Sistemático: Edição 1448 – 05/11/2009

Notícias

CECOM COMPLETA 39 ANOS

Ontem, dia 04 de novembro, o CECOM completou 39 anos. Foi nessa data que saiu a Portaria no 569, de 04/11/1970, criando o Centro de Computação, em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.
Os parabéns para os pioneiros e todos os funcionários que passaram ao longo desse tempo pelo CECOM. Especialmente, os parabéns para todos os diretores: prof. Antônio Mendes Ribeiro, Maria Miriam Arruda Salvador, prof. João Carlos Pires Bauer, Eduardo Henrique Lima e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos!


Da esquerda para a direita : Prof. Edgard Goes Monteiro, Prof. Marcelo de Vasconcelos Coelho, Reitor da UFMG gestão 1969/7973
e Prof. Antônio Mendes Ribeiro, diretos do CECOM gestão 1970/1980

CLÉLIO CAMPOLINA E ROCKSANE DE CARVALHO VENCEM CONSULTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Clélio Campolina Diniz e Rocksane de Carvalho Norton venceram o processo de consulta à comunidade universitária para composição da lista tríplice que será enviada ao ministro da Educação para escolha dos novos reitor e vice-reitor da UFMG.
A apuração dos votos, iniciada por volta de 23h40 de quinta-feira, dia 29/10, foi encerrada às 3h40 da sexta-feira, dia 30. A chapa 2, de Campolina e Rocksane, obteve 67,73% dos votos válidos.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013606.shtml – 30/10/2009)

 

SISTEMÁTICO ADERE AO MOVIMENTO PELA REDUÇÃO DE GASTO DE PAPEL

Quando o uso de computadores e das redes se disseminou, acreditava-se que isso diminuiria o gasto de papel, pois documentos e textos poderiam ser lidos diretamente na tela. O que se verificou, entretanto, foi o contrário: o uso de papel aumentou. Isso representa um alto custo ecológico e, hoje, são muitas as campanhas pela redução desse consumo.

O Sistemático optou por aderir a esse esforço. O jornal já é colocado disponível na Internet, mas ainda são distribuídas cópias impressas para os funcionários do CECOM, para leitores em toda a UFMG, que o recebem através do malote, havendo ainda alguns leitores para os quais ele é enviado pelo correio.

De forma paulatina, para permitir a avaliação do impacto junto aos seus leitores, as cópias impressas deixarão de ser distribuídas. A partir dessa edição, os funcionários do CECOM receberão apenas, por e-mail, um resumo da edição, com links para as notícias publicadas. Nas semanas seguintes, esse procedimento será estendido aos usuários da UFMG e àqueles que o recebem pelo correio.
Ao final do processo, somente serão impressas cópias para registro e arquivamento. Para os que preferirem ler o jornal no seu formato tradicional, ele será disponibilizado também, para download, em formato pdf.

A redação de O Sistemático conta com a adesão dos leitores a essa atitude, que é a sua contribuição para a preservação ambiental e também para a conscienti-zação das pessoas em relação a esse tema.

 

 

ALEXINA ANDALÉCIO APRESENTA TRABALHO EM JOÃO PESSOA

No período de 25 a 28 de outubro, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação – ANCIB realizou, em João Pessoa, o X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, que reuniu pesquisadores dessa área de todo o Brasil. O encontro é organizado em torno de Grupos de Trabalho, definidos por temas de interesse para a pesquisa.

Aleixina Maria Lopes Andalécio, funcionária da DAC e recém-doutora em Ciência da Informação, participou do encontro e apresentou, no dia 26, no GT 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação, o trabalho Transdisciplinaridade e informação: discurso e prática na universidade, baseado em sua pesquisa de doutorado e escrito em co-autoria com sua orientadora, profa. Regina Maria Marteleto.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, que sediou o encontro, disponibilizou todos os trabalhos ali apresentados em seu repositório eletrônico de documentos, criado com a função de armazenar, preservar, disseminar e dar acesso à produção intelectual dos docentes, discentes e dos pesquisadores do programa. Assim, o trabalho de Aleixina e os dos demais pesquisadores podem ser consultados em http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/handle/123456789/380.


Alexina Andalécio

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRO


O estagiário Hudson Ignácio Perona pediu demissão do quadro do CECOM no dia 31 de outubro. Hudson entrou para o CECOM em junho/2009, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde atuou no atendimento aos usuários da Rede Administrativa.


Hudson Perona


Informativo

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de outubro/2009, foram registrados 8.916 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço.

