Sistemático: Edição 1444 – 08/10/2009


Notícias



CECOM DISPONIBILIZA VoIP NO PENDRIVE

A equipe da DRC fez uma pesquisa para encontrar um software VoIP que funcione em pendrives e seja gratuito para os usuários do VoIP UFMG. A DRC oferece e indica para a comunidade universitária o software PhonerLite. Com ele, o usuário poderá acessar seu número VoIP a partir de qualquer computador sem necessitar instalar e configurar o softphone em cada um. Para tal, basta instalar e configurar no pendrive e encaixá-lo no computador que desejar realizar suas ligações.

Já estão disponíveis no site do VoIP (http://www.voip.ufmg.br/?secao=pendrive), as instruções para download e instalação do PhonerLite.

A instalação é simples e rápida e o software será instalado no pendrive, não tendo vínculo algum com qualquer computador.

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de setembro/2009, foram registrados 8.649 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço.

Para isso, é necessário que os usuá-rios tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço proxy.

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Gabriel Pinheiro Dutra e Rafael Henrique Soares Oliveira pediram demissão do quadro do CECOM no início do mês de Outubro/2009.

Gabriel Pinheiro entrou para o CECOM em outubro de 2007, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde atuou junto à Redação de O Sistemático e na manutenção do site do CECOM.

Rafael Oliveira entrou para o CECOM em janeiro de 2009, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria, atuando no atendimento aos usuários administrativos.

Gabriel Pinheiro

Rafael Oliveira

 

NOVA ESTAGIÁRIA DO CECOM

Com a saída de Rafael Henrique Soares Oliveira, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) selecionou e admitiu em seu quadro de estagiários a estudante Camila Cristina de Lima Pimenta, do curso de Biblioteconomia.

Camila Pimenta entrou para o CECOM no dia 05/10/2009, atuando na Operação de Rede/DAC.

Camila Pimenta


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE SETEMBRO / 2009

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_ redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de setembro/2009, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

As médias diárias durante o mês de setembro foram as seguintes:

 

 

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

O Leopard-X é um tema para o Windows XP baseado no sistema operacional Mac OS X. Os fãs do design da Apple irão adorar, já que poderão ter ao menos um pequeno “gostinho” de operá-lo. O tema é realmente belo, modifica a Barra de Tarefas, a Área de Trabalho e até as janelas do Windows Explorer. Para conseguir utilizar este tema será necessário utilizar o UXTheme Multi-Patcher. Ele permite que você use temas que não sejam oficiais da Microsoft. O RocketDock também é importante, já que ele simula o famoso Dock do Mac no Windows. O tema ainda trás itens que são compatíveis com o Styler. Com ele, o tema terá efeitos visuais ainda mais próximos do Mac OS X. Roda em Windows XP. Idioma Inglês. Os endereços são: http://superdownloads.uol.com.br/download/193/leopard-x/. UXTheme Multi-Patcher 6.0 : http://superdownloads.uol.com.br/download/186/uxtheme/. RocketDock: http://superdownloads.uol.com.br/download/117/rocketdock/.

– O novo site da primeira dama francesa Carla Bruni-Sarkozy não aguentou os inúmeros acessos e estava fora do ar. Caso receba a mensagem: “En raison d’un trop grand nombre de visites, le site carla brunisarkozy.org est provisoirement inaccessible. Merci de revenir dans quelques heures”, volte mais tarde… O endereço é http://www.carlabrunisarkozy.org/.

– Cada vez que você abrir uma nova guia para verificar um dos seguintes sites, pare. Levante-se e, a partir do seu computador, faça o exercício associado com o site que você está visitando. Depois de concluir o exercício, navegue pelas páginas do site http://www.patrickmoberg.com/workoutplan/.

– A indústria de design de interiores tem sido caracterizada como arcaica, graças a uma falta de presença digital. Decorati está mudando isso com digitalização e democratização do espaço de design de interiores com sua plataforma on-line para os decoradores e consumidores que estão à procura de aconselhamento e orientação profissional de design. Veja o endereço http://decorati.com/.

