Sistemático: Edição 1445 – 15/10/2009


Notícias



UFMG E TRE PREPARAM AS URNAS ELETRÔNICAS PARA VOTAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral está preparando as urnas eletrônicas para a Consulta à Comunidade que irá subsidiar a escolha do próximo reitorado. Os dados foram entregues pela Comissão Eleitoral, após a preparação realizada pelo CECOM, em 6 de outubro. Será a segunda vez que as urnas serão usadas pela UFMG em uma Consulta para Reitor. A primeira experiência foi em 2005.

A homologação da programação das urnas será realizada hoje, quinta-feira, quando estarão presentes ao TRE o presidente da Comissão Eleitoral, Prof. Lucas Bretas, e o diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

O cadastro de votantes, com seus respectivos locais de votação, foi preparado pelo analista Ronaldo de Araújo Costa, que contou com o apoio das diretorias do DRCA e DAP, na definição das regras de seleção, e da equipe do LCC na eliminação das redundâncias de registros de pessoas que pertencem a mais de um segmento.

Após a conclusão destas atividades, foram contabilizados como votantes 2.567 docentes, 4.272 técnicos e administrativos, além de 36.900 discentes. Esta população está distribuída em 143 seções eleitorais, que serão montadas em 30 locais de votação.

Serão usadas 138 urnas eletrônicas e 5 não eletrônicas, utilizando as tradicionais cédulas de papel. Essas sessões estão localizadas no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, e no Instituto Casa da Glória, em Diamantina, já que as urnas eletrônicas emprestadas pelo TRE são para uso exclusivo em Belo Horizonte.

A definição dos locais foi feita com base nas orientações da Comissão Eleitoral. Para confirmar seu local de votação, os votantes podem acessar o site http://www.ufmg.br/eleicoes2009/locais_votacao.shtml. Esta consulta foi preparada pela analista Aleixina Maria Lopes Andalécio.

Nos próximos dias, o CECOM emitirá as listas de presença que serão usadas para coleta de assinaturas dos votantes nos dias da Consulta, que são 28 de outubro, apenas no Hospital das Clínicas, e 29 de outubro, em toda a UFMG. Na noite do dia 29, o processo de apuração, que será transmitido pela Internet, contará também com o apoio do CECOM na ponderação e na totalização dos votos.

 

MATRÍCULA DA PÓS-GRADUAÇÃO SERÁ IMPLANTADA NA INTERNET

Em dezembro próximo, será implantado o Sistema de Matrícula da Pós-Graduação pela Internet. O Sistema foi especificado e está sendo desenvolvido pela equipe de desenvolvimento do CECOM, sob a coordenação do analista Diogo Freitas Duarte Magalhães. O desenvolvimento tem o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, que está contribuindo para tornar o sistema adequado às especificidades da Pós-graduação. A matrícula na pós difere da matrícula da graduação, pois conta com a participação efetiva do orientador, que também acessa o sistema, para a análise das matrículas de seus orientandos.

Um teste piloto foi realizado no mês de julho, com a participação de dois Programas de Pós-graduação: Geografia e Engenharia de Estruturas. O piloto foi considerado um sucesso, atendendo a 75% dos alunos dos cursos envolvidos, e permitiu a identificação de novos requisitos que estarão contemplados na versão final.

Uma novidade é a inclusão da matrícula em disciplinas eletivas, que passa a ser realizada concomitantemente à matrícula normal. No mês de novembro, a PRPG e o CECOM oferecerão treinamento a todas as secretarias dos programas de pós-graduação da UFMG. Também serão disponibilizados materiais para treinamento, como Manual do Usuário, treinamento em vídeo e serviço de Help-Desk. O sistema será implantado simultaneamente em todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da UFMG, ou seja, em 58 cursos de doutorado e 66 cursos de mestrado. A matrícula na pós-graduação atenderá a aproximadamente 6.500 alunos e o acesso ao sistema será feito exclusivamente pelo Portal minhaUFMG. Os professores e alunos que ainda não têm cadastro no portal devem procurar a secretaria dos programas para as devidas providências.

