Sistemático: Edição 1452 – 03/12/2009


Notícias



CENTRAL TELEFÔNICA DO CAMPUS SAÚDE SERÁ ATUALIZADA

Na próxima terça-feira, dia 8, a central telefônica Ericsson MD110, instalada no Campus Saúde, será transformada em um PABX híbrido, o que significa que o equipamento, que se transformará em uma central Ericsson MX One, terá suporte tanto à telefonia convencional como a VoIP. Embora estivesse totalmente atualizada, em termos de “hardware” e “software”, os indicadores mostravam um possível gargalo na capacidade de processamento do equipamento, que estava se aproximando do limite teoricamente suportado. Na prática, o sistema poderia começar a apresentar falhas na hora de completar chamadas. Das duas soluções existentes, aumentar a capacidade de processamento com a instalação de novos módulos ou mudar o tipo de equipamento, com a substituição de algumas placas, o CECOM optou pela solução de melhor relação custo-benefício – que também era a solução de menor custo. Esta atualização compreende a substituição dos processadores, fabricados pela Motorola, por outros fabricados pela Intel. Além disto, o sistema operacional utilizado hoje, totalmente desenvolvido pela Ericsson, será substituído por uma versão personalizada do Linux. Não está prevista nenhuma mudança no uso do sistema pelos usuários do Campus Saúde.

As atividades necessárias para a mudança estão sendo desenvolvidas pela Telealpha e pelos técnicos Wilton Campos e Edgard Eustáquio de Morais, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM.

 

FUMP SE INTEGRARÁ À REDE DE DADOS E VOZ DA UFMG

A Divisão de Redes de Comunicação e a empresa Telealpha estão finalizando as atividades necessárias para conectar a sede da Fundação Mendes Pimental à Rede UFMG, através de um circuito de rádio entre o Hospital das Clínicas e o Edifício Acaiaca. Embora a FUMP já utilize a Rede UFMG, o circuito existente é uma conexão dedicada de baixa velocidade (2 Mbps), operado pela Oi/Telemar. A nova conexão deverá multiplicar esta velocidade por 30 (chegando até a 60 Mbps reais) e seu custo estará totalmente pago em 8 meses, com a economia obtida após a desativação do circuito atual. As atividades de instalação do circuito de rádio contaram com o apoio da equipe do DEMAI no Campus Saúde.

Após a estabilização da conexão de dados, será a vez de a FUMP se integrar ao sistema de telefonia da UFMG. Esta integração se dará através da instalação de um PABX Ericsson MX One na sede da FUMP que funcionará totalmente integrado ao sistema do Campus Saúde. Com esta integração, a FUMP passará a utilizar ramais com o prefixo 3409 e fará ligações gratuitas para os outros ramais da UFMG, inclusive os do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros. Considerando o somatório dos custos de dados e voz, a FUMP economizará cerca de R$ 100 mil por ano.

As atividades de instalação do circuito de rádio e de integração da telefonia foram coordenadas por Antônio Carlos Soares e acompanhadas por Wilton Campos e Edgard Eustáquio de Morais, da DRC.

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de novembro/2009, foram registrados 9.135 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço.

Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/proxy_ http.shtml.

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE NOVEMBRO/2009

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_redes. shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de novembro/2009, os números totais foram analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
916.587
28
476.833
1.393.448
6.107.159
7.500.607
As médias diárias durante o mês de novembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
30.553
1
15.894
46.448
203.572
250.020

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Férias chegando, joguinho on line para relaxar. Vá até http://www.physicsgames.net/ swf/realworld.swf.

– Já que estamos falando de jogos, que tal o Gravity Master? Veja em http://www.onemore level.com/game/gravity_master.

– Dois cursos interessantes são Aprender a Empreeender e o IPGN (iniciais de Iniciando um Pequeno Grande Negócio). Os dois são realizados a distância, via internet. O Aprender a Empreender trata dos conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças e é voltado para empresários formais e informais de pequenos negócios nas áreas de comércio, indústria, serviços e agroindústria. O endereço é http://www. sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-sua-empresa/plano-de-negocio/1444-cursos-gratuitos-pela-internet/ BIA_1444/integra_bia?.

– Música on line é tudo de bom, e no site Billboard.com (http://www.billboard.com/), você escolhe quem quer ouvir. Se você gosta de Susan Boyle, ela está lá.

– Consulta ao IPVA Detran-MG está no ar. Se quiser pagar adiantado, é só acessar http://ipva.fazenda.mg.gov.br/ipva/pesquisa_ renavam.jsp.

