Sistemático: Edição 1453 – 10/12/2009


Notícias



CAMPUS SAÚDE E FUMP ESTÃO INTERLIGADOS

Conforme notícia divulgada na semana passada no Sistemático no 44, de 03/12/2009, na terça-feira, dia 08, a Central Telefônica do Campus Saúde foi atualizada. A central foi transformada em um PABX híbrido, tornando-se uma central Ericsson MX One, com suporte tanto à telefonia convencional como a VoIP. Na mesma ocasião, a central telefônica recém-adquirida pela FUMP foi conectada ao sistema da UFMG, através de um link de rádio que será, também, utilizado para realizar o tráfego de dados da FUMP, substituindo o circuito dedicado atual, fornecido pela empresa Oi/Telemar.

O próximo passo, que será realizado amanhã, dia 11, será a FUMP migrar seus números atuais para os ramais do sistema da UFMG, com o prefixo 3409.

Para isto, será necessário desligar os aparelhos das linhas atuais, da Oi, e ligá-los à nova central, quando passarão a fazer ligações gratuitas para os outros ramais da UFMG, inclusive os do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros. Considerando o somatório dos custos atuais de dados e voz, a FUMP economizará cerca de R$ 100 mil por ano.

As atividades realizadas no Campus Saúde foram desenvolvidas pela Telealpha e pelos técnicos Wilton Campos e Edgard Eustáquio de Morais, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM.

As atividades de integração da telefonia estão sendo coordenadas por Antônio Carlos Soares e acompanhadas por Wilton Campos e Edgard Eustáquio de Morais, da DRC.

 

MAIS UM ANALISTA DO CECOM É SELECIONADO PARA DOUTORADO NA ECI

Na semana passada, foi divulgado o resultado da seleção para o doutorado em Ciência da Informação da UFMG. Entre os aprovados, está o Analista de Tecnologia da Informação Marcelo Novaes Machado, do CECOM.

Marcelo está no CECOM desde 1977, quando entrou como estagiário. E, atualmente, atua no Setor de Informática do Hospital das Clínicas.


Marcelo Novaes Machado

 

UFMG DIVULGA RESULTADO DA 1ª ETAPA DO VESTIBULAR

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG divulgou, no final da tarde do dia 7/12, segunda-feira, a relação de aprovados na 1ª etapa do Vestibular 2010, que está disponível no endereço www.ufmg.br/copeve. Os 16.539 convocados devem consultar o local de provas da 2ª etapa pelo Comprovante Definitivo de Inscrição, que será disponibilizado na página da Copeve no dia 22 de dezembro.

Além do site da Copeve, os candidatos poderão verificar o resultado da 1ª etapa pelo sistema WAP, que funciona da seguinte forma: o candidato acessa o endereço eletrônico wap.ufmg.br a partir de um celular e, uma vez conectado, informa o número de controle que consta no comprovante de inscrição da 1ª etapa para visualizar o resultado. A consulta pode ser feita pelo nome do curso ou do candidato. O WAP (Wireless Aplication Protocol) está disponível em celulares que utilizam tecnologia GSM, palms, entre outras.

O resultado da 1ª etapa do Vestibular traz duas listas: a de convocados para a segunda etapa e a de treineiros, candidatos que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o concurso. Foram convocados 734 treineiros para a 2ª etapa.

Segunda etapa – As provas da 2ª etapa do Vestibular UFMG acontecem de 4 a 11 de janeiro de 2010, em Belo Horizonte e Montes Claros. As provas começam às 14 horas e têm duração de três horas. As provas de habilidades específicas para os cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Dança, Design, Design de Moda, Música Bacharelado, Música Licenciatura e Teatro serão realizadas apenas em Belo Horizonte.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/vestibular2010/arquivos/014075.shtml – 7/12/2009)

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Respire fundo. Não engasgue. O ar pode ficar pior se você não cooperar. A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática. As soluções que a justiça nos exige. A nossa missão é inspirar o mundo para que este se erga à altura do desafio da crise climática, criando um novo sentido de urgência e de possibilidade. Veja no endereço http://www.350.org/pt. (Site em Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol e Russo)

– Quer usar suas imagens capturadas no Google? Então, use imagens para pesquisar na web. Saiba como no Google goggles: http://www.google.com/mobile/goggles/#landmark.

– Cruikshank, então com 16 anos, criou um personagem chamado Fred Figglehorn, cuja voz é acelerada. Desde então, Fred se tornou um fenômeno da Web, com alguns dos seus vídeos no YouTube gerando mais de 10 milhões de acessos. Fred tem registrado cerca de 70 milhões de visualizações desde 2005. Confira em http://www.youtube.com/user/Fred.

– Woodstock 1969 é considerado o maior festival que já aconteceu no mundo. Os organizadores esperavam mais ou menos 200 mil pessoas. Foram 500 mil. O trânsito parou e a abertura ficou por conta Richie Havens, em 15/08/1969, porque os astros estavam parados no grande engarrafamento. Contrataram helicópteros para tirar os artistas do engarrafamento. O festival aconteceu numa fazenda em Bethel, Nova York, e não em Woodstock. Mas ficou conhecido mesmo como Woodstock Festival. Assista ao filme e veja as fotos no myspace.com, no endereço http://www.myspace.com/1969woodstock.