 

CAIS/RNP PROMOVE DIA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA EM INFORMÁTICA

O CECOM e a UFMG devem, em breve, fornecer à comunidade universitária informações sobre o Dia Internacional de Segurança em Informática de 2009 – DISI 2009. Informações sobre o evento poderão ser acessadas no site do evento: http://www.rnp.br/eventos/disi/. Ao contrário do que acontece com eventos da área, geralmente voltados para administradores de TI, o DISI é totalmente voltado para os usuários finais dos sistemas de informática, maiores vítimas dos golpes que ocorrem na internet. O convite para participação no DISI foi enviado pela RNP e copiado a seguir:

“A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) – com o apoio do Centro de Tratamento a Incidentes de Segurança em Redes da Administração Pública Federal (CTIR.Gov) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) – está organizando pelo quinto ano consecutivo um evento em comemoração ao Dia Internacional de Segurança em Informática – DISI.
O evento é oficialmente comemorado no dia 30 de novembro. No entanto, neste ano, a celebração da RNP ocorrerá no dia 2 de dezembro.

O DISI, direcionado aos usuários finais de computadores, visa divulgar informações sobre segurança e boas práticas no uso de sistemas e aplicativos, com uma linguagem acessível a este público e de forma gratuita.

Neste ano, o tema do evento será “Segurança nas Redes Sociais” – um tipo de aplicação web para relacionamento muito popular há pelo menos quatro anos e que tem diversas implicações em segurança e privacidade. Quem não ouviu falar é usuário de alguma das chamadas redes sociais: Orkut, Facebook, Twitter etc.

Em adesão à celebração deste importante movimento mundial, estão sendo previstas pela RNP as seguintes atividades no dia 02 de dezembro:

* Transmissão pela Internet de palestras ao vivo desde a UFBA, das 09h às 17h (horário de Brasília), ministradas por especialistas em Segurança da Informação, cobrindo aspectos relacionados com redes sociais e segurança.

* Divulgação de referências importantes na área de segurança de computadores;

* Disponibilização de um Quiz com questões relativas à segurança da informação em redes sociais, com direito a premiações aos 100 primeiros participantes que acertarem todas as perguntas;

* Incentivo a atividades nas instituições federais e centros de pesquisa de todo o país em comemoração ao DISI.

 

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

Com a saída de Gabriel Pinheiro Dutra do quadro de estagiários, o CECOM contratou, a partir do dia 13 de outubro/2009, Rodrigo Wenceslau Torres para ocupar a vaga.

Rodrigo Wenceslau é aluno do Curso de Sistemas de Informação e foi lotado na DAA – Divisão de Apoio Administrativo, onde será o responsável pelo desenvolvimento e manutenção do site do CECOM.


Rodrigo Wenceslau

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Brinque com aquário virtual no Sharkbreak. Escolha o tipo de peixe, mude a paisagem e é só mover o mouse. O endereço é http://www. sharkbreak.com/. Caso goste de um relógio marítimo, vá até http://www.sharkbreak.com/widgets-view-69.

– OpenStreetMap é um mapa livre e editável do mundo. Ele é feito por pessoas como você. OpenStreetMap permite visualizar, editar e usar dados geográficos de maneira colaborativa de qualquer lugar do mundo. Veja em http://www.openstreet map.org/.

– Assista ao trailer de vários filmes no site TVonline, em http://tvonline.bell.ca/ tvonline/ servlet/CommandServlet?command=flow&processid=97. É uma boa idéia para um preview do filme.

– Vídeos e mais vídeos. Músicas e outras coisas mais em http://www.koldcast.tv/.

– O Modelador 3D é uma ferramenta de criação de modelos em 3D que permite adicionar edifícios ao Google Earth. Fácil de utilizar, é também uma forma fácil de aparecer num mapa 3D. Eis como funciona:
– Selecione uma cidade em qualquer parte do mundo;
– Crie um edifício usando as fotos fornecidas pelo site;
– Grave o seu edifício, que será analisado;
– Veja o seu edifício em 3D no Google Earth!
É preciso o plug-in do Google Earth instalado. O endereço é http://sketchup. google.com/intl/pt-PT/3dwh/building maker.html.

