Sistemático: Edição 1458 – 25/02/2010


Notícias



DRC LIBERA REDE DA ESCOLA DE ENGENHARIA

A DRC efetuou a ligação do Bloco 3 da Escola de Engenharia à Rede UFMG. A liberação deste bloco, construído em aproximadamente um ano e que será quase totalmente destinado a salas de aula, possibilitará a mudança completa das instalações e cursos da Escola de Engenharia que ainda funcionavam no centro para o Campus Pampulha, assim como liberará os espaços dos outros blocos que estavam funcionando provisoriamente como salas de aula para suas destinações originais.

O trabalho foi realizado por Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, pelo engenheiro Flávio Mattar, responsável pelas instalações da obra (que envolvem atividades relacionadas a redes hidráulica e elétrica, sistema de cabeamento estruturado e sistemas de ar condicionado), Douglas Santos e Lucas Jotadiemel Masi, administradores da rede da escola.

Os ramais telefônicos deste bloco, assim como os de salas e gabinetes que estão sendo ocupados em toda a escola pelos recém-chegados ao Campus, serão instalados de acordo com as demandas da unidade, sendo que a numeração dos ramais está sendo mantida sempre que possível, de maneira a gerar o mínmo de transtornos à comunidade envolvida.

 

CLARO VENCE PREGÃO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CELULAR

O CECOM realizou pregão eletrônico, no dia 23 de fevereiro, para contratação de