Sistemático: Edição 1457 – 11/02/2010


Notícias



DIÁRIO FECHA COM RECORDE NA GRADUAÇÃO

Até às 17h do dia 09/02/2010, data de encerramento do lançamento de notas no Diário Eletrônico para a Graduação, foram fechadas 4.853 turmas do total de 6.150 ofertadas no 2º semestre de 2009. Este número corresponde a quase 79% das turmas, mostrando a grande utilização e aceitação do aplicativo desenvolvido pelo CECOM.

O Diário continua aberto para lançamento dos dados referentes às turmas da Pós-Graduação do semestre 2009/2.

A partir de hoje já está disponível o Diário da Graduação para o semestre 2010/1.
A equipe envolvida no desenvolvimento do sistema é formada por Diogo Freitas Duarte Magalhães, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Pedro Henrique Begalli de Rezende.

Turmas da Graduação
 
2009/2
 
Ofertadas
Fechadas no Diário Eletrônico
Percentual (%)
Total de Turmas
6.150
4.853
78,91
Turmas de Disciplinas somente Teóricas (tipo "T")
2.927
2.167
74,03
Turmas de Disciplinas somente Práticas (tipo "P")
1.421
1.114
78,39
Turmas Teóricas de Disciplinas Teóricas e Práticas (tipo "T/P")
1.802
1.572
87,23

 

Turmas da Graduação
 
2009/1
 
Ofertadas
Fechadas no Diário Eletrônico
Percentual (%)
Total de Turmas
6.039
4.432
71,73
Turmas de Disciplinas somente Teóricas (tipo "T")
2.853
1.964
68,84
Turmas de Disciplinas somente Práticas (tipo "P")
1.382
991
71,71
Turmas Teóricas de Disciplinas Teóricas e Práticas (tipo "T/P")
1.799
1.377
76,54

MATRÍCULA DA PÓS ATINGE 77% DOS ALUNOS

O sistema de matrícula online da Pós-graduação, que está em atividade desde 15/12/2009, já alcança a participação de um número expressivo de alunos. O número de propostas de matrícula enviadas através do sistema já passa de 5.200, o que representa mais de 77% dos alunos. Durante todo o período de matrícula para o primeiro semestre de 2010 foi disponibilizado o help-desk comandado pela profa. Zélia Maria Oliveira Falcão de Almeida, através do qual os alunos, professores e membros da coordenação dos cursos podem sanar as dúvidas relacionadas à utilização do sistema. As equipes do CECOM e da PRPG vem recebendo críticas, elogios e sugestões para melhorar ainda mais a usabilidade do sistema assim como apoiar as atividades das secretárias. Vale destacar que as secretarias elogiaram bastante a adoção do sistema e citam a execução do projeto piloto em julho de 2009 como uma iniciativa muito bem executada que possibilitou adequar o sistema à realidade do trabalho das secretarias, facilitando e simplificando o processo de matrícula.

O sistema de matrícula foi desenvolvido com a participação de Diogo Freitas Duarte Magalhães, Pedro Henrique Begalli de Rezende, Leandro Damasceno Pio e Euler Xavier de Oliveira, com o apoio do prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, e da PRPG, representada por Zélia Pires da Silveira e profa. Elizabeth Ribeiro da Silva, Pró-Reitora da Pós-Graduação.

 
2010/1
 
Situação das Propostas
Quantidade
Percentual (%)
Aguardando 1ª análise do Orientador
1.019
19,50
Aguardando correções do Aluno (sem sugestões)
52
0,99
Aguardando correções do Aluno (com sugestões)
43
0,82
Aguardando 2ª análise do Orientador
33
0,63
Aprovada pelo Orientador com eletivas pendentes
250
4,78
Aprovada
3,828
73,26
TOTAL DE PROPOSTAS
5.251
77,68
TOTAL DE ALUNOS
6.726
 


REGISTRO ACADÊMICO DOS CALOUROS 2010 VAI ATÉ SEXTA

Desde o dia 08, e até o próximo dia 12, o DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico – recepciona, no Galpão situado ao lado de sua sede, na Unidade Administrativa III, os candidatos aprovados no Vestibular 2010, que estão fazendo seu registro acadêmico na universidade.

A novidade deste ano é a realização do registro em dois momentos. Nesta semana, está sendo feito o registro dos 3.609 candidatos aprovados para 1a. entrada. O registro acadêmico dos candidatos aprovados para 2a. entrada será realizado no período de 14 a 18 de junho de 2010.

