Sistemático: Edição 1451 – 26/11/2009


Notícias



UFMG REALIZA NO DIA 29 DE NOVEMBRO A PRIMEIRA ETAPA DO VESTIBULAR 2010

No dia 29 de novembro, a UFMG realiza a primeira etapa do Vestibular 2010, quando 63.959 candidatos (desse total, 1.948 são treineiros) farão provas em 16 cidades mineiras. Em Belo Horizonte, 43.738 inscritos participam do concurso e, destes, 10.983 fazem provas no campus Pampulha.

A Copeve orienta os candidatos a chegar com uma hora de antecedência aos locais de prova para evitar possíveis transtornos, já que os portões dos prédios onde acontecem as provas serão fechados às 14h. Aqueles que chegarem após o fechamento dos portões terão sua entrada vedada e serão automaticamente eliminados do concurso.

Novidades – Esta edição do Vestibular traz duas novidades: 10 novos cursos, isenção integral da taxa de inscrição e criação de 680 novas vagas, devido à adesão da UFMG ao Programa de Apoio ao Plano de Reestru-turação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O aumento de vagas resulta de diferentes ações: oferta de 10 novos cursos de graduação, oferta de três cursos noturnos já existentes em horário diurno e expansão de vagas em outros dois cursos.

Além do Vestibular UFMG 2010, também acontecem no dia 29 as provas do Vestibular para os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e de Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas. Os 729 candidatos disputam 70 vagas e para as licenciaturas em Ciências Biológicas e Química. Na modalidade Educação a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), 700 candidatos concorrem a 500 vagas em cinco pólos no estado (Araçuaí, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/vestibular2010/arquivos/013880.shtml – 23/11/2009)

 

SERVIDORES JÁ PODEM SOLICITAR RESSARCIMENTO DE GASTOS COM PLANOS DE SAÚDE

Segundo a Portaria nº 03, de 30/07/2009, publicada no DOU de 31/07/2009, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP), que trata da assistência à saúde suplementar do servidor ativo, do inativo, seus dependentes e pensionistas, os servidores que não aderiram ao plano de saúde oferecido pela operadora conveniada pelo órgão (CASU IFES III), terão direito de ressarcimento de R$ 65,00 por vida. Os servidores têm que ser os titulares desse plano e os dependentes têm que ser diretos, ou seja, cônjuge, compa-nheiro(a), filho(a), enteado(a), ex-esposo(o), guarda, tutelado e homo-afetivo.

O CECOM desenvolveu um aplicativo, disponibilizado no portal minhaUFMG, para o pessoal ativo e inativo do quadro da UFMG. O sistema PesSaúde foi modificado para inclusão do pedido de ressarcimento de plano de saúde e inclusão do módulo gerencial, onde há funções para integração de base de dados de servidores, dependentes e pensionistas. Há ainda um módulo para integrar dados (cadastrais e financeiros) com o SIAPE.

Os servidores deverão preencher o formulário e entregá-lo no Setor de Pessoal de cada unidade/órgão para ser validado.

Esse processo é feito uma vez, mas a comprovação de pagamento é realizada mensalmente. Todos os meses, o servidor deverá comparecer, até o 5o dia útil, ao Setor de Pessoal de sua unidade/órgão, para apresentar o boleto comprovando o pagamento de seu plano de saúde.

O desenvolvimento do sistema foi coordenado por João Carlos Lages, responsável também pelo desenvolvimento do módulo gerencial do novo PesSaúde. O aplicativo de ressarcimento de planos de saúde foi desenvolvido por Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), que realizou apresentações e explicações sobre o mesmo nos dias:

– 17/11: pré-apresentação do sistema Cliente/Servidor para Profa. Elizabeth Spangler, da ProRH; Gilmar Lima Guimarães, Elisete Moreira e Lídia Faria, do Depto. de Administração de Pessoal (DAP);
– 23/11: no DAP, para o pessoal do departamento;
– 24/11, no DAP, para os chefes de Setor de Pessoal de toda a UFMG.

 

HORAS EXTRAS E ADICIONAIS NOTURNOS AGORA SÃO SOLICITADOS VIA SISTEMA

Na última quinta-feira, dia 19, o CECOM realizou um treinamento sobre o novo sistema de controle de horas extras e adicionais noturnos, desenvolvido pela equipe da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), para que as Seções de Pessoal da UFMG façam o registro e envio das horas efetivamente prestadas pelos servidores, que tenham sido previamente autorizados pelas suas Unidades.

