Sistemático: Edição 1446 – 22/10/2009


Notícias



CECOM PROMOVE BATE-PAPO DE INFORMÁTICA PARA EQUIPE DO DRCA

Hoje, na parte da tarde, o CECOM está promovendo mais um Bate-Papo de Informática, para funcionários do Depto. de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). O objetivo é o aprimoramento dos conhecimentos de Informática com assuntos como: noções básicas de pastas e arquivos, arquivo PDF, compactação de arquivos e Rede Novell.

Estão participando desta terceira turma: Ana Cristina Damásio, Arley Machado Scarpelii, Beatriz Maria Raymundo, Flávia Francisco do Nascimento Correa, Gláucia Valverde Caetano, Guilherme Luiz de Souza, Kátia Cristina Aguiar, Leusléia Ferreira Dias, Renato Meireles Ribeiro e Rosimeire Rocha Fernandes.

O Bate-Papo está sendo realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo, e está a cargo de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC (Divisão de Atendimento e Consultoria).

 

FUNCIONÁRIA DO CECOM PARTICIPA DE ENCONTRO DE PESQUISADORES

Anualmente, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação – ANCIB promove seu Encontro Nacional de Pesquisa, o ENANCIB, fórum de debates e reflexões que reúne pesquisadores interessados em temas especializados da Ciência da Informação. Este ano, será realizada a décima edição do evento, que ocorrerá em João Pessoa, no período de 25 a 28 de outubro.

Aleixina Maria Lopes Andalécio, funcionária da DAC e recém-doutora em Ciência da Informação, vai apresentar, no dia 26, o trabalho Transdisciplina-ridade e informação: discurso e prática na universidade, baseado em sua pesquisa de doutorado e escrito em co-autoria com sua orientadora, profa. Regina Maria Marteleto.

A programação completa do X ENANCIB pode ser consultada em http://dci.ccsa. ufpb.br/xenancib.


Alexina Andalécio

 

COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA PODE CONFERIR LOCAIS DE VOTAÇÃO PARA ELEIÇÃO DO NOVO REITOR DA UFMG

Estão disponíveis na internet, na página http://www.ufmg.br/eleicoes2009/locais_ votacao.shtml, os locais de votação e o número da seção eleitoral de todas as 43.739 pessoas aptas a participar da escolha dos futuros reitor e vice-reitor da UFMG, nos próximos dias 28 e 29 de outubro.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, professor Lucas Bretas, o eleitor só poderá votar na seção previamente definida. “Por isso é importante conferir os dados na listagem que está online”, completa.

O voto não é obrigatório. Além dos alunos e dos servidores dos quadros permanentes de pessoal, são considerados votantes os professores eméritos. Todos terão direito a um único voto, incluindo os que pertencerem a mais de um segmento.
Pela primeira vez, poderão participar da consulta os estudantes maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional. “A decisão reafirma o enquadramento da educação básica na vida universitária”, afirmou o reitor Ronaldo Pena, ao instalar oficialmente a Comissão Eleitoral.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013478.shtml – 21/10/2009)

A preparação dos dados necessários para configuração das urnas eletrônicas e a consulta do local de votação foram realizadas pelo CECOM.

 

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos comunica que permanece em vigor a determinação constante na Portaria Nº 525, de 6/11/2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que estabeleceu o dia 26 de outubro de 2009 como ponto facultativo, antecipando-se à comemoração do dia 28 de outubro – Dia do Servidor Público (art. 236 da Lei nº 8.112/90).

É adotada a denominação "ponto facultativo" para designar os dias úteis em que os servidores públicos são dispensados do trabalho mediante ato administrativo baixado pela autoridade competente para tal, no caso, o MPOG. Como o ponto é o registro diário das entradas e saídas dos servidores, pelo qual são aferidas a assiduidade e a pontualidade dos mesmos, o ato formal que torna facultativo o ponto em determinado dia, na prática implica dispensar os servidores, que assim o desejarem, do trabalho na data.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Mais que recipientes úteis, os copos são pequenos mimos que qualquer um pode ter. Eu só queria um pouco de água pra matar a sede. Esperava um vidro branco básico, insosso. Mas serviram-me um delicado e alegre copo de vidro decorado. Veja muita coisa interessante no endereço http://www.dzai.com.br/elainepereira/blog/ascoisasdacasa.