– Os Narcóticos Anônimos (NA) têm o propósito primordial de levar a mensagem ao adicto que ainda sofre. As reuniões são totalmente gratuitas. Se você precisa de ajuda acesse o site em http://www.na.org.br/portal/ e saiba como.

– BBC iPlayer é um serviço que lhe permite ouvir rádio e ver televisão, além de acesso por celular. Se você estiver no Reino Unido e conectado à internet, você pode encontrar e reproduzir programas dos últimos sete dias, download e transmitir programas em HD, download de programas em seu computador, se ele suporta BBC iPlayer Desktop e outros. Só tem um detalhe! Só pode assistir quem estiver no Reino Unido, por enquanto. Veja em http://www.bbc.co.uk/iplayer/.


DICAS DE PORTUGUÊS

O jornal Estado de Minas, de 29/11/2009, publicou na Coluna Dicas de Português, de Dad Squarisi, “Ops! Erros de português salvam”. A colaboração é de Aleixina Maria Lopes Andalécio.

"Hoje resolvi escrever só para lhe contar que tudo nesta vida tem lá seu lado bom, mesmo que pareça o contrário. Saber um tiquinho de gramática, por exemplo. Pois veja se não tenho razão. O conhecimento da língua-mãe (expressão horrível, eu sei) pode nos ajudar até a… evitar vírus de computador! É, pode acreditar.

Você já deve ter recebido esses e-mails mascarados, esses que parecem ter sido encaminhados por instituições que merecem respeito como a Justiça Eleitoral, os tribunais superiores, a Polícia Federal, os bancos e as companhias aéreas. Claro que um e-mail encaminhado por um deles deveria ser aberto imediatamente, pois se presume que deva tratar de coisa séria.

E aí mora o perigo. Os safados que os enviam sempre colocam lá uma área (em azul) onde pedem que a gente clique pra obter mais informações. Risco fatal! Se clicar, lá se vai a privacidade do computador. Eles podem entrar e fazer a festa, inclusive furtando as senhas e retirando o suado dinheirinho de nossas poupanças, contas-correntes e aplicações.

Mas há uma arma que já me livrou de várias armadilhas. E o nome da arma é a boa e velha língua portuguesa, a última flor do lácio inculta e bela. E sabe como? Observando os erros cometidos pelos salafrários. Ora, se querem nos ludibriar, que o façam pelo menos com um pouco de conhecimento da língua pra evitar erros idiotas como este que acabei de receber. Era um e-mail da Gol (supostamente da Gol), me oferecendo passagens "à somente R$1,00". Traíram-se pela crase errada".

(É verdade. A crase denuncia o encontro de dois aa. Um deles é preposição. O outro pode ser o a do pronome demonstrativo aquele, aquela, aquilo. Ou o artigo definido. Ora, o artigo a acompanha nome feminino. Real, no caso, é masculino (o real, a moeda brasileira). O acento não tem vez.

O que induziu os golpistas ao erro? Foi o numeral. O mesmo ocorre em placas espalhadas cidades afora. "Obras à 100m", escrevem elas. Bobeiam, não? O numeral não conta. Quem canta de galo é o substantivo. Metro, como real, joga no time dos machões. Não usa grampo.)

***
"Outro dia, amigo querido que não fez bom ginásio perdeu um HD com tudo o que tinha dentro. Roubaram a senha do cartão de crédito dele, fizeram o diabo. O compadre caiu num vírus desses, o mesmo que eu também recebi e deletei porque dizia que a companhia aérea tal "trás de volta a promoção do tipo tal". Mandei-o àquele lugar com um toque bem firme na tecla DELETE. Uma companhia aérea, por mais furreca que seja, não cometeria um erro tão primário, é ou não é?"

(Os amigos do alheio não aprenderam regra pra lá de prática no emprego de z ou s na conjugação verbal. Ei-la: se o verbo tem z no infinitivo, sempre que soar o z, a lanterninha do alfabeto pede passagem. É o caso de fazer e trazer (ele traz, ele faz, eu fiz, fizer, fizesse). Sem o z no nome do verbo, o s reina majestoso. Pôr e querer servem de exemplo (pus, pôs, puser, pusesse, quis, quiser, quisesse).

