? Rio de Janeiro. Deixem o Rio sediar a Olimpíada de 2016. Não nos importamos. Honestamente”. Veja mais em http://www.chicagoansforrio.com.

– Veja o trecho do show ao vivo de Serjão Loroza e ÚS Madureira, que aconteceu no Espaço Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia, com capacidade para 3 mil espectadores. O show traz em seu repertório novas versões de canções clássicas e atuais consagradas da MPB, além de composições autorais do próprio Serjão. Não deixe de visitar o endereço http://www.loroza.com.br/.

– Com o entusiasmo de um jovem de pouco mais de 1 ano de vida e a experiência de milhões de pesquisas e usuários, o Eco4planet tem o prazer de anunciar que acaba de entrar em nova fase: a partir de hoje, suas pesquisas na Internet se transformarão em árvores (de verdade!). E o que você precisa fazer? Apenas continuar pesquisando através do Eco e compartilhar essa novidade com o maior número de pessoas, pois a cada 50 mil pesquisas uma muda vai para a terra. O endereço é http://www.eco4planet.com/pt/#.

– Virou uma mania editar vídeos e postar no Youtube.com. Uma outra mania é fazer aqueles efeitos que só víamos no cinema. Acesse o tutorial Sony Vegas e veja como é fácil. O tutorial é em Português. Veja em http://www.youtube.com/watch?v=jXbXkm4YkJw.

– Dilema dos adoçantes: muito assunto pra pouca página em http://science blogs.com.br/efeitoadverso/?utm_source=bloglist&utm_medium=brazildropdown.

– O seu computador está apresentando algum tipo de problema e você não avalia ou conserta? Baixe o Simulador de Defeitos e siga corretamente os passos. O endereço é http://rapidshare.com/virtuals/277879069/Simulador_de_defeitos.rar.

– Como diz o próprio site, arte, cultura e informação no Japão. Tem composições musicais, poemas, cartas e outros de alguns brasileiros que estão na terra do Sol Nascente. Visite o endereço http://www.flybysky.net/.

 

 


RESULTADO DE JULGAMENTO E RECURSOS DO CONCURSO UFMG 2009 ESTA DISPONÍVEL


A resultado do julgamento dos recursos e o gabarito definitivo do concurso UFMG 2009, edital 287/09, disponibilizados pela Divisão da Recursos Humanos (DRH), podem ser conferidos no endereço www.ufmg.br/conheca/concursos.shtml.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013166.shtml – 23/09/2009)


ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS A VAGAS NA UMEÍ ALAIDE LISBOA


A partir desta quinta-feira, 24, estão abertas as inscrições para candidatos a vagas em 2010 na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Alaíde Lisboa, localizada no campus Pampulha.

As crianças de diferentes faixas etárias irão participar de um sorteio que definirá a listagem dos novos alunos da Umei no próximo ano.

As inscrições devem ser feitas nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, até 9 de outubro, na secretaria da Coordenadoria de Assuntos Comunitários, que funciona no prédio da Biblioteca Central – entrada pela lateral direita. A inscrição somente será aceita com a entrega da ficha de inscrição preenchida e dos seguintes documentos:

Para os servidores da UFMG: original e cópia da certidão de nascimento da criança e do contracheque ou carteira funcional do responsável;

Para discentes da UFMG: original e cópia da certidão de nascimento da criança e dos seguintes documentos: comprovante de matrícula; números de créditos na graduação, no mestrado ou doutorado; documento de identidade;

Para funcionários que tenham outros vínculos: original e cópia da certidão de nascimento da criança; do contracheque, do comprovante de vínculo com as fundações e de local de trabalho.
Mais informaçõs pelo telefone (31) 3409-4587.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013175.shtml – 24/09/2009)


DIA DA SECRETÁRIA

30 de setembro é o DIA DA SECRETÁRIA. O Sistemático envia os parabéns para Michele, secretária da Diretoria do CECOM; Rosa, secretária da ATI; e as recepcionistas do CECOM, Cristina Queiroz e Carolina, por serem as secretárias de todos nós.


   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 36, de 21/09/1989, publicou notícias sobre testes da nova leitora ótica LMO-68R, rede de teleprocessamento, palestra na Embratel, rescisão de contrato da analista Denise Spira, relotação de Benício Alves de Souza no LCC, participação do CECOM no vestibular da Polícia Militar, entre outras. A notícia que se destacou foi:

INAUGURAÇÃO DO SIBRADID
Foi inaugurado ontem, o SIBRADID – Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva, na Escola de Educação Física da UFMG. O sistema, implantado no HP3000 que está instalado no subsolo da Reitoria, junto ao A10, proporcionará à comunidade desportiva brasileira a consulta a informações através de uma rede nacional que será sediada na UFMG.
Já existem 20 instituições de ensino conveniados ao sistema, que foi fornecido pela UNESCO/IASI.
Para implantação do sistema, a Escola de Educação Física contou com a colaboração do Centro de Computação na importação do equipamento, especificação técnica, montagem da infraestrutura e suporte logístico e humano da Divisão de Núcleos Computacionais.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático” envia os parabéns para: Gino Ottoni Durante, no dia 29; e Rosa Amélia Santos Froeseler (ATI), no dia 30. Os parabéns para os ex-ceconianos: Janer Olinto de Andrade, no dia 26; Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27; Aléxia Maria Müller de Gouveia, no dia 29; Alexandre Francisco Fonseca de Morais e Allan Ibrahim Peron, no dia 1º de outubro.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos do audiovisual apresentado durante a comemoração dos 10 anos do CECOM, em fevereiro de 1981. As fotos são de autoria de Lelé, Renato Righi, Edésio Costa e Silva e Rainer Brokerhoff.


A antiga Biblioteca do CECOM


Outra foto da Biblioteca do CECOM com Lúcia Valadares


Durante os trabalhos do Vestibular: Dôra, Beth, Leão, Lelé e Solange


A sala da digitação com Messias e Alfredo


Dilma Sandrin e Luiz Henrique no subsolo da Reitoria


Viotti e Solange na sala do Sistema FACOM