Sistemático: Edição 1455 – 28/01/2010


Notícias



DIÁRIO DE CLASSE QUEBRA RECORDE NA GRADUAÇÃO

Até às 10h do dia 27/01/2010 já foram fechadas 4793 turmas do total de 6150 ofertadas no 2o semestre de 2009. Este número corresponde a quase 78% das turmas e aumenta a cada minuto mostrando a grande utilização e aceitação do aplicativo desenvolvido pelo CECOM.

Desde 14/07/2009, o Diário de Classe está sendo executado no servidor mais moderno do CECOM, utilizando cluster de 2 máquinas.

No próximo semestre, o aplicativo será executado em um novo cluster de servidores formado por 4 máquinas. Este é mais um passo em direção a modernização dos equipamentos do CECOM, visando um melhor atendimento às necessidades da comunidade acadêmica.

A equipe envolvida nas manutenções e desenvolvimento do sistema é formada por Diogo Freitas Duarte Magalhães, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Pedro Henrique Begalli de Rezende.

Turmas da Graduação
 
2009/2
 
Ofertadas
Fechadas no Diário Eletrônico
Percentual (%)
Total de Turmas
6.150
4.793
77,93
Turmas de Disciplinas somente Teóricas (tipo "T")
2.927
2.157
73,69
Turmas de Disciplinas somente Práticas (tipo "P")
1.421
1.079
75,93
Turmas Teóricas de Disciplinas Teóricas e Práticas (tipo "T/P")
1.802
1.557
86,40

 

Turmas da Graduação
 
2009/1
 
Ofertadas
Fechadas no Diário Eletrônico
Percentual (%)
Total de Turmas
6.039
4.432
71,73
Turmas de Disciplinas somente Teóricas (tipo "T")
2.853
1.964
68,84
Turmas de Disciplinas somente Práticas (tipo "P")
1.382
991
71,71
Turmas Teóricas de Disciplinas Teóricas e Práticas (tipo "T/P")
1.799
1.377
76,54

NOVA MATRÍCULA DA PÓS JÁ FOI UTLIZADA POR 58% DOS ALUNOS

O Sistema de Matrícula online da Pós-Graduação entrou em atividade no dia 15/12/2009 com a participação de todos os programas de pós-graduação. No novo sistema, o aluno efetua sua proposta de matrícula através da Internet para a avaliação de seu orientador. O orientador por sua vez, pode acessar as propostas de seus orientandos, avaliando e efetuando sugestões de matrícula para o aluno.

A proposta tramita até a aprovação final do orientador e, posteriormente, é encaminhada diretamente à secretaria do curso do aluno para efetivação. O sistema reduziu drasticamente a utilização de papel no processo de matrícula, além de possibilitar aos alunos efetuarem sua matrícula sem a presença física na Universidade e aos orientadores avaliarem as propostas de qualquer lugar no planeta. Esta é uma das grandes vantagens apresentadas pelo sistema, uma vez que o período de matrícula coincide com o período de férias dos professores, o que dificultava a aprovação manual das matrículas dos alunos.

Até o momento, mais de 58% dos alunos já encaminharam propostas e destas, mais de 50% já foram encaminhadas para as secretarias.

O sistema de matrícula foi desenvolvido com a participação de Diogo Freitas Duarte Magalhães, Pedro Henrique Begalli de Resende, Leandro Damasceno Pio e Euler Xavier de Oliveira com o apoio do prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, e da PRPG, representada por Zélia Pires da Silveira, e profa. Elizabeth Ribeiro da Silva, pró-reitora da Pós-graduação.

 
2010/1
 
Situação das Propostas
Quantidade
Percentual (%)
Aguardando 1ª análise do Orientador
1.677
44,23
Aguardando correções do Aluno (sem sugestões)
35
0,92
Aguardando correções do Aluno (com sugestões)
31
0,81
Aguardando 2ª análise do Orientador
32
0,84
Aprovada pelo Orientador com eletivas pendentes
107
2,82
Aprovada
1.909
50,35
TOTAL DE PROPOSTAS
3.791
58,73
TOTAL DE ALUNOS
6.454
 

 

 

PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO

O Sistemático retorna após 4 semanas sem circulação, devido às festas de final de ano e um pequeno recesso. A Redação espera continuar contando com a colaboração de todos na divulgação dos trabalhos do CECOM e com o carinho que sempre recebeu de seus leitores. Um ano com muitas notícias, novidades, conquistas e alegrias!
Vamos continuar a jornada em direção à Edição 1500.

