Sistemático: Edição 1443 – 01/10/2009


Notícias



NOVO CLUSTER DE SERVIDORES AMPLIA INFRAESTRUTURA DE SISTEMAS

Em 2002, o CECOM passou a utilizar uma nova metodologia e novos recursos tecnológicos para desenvolvimento de sistemas, com o objetivo de permitir a execução de suas aplicações através da Internet. Após uma primeira experiência, feita por meio de parceria com as empresas IBM e BMS-Belgo Mineira Sistemas, que viabilizou a inscrição dos candidatos ao vestibular 2002 pela Internet, foram adotados o servidor de aplicações WebSphere, da IBM, e o sistema gerenciador de bancos de dados Oracle. A primeira aplicação desenvolvida pela equipe do CECOM a utilizar esse ambiente, ainda como projeto piloto, foi o registro dos calouros aprovados no vestibular de 2002. Desde então, muitas outras aplicações, como o Sistema Acadêmico da Pós-Graduação e o Diário de Classe, foram desenvolvidas da mesma forma.

Todos esses sistemas eram executados em um único servidor, o que costumava provocar, em momentos de grande utilização, problemas de acesso e queda de desempenho.

Objetivando melhorar a qualidade desse serviço, aumentando a disponibilidade das aplicações e a capacidade de processamento das informações e dos acessos, o CECOM instalou agora uma estrutura em cluster de balanceamento, composta por quatro servidores interligados, sendo feita a distribuição de carga entre eles. Além de apresentar as vantagens já descritas, essa estrutura facilita a expansão do esquema, pois basta adicionar novos servidores ao cluster, quando necessário.

A proposta dessa nova estrutura e as atividades envolvidas em sua implantação estiveram a cargo do funcionário Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC.

 

CERTIFICADO DIGITAL SIMPLIFICA ACESSO A SISTEMAS

Há algum tempo, os usuários das aplicações disponibilizadas pelo CECOM via Web recebiam um alerta do navegador sobre a utilização de um certificado digital autoassinado e não confiável, e precisavam confirmar a aceitação desse certificado para ter acesso a essas aplicações. Um certificado digital é um arquivo de computador que contém informações sobre a entidade para o qual o certificado foi emitido (empresa, pessoa física ou computador), atestando a confiabilidade de sua identificação. A necessidade de confirmação tornava mais demorado o acionamento dos sistemas, além de gerar dúvidas nos usuários quanto aos procedimentos a adotar.

Visando esse alerta e a necessidade de aceitação do certificado, o CECOM adquiriu e instalou certificados assinados pela empresa Thawte Consulting CC, cujos certificados são reconhecidos pela maioria dos navegadores e sistemas operacionais utilizados no mercado. Com isso, o acesso aos sistemas do CECOM foi simplificado e agilizado.
Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC, foi o funcionário responsável pelos testes do novo esquema e por sua instalação, efetuada em 18/9.

 

FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE NOVO TREINAMENTO EM WEBSPHERE

Dentro do programa de capacitação da equipe do Centro de Computação da UFMG, que visa dar condições para que seus funcionários possam estar tecnicamente preparados para atender às necessidades cotidianas e também permanecer sempre atualizados, os servidores Márcio da Costa Viana e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), participarão, no período de 5 a 9 de outubro, do treinamento IBM WebSphere Application Server v7 Administration on Linux, em São Paulo.

O WebSphere Application Server (WAS) é um software de infraestrutura para integração e gerenciamento de aplicações JAVA, utilizado para dispo-nibilizar vários sistemas desenvolvidos pelo CECOM. Atualmente, o CECOM utiliza a versão v6.1 do WAS para disponibilizar suas aplicações.

Após esse treinamento, a DAC programará a atualização para a versão WAS v7, bem como a migração das aplicações que são executadas nesse ambiente.


Márcio Viana

Emerson Kfuri

 

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Fique por dentro do trânsito da sua cidade no Googlemaps. No campo Google maps, escreva o nome da sua cidade e clique no botão TRANSITO, à direita da página. Visite o endereço http://maps.google.com.br/.

– Tudo que rola no mundo esportivo e a cobertura completa, direto da Dinamarca, do sorteio da candidatura dos Jogos Olímpicos 2016. A cidade do Rio de Janeiro é candidata. Rio2016, faça sua torcida. Veja em http://blog.chicomaia.com.br/.

– Personagens de games, histórias em quadrinhos feitos em carne e osso. Clique nas imagens para visualizar um tamanho maior e de ótima resolução. O endereço é http://mataleonebr.blogspot.com/2008/04/jessica-rabbit-real.html.