– No site http://medtropolis.com você faz uma viagem virtual pelo corpo humano. Nos idiomas Inglês e Espanhol, na opção “El Cuerpo Virtual”, clique em “Construya un esqueleto” e logo depois em “Inicio del juego” para fazer a montagem. Muito interessante!

– Se você não assistiu a apresentação da candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, então assista no endereço http://www.olympic.org/en/content/ Olympic-Games/Candidate-Cities/Elections-for-the-2016-Games/.


BIBLIOTECA UNIVERSTÁRIA OFERECE CURSO DE INTRODUÇÃO À CONSERVAÇÃO DE LIVROS

Estão abertas, até 13 de outubro, as inscrições para o curso Introdução à conservação de livros, que o Centro de Extensão da Biblioteca Universitária oferece de 14 de outubro a 9 de novembro.

Com 40 horas aulas, o curso é aberto a profissionais que atuam nas áreas de biblioteconomia, arquivologia e museo-logia e demais interessados no tema. As aulas serão realizadas às segundas, quartas e sextas, das 13h às 17h, no Laboratório de Preservação de Acervos da Escola de Ciência da Informação (ECI), no campus Pampulha. São oferecidas 15 vagas.

Ministrado pela bibliotecária Rosemary Tofany Mota, vice-diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, o curso terá aulas teóricas e práticas que abordarão temas como agentes deteriorantes do papel, conservação preventiva, técnicas de higienização de documentos, costura, encadernação e acondicionamento de livros.

Inscrições pela Internet ou nos postos de atendimento da Fundep (Av. Antônio Carlos, 6.627 – Praça de Serviços – loja 7, campus Pampulha; e no Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro – BH/MG). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4220.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013323.shtml – 08/10/2009)


FERIADO DE 12 DE OUTUBRO


Na próxima segunda-feira, dia 12 de outubro, é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Como é feriado nacional, UM BOM FERIADO PROLONGADO PARA TODOS!


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, no 38, de 05/10/1989, publicou notícias sobre redistribuição de recursos computacionais no CECOM, seminário Creches na UFMG, rede de teleprocessamento, concurso da Academia da Polícia Militar, entre outras. A notícia que se destacou foi::

SUPLETIVO
Na segunda-feira, dia 02, foi entregue pelo CECOM o material para realização das provas do Supletivo Profissionalizante da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. O supletivo envolveu 15.000 provas, distribuídas por 32 disciplinas em 4 modalidades profissionalizantes.
As provas serão realizadas nas cidades-sede das Delegacias Regionais de Ensino de Minas Gerais, no período de 13 a 20 de outubro.
O processamento do concurso está sendo desenvolvido, na íntegra, pelo CECOM, por solicitação da PRODEMGE.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático” envia os parabéns para Adyr Rodrigues Nascimento, no dia 11; e Ana Paula Fonseca de Almeida, no dia 13. Os parabéns para os ex-ceconianos: Gabriel Pinheiro Dutra, hoje, dia 08; Marcelo Marcos da Silva Nery e Jorman Bernardino Soares, no dia 11; Maria Cristina de Mello Souza, no dia 12; Mário Fernando Montenegro Campos (DCC), no dia 14; Adriana Aparecida de Melo, Geraldo Robson Mateus (DCC) e Rômulo Chaves Mendes, no dia 15.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O último lote de fotos do audiovisual do CECOM – Ano 10, de fevereiro de 1981. As fotos são de autoria de Lelé, Renato Righi, Edésio Costa e Silva e Rainer Brockerhoff.

O escaninho do subsolo

A antessala do Sistema Burroughs 6700, onde hoje é a Sala de Aulas 2 do CECOM

Avair e Nilson na Sala do Setor de Operação. Vejam a imponência do Sistema Burroughs 6700!

Luiz Henrique Loureiro e Dilma Sandrin no subsolo do prédio da Reitoria

Outra visão da sala das leitoras de cartôes e do escaninho de recebimento das listagens dos programas

Mariângela Figueiredo digitando um programa