– Você pode criar uma fonte com sua própria caligrafia e o melhor é que não há software para baixar e instalar. Tudo o que você precisa é de uma impressora e um scanner. Basta preencher o modelo de fonte, digitalizar e enviá-lo para o site fontcapture.com, e baixar a sua fonte concluída. As fontes que você criar usando fontcapture.com podem ser usadas em computadores Windows e Macintosh. O endereço é http://www.fontcapture.com/.

– Sabe aqueles dias que você não tem nada para fazer ou está com aquela preguiça? Espante a ociosidade com um joguinho super legal do site physicsgames.net (http://www.physics games.net/swf/realworld.swf). No jogo Real World, você pode tirar as caixas laranjas e verdes fazendo com que o bonequinho azul caia sobre a caixa preta. O jogo tem várias fases, que vão aumentando o grau de dificuldade.

– O FreeUndelete é um programa que possibilita a recuperação de dados que foram acidentalmente apagados e removidos da lixeira. Ele verifica todo o drive em busca daqueles arquivos que foram excluídos, exibindo uma lista com aqueles arquivos que têm chances de serem recuperados. Vá até http://superdownloads.uol.com.br/download/118/freeundelete/.

– O site Breathing Earth é uma simulação em tempo real que apresenta as emissões de CO2 de cada país no mundo, bem como as suas taxas de nascimento e morte. Lembre-se que essa simulação em tempo real é exatamente isso: uma simulação. Embora as emissões de CO2, a taxa de nascimento e morte de dados utilizados na taxa de respiração da Terra vem de fontes confiáveis, os dados que mede as coisas em uma escala tão grande nunca poderá ser 100% exato. Note, no entanto, que os níveis de emissão de CO2 mostrados no site são muito mais propensos a serem muito baixos. Oendereço é http://www.breathingearth.net/.

Dica do Eugênio Pacelli ,da DAC:

– Certidão de Quitação Eleitoral: Emitir ou validar a Certidão de Quitação Eleitoral pela Internet exige o preenchimento de todos os campos do formulário de emissão ou validação. Os dados informados devem coincidir inteiramente com aqueles constantes do cadastro eleitoral. Se forem diferentes, a certidão não será emitida. Caso você não disponha dos dados necessários para efetivar a extração ou validação, procure o auxílio de um cartório eleitoral. Veja em http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao.htm.

 

 


BIBLIOTECA DA FALE COMEÇA HOJE A FUNCIONAR 24 HORAS, TODOS OS DIAS

Será inaugurado esta noite o novo regime de funcionamento da Biblioteca Professor Rubens Romanelli, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. O espaço passa a funcionar 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A solenidade terá a presença do reitor Ronaldo Tadêu Pena e será realizada às 19 horas, na Fale, campus Pampulha.

Funcionarão até 21h30 os serviços de empréstimos (domiciliar ou especial), devoluções, reservas, solicitação e entrega de carteiras, pagamento de multas, empréstimo de cabines e atendimento no setor de periódicos. A partir desse horário, a biblioteca e a sala de informática estarão abertas apenas para estudos e consultas locais.

Segunda no campus a funcionar em tempo integral (a outra é a da Faculdade de Ciências Econômicas), a biblioteca da Fale tem acervo composto por 91.109 exemplares, entre livros, periódicos, CDs, fitas cassete, teses e dissertações.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013489.shtml – 22/10/2009)


ÔNIBUS INTERNO VAI CIRCULAR COM HORÁRIO DE FÉRIAS NO DIA 26

Na próxima segunda, dia 26 de outubro, o sistema de transporte coletivo interno do campus Pampulha atenderá a comunidade universitária de acordo com o quadro de horários de férias (Linha C). O ponto facultativo na segunda-feira se deve à antecipação da comemoração do dia do servidor público (28 de outubro).