– A arte de rua é valorizada hoje como fenômeno digno de grande relevância no cenário da arte contemporânea mundial. Veja em http://www. graffiti.org.br.

– Instalado em um modelo inédito de empreendimento, concebido para a cidade contemporânea, o Instituto Tomie Ohtake faz parte de um complexo, onde cultura, trabalho e lazer naturalmente estão integrados. O projeto, de autoria do arquiteto Ruy Ohtake, compreende dois edifícios para escritórios, um centro de convenções e um centro cultural. Saiba mais em http://www. institutotomieohtake.org.br/.

 


COMEÇA O VERÃO NO MUSEU 2009

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG se renova mais uma vez. É a chegada do Verão no Museu 2009 – do Projeto “Quatro Estações” – que traz novas atividades e eventos para o público Belorizontino. A partir do dia 20 de dezembro, os visitantes poderão conferir uma programação especial de Verão que celebra essa estação e traz o clima do fim de ano.

A abertura do Verão no Museu 2009 será marcada pelas apresentações do Coral Academia Libre Cantare e do Grupo de Teatro de Bonecos Kakak, pela inauguração de quatro novos murais sobre Lendas Brasileiras do Projeto Muralismo e pela revitalização das unidades de Paleontologia e do Centro de Visitantes do Museu. Quem visitar o Museu terá, ainda, a oportunidade de conferir apresentações do tradicional Presépio do Pipiripau..

A programação do Verão no Museu 2009 está afixada no flanelógrafo do 8º andar.


CONCEITO DE NATAL DO CONSERVATÓRIO UFMG APRESENTA CORAIS E ORQUESTRA DIA 14

Conservatório UFMG realiza na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, o seu tradicional Concerto de Natal. O evento, que é aberto ao público, encontra-se em sua nona edição, e marca o encerramento da temporada anual de concertos gratuitos oferecidos pelo Conservatório UFMG.

Incorporado às comemorações natalinas e à programação de aniversário da cidade, o Concerto de Natal acontece nos jardins do Conservatório, onde é instalado um palco com iluminação e sonorização especiais. A fachada externa do Conservatório também recebeu iluminação especial, inaugurada no dia primeiro de dezembro. Para dar mais conforto ao público haverá uma arquibancada coberta, além de banheiros químicos.

Programação – A programação será aberta às 19h pela Banda Musical de Sarzedo (MG), sob regência do maestro Joanir de Oliveira. Em seguida, se apresentará o Coro Infanto-Juvenil do Palácio das Artes, com regência da maestrina Lara Tanaka. Na segunda parte do concerto, a Cantata Cores do Natal reunirá a Orquestra Funarbe (da Fundação Artística de Betim/MG) e o Coro Cantares, também do município de Betim, ambos regidos pelo maestro Joanir de Oliveira. No programa, clássicos natalinos do cancioneiro popular brasileiro e internacional.

O Concerto de Natal tem patrocínio do Sesc/MG e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.

O Conservatório fica na avenida Afonso Pena, 1534. Informações pelo telefone (31) 3409-8300.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/014088.shtml – 10/12/2009)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 47, de 07/12/1989, publicou notícias sobre a Festa de Natal do CECOM, paradas do A10, contratação da estagiária Míriam Lúcia dos Santos Jorge, responsáveis pela DAA durante a licença especial de Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VESTIBULAR 1990
Terá início no próximo domingo, dia 10, a primeira etapa do Vestibular da UFMG de 1990. Os trabalhos de leitura se iniciarão às 13h de domingo, estando previsto o encerramento para a quarta-feira, às 16h.
Durante esta semana, foi concluída a etapa de preparação envolvendo emissão, corte e embalagem das folhas de respostas. Nesta semana foi também realizado o cadastramento do pessoal a serviço no Vestibular utilizando-se o Sistema CCS, que foi gerado durante o processamento do Concurso Público.

ALOCAÇÃO DE PESSOAL
Os analistas Mário Magalhães Lara, Denise Cristina de Assis Moreira e Rogério Soares Pinheiro, da Divisão de Sistemas Funcionais, foram alocados na Divisão de Sistemas Acadêmicos.
Essa mudança se deu no sentido de reforçar a equipe da DSA na implementação do Sistema de Matrícula On-line, e os analistas retornam à DSF em fevereiro de 1990.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Aleixina Maria Lopes Andalécio, no dia 17. Os parabéns para os ex-ceconianos: Sílvio Leonardo Teixeira de Souza Cruz, no dia 13; Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e José Arcênio da Silva, no dia 14; Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Pinto, no dia 17.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Esta semana, O Sistemático publica fotos da decoração natalina do CECOM no subsolo, feita por Elza Maria Guedes Rozinholi. As fotos são de autoria de Rodrigo Wenceslau.