***
"Da mesma forma, eu, que já não me dou bem com as cartomantes, rompi de vez com elas ao ler num anúncio colado aí pelos postes que "Madame Natacha trás a pessoa amada na palma da mão". Escrevendo errado desse jeito, aposto que ela não traz, mas não traz de jeito nenhum, nem que use todas as bolas de cristal, todos os tarôs e todos os búzios dos sete mares. Nem olhando as cartas pela frente e por trás ela conseguirá trazer a pessoa amada. E a pessoa amada, se souber um pouquinho de português, nem vai querer vir…

"(Tudo bem, vou confessar um segredo, mas não conte a ninguém: se uma cartomante dessas fizer um anúncio certinho, sem erro algum, é capaz de me convencer a pagar a ela uns trocados pra ver se ela traz mesmo a pessoa amada à palma da minha mão. Ah, se ela trouxesse aquela morena maravilhosa que me rouba o sono…).

Fica com Deus e com os professores de gramática. E perdoa os meus erros, assim como nós perdoamos os erros dos nossos devedores.
Paulo José Cunha"


UFMG DIVULGA GABARITO DO VESTIBULAR 2010 E RESULTADO SAI DIA 15

A UFMG divulgou no dia 29/11, o gabarito do Vestibular 2010, que está disponível no link http://www2.ufmg.br/vestibular2010/index.html e também no sistema WAP (Wireless Aplication Protocol), no endereço eletrônico wap.ufmg.br, que pode ser acessado a partir de um celular com tecnologia GSM, palms, entre outros.

Com o final da primeira etapa do Vestibular UFMG 2010, os candidatos vivem a expectativa da divulgação do resultado dia 15 de dezembro.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/vestibular2010/arquivos/014011.shtml – 30/11/2009)


UFMG DEFINE CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2010

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou o calendário acadêmico de 2010 da UFMG. Elaborado a partir de estudo do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e das câmaras de Graduação e Pós-Graduação, o documento traz as principais datas do ano letivo da instituição.

O primeiro semestre letivo, por exemplo, começa em 1º de março e termina em 9 de julho. Já o segundo semestre inicia-se em 2 de agosto e vai até 7 de dezembro. As datas de realização do Vestibular 2011 também estão definidas: 28 de novembro (primeira etapa) e de 3 a 7 de janeiro de 2011 (segunda etapa).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/014013.shtml – 03/12/2009)


UFMG RECEBE MERCADO DAS PULGAS ATÉ DIA 4

A Praça de Serviços do campus Pampulha recebe nesta semana, pela 18ª vez, o Mercado das Pulgas da Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP) da UFMG.

Até sexta-feira, dia 4, o público pode conferir, das 9h às 17h, trabalhos artísticos e artesanais, além de objetos usados em bom estado de conservação. Nos 60 estandes estão expostos calçados, roupas, bolsas, brinquedos, peças antigas, além de pinturas, cerâmicas, bordados, arranjos de flores, bijuterias, velas, embalagens artesanais, sucatas em ferro ou vidro, entre outros produtos.

O Mercado das Pulgas é realizado desde 2001. Os expositores são associados da OAP, familiares ou pessoas indicadas pelos sócios.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/013945.shtml – 02/12/2009)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 46, de 30/11/1989, publicou notícias sobre implantação da nova versão do SADS, saída do analista Luiz Ricardo de Faria e Silva, backup de bancos, Concurso de Inspetor Escolar do Quadro de Magistério Público Estadual, entre outras.

SISTEMA ATM
Está prevista para o dia 08 de dezembro a apresentação, pela Divisão de Sistemas Funcionais, do Sistema ATM (sistema de Material Permanente) durante a reunião do Conselho de Diretores. A apresentação estará a cargo das analistas Regina Helena Moura Brandi e Nilza Magalhães Lara.

VESTIBULAR SIMULADO
O analista Rogério Soares Pinheiro, da DSF, está encarregado do processamento computacional dos Vestibulares Simulados dos Sistemas de Ensino Pitágoras, Método e Soma.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Luiz Gomes Temponi, no dia 04; e Cláudia Galinkin, no dia 09. Os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Juarez Mendes Campos, no dia 03; Ivan de Oliveira Araújo, no dia 06; Natália Costa Guilheimelli Avelar e Marco Antônio de Oliveira, no dia 08.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A decoração do 8º andar ficou pronta esta semana. Desta vez, a árvore de Natal ficou entre o presépio e vários Papais-Noeis. O projeto inicial era uma exposição de Papai Noel de todos os tipos, mas não foi possível. Assim mesmo, a presença dele não ficou menor do que se esperava. O subsolo já estava decorado, como sempre, graças à Elza. As fotos são de autoria de Rodrigo Wenceslau.