Sistemático: Edição 1449 – 12/11/2009


Notícias



DIRETOR DA ATI PARTICIPA DO UNISYS TECH FORUM 2009

O prof. Paulo Fernando Seixas, diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, foi convidado pela Unisys do Brasil para participar do evento Unisys Tech Forum 2009 – O Ano da Unisys na França.

A troca de experiências e informações entre os usuários Unisys desta vez tem lugar no sul da França, em Saint Paul de Vence.

O evento teve início no dia 11/11 e prosseguirá com agenda até o dia 17/11. Serão realizadas várias conferências, mesas redondas e, ao final, um jantar de despedida e premiação.


Paulo Seixas

 

 

CECOM PARTICIPA DE CURSO DA RNP

A Escola Superior de Redes RNP, em João Pessoa/Paraíba, está promovendo, desde o dia 09/11, o curso Gestão da Segurança da Informação.

O CECOM está presente com a participação de Paulo Couto Lessa, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC).

O curso, que está sendo realizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba, será encerrado no dia 13/11.


Paulo Lessa

 

EQUIPE DE DESENVOLVEDORES DO CECOM PARTICIPA DE EVENTO EM SÃO PAULO

Nos dias 06 e 07 de novembro, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, Josemar Pereira dos Santos, Euler Xavier de Oliveira e Leandro Damasce-no Pio, membros da equipe da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), estiveram em São Paulo/SP, participando do evento The Developer’s Conference.

Na terceira página desta edição, Thiago Moreira apresenta suas impressôes sobre o evento para os leitores de O Sistemático.


Thiago Moreira, Josemar, Leandro e Euler

 

COLÉGIO ELEITORAL DEFINE LISTA TRÍPLICE PARA REITORIA DA UFMG

O Colégio Eleitoral da UFMG referendou, na tarde da terça-feira, dia 10, o resultado da consulta à comunidade universitária, realizada nos dias 28 e 29 de outubro, que teve como vencedores os professores Clélio Campolina Diniz e Rocksane de Carvalho Norton para os cargos, respectivamente, de reitor e vice-reitora da Universidade no período 2010-2014.

Durante a reunião, o Colégio Eleitoral, formado por representantes dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores, também definiu os nomes dos outros dois professores que compõem a lista tríplice aos cargos de reitor e vice-reitor. A lista deverá ser encaminhada ao Ministério da Educação até o mês de dezembro.
Nomes – A lista para reitor é encabeçada por Clélio Campolina Diniz, professor titular do Departamento de Ciências Econômicas; em segundo lugar, está José Alberto Magno de Carvalho, professor do Departamento de Demografia e diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face); e, em terceiro, Francisco José Penna, diretor da Faculdade de Medicina.

Rocksane Norton, professora da Faculdade de Medicina, encabeça a lista para vice-reitor; em segundo lugar, aparece João Antônio de Paula, professor titular do Departamento de Ciências Econômicas; e, em terceiro, o vice-diretor da Faculdade de Medicina, Tarcizo Afonso Nunes.

Por delegação da Presidência da República, cabe ao ministro da Educação, Fernando Haddad, dar posse ao futuro reitor da UFMG. Já a oficialização do nome do vice-reitor é delegada, pelo Ministério, ao próprio reitor escolhido. Embora o ministro tenha prazo para confirmar a nomeação até março de 2010, quando termina o mandato do professor Ronaldo Tadêu Pena, espera-se que a indicação ocorra oficialmente até o início do ano, a fim de facilitar o processo de transição.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013726.shtml – 10/11/2009)

CECOM CONTA COM NOVA FUNCIONÁRIA


O CECOM está contando com mais uma funcionária em seu quadro. Elizeba Henrique Januário assumiu o cargo de Assistente em Administração, lotada na Divisão de Apoio Administrativo.

Elis, como prefere ser chamada, é natural de Ponte Nova/Minas Gerais e formou-se em 2002 em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Ainda em 2002, veio para Belo Horizonte, onde fez Concurso Público para a Prefeitura Municipal de Contagem, como Auxiliar de Secretaria, cargo que ocupou durante 4 anos. Em 2006, fez Concurso Público para a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – área de Educação, como Secretária, cargo que ocupou até ser chamada pela UFMG. O concurso na UFMG, para Assistente em Administração, foi realizado no ano passado.

Elis iniciou seu trabalho na DAA, onde está se familiarizando com a área financeira do CECOM.


Elizeba Januário


PRORH PROMOVE DIA DO TRABALHADOR ADOLESCENTE

Pelo 7º ano consecutivo, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) promoveu, durante todo o dia 09/11, no Centro Esportivo Universitário (CEU), a comemoração do Dia do Trabalhador Adolescente.

O objetivo da comemoração é o de promover a inclusão social dos adolescentes contratados mediante convênio firmado entre a UFMG e a Cruz Vermelha Brasileira.

O adolescente Jhonata dos Santos Soares, do CECOM, esteve presente à comemoração.


Jhonata dos Santos


Informativo



IMPRESSÕES SOBRE O TDC (THE DEVELOPERS CONFERENCE)

Conforme notícia na primeira página desta edição, “Equipe de desenvolvedores do CECOM participa de evento em São Paulo”, Thiago Moreira, Josemar, Euler e Leandro Pio, estiveram em São Paulo/SP, nos dias 06 e 07 de novembro, participando do evento The Developers’ Conference. Para mostrar a participação dos desenvolvedores no evento, Thiago Moreira escreveu suas impressões para os leitores do Sistemático.

