Sistemático: Edição 1450 – 19/11/2009


Notícias



INICIADOS OS PREPARATIVOS PARA O VESTIBULAR 2010 DA UFMG

O CECOM deu início, no dia 11 de novembro, à preparação dos envelopes com as folhas de respostas dos candidatos à primeira etapa do Vestibular 2010 da UFMG.

Após a preparação dos envelopes, com as folhas de respostas, ocorrências e de presença, houve a colagem do digiselo, iniciada no dia 17. Essa etapa de colagem do digiselo teve a participação de 24 funcionários, distribuídos em equipes supervisionadas por Ana Paula Fonseca de Almeida, Denise Cristina de Assis Moreira, Jader Santos e Nélia Neiva Zille. A supervisão geral desses trabalhos está sob a responsabilidade de Helvécio Cossenzo Pinto.
A colagem do digiselo deve ser encerrada hoje, dia 19.

A próxima etapa será a colocação dos envelopes nas pastas com identificação dos locais de provas. O material será repassado para a Copeve até o dia 26 de novembro.

 

FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM SÃO PAULO

Dentro do programa de capacitação da equipe do Centro de Computação da UFMG, que visa dar condições para que seus funcionários possam estar tecnicamente preparados para atender às necessidades cotidianas e também permanecer sempre atualizados, os servidores Márcio da Costa Viana, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Fábio Luiz de Morais, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), participarão, no período de 23 a 27 de novembro, do curso MySQL 5.1 for DBA, em São Paulo.

O conteúdo programático do curso, que será ministrado pela empresa HTI Treinamento e Software Ltda, inclui itens como instalação, configuração e atualização do MySQL em múltiplas plataformas; arquitetura interna do MySQL; gerenciamento de instâncias; utilização de interfaces gráficas para administração de servidor MySQL; criação, manutenção e gerenciamento de tabelas; backup e restauração; gerenciamento de usuário e acessos; otimização de consulta e de banco de dados; acompanhamento de performance; e replicação entre servidores.

O objetivo da participação nesse treinamento é aperfeiçoar a equipe na administração do SGDB MySQL, viabilizando a consolidação desse ambiente, utilizado especialmente em páginas de órgãos da Administração Central e em sistemas de informação descentralizados, acessados através da Web. Em dezembro, o mesmo grupo participará do curso MySQL High Availability, que enfoca alternativas que oferecem maior disponibilidade de bancos de dados MySQL.


Márcio Viana


Emerson Kfuri


Fábio Morais

COMUNIDADE PODE SUGERIR ALTERAÇÕES NA PROPOSTA DE NOVO TEXTO DO REGIMENTO DA UFMG

A proposta de novo texto para o Regimento Geral da UFMG está disponível para a comunidade universitária e qualquer de seus membros poderá sugerir alterações. As sugestões devem ser enviadas até 10 de dezembro aos respectivos representantes no Conselho Universitário.

A atual gestão da Reitoria instituiu, em 5 de julho de 2007, Comissão Especial com a finalidade de propor novo texto para o Regimento Geral. Integrada pelos professores Marcus Vinícius de Freitas, Márcio Quintão Moreno e Marilene Suzan Marques Michalick, a Comissão apresentou ao Conselho Universitário, em 26 de junho do ano seguinte, a conclusão de seu trabalho. A Comissão de Legislação do Conselho realizou minucioso trabalho de análise e revisão do projeto de texto. A decisão final será tomada pelo Conselho Universitário em reunião prevista para 15 de dezembro.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013807.shtml – 16/11/2009)

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quer explorar o planeta Marte? Então cadastre-se no endereço http://beamartian. jpl.nasa.gov/welcome e jogue.

– O FreeUndelete é um programa que possibilita a recuperação de dados que foram acidentalmente apagados e removidos da lixeira. Ele verifica todo o drive em busca de arquivos excluídos, exibindo uma lista com aqueles arquivos que tem chances de serem recuperados. O endereço é http://superdownloads.uol.com.br/download/118/freeundelete/.

– Dúvidas no idioma Inglês? Não sabe como falar e escrever? E as gírias? Com o site English Daily, você aprende e tira as dúvidas. Veja em http://www. english daily626.com/.

– O Seguro DPVAT cobre vidas no trânsito. Como o próprio nome diz, ele indeniza vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Conheça as situações cobertas pelo Seguro DPVAT, válidas para motoristas, passageiros e pedestres, seus respectivos valores de indenização ou reembolso e saiba quem pode solicitar a indenização em http://www.dpvatseguro.com.br/.