Outra novidade foi a locação de equipamentos (microcomputadores e impressoras) novos e mais modernos que estão proporcionando um atendimento mais ágil e tranquilo para os novos alunos da UFMG.

O registro é realizado seguindo uma escala de atendimento aos diversos cursos, o que distribui os calouros ao longo da semana. São atendidos diariamente cerca de 750 calouros, entre 9h e 16h.

Nas atividades do registro, a equipe, coordenada pela diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, está contando com cerca de 90 pessoas, entre funcionários e estagiários do DRCA, Centro de Computação – CECOM, Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE, Laboratório de Computação Científica – LCC e Fundação Universitária Mendes Pimentel – FUMP, trabalhando nos seguintes horários: 9h às 12h e 13h às 16h.


O registro acadêmico dos candidatos aprovados no vestibular 2010

 

DAS RECEBE NOVO ANALISTA

Desde o dia 04 de fevereiro/2010, o CECOM está contando com mais um funcionário em seu quadro. Trata-se de José Eugênio de Assis Gonçalves, Analista de Tecnologia da Informação, lotado na Divisão de Aplicativos e Sistemas.

José Eugênio é formado em Engenharia Elétrica pela UFMG e tem o Mestrado em Computação pela USP. Ele é natural de Belo Horizonte e, antes de vir para a UFMG onde passou no Concurso realizado em 2009, trabalhou como Analista de Sistemas nas empresas ATAN e TOTVS.


José Eugênio


POP-MG TERÁ PARADA PROGRAMADA

O Centro de Operações do POP-MG fará na quarta-feira da próxima semana, 17 de fevereiro, uma reconfiguração da rede local e dos roteadores de acesso do POP-MG, a partir das 8h. Até o final da reconfiguração, ou seja, até as 10h do mesmo dia, a conexão da UFMG à Internet poderá sofrer interrupções.

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

Com a saída do estagiário Douglas do Couto Teixeira, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) selecionou Álvaro Antônio Fonseca de Souza, aluno do curso de Matemática, para ocupar a vaga.

Álvaro Antônio entrou para o CECOM no dia 08 de fevereiro/2010, lotada na DAC, onde já iniciou seus trabalhos.


Álvaro Antônio


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Esqueceu de desfragmentar seu computador? Auslogics Disk Defrag Screen Saver irá fazer isso automaticamente para você! Quando o sistema estiver ocioso, ele vai desfragmentar o disco em modo de proteção de tela, exibindo um mapa incrível fragmentação em tempo real. Com esta ferramenta, você pode ter certeza de obter o melhor desempenho de seus discos rígidos. Desfragmentação nunca foi uma tarefa tão fácil! É gratuito para uso não comercial. Vá até o endereço http://www.auslogics.com/en/software/disk-defrag/business/.

– País e Cidades do mundo em http://66.196.80.202/babelfish/translate_url_ content? .intl=fr&lp=fr_pt&trurl=http%3a%2f%2fwww.yvettedefrance.com%2f Photos -dumonde%2fFotos_monde.htm.

– Para quem gosta de gatos, o site http://www.funnycatpix.com/ tem gato pra cachorro.

– O site YouTube.com anuncia uma nova forma de adicionar comentários interativos em vídeos. Podemos fazer anotações em vídeos e com este recurso adicionar informações de fundo, criar ramificações (escolha sua própria aventura e estilo) histórias ou adicionar links a qualquer vídeo do YouTube, canal ou página de resultados de pesquisa em qualquer ponto do seu vídeo. Creio que os vídeos ficaram mais interessantes de assistir. Assista o clipe e veja o que pode ser feito. O endereço é http://www.youtube.com/user/BUFFALOBEATS 9000#p/c/199AB08C70FC4121.

– Para saber como incrementar os vídeos vá até o endereço http://youtube-global.blogspot.com/2008/06/new-beta-feature-video-annotations.html.

– Divertido e estranho é esta explicação da opção sexual com canetas. Tem gente que vai abolir canetas ou vai saber usar melhor. Veja em http://www.buzzfeed.com/expresident/sex-explained-by-pens.

– Acesse no endereço http://desenvolvedores.vivo.com.br/ orientações para desenvolver seus aplicativos e dicas para testá-los. Não perca tempo, pois a partir de março você já pode: Enviar seus aplicativos para que a comunidade de desenvolvedores Vivo possa testá-los, comercializá-los pela loja de aplicativos da Vivo.