A chance de participar do TCD The Developers’ Conference 2009 foi ímpar, com as presenças ilustres de Rod Johnson, Ed Burns e Mike Keith. Creio que pudemos antever as perspectivas para o mundo do desenvolvimento em Java. Como todo evento de grande porte cheio de Nerds, o evento foi iniciado com robôs dançando a música dos tribalistas “Passe em casa”, fazendo uma sátira ao mundo dos desenvolvedores.

Por incrível que pareça, nenhum dos robôs travou no meio da dança. Logo em seguida, foi dado início à conferência com ninguém, mas ninguém menos que Rod Johnson. Ele mesmo, com a palestra Major Trends Enterprise Java to the next 5 years (Principais Tendências Java Enterprise para os próximos 5 anos).

Nos surpreendemos quando ele começou apresentando como uma das forças para mudança a Cloud Computing (Computação nas Nuvens). Isso só me fez pensar que ela veio para ficar mesmo. Se até Rod Johnson diz, quem somos nós para contestar. Depois dessa brilhante palestra, pudemos ouvir Rod Jhonson, Ed Burns e Mike Keith dando dicas sobre como construir uma carreira de sucesso. Confesso que esperava um pouco mais, mas tudo bem. Depois disso, tivemos a oportunidade de acompanhar palestras interessantíssimas dos mesmos e lighthing talks dos próprios membros da empresa organizadora do evento, nos quais vimos soluções de tecnologia Java muito interessantes elaboradas por eles, que eram apresentados como casos de sucesso.

Muitas dessas soluções nos interessaram muito, pois podem auxiliar a equipe da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS) no seu dia-a-dia. Já tinhamos certeza, mas ficou provado por A+B que, no que diz respeito a tecnologia web para Java, esse é, realmente, um mundo de muitas possibilidades. Deixo registrados aqui os meus agradecimentos e da equipe ao Carlos Alfeu, Paulo Seixas, Lelé e todos os envolvidos que tornaram possível essa grande oportunidade.

 

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Veja o site super bacana do jogador de futebol Fred no endereço http://www. fredgol.com/. Fotos, títulos, perfil e outras informações sobre o grande artilheiro.

– Você sabia que o alfabeto faz parte da economia? No alfabeto da recessão, V e L parecem descartados, as opções agora são W e U. Veja em http://web.infomoney. com.br/templates /news/view.asp?codigo= 1627778&path=/investimentos/rendafixa/

– Para abrir arquivos .docx ou .docm do Microsoft Office Word 2007 com o Microsoft Office Word 2003, o Word 2002 ou o Word 2000, é necessário instalar o Pacote de compatibilidade do Microsoft Office para Formatos de arquivo do Word, Excel e PowerPoint do Office 2007. Vá até http://office.microsoft.com/pt-br/word/HA100444731046.aspx.

– Uma visão sobre os olhares da rede: esse livro traz o debate sobre as idéias de cinco autores que pensam o universo das redes digitais. Surgiu das rodadas de leitura crítica realizadas, na Faculdade Cásper Líbero, como uma das atividades do Grupo de Pesquisa de Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede. Download gratuito! Veja em http://www. culturaderede.com.br/.

– Ouça todas as suas músicas favoritas e livre de pagamento. Totalmente legal. Saiba como em http://www.youscrobble.com/.

– Baixe temas do Windows 7, personalizado, no seu computador. Os temas só são aplicados para o Windows 7. O endereço é http://windows.microsoft.com/en-us/ windows/downloads/personalize.

– Dica do Carlos Roberto, da DAS: Se você gosta de jogar xadrez e quer participar de um torneio, a InterAjedrez convida todos os jogadores a participar do torneio que servirá para determinar o Campeão InterAjedrez 2009. O Torneio consta de quatro séries classificatórias. Se você quer aprender a jogar, vá até http://www. interajedrez.com/sj/interaje/campeon 2009p.html e http://www.torre21.com/. Vale a pena conferir!!




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 43, de 09/11/1989, publicou notícias sobre Comissão de Administração de Dados, Seminário de Informática, Concurso Público UFMG/CEFET, 1º ano de funcionamento da Livraria Universitária, entre outras.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcia Regina Lemos, no dia 12; Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Wallison Fabiano de Araújo, no dia 16; e Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: Gustavo Moreira da Fonseca, no dia 12; Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Maria de Fátima Rego, no dia 13; Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; Marco Túlio da Silva, no dia 16; Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Ana Paula Lobato Ribeiro, Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19.

NASCIMENTO: O ex-ceconiano Wanderson Machado Horta é papai pela segunda vez. Sua esposa Flávia deu à luz uma menina no último sábado, dia 07, que vai se chamar Cecília. O Sistemático envia os parabéns e um grande abraço.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Esta semana, O Sistemático publica uma foto da participação da Xina no X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, realizado em João Pessoa/Paraíba, no período de 25 a 28 de outubro/2009.

No evento, ela apresentou, no dia 26, o trabalho Transdisciplinaridade e informação: discurso e prática na universidade.


Xina como espectadora de uma das palestras durante o evento.