O novo sistema permitirá cadastrar o pedido da Unidade junto com a relação dos servidores interessados, que deverão ser impressos para abertura de processo de autorização junto ao Depto. de Administração de Pessoal. Após a aprovação, a Seção de Pessoal da unidade registra no próprio sistema as horas prestadas e, posteriormente, o DAP enviará essa informação ao Siape, para que seja efetuado o pagamento mensal.

Participaram do treinamento vários representantes das Seções de Pessoal das Unidades, tais como, Faculdade de Direito, Hospital das Clínicas, Medicina, FACE, além de Rosângela Pereira Marques, Nilza Maria Mendes e Carlos Roberto da Silva, pelo DPAG, João Carlos Lages e Ronaldo Araújo Costa, pelo CECOM.

 

SISTEMÁTICO ELETRÔNICO É EXPANDIDO PARA LEITORES

A partir da primeira semana de novembro, os funcionários do CECOM deixaram de receber a cópia impressa de O Sistemático e passaram a receber, por e-mail, apenas um resumo da edição, com links para acessar o jornal na Web. Esta semana, o procedimento será estendido aos demais leitores da UFMG, que recebiam O Sistemático pelo malote. Para os leitores que preferem ler o jornal no seu formato tradicional, ele está disponível também em formato pdf, para download.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Um concurso gastronômico vai presentear o cardápio da Padaria Santa Tereza com a sua receita. O concurso será dividido em três fases: sua inscrição, a escolha das três melhores receitas pelo Chef e a avaliação de um júri técnico, formado por gastrônomos e jornalistas, junto com o júri popular presente no dia da premiação. Saiba mais no endereço http://www.santo quitute.com.br/.

– Lembra dos jogos Atari? Aqueles jogos velhinhos… Agora, você pode jogar on line pelo site da Arcade em http://www.atari.com/arcade.

– No endereço http://madeinjapan. uol.com.br/japantype/, escreva qualquer nome, de acordo com a pronúncia da palavra, e clique em traduzir. O nome será traduzido para o katakana, alfabeto japonês destinado a palavras e nomes estrangeiros. A imagem com o nome traduzido pode ser gravada no seu computador.

– No último dia 14 de novembro aconteceu, no Rio de Janeiro, a 3ª edição do LuluzinhaCampRJ! O evento já passou, mas o site está ai para você ver: http://www. luluzinhacamp.com/.

– A Nokia anunciou um programa de troca de carregadores para um número limitado de carregadores da Nokia, fabricados por um fornecedor terceirizado. A empresa verificou que as capas plásticas dos carregadores afetados poderiam se soltar, expondo os componentes internos do carregador e oferecendo risco de choque elétrico, se determinados componentes fossem tocados enquanto o carregador estiver conectado à tomada. Veja em http://chargerexchange. nokia.com/chargerexchange/ptb/.

– HeadMouse 2 é um software curioso que permite aos usuários controlar o mouse com movimentos captados por uma webcam. Desenvolvido por estudantes de robótica, da Universidade de Lérida, na Espanha, esse software permite que você controle todos os movimentos do mouse apenas usando os movimentos de sua cabeça. Vá até o endereço http://super downloads.uol.com.br/download/73/headmouse/.

– O site Spraygraphic publica várias fotos de Corrie Whites. Segundo ele: “faço tudo manualmente e uso um conta-gotas e coloco o timer da minha câmera para clicar. Não demora muito para eu conseguir um resultado interessante”. Veja em http://www.sprayblog.net/2009/11/corrie-white-macro-shots/.

– Visite o endereço http://www.flickr.com/photos/10756887@N07/ e veja a galeria de fotos no Flickr. Vale a pena conferir.

– MP3myMP3 Recorder grava qualquer som que você ouve no seu computador direto para MP3 ou WAV. Se você pode ouvi-lo, você pode gravá-lo! Gravar da rádio da Internet e salvar em MP3 ou WAV. Grava a partir de qualquer fonte. Rip Vinyl, CD RIP, criar playlist e muito mais. Este programa é distribuído livremente! O endereço é http://www. mp3mymp3.com/.