CECOM PERDE COLABORADOR

Faleceu no dia 06 de janeiro de 2010, na cidade de Pouso Alegre, o Gerente de Suporte da empresa TeleAlpha, Carlos André de Aguiar Pacheco, vítima de acidente de trabalho.

André, como era chamado pelos amigos no CECOM, prestava serviços de suporte à telefonia da UFMG. Atuando no suporte há mais de 10 anos, angariou muitos amigos na Divisão de Redes de Comunicação do CECOM (DRC) e na Reitoria, que lamentaram profundamente a sua perda.

Ele era natural da cidade de Visconde do Rio Branco/ MG, nascido em 15/11/1966. Era casado e deixa três filhos.


André (foto cedida pelo Edgard)


SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Douglas do Couto Teixeira, da Divisão de Atendimento e Consultoria, pediu demissão do CECOM no início do mês de janeiro.

Douglas entrou para o CECOM em junho de 2008, lotado na DAC, onde permaneceu até a sua saída.


Douglas Teixeira


NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM contratou, no início de janeiro/2010, o estagiário Vítor Fonseca de Melo, aluno do curso de Ciência da Computação.

Vítor Melo está lotado na Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), onde já iniciou seus trabalhos.


Vitor Melo


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de dezembro/2009, foram registrados 9.285 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço.

Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/proxy_ http.shtml.

 


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE DEZEMBRO/2009

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_redes. shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de dezembro/2009, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
926.127
32
405.597
1.331.756
5.528.661
6.860.417

As médias diárias durante o mês de dezembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
29.875
1
13.084
42.960
178.344
221.304



DICAS DE SITES INTERESSANTES


Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Para os viajantes, o site http://www.hostelworld.com/ divulgou a lista dos melhores albergues. O site tem opção de vários idiomas e você pode fazer pesquisa nos albergues do Brasil. Antes de viajar, faça uma pesquisa para que sua viagem não fique cara.

– O que é Allvoices? Allvoices é uma empresa global, aberta, site de notícias de mídia, onde qualquer pessoa pode postar de qualquer lugar. “Editores não escolhem a história do nosso site, quem faz é você. Quando um relatório é publicado pela primeira vez, o nosso sistema de propriedade valida, acrescentando notícia relacionada, fotos, vídeos e relatórios. Acreditamos que todo mundo tem uma história para contar, e que uma voz pode inflamar uma conversa global. Nós prevemos uma verdadeira “mídia popular”, onde cada relatório gera múltiplos pontos e o emocional com o que realmente importa.” O endereço é http://www. allvoices.com/.

– Música boa tem espaço em qualquer lugar. Então, ouça a Lady Linn & Magnificent Seven. Tem um batido gostoso e a voz dela é bacana. Vá até http://www.myspace.com/llm7.

– A Conhecer e Agir está muito satisfeita com a parceria de peso da revista Mente e Cérebro, que discute temas do Comportamento, Psicologia e Neurociên cia. Veja em http://www.conhecereagir. com.br/index.htm.

– Você conhece ou já usou o Microsoft Windows 3.1? Sim ou não aponte seu navegador e veja uma simulação do sistema feito em Javascript. O endereço é http://www.michaelv.org/.

– A Rádio Ceasa Minas é uma web rádio transmitida via internet, com geração de áudio em tempo real e utilização de sistemas de som adaptados para cobrir toda a estrutura física da Ceasa Minas, localizada no entreposto de Contagem. Ouça e confira! Vá até o endereço http://www.radioceasaminas.com.br/.

– HTML5 YouTube Video Player: Se você estiver usando um navegador compatível, pode optar por utilizar o HTML5 ao invés do Flash Player para a maioria dos vídeos. Então, saltar, brincar, e enviar o seu feedback diretamente é importante. Veja em http://www.youtube.com/html5.


PROGRAMA DE BOLSA ENSINO SUPERIOR 2010


123456 É A SENHA MAIS UTILIZADA NA INTERNET, DIZ ESTUDO


O Globo, de 22/01/2010, divulgou a notícia “123456 é a senha mais usada na Internet, diz estudo”, transcrita abaixo:

A senha mais usada por internautas americanos continua sendo “123456”, segundo um estudo que analisou 32 milhões de senhas do RockYou.com. A informação foi descoberta porque o site foi invadido por um hacker, que publicou a lista completa de senhas na internet.

