Sistemático: Edição 1447 – 29/10/2009


Notícias



CAMPUS AVANÇADO DE CULTURA EM TIRADENTES ESTÁ LIGADO À RNP

Com o objetivo de criar infra-estrutura adequada à implantação dos projetos culturais da UFMG em Tiradentes, a Diretoria de Tecnologia da Informação especificou um link de rádio para assegurar a conexão dos prédios da UFMG naquela cidade à RNP – Rede Nacional de Pesquisa. A conexão à RNP assegura aos projetos em Tiradentes a mesma disponibilidade de serviços de rede dos usuários do Campus Pampulha, como acesso à internet banda larga, VoIP etc.

Nesta semana, a Telealpha, empresa responsável pela implantação do sistema, concluiu a instalação do link principal, com a conexão do Prédio da Câmara municipal à RNP. Ainda estão previstas as conexões do Museu do Padre Toledo, da Casa de Cultura e da Cadeia na rede.

Este projeto foi viabilizado por parcerias com a Universidade Federal de São João Del Rey, que cedeu espaço para instalação dos equipamentos de rádio e forneceu o serviço de conexão à RNP, com a Prefeitura de São João Del Rey, que autorizou o uso da Torre Municipal de comunicação para instalação de 2 rádios e com a Prefeitura de Tiradentes, que permitiu o uso da Torre de TV da cidade para instalação de outros equipamentos.
Os recursos para compra dos equipamentos de rádio foram captados pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, coordenada pelo Prof. Maurício Campomori, e contou com o apoio financeiro do Banco do Brasil.


O prédia da Câmara Municipal já está concetado à RNP

 


Link de rádio entre a UFSJ e a UFMG em Tiradentes

 

RNP COMEMORA 20 ANOS DE CRIAÇÃO

Na última terça-feira, dia 27/10, durante o 15o Seminário RNP de Capacitação e Inovação, no Rio de Janeiro/RJ, foi comemorada a criação do projeto RNP.

Dentre as comemorações, uma delas envolve a formação de um painel com participantes “idealizadores” do projeto RNP, como, José Luiz Ribeiro Filho (moderador), Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Leonardo Lazarte, Ivan Moura Campos, Lúcia Melo e Liane Tarouco.

O 15o SCI está tendo atividades desde o dia 26 e será encerrado amanhã, dia 30. Ao longo da semana, os participantes do seminário estão visitando a exposição RNP 20 anos, montada no Hotel Everest Rio para reviver os marcos da trajetória da RNP.

 

CECOM ATUALIZA EQUIPE EM CONCEITOS WEB

Nos próximos dias 06 e 07 de novembro, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, Josemar Pereira dos Santos, Leandro Damasceno Pio e Euler Xavier de Oliveira, membros da equipe da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS),  vão participar do evento The Developers’ Conference, em São Paulo, com o intuito de aprimorarem os conhecimentos da equipe sobre as novas tecnologias e tendências do mundo Java e Web. O evento trará grandes referências mundiais sobre EJB, JSF, JPA tais como:

– Mike Keith, líder da especificação de EJB 3 e JPA, Oracle;

– Ed Burns, líder da especificação JavaServer Faces, Sun Microsystems;

– Chris Schalk, que trabalha no time do Google App Engine como Developer Advocate;

– Alejandro Guizar, que trabalha na JBoss como Engenheiro de software nos projetos jBPM, Web Services e Riftsaw;

– E, em especial, Rod Johnson, criador do Spring Framework e fundador da SpringSource.

Quase todas as tecnologias abordadas atualmente são utilizadas pela equipe da DAS para o desenvolvimento dos sistemas produzidos pelo CECOM.

O intuito da equipe na participação do evento é descobrir quais são as tendências que seguem essas tecnologias e modelos. Diogo Magalhães, líder técnico da equipe na divisão, acredita que o conhecimento agregado à equipe será rico e, consequentemente, seu desempenho será otimizado.

Informações sobre o evento podem ser vistas no link http://www.thedevelopersconference. com.br/tdc/2009/index.seam.


Thiago Moreira, Josemar Pereira, Leandro Pio e Euler de Oliveira

 

NOVO ANALISTA DO CECOM

A UFMG contratou para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação Wallison Fabiano de Araújo, aprovado no Concurso Público de 2008.

Wallison assumiu o cargo no dia 22/10/2009, lotado no Centro de Computação.
Ele é natural de Belo Horizonte, e se formou, em dezembro/2007, em Sistemas de Informação, na Faculdade Salgado de Oliveira. Atualmente, cursa Especialização em Banco de Dados na PUC/MG.

Antes da UFMG, Wallison trabalhou no BH Trans, onde começou como estagiário, em 2006. Após se formar, passou a ocupar o cargo de Analista de Sistemas e coordenou o Sistema de Transporte Coletivo e implementou o Sistema de Pontualidade do Transporte Coletivo.

No CECOM, Wallison foi lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde está sendo treinado para assumir atividades na área de administração de banco de dados.


Wallison Araújo

 

ANALISTA DO CECOM CURSA ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE LAVRAS


O diretor da Divisão de Redes de Comunicação (DRC) do CECOM, Fernando Frota Machado de Morais, está cursando Especialização na Universidade de Lavras na modalidade a distância.

Esta semana, de 26 a 30 de outubro, Fernando Frota está participando das aulas presenciais do curso Tecnologia de Redes de Computadores naquela universidade.