– É assim: o http://www.semideia.com está cheio de vídeos e notícias para alegrar seu dia. Se você tiver alguma idéia… Confira!

– Acho tão bacana este site que publico de novo. É uma mistura de músicos que dá um som bacana, ou seja, são pedaços de músicas. Veja em http://thru-you.com/.

– Você que é aficcionado por vídeo games, já pode ouvir as músicas dos jogos. É um show com as melhores músicas de todos os tempos do vídeo game. Fique de olho nas datas. O endereço é http://www.videogameslive.com.br/.

– O YouTube sempre foi um lugar para você curtir e compartilhar vídeos com sua família e seus amigos. Em breve, encontrar pessoas que você conhece no YouTube se tornará ainda mais fácil. Nas próximas semanas, será lançada uma caixa de sugestões na página inicial. Esta caixa mostrará canais do YouTube de pessoas que você possa conhecer. Como faremos essas sugestões? Visite o endereço http://youtubebrblog.blogspot.com/.

 

 


VEM AÍ O HORÁRIO DE VERÃO


O horário de verão 2009/2010 começa a partir de zero hora do dia 18 de outubro de 2009, o que significa que, da noite de sábado 17 para domingo 18, as pessoas que moram nas regiões onde vigora o horário de verão deverão adiantar seus relógios em uma hora. O horário de verão vai vigorar em estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.

Serão 126 dias até a meia-noite de 20 de fevereiro de 2010.

Conforme o decreto no 6.558, de 08/09/2008, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o horário de verão começará sempre a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente.


DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Conforme determina a Portaria nº 525-2008, do Ministério do Planejamento, o dia do Servidor Público, 28/10/2009, será comemorado no dia 26 de outubro de 2009.


FERIADO DE 12 DE OUTUBRO


O dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é feriado nacional.


   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 37, de 28/09/1989, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Administração de Dados, entrega de material para realização do Simulado Pitágoras, paradas para manutenção, paradas do Sistema A10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SEMINÁRIO DE RECURSOS HUMANOS
A Pró-Reitoria de Administração vai promover, de 02 a 05 de outubro, no Auditório da Reitoria, o Seminário de Recursos Humanos com o objetivo de discutir a força de trabalho na Universidade.
Os participantes foram distribuídos em grupos de trabalho, sendo que o CECOM estará presente no dia 02 com Euclídia Leopoldina de Macedo Vale e no dia 05 com Eduardo Henrique Lima.

SUPLETIVO
Está em fase final a preparação do material para aplicação dos exames do Supletivo Profissionalizante da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. A preparação está sendo realizada pelo Centro de Computação e as provas estão marcadas para o período de 13 a 20 de outubro.

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
O Depto. de Ciência da Computação/ICEx concedeu uma bolsa para Alfredo Ventura dos Anjos, do Centro de Computação, para o curso de Introdução à Programação de Computadores. O curso teve início no último dia 25, com término previsto para 14 de dezembro/89.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático” envia os parabéns para Paulo Inácio Sobrinho, no dia 03; Thiago Gabriel Diniz e Daniel Alves de Araújo Martins, no dia 04; Jader Santos, no dia 05; Luiz Cláudio Ferreira Santos, no dia 06; e Gabriel Pinheiro Dutra, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Alexandre Francisco Fonseca de Morais, Allan Ibrahim Perón e João Carlos Bretas Leite, no dia 1o; Geraldo José Coelho Ribeiro, no dia 02; Patrícia Lúcia Pereira Ferri, no dia 03; Bruna Maria Souza e Rosilene Terra Zeferino, no dia 04; Érica Fernanda da Silva, Igor de Carvalho Ferreira e José Ribeiro da Silva, no dia 06; e Maria de Lourdes Armandi, no dia 07.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais um lote de fotos do audiovisual do CECOM – Ano 10, apresentado durante a comemoração do décimo aniversário do Centro de Computação da UFMG. A comemoração foi realizada em fevereiro de 1981. As fotos são de autoria de Lelé, Renato Righi, Edésio Costa e Silva e Rainer Brockerhoff.


Frota e Edésio aguardando os programas no escaninho do subsolo


A ante-sala do Sistema Burroughs 6700, onde hoje é a sala de Aulas 2 do CECOM


Gecomob fazendo a leitura de cartões


Filipe Corrêa na Sala do PDP 11


Maria Clarice e Maria Helena Caldeira na Sala de Datilografia


Leão, Frota, Luiz Ricardo e Filipe Leão