– Tem muitos programas por aí que permitem salvar o vídeo no seu computador. Mas o DIRPY faz isto e muito mais. Salva só o áudio do vídeo. Além disso, você fica sabendo o tamanho do áudio e faz download em MP3. Assista ao vídeo no próprio site antes de baixar. Maravilha!!! Veja em http://www.dirpy.com/.

– Todoist é a melhor maneira de manter-se organizado. Todoist é um gerenciador de tarefas que é útil, rápido e fácil de usar. Visite o site em http://todoist.com/.


HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NO DOMINGO

O horário de verão 2009/2010 começa a partir de zero hora do dia 18 de outubro de 2009, o que significa que, da noite de sábado 17 para domingo 18, as pessoas que moram nas regiões onde vigora o horário de verão deverão adiantar seus relógios em uma hora. O horário de verão vai vigorar em estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.

Serão 126 dias até a meia-noite de 20 de fevereiro de 2010.



DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E VESTIBULAR SERÃO TEMAS DE DEBATES DURANTE A SEMANA DO CONHECIMENTO

Duas atividades se destacam na programação da Semana do Conhecimento e Cultura, que será realizada entre 19 e 23 de outubro. Na terça-feira, dia 20, o tema A Universidade deve aderir ao novo Enem na primeira etapa do vestibular? será discutido em mesa-redonda pelos professores José Francisco Soares, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, Ana Paula Hey, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e Mauro Mendes Braga, pró-reitor de Graduação da UFMG.

Na quarta-feira, dia 21, o tema Ciência em cena será abordado pelo escritor e jornalista Marcelo Leite, colunista da Folha de São Paulo. Ambas as atividades serão realizadas das 8h30 às 10h, no auditório da Reitoria.

Atividades – Além da exposição de pesquisas e trabalhos de extensão de alunos da UFMG, a programação da Semana do Conhecimento e Cultura prevê apresentações artísticas e culturais, palestras e debates. As atividades são abertas ao público e podem ser acompanhadas das 8h30 às 20h nos campi da UFMG – Pampulha, Saúde e Montes Claros. Na Pampulha, o evento ocorrerá nas unidades acadêmicas, Praça de Serviços, saguão e auditório da Reitoria. …

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013387.shtml – 15/10/2009)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 39, de 12/10/1989, publicou notícias sobre Sucessão do Reitor, Concurso da Polícia Militar, Vestibular Simulado do Método, liberação de sistemas, Horário de Verão, entre outras. A notícia que se destacou foi:

TREINAMENTO
A DSA está realizando hoje o primeiro de uma série de treinamentos com professores das unidades da UFMG interessados em utilizar o programa DIARIO. O treinamento está a cargo do analista Hélio Teixeira da Costa, com a participação de Eliane Aparecida Ferreira, do DRCA, e hoje estão sendo treinados 09 professores da Medicina, ICB, Odontologia e FACE.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático” envia os parabéns para Antônio Eustáquio Rodrigues, no dia 19. Os parabéns para os ex-ceconianos: Adriana Aparecida de Melo, Geraldo Robson Mateus (DCC) e Rômulo Chaves Mendes, no dia 15; Lucas Marcel Fernandes Goulart e Wesley Augusto Araújo Ribeiro, no dia 16; Wanderson Machado Horta, no dia 18; Maria Helena Caldeira dos Reis, no dia 19; José Diz Ramos, no dia 20; Patrícia Lage, no dia 21; José Marcos Silva Nogueira (DCC), Clayton Ricardo Santos e Alexandre Henrique Cardoso, no dia 22.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram enviadas pela ex-ceconiana Maria Helena Caldeira dos Reis, a Timé, que encontrou as preciosidades escondidas em casa. Segundo ela, as fotos foram tiradas no ano de 1977, após o almoço, quando a turma da digitação do CECOM, que ficava no subsolo, aproveitava para dar umas voltas perto da Reitoria e, é claro, registrar os momentos para a posteridade. Ótimas lembranças!


Socorrona


Socorrona, uma pessoa não identificada,Nina e Marlene


Uma vista da Reitoria com Maria Helena, Nina, Marlene e Nicó


Maria Helena, Iracema e Nina