A empresa de segurança Imperva analisou os dados e concluiu que cerca de um terço dos códigos de proteção têm menos de seis caracteres e metade trazem palavras que podem ser encontradas em dicionários.

Segundo a empresa, quanto mais curta e simples a senha escolhida, mais suscetível o usuário está aos ataques. Em geral, sites recomendam que as senhas contenham algarismos e letras, além de caracteres em letras maiúsculas e minúsculas.

“O problema mudou muito pouco nos últimos 20 anos”, disse Shulman, referindo-se a um estudo de 1990, realizado pela Unix e que mostrava um padrão de escolha de senhas parecido com os de hoje.

A senha mais comum encontrada pela Imperva foi “123456”, seguida por “12345”, “123456789” e “password”. Segundo a Imperva, um hacker usando uma conexão DSL poderia acessar uma conta por segundo usando um programa simples, que testa senhas baseadas em palavras do dicionário.

“As pessoas precisam entender o que a combinação de senhas fracas significa no mundo de hoje, em que os ciberataques são automatizados: com um mínimo esforço, um hacker pode ganhar acesso a uma nova conta a cada segundo – ou mil contas a cada 17 minutos”, explicou Amichai Shulman, um dos diretores da Imperva.

Outras senhas incluem nomes próprios, gírias, palavras conhecidas e senhas triviais, compostas por letras vizinhas no teclado, por exemplo. O RockYou é apenas um site que oferece penduricalhos para redes sociais, portanto o uso de senhas fracas nele não gera grandes riscos, mas o estudo também identificou que muitas das senhas são usadas também em outros sites, incluindo os de redes de relacionamento e de lojas virtuais.


HORÁRIO DE VERÃO


Como muitos andam perguntando até quando vigora o horário de verão, a boa notícia é que ele termina à meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2010, depois do Carnaval.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 04, de 25/01/1990, publicou notícias sobre leitura das provas do Vestibular da Faculdade de Ciências Médicas de MG, Supletivo Geral, liberação do módulo Alunos e parte do módulo Matrícula do Sistema Acadêmico on-line, expansão da área em disco, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SIMULAÇÃO DA MATRÍCULA ON-LINE
Será realizada na próxima segunda-feira, dia 29, a simulação da matrícula on-line dos calouros da UFMG. Foi feita na última terça-feira, uma breve apresentação do sistema para a diretora do DRCA, Suzana Pimentel Dias Gomide, e para a assessora da Prograd, Inês Saad Bedran.
A simulação da matrícula tem o objetivo de treinar o pessoal das Seções de Ensino envolvido na matrícula de calouros, além de testar tanto o software quanto a infraestrutura de hardware a ser utilizada (10 terminais, 2 microcomputadores e 3 impressoras).



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como O Sistemático não foi editado nas quatro últimas semanas, os parabéns atrasados para Bárbara Coelho Alves Pereira, no dia 23;Elizeba Henrique Januário, no dia 25; e Selma de Paoli Loureiro Damascena, no dia 26; e para os ex-ceconianos: prof. José Nagib Cotrim Árabe e Joaquim Lopes Júnior, no dia 15; Helen Lan Kwai Wah,, no dia 16; Maria de Lourdes Moreira Braga e Marli de Freitas Gomes, no dia 17; Simone Valéria Borges e Ilza Maria Morais Diniz, no dia 18; Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, no dia 20; Geraldo Correia de Moura Baptista, Djim de Andrade Martins, André Nogueira Sousa e Edson Barbosa Duarte, no dia 21; Renato Baumgratz Viotti e Ana Paula Lima Figueiredo, no dia 22; e Izilda Costa Chaves, no dia 26. Os parabéns em dia para Helvécio Cossenzo Pinto, hoje, dia 28; Márcia Maria Fernandes França, no dia 02 de fevereiro; e para os ex-ceconianos: Ismênia Carvalho Moreira e Margarida Maria Santos, no dia 28; Marângela Fontes Figueiredo, no dia 30; João Eduardo de Resende Dantas, no dia 01/02; Mauro Siqueira Lopes, no dia 02; Marcos Augusto dos Santos (DCC), no dia 03; e Helder Monteiro Leite, no dia 04.