ANA LÚCIA GAZZOLA É EMPOSSADA COMO SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

A ex-reitora Ana Lúcia Gazzola foi empossada, no último dia 28, no cargo de secretária de Estado de Desenvolvimento Social, em substituição ao deputado Agostinho Patrus. Ela dirigiu a UFMG no período de 2002 a 2006.

Dois anos depois, recebeu o título de professora emérita da instituição.

Formada em Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas pela UFMG, Ana Lúcia Gazzola possui mestrado em literaturas luso-brasileira e hispano-americana pela University of North Carolina at Chapel Hill (EUA); doutorado em literatura comparada pela mesma instituição e pós-doutorado pela Duke University (EUA), em 1994. Foi diretora-executiva do Instituto Inhotim e do Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Iesalc), ligado à Unesco.

(Fonte: http://www.ufmg.br/boletim/bol1682/7.shtml)


RESTAURANTE DO ICB SERÁ REABERTO ATÉ INÍCIO DAS AULAS

O restaurante do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha, recomeçará a funcionar até o início das aulas, sob administração da empresa Cook Pontual, que venceu a última licitação e substitui a Nutrindus. O contrato é de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

O serviço inclui lanchonete aberta das 7h às 21h, nos dias úteis, e o restaurante serve cerca de 800 refeições por almoço. O novo contrato prevê ainda a reativação do espaço de convívio no quarto andar do prédio do ICB, onde serão servidos lanches para professores, servidores e alunos de pós-graduação, das 9h30 às 10h30 e das 15h30 às 16h30.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/014562. shtml – 08/02/2010)


HORÁRIO DE VERÃO

Não se esqueçam de que o horário de verão termina à meia noite do dia 20 de fevereiro, depois do carnaval.


EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao Carnaval, O Sistemático não circulará na próxima semana. UM BOM CARNAVAL PARA TODOS!


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV , nº 06, de 08/02/1990, publicou notícias sobre expansão de discos, informações cadastrais, conversão de disquetes, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MATRÍCULA ONLINE
Termina amanhã, sexta-feira, a etapa de registro inicial dos calouros da UFMG e a matrícula em disciplina dos aprovados para primeira entrada (1o semestre). Pela primeira vez, o serviço de matrícula contou com o apoio do sistema On-line. O CECOM instalou no saguão da Reitoria, onde o DRCA coordenou a recepção da documentação dos alunos, 10 terminais, 2 micros e 2 impressoras, que foram utilizados por funcionários das Seções de Ensino das Unidades que recebem calouros (ICEx, ICB, Belas Artes, Música, Fafich e Educação Física).
Durante os 4 dias de matrícula, estão sendo atendidos uma média de 480 alunos por dia. A média de transações diárias do sistema (EGM02) está sendo de 2.400. A média do tempo de resposta tem sido de 1,7 segundo.
Além do suporte logístico às atividades realizadas durante esses dias, o CECOM alocou pessoal (documentalistas) para auxiliar os trabalhos no saguão e reforçar a DCP na digitação das fichas de registro de aluno. Para isso, está sendo utilizado outro serviço on-line (EGA01)



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Daniel Lemos de Morais, no dia 15; e Márcio da Costa Viana, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Alice Capobiango de Vasconcelos, no dia 12; Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13; Cristiane Maria Nunes e Newton José Vieira (DCC), no dia 14; Daniel Borges de Figueiredo Santos, no dia 15; Bráulio César de Oliveira, no dia 16; Jane Marie Teichman, no dia 18; Mário Luís Terenzi, no dia 19.; Aline Toledo Silva e Hélio Yoshida, no dia 20; Artur Oliveira Rodrigues, no dia 24; e Blair Bianchini, no dia 25.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A festa de confraternização de final de ano dos funcionários do CECOM foi realizada no dia 17/12/2009. O Sistemático publica mais um lote de fotos da festa de autoria do prof. Paulo Fernando Seixas.


Tereza Cristina, Carolina, Cristina Queiroz e Marcos Silvestre


Os casais Getúlio e Selma, Vicentina e Carlos Roberto


Carlos Alfeu, Zélia Falcão, Diogo, Euler e Thiago Moreira


Thiago Diniz, João Arthur e seu pai João Carlos, Diego e Max


Eliane Paw, Rebeca e seus pais Helvécio e Regina


Ricardo, Lelé, Álvaro César e Guilherme