Fernando Frota


PRORH PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM INFORMÁTICA


Desde o dia 05 de outubro/2009, a ProRH, por meio do DRH, está oferecendo treinamento em Informática para funcionários da UFMG. O primeiro módulo, Informática Básica, está sendo ministrado por Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC, com carga horária de 45h/aula, para os seguintes participantes: Ana Diolina Soares Machado (Farmácia), Arlei Antônio da Silva (Centro Pedagógic), César Nonato de Oliveira (ICB), Helvécio Leandro Batista da Silva (Belas Artes), Ivete Aparecida Bozzi (ICB), Jarbas Gonçalves Brochado (CAC), João Carlos Alves Cangussu (Fafich), Jhonata dos Santos Soares (CECOM), Maria Aparecida Miranda Silva (Centro Pedagógico), Marina C. de Miranda (ICB), Rosana Lopes da Silva (Educação a Distância), Sara Maria dos Santos Mendes (Museu) e Wellington Diniz da Silva (Museu). O módulo será encerrado no dia 13 de novembro/2009.

A seguir, será dado o segundo módulo, Power Point, que terá 15h/aula, e será ministrado por César Adriano Mendonça, Agente de Informática do DRH.


 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– gBolso é a solução mais prática, rápida e segura de gerenciar suas finanças. Totalmente online e gratuito, você pode planejar seu orçamento e saber, a qualquer momento, como está em relação ao seu objetivo. Veja em http://www.gbolso.com.br/.

– Uma boa culinária acompanhada de uma bebida apropriada. A cozinha deve ser simples, mas com aquele sabor especial. Assim é o site Sabores à Mesa em http://www.sabores amesa.com.br/.

– Em vez de você ficar usando os players disponíveis para acessar uma estação de rádio, use o NPR Radio. A Rádio NPR parece muito com qualquer outro rádio na Internet, mas o rádio, que tem o logotipo da NPR no seu painel frontal e além disso tem controle remoto. O botão do rádio “NPR’’ levará você diretamente a qualquer dos centenas de estações do NPR e de programas de procura online. A Rádio NPR, que se conecta à sua rede doméstica via Wi-Fi, e milhares de acessos de outros estações NPR na Internet. Preço: $200 dólares. O endereço é http://www.livioradio.com/npr-radio/.

– A Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT) é uma rede de sensores e centrais que permitem detectar em tempo real as descargas atmosféricas nuvem-solo, isto é, a maior parte das descargas que atingem o solo, em parte do território brasileiro. Saiba mais no endereço http://www.rindat.com.br/.

– Situada em Belo Horizonte, Groovenet é uma web rádio voltada para vários gêneros da música eletrônica. O objetivo é promover um canal de interatividade, diversão e informação com música de qualidade e acesso rápido ao conteúdo. Conheça a web rádio em http://www.groovenet.com.br/home.html.

– O Brasil é um dos países que possuem uma das maiores indústrias de reciclagem do planeta. Como o Brasil poderia aproveitar sua experiência com a reciclagem de outros materiais na Reciclagem do lixo eletrônico? Como é possível tornar sustentável a reciclagem do lixo eletrônico no Brasil? Saiba mais em http://lixoeletronico.org/.

– Uma super dica do Nilson, da DCP: O site Cálculo Exato é um serviço gratuito que se propõe a auxiliar o usuário como simples referência e verificação de cálculos diversos. Este serviço não deve ser utilizado em substituição a um profissional habilitado. O usuário que utiliza os serviços o faz por sua conta e risco O endereço é http://www.calculoexato.com.br/adel/default.asp.

– Dica da Xina, da DAC, e da Glória Picciani (RJ): Aí vai algo muito útil. Basta digitar o nome do remédio desejado no site http://www.consulta remedios.com.br/, e você terá  também os genéricos e os similares de todas as marcas, com os respectivos  preços em todo o Território  Nacional.. Façam bom  uso!!!

 

 

 


FINADOS

Como Finados, dia 02 de novembro, vai cair na próxima segunda-feira, UM BOM FIM-DE-SEMANA PROLONGADO PARA TODOS!


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, n° 41, de 26/10/1989, publicou notícias sobre a consulta à comunidade universitária para subsidiar a escolha do novo Reitor, curso Atualização Pessoal para funcionários do CECOM, Vestibular Simulado do Método, Concurso Público da UFMG/CEFET, retorno da analista Cristiane Maria Nunes ao CECOM, funcionamento do Sistema A10, saída da bolsista Adriana Bogliolo Sirihal, entre outras



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gilmar Lima Guimarães e Vicentina Maria Queirós, no dia 1o de novembro; o CECOM, no dia 04; e Natália Arantes Jerônimo, no dia 05. Os parabéns para os ex-ceconianos: Nilza Magalhães Lara e Henrique Velloso Ferreira Melo, no dia 29; Marcelo Henriques Vieira, no dia 02; Angelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos (DCC), no dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, no dia 04; Hélio Marques Sobrinho e Rafael Braga Soares Righi, no dia 05.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais fotos enviadas pela ex-ceconiana Maria Helena Caldeira dos Reis, a Timé. Todas as fotos foram tiradas no ano de 1977.


Marlene, Timé, Socorrona e Denise (Nicó)


Socorrona, Marlene e Timé


Marlene e Socorrona: um passeio na lateral do prédio da Reitoria


Timé, Marlene, Socorrona e Babé (Bernadete)