A Divisão de Transportes do Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais da UFMG divulgou quadro de horários e itinerário:

Horário: Manhã – 5h40 – 6h20 – 7h – 7h50 – 8h35 – 9h35 – 10h20 – 11h05 – 11h50
Tarde – 12h35 – 13h20 – 14h05 – 14h50 – 15h50 – 16h50 – 18h

Itinerário: Belas-Artes – Letras – Ciência da Informação – Filosofia e Ciências Humanas – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III (DAP, DRH, DRCA, Copeve, Projeto Manuelzão, Educação à Distância, Estudos Transdisciplinares, Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, Estudos sobre Ensino Superior e Políticas Públicas) – Unidade Administrativa II (Sast, Fundep) – CEU – Veterinária – Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Departamento de Física – Engenharia Elétrica – CNEN – Engenharia Mecânica – Coltec – Departamento de Química – Icex – IGC – Almoxarifado Central (Setorial I) – FaE – Centro Pedagógico – Umei/Creche – Belas-Artes.

Para mais informações e sugestões, é possível entrar em contato com a Divisão de Transportes pelos telefones 3409-4601 e 3409-4606, ou ainda pelo endereço sfrota@dsg.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013485.shtml – 22/10/2009)


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 40, de 19/10/1989, publicou notícias sobre a visita dos candidatos a Reitor e Vice-Reitor ao CECOM, leitura da segunda parte do Concurso da Polícia Militar de MG, Vestibular Simulado do Método, nova versão do Dicionário de Dados do SADS, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

ATUALIZAÇÃO PESSOAL
O DP/UFMG vai promover o curso Atualização Pessoal paras 15 funcionários do Centro de Computação. O curso será ministrado pelo prof. Geraldo Magnani, nos dias 20, 23, 25, 27 e 30 de outubro, no horário de 8h às 11h, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo.
Estarão participando do treinamento os seguintes funcionários indicados pelas diretorias de divisão, além de Eduardo Henrique Lima: Marcos Aurélio, Maria Laura, Carlos Alfeu, Hálio Yoshida, William Andalécio, Márcia Regina, Bárbara, Maria Beatriz, Maria de Lourdes, Maria José, Denise, Regina Helena, Mário Lara e Eduardo Tostes.

TREINAMENTO
A DSA vai realizar hoje mais um treinamento com professores das unidades da UFMG interessados em utilizar o programa DIARIO. O treinamento, que está a cargo do analista Hélio Teixeira da Costa, terá a participação de 4 professores do Depto. de Matemática, ICB, Biblioteconomia e Engenharia Mecânica.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático” envia os parabéns para Jhonata dos Santos Soares, no dia 28. Os parabéns para os ex-ceconianos: Alexandre Henrique Cardoso, Clayton Ricardo Santos e José Marcos Silva Nogueira (DCC), no dia 22; Otto Hilário de Campos Cardoso e Alexandre Castor de Oliveira Pires, no dia 23; Carlos Rafael Quevedo Aguilar, no dia 24; Margareth Alves de Almeida, no dia 27; Nilza Magalhães Lara e Henrique Velloso Ferreira Melo, no dia 29.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais fotos enviadas pela ex-ceconiana Maria Helena Caldeira dos Reis, a Timé. Existe uma diferença de tempo entre as 3 primeiras fotos, que são de 1977, e a última, da década de 80. As três primeiras pertencem à equipe de datilografia e setor de Normas, enquanto a última à equipe de digitação. Mas o passeio após o almoço continuou como sempre!

Errata: Nas fotos 2 e 3, publicadas no Sistemático da semana passada, nº 37, de 15/10/2009, onde está escrito: “Nina”, leia-se “Bernadeth (Babé)”. A última foto está correta.


Denise (Nicó) e Socorrona


Uma vista da Reitoria em 1977


Socorrona, Marlene e Timé


Nina, Iracema e Marlene