Sistemático: Edição 1454 – 18/12/2009


Notícias



IMPLANTADA A MATRÍCULA ON-LINE NA PÓS-GRADUAÇÃO

Nesta semana, a PRPG e a ATI estão implantando o Sistema de Matrícula On-line da Pós-graduação. O sistema, totalmente especificado e desenvolvido por analistas do CECOM, será utilizado por 57 programas de pós-graduação no processo de matrícula para o primeiro semestre de 2010. Serão 6700 alunos, 1500 docentes e 171 secretá-rias e coordenadores usuários desta primeira versão. É também mais um serviço WEB, disponibilizado exclusivamente através do portal minhaUFMG.

No mês de julho desse ano, foi realizado um piloto da matrícula on-line, com a participação dos programas de pós-graduação em Geografia e em Engenharia de Estruturas, etapa que contribuiu de modo significativo para o aperfeiçoamento do sistema e sua implantação definitiva.

A matrícula on-line apresenta diversas vantagens. Primeiro, disponibiliza, para alunos e orientadores, o histórico escolar do discente e um resumo da sua situação no curso, como créditos integralizados e atividades obrigatórias pendentes. Outra novidade é a matrícula em disciplinas eletivas. No sistema, é disponibilizada toda a oferta curricular do sistema de pós-graduação stricto sensu da UFMG, permitindo ao discente matricular-se em disciplinas que integram a oferta de cursos de pós-graduação distintos do seu próprio curso. O comprovante de matrícula é emitido pelo próprio sistema.

Para as secretárias e coordenadores, o sistema de matrícula disponibiliza relatórios parciais, que permitem acompanhar passo a passo o processo de matrícula. As planilhas de efetivação de matrícula simplificam a análise da constituição das turmas, facilitando enormemente o trabalho da secretaria.

A primeira etapa consiste na elaboração da Proposta de matrícula pelo aluno. Nesta proposta ele seleciona as atividades/turmas que deseja cursar no próximo semestre letivo. A proposta é enviada ao orientador que pode aprová-la sem modificações ou propor alterações.

Se a proposta de matrícula for aceita pelo orientador, sem alterações, ela será enviada à secretaria para análise e conclusão do procedimento de matrícula.

Caso o orientador modifique a proposta, ela retorna ao aluno, que poderá fazer uma única revisão e reenviá-la ao orientador. O orientador faz a última análise da proposta, aceitando-a integralmente ou introduzindo novas modificações. A proposta é então encaminhada à secretaria, para efetivação da matrícula.

No caso do aluno acatar a revisão do orientador, a proposta é enviada diretamente para a secretaria do programa. A matrícula dos alunos que ainda não estão com o orientador definido pelo colegiado será analisada pelo coordenador do Programa de Pós-graduação.
Para treinamento dos usuários, foram preparados um manual, disponibilizado em formato pdf, treinamento em vídeo e um serviço de Help-desk. O serviço de Help-desk é coordenado pela Profa. Zélia Maria Oliveira de Falcão Almeida e atende pelo telefone 3409-6492 ou pelo e-mail: matriculapos@ufmg.br.

Um treinamento específico para as secretá-rias de pós-graduação foi realizado na última segunda -feira, no prédio da reitoria da UFMG, com a participação da quase totalidade das secretárias.

O sistema de matrícula foi desenvolvido pelos analistas Euler Xavier de Oliveira, Leandro Damasceno Pio e Pedro Henrique Begalli Rezende, sob coordenação do analista Diogo Freitas Duarte Magalhães. Participaram da especificação a Pró-reitora de Pós-graduação, Elizabeth Ribeiro da Silva, o diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Paulo Fernando Seixas e a coordenadora da Assessoria Acadêmica da Pós-graduação, Sra. Zélia Pires da Silveira.


Fluxo da matricula na Pós-Graduação

 

FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM SÃO PAULO

Dando continuidade ao programa de capacitação da equipe do Centro de Computação da UFMG, que visa dar condições para que seus funcionários possam estar tecnicamente preparados para atender às necessidades cotidianas e também permanecer sempre atualizados, os servidores Márcio da Costa Viana, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Fábio Luiz de Morais, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), participaram, no período de 14 a 16 de dezembro, do curso MySQLHigh Availability, em São Paulo. O curso foi ministrado pela empresa HTI Treinamento e Software Ltda.

O objetivo da participação nesse treinamento foi aperfeiçoar a equipe na administração do SGDB MySQL, visando a consolidação desse ambiente, utilizado especialmente em páginas de órgãos da Administração Central e em sistemas de informação descentralizados, acessados através da Web.