– O projeto Fluid Nexus, criado por Bruno Vianna e Nicholas Knouf, é uma aplicação para telefones celulares que permite a ativistas (ou qualquer pessoa) enviar mensagens e dados, mesmo sem ter uma rede centralizada. Seu objetivo é possibilitar o intercâmbio de informações ainda que o sistema central de comunicações caia, seja por decisão de governo ou catástrofe natural. O endereço é http://fluidnexus.net/.

– Blast Theory é reconhecido internacionalmente como um dos grupos de artistas aventureiros utilizando meios interativos. Veja em http://www.blasttheory.co.uk/bt/index.php.

– Dica de Glória Picciani (RJ): um “joguinho” muito legal e didático para se treinar e fixar as novas regras ortográficas. Acesse o endereço http://fmu.br/game/home.asp.

 


PORTARIA DA AVENIDA ABRAÃO CARAM SERÁ FECHADA NESSE SÁBADO

No próximo sábado, dia 21, o acesso ao campus Pampulha pela portaria da avenida Abraão Caram estará fechado para veículos e pedestres, devido à realização de obras de esgotos pela Copasa.

O acesso ao local será reaberto no domingo, dia 22.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013825.shtml – 18/11/2009)


PREPARATIVOS PARA O FINAL DE ANO

Na próxima semana, a Redação de O Sistemático divulgará notícia sobre os preparativos para o final do ano e começará com a decoração de Natal do 8º andar.

Para a decoração, os funcionários que puderem colaborar com empréstimo de enfeites, devem procurar a Redação para esclarecimentos. É surpresa!



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 44, de 16/11/1989, publicou notícias sobre Comissão de Administração de Dados, entrega dos relatórios preliminares de apuração do Concurso Supletivo Profissionalizante, fechamento do cadastro do Supletivo do Ensino Médio, segurança no Campus, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA

O Sistemático publica esta semana a programação do Seminário “Informática, Utilização na UFMG”, que vai ser realizado nos dias 6 e 7 de dezembro/89, na Reitoria.

Dia 6/12, de 9h às 12h. Tema: “Onde estamos… “

9h: Abertura – Prof. Cid Veloso e Prof. Tarcísio de Campos Ribeiro
9h30: DCC – Prof. Nívio Ziviani
9h45: SIBRADID/Escola de Eucação Física – Maria Lícia Bastos Marques
10h: Banco de Dados/Pró-Reitoria de Pós-Graduação – William Lesf S. Coata
10h15: CCE/Escola de Engenharia – Prof. Ronaldo Tadeu Pena
10h30: LCC – Renato B. Viotti
10h45: CECOM – Carlos Alfeu Furtado da Fonseca
11h: Debates

Dia 7/12, de 14h às 18h. Tema: “Para onde vamos?”

14h: Reabertura – Reitor
14h15: Tendências – Prof. Virgílio Augusto F. Almeida (DCC)
14h45: A Rede – UFMG – Prof. José Marcos Silva Nogueira (DCC)
15h: Supercomputador – Prof. Manoel Lopes Siqueira (LCC)
15h15: A Informática na Administração – Engo. Eduardo Henrique Lima (CECOM)
15h30: Perspectivas do Usuário Acadêmico – Profa. Heloísa Helena R. Schor (Depto. de Química)
15h45: Perspectivas do Usuário Administrativo – Prof. Rodrigo Ferreira Andrade (Pró-Reitor de Administração)
16h: Debates



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático” envia os parabéns para Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão), no dia 20.Os parabéns para os ex-ceconianos: Solange Guimarães, Ana Paula Lobato Ribeiro e Renato Mintz, no dia 19; Luiz Carlos de Athayde Júnior, no dia 20; Vinícius de Souza Santos, no dia 21; José Monteiro da Mata (DCC), Caio Henrique Galli dos Santos e Igor Campos Leal, no dia 22; Vinícius Henrique Aguilar Silva Teixeira, no dia 23; Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em dezembro/2006, o 8o andar foi ornamentado com uma cidade para o Natal, hemisfério Norte e hemisfério Sul. Nada melhor do que recordar um pouco a decoração que o CECOM já teve. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


As cidades dos hemisférios Norte e Sul preparadas para as festas de final de ano


A cidade do hemisfério Norte


A cidade do hemisfério Sul


O pequeno presépio