Para isso, é necessário que os usuá-rios tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço proxy.


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE OUTUBO/2009

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_ redes. shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de outubro/2009, os números totais foram analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
938.508
26
455.411
1.393.945
6.978.815
8.372.760

As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
30.274
1
14.691
44.966
225.123
270.089

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Assunto: Questão das Drogas: O tráfico de entorpecentes não é um delito como outro qualquer, porque envolve uma intrincada rede de colaboradores, com ramificações, inclusive na polícia. Além disso, destaca-se por ser um crime com um maior grau de sofisticação, já que põe em risco a segurança nas fronteiras territoriais. Nas favelas e demais comunidades carentes, os traficantes instauram o terror e recrutam crianças que deveriam estar na escola. No asfalto, muitas vezes, desafiam o poder público quando determinam o fechamento do comércio ou incitam um quebra-quebra nas ruas. Por enquanto, um grave problema ainda sem solução. Veja em http://www.dois gritando.com.br/Assunto/33/questao-das-drogas.

– Fique por dentro do trânsito de: Belo Horizonte: http://twitter.com/transito_bh; São Paulo: http://twitter.com/transito_sp; e Rio de Janeiro: http://twitter.com/transito_rio.

– Nasce um Campeão! O jornal chegou às bancas com uma manchete histórica: a realização do sonho olímpico no Rio. Pé-quente, seu novo diário esportivo não teve a data de lançamento escolhida ao acaso. Não foi um lance qualquer. Saiba mais em http://campeao.terra.com.br/index.asp.

– Este site tem vários links para outros sites: http://www.cliqueepronto.com.br/.

– Lançado o site do Museu do Comunismo. Ele é dedicado a 100 milhões de vítimas do comunismo pelo mundo. O endereço é http://www.globalmuseumoncommunism. org/.

Dica do Frota (DRC): Muito divertido é o HelpDesk, inovação tecnológica. Por este vídeo podemos perceber a dificuldade para algumas pessoas que estão começando a conhecer a tecnologia. Para legenda em Português, clique em ativar legendas. O endereço é: http://www.youtube.com/watch?v= tFiPbZNUjAI.



Há 20 anos…

O Sistemático publicou notícias sobre os 19 anos de criação do CECOM, mudanças na Rede de Teleprocessamento, expansão da Rede de TP, Supletivo Profissionalizante, Vestibular Simulado do Método, contratação do bolsista László de Miranda Pinto, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CONSULLTA PARA REITOR
O CECOM entregou na segunda-feira, dia 30, os gráficos demonstrativos da votação para Reitor nas Unidades. Foram gerados para cada unidade avaliada 2 gráficos apresentando: total de votos ponderados para cada chapa e total de votos ponderados por segmento para cada chapa, além de gráficos gerais da UFMG, num total de 42 a serem avaliados pelo Colégio Eleitoral.

VESTIBULAR 1990
Foi concluído, pelo CECOM, o cronograma de atividades de processamento de dados a serem cumpridas a serviço do Vestibular de 1990. Na elaboração do mesmo, participaram a DGE, DSA e DCP. Cópias do cronograma já estão sendo enviadas para as divisões envolvidas nas atividades e para a Copeve – Comissão Permanente do Vestibular.


Eventos

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático” envia os parabéns para Nathália Arantes Jerônimo, hoje, dia 05; Nélia Neiva Zille, no dia 06; Josemar Pereira dos Santos, no dia 11; e Márcia Regina Lemos, no dia 12. Os parabéns para os ex-ceconianos: Rafael Braga Soares Righi e Hélio Marques Sobrinho, no dia 05; Efigênio Vieira Ataíde e Maria Tereza Camargo Diniz França, no dia 07; Thiago Souza Ribeiro, no dia 09; Hilmes Almeida Pinhos Caldeira, no dia 11; Benjamin Pinto Neto (Imprensa) e Gustavo Moreira da Fonseca, no dia 12.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em mais um aniversário do CECOM, nada mais justo do que publicar mais fotos do álbum de inauguração das instalações do Centro, no subsolo do prédio da Reitoria, ocorrida no dia 1o de fevereiro de 1971.
O álbum de fotografias pertencia ao Prof. Antônio Mendes Ribeiro, primeiro diretor do CECOM, que fez a doação do mesmo à Redação por ocasião do 30o aniversário do Sistemático.


Prof. Antônio Mendes em meio aos convidados da inauguração


Prof. Antônio Mendes


Prof. João Carols Bauer, à esquerda


Os convidados da inauguração