 


ÔNIBUS INTERNO DA UFMG CIRCULA NO DOMINGO, PARA VESTIBULANDOS

A Divisão de Transportes da UFMG informa que, devido ao Vestibular 2010, cujas provas da primeira etapa ocorrem no próximo domingo, dia 29, as linhas internas de ônibus A e B, do campus Pampulha, funcionarão das 10h às 14h e das 16h às 20h, prestando atendimento circular sem ponto final. O serviço é exclusivo do campus Pampulha, onde 10.983 candidatos devem participar do concurso.

(Fonte: http://www.ufmg.br/ online/vestibular2010/arquivos/013921.shtml – 24/11/2009)



RESTAURANTES E CAIXAS ELETRÔNICOS DO CAMPUS PAMPULHA FUNCIONAM DURANTE O VESTIBULAR DA UFMG

Os 10.983 candidatos ao Vestibular UFMG 2010 que farão as provas da 1ª etapa no campus Pampulha no próximo domingo, 29 de novembro, poderão contar com o funcionamento dos serviços de alimentação e caixas eletrônicos. Na Praça de Serviços do campus Pampulha, a cantina funcionará das 9h às 16h e o restaurante oferecerá self-service das 10h30 às 14h30. Os demais estabelecimentos de alimentação do campus, localizados no interior das unidades, estarão fechados para não interferir no andamento das provas.

Na Praça de Serviços também estarão abertos os banheiros e os caixas eletrônicos. Os do Banco do Brasil funcionarão das 8h às 18h e os do Banco Real das 6h às 22h. Os clientes da Caixa Econômica Federal terão acesso ao caixa eletrônico das 8h às 22h.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/vestibular2010/arquivos/013935.shtml – 25/11/2009)


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 45, de 23/11/1989, publicou notícias sobre novo TVA versão 4500, fase final da embalagem do material do Supletivo do Ensino Médio (1o e 2o Graus), Concurso do IEDRHU, utilização de banco de dados, paradas do Sistema A10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PALESTRA NA COBRAPI
O Diretor Geral do CECOM, Eduardo Henrique Lima, apresentou uma palestra sobre Sistemas de Informação, na última terça-feitra, na COBRAPI – Cia. Brasileira de Projetos Industriais, empresa do grupo SIDERBRÁS.

XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE USUÁRIOS UNISYS
Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Vice-diretor do CECOM, estará de 26/11 a 01/12, participando do XXXIII Encontro Nacional de Usuários Unisys, em Águas de Lindóia, SP.
No encontro, ele vai apresentar, no dia 29, a palestra “UFMG – Desenvolvimento de Sistemas Administrativos – Uma perspectiva enpresarial.” Além disso, ele vai participar dos trabalhos do grupo de interesse “Administração de CPDs” e do grupo de atividade “Educação”.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Álvaro César Leão Teixeira, no dia 27. Os parabéns para os ex-ceconianos: Frederico Torres Fonseca, no dia 27; Pedro Schettini Cunha e Maria Laura Baptista Rodrigues, no dia 28; Clélia Camargo Cardoso, no dia 29; Frederico Faleiro Viegas, no dia 30; prof. Ivan Moura Campos, no dia 1o de dezembro; e Orlando Laboissière e Regina Antônia Diniz Siqueira, no dia 02.

MENSAGENS DE FINAL DE ANO:
Já começaram as chegar as mensagens de Boas Festas. O ex-ceconiano Cantídio Lelis Pereira (DLO) enviou o seguinte e-mail: “Cara Lelé, desejo a todos amigos do CECOM um Feliz Natal e um próspero 2010. Que o Papai Noel desça pela chaminé da Reitoria e deixe bastante alegria, saúde, dindin…. tudo de bom para vocês. Um abraço.”


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 13 de novembro/2009, os ceconianos, aniversariantes dos meses de outubro/novembro/dezembro, comemoraram seus aniversários na sala do café do 8o andar. A organização da festa ficou por conta de Vicentina Maria Queiroz, uma das aniversariantes, e as fotos são de autoria de Rodrigo Wenceslau e Fernando Frota.


A mesa com os salgados


Frota, Thomas, Bárbara e Carlos Roberto


Nélia, Rodrigo, Thiago Moreira, Eustáquio e Fábio


Elis, Thiago Moreira e Mário Lara


Wallison, Camila e Gabriel


Diogo, Eliane Paw, Emerson, Vicentina e Denise