Fábio Marais


Márcio Viana


Emerson Kfouri

 

ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO

Esta é a última edição do ano de 2009. O Sistemático deseja a todos os seus leitores um Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso. Deseja também que o próximo ano seja melhor do que este que está se findando, trazendo mil alegrias e felicidades.

E deseja que o próximo ano seja repleto de muitas notícias, muitos trabalhos gratificantes e muitas novidades. 2010 será o ano dos 40 anos do CECOM e O Sistemático deverá chegar à Edição 1500. Muita paz para todos, com esperança, solidariedade, consciência, amizade e amor.

Felicidades para todos!


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Dica da minha amiga Cléia Cavalcanti: Veja as várias dependências do Santo Sepulcro, em Jerusalém. Passa de dependência em dependência, com a câmera girando 360 graus, lentamente. Depois que entrar na primeira sala, clique o botão direito do mouse e escolha Full Screen, que é tela cheia. Você pode aumentar a velocidade da exposição arrastando com o mouse para o lado que quiser. Na barra inferior, há um disposivo que, clicando, permite escolher, ainda, várias possibilidades de operar a câmara: para baixo, para cima, mais rápido ou mais devagar. Clique para abrir e deixe rolar. É lindo demais! Vale a pena conferir no endereço http://www.360tr.com/kudus/kiyamet_eng/index.html.

– Depois do acidente, a vida de Tiger Woods não está boa, não. Até jogo na Web aparece com nome dele, fora as piadinhas. Veja em http://www.break.com/games/tiger-woods-wife-outrun.html.

– Conheça a estatística dos navegadores no gráfico em http://www.axiis.org/examples/ BrowserMarketShare.html.

– Em Brasilia… Hora certa: http://www.timeanddate.com/worldclock/city.html?n=45.

– Fique de olho na chegada do Ano Novo no Timeandate, no endereço http://www. timeanddate.com/counters/newyear.html? p0=136.

– Chama-se pessoa Surda (ou Surdo) aquela que é portadora de surdez e que possui uma identidade, uma cultura, uma história e uma língua. O Dia Mundial do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo (surdos e ouvintes) no último domingo do mês de Setembro, com objetivo de relembrar as lutas da comunidade ao longo das eras, como, por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do globo. Saiba mais em http://maisuniversidade. blogspot.com/.

– Se está planejando uma viagem à Europa, no site Wantend in Europe você encontra cobertura de notícias e eventos culturais em cidades de toda a Europa e África, bem como informações sobre áreas residenciais, contatos úteis e anúncios classificados. Veja em http://www.wantedin europe.com/.

– Dica da Lucinéia Bicalho:Tradutor automático: Este tradutor automático é espetacular! É muito fácil de usar. É um tradutor em tempo real desenvolvido pelo “Google Translate”. Você escreve, escolhe o idioma e ele automaticamente traduz. Vale a pena tê-lo nos Favoritos. Clique em http://tradukka.com/.

– Dica do Eustáquio (DAC): O link http://library.pressdisplay.com acessa mais de 1000 jornais de cerca de 80 países. O acesso é só pela Rede UFMG (ou via proxy) e está disponível até 30 de dezembro.


DICAS DE PORTUGUÊS

O jornal Estado de Minas, de 06/12/2009, publicou na Coluna Dicas de Português, de Dad Squarisi, “Crime de leso-lugar”. A colaboração é de Aleixina Maria Lopes Andalécio.

“Eu tenho vergonha do meu país, aonde existe cadastro de carros roubados e não existe de pessoas desaparecidas.” Com a frase, a tevê anuncia reportagem pra lá de explosiva. Chama-se Dossiê desaparecidos. Homens, mulheres e crianças somem. Como fumaça, desmancham no ar. Ninguém sabe. Ninguém viu. A chamada atrai telespecta-dores. Mas causa estranheza. A pulga atrás da orelha não tem a ver com o tema. Relaciona-se à língua. Mais precisamente ao emprego do aonde. O trissílabo tem vez na frase? Não. O pronome rouba com freqüência o lugar do onde. Ninguém sabe por quê. O crime de leso-lugar contraria a lei do menor esforço que impera no português nosso de todos os dias. Por comodismo, preferimos o menor ao maior.

Cada macaco no seu galho

Onde ou aonde? Em geral onde. Aonde só ganha banda de música e tapete vermelho se preencher uma condição – acompanhar verbos de movimento que exigem a preposição a. É o caso de ir e dirigir-se. Ambos são adversários do sedentarismo e pedem o azinho:

1. Quem vai, vai a algum lugar: Dilma Rousseff vai a Copenhague. Aonde Dilma Rousseff vai? Gostaria de saber aonde Dilma Rousseff vai. Você sabe aonde Dilma Roussef vai?

2. Quem se dirige se dirige a algum lugar: Rafael se dirigiu à secretaria. Aonde Rafael se dirigiu? Descubra aonde Rafael se dirigiu. Será que ele sabe aonde Rafael se dirigiu?
Olho vivo!

O aonde só tem vez se preencher as duas condições. Uma só não vale. Veja o exemplo de assistir. Quem assiste, assiste a uma coisa. O trissílabo pede o a. Mas não indica movimento. Xô, aonde! Vem, onde: Onde você assistiu ao programa? Queria que me informasse onde você assistiu ao programa. Você descobriu onde ele assistiu ao programa?
Andar indica movimento. Mas não aceita a preposição a. Quem anda, anda por algum lugar: Por onde você andou? Pode me dizer por onde você andou? Exijo que me diga por onde você andou. Por que você se recusa a informar por onde andou?
Vítima preferencial

Estar e morar são vítimas preferenciais dos impiedosos falantes. Eles não indicam movimento, nem exigem a preposição a. Mas obrigam-nos a carregar o aonde. A torto e a direito, a gente escuta “Aonde você está?” “Aonde você mora?” É a receita do cruz-credo. Para não aviá-la, seja esperto. Dê a vez ao onde: Onde você está? Onde você mora? Esteja onde estiver, lembre-se do recado.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIII, nº 48, de 14/12/1989, publicou notícias sobre Festa de Natal do CECOM, trabalhos de transcrição das provas do Supletivo Geral de 1o e 2o graus da Secretaria de Educação do Estado, Sistema ATM, contratação da estagiária Eliana Castro Coelho, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PROJETO SISTEMA ACADÊMICO
A Pró-Reitoria de Graduação está promovendo esta semana, juntamente com o CECOM e o DRCA, uma apresentação para os coordenadores de cursos e chefes de Seção de Ensino da UFMG, sobre o projeto Sistema Acadêmico da Graduação, que está sendo desenvolvido pelos três órgãos.
Os coordenadores e chefes foram divididos em 3 grupos para apresentação nos dias 13, 14 e 15/12. Ontem, a apresentação foi realizada para o pessoal da área de Ciências Humanas; hoje, para o pessoal da área de Ciências Exatas; e amanhâ, para a área de Ciências Médicas.

VESTIBULAR UFMG 1990
Terminou, como previsto, às 16h de ontem, a leitura das provas do Vestibular da UFMG de 1990.
Agora, estão sendo feitas a correção das provas e as devidas consistências.



Eventos


MENSAGEM DE BOAS FESTAS DA ATI

UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE ALEGRIAS!

 

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS : “O Sistemático” envia os parabéns para prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, no dia 24; e Raimundo Natalino Chaves, no dia 25. Os parabéns para os ex-ceconianos: Esdras Viggiano de Souza e Dimas Afonso de Souza, no dia 22; Grace França Versiani, no dia 23; Sueli de Jesus Ferreira, no dia 25; Luiz Diniz Ferreira, no dia 26; Romildo Monte e Matheus Moreira dos Santos, no dia 27; Cláudio Antônio Mussi, no dia 29; e Carlos Ferreira de Vasconcellos, no dia 30. No início de 2010, os parabéns para Ronaldo Araújo Costa, no dia 03 de janeiro; e João Cloves Coelho, no dia 10. Parabéns para os ex-ceconianos:José Antônio de Faria (DCC) e Pedro Luiz Caetano Filho, no dia 1o de janeiro; Fabiano Teixeira Lana e Rodrigo Cazzeta, no dia 02; Luís Antônio Soares, no dia 03; Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; prof. João Carlos Pires Bauer, no dia 08; Rodolfo Sérgio Ferreira de Resende (DCC), no dia 12; Adriana Heloísa Lima Bittencourt, Luiz Flaviano dos Santos e Lindaura Rosa dos Santos, no dia 14.

 


FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DO CECOM

Foi realizada ontem, dia 17 de dezembro, a festa de confraternização de final de ano dos funcionários do CECOM. Cerca de 70 pessoas, entre funcionários, ex-funcioná-rios e familiares participaram do almoço com churrasco.

Como foi o aniversário da Xina, ela aproveitou e levou uma enorme torta de marascujá para cantar o Parabéns prá você.

O ponto alto da festa foi o sorteio das cestas de guloseimas, montadas a partir da participação maciça de todos os ceconianos. Todos queriam ganhar a cesta número 1, mas o feliz ganhador foi Antônio Eustáquio Rodrigues. Também foram sorteados: Wallison, Camila, Carlos Alfeu, Paulo Lessa e Marcelo.

O dia foi de muito sol, calor e alegria, compartilhado por todos os participantes.


Eustáquio, o feliz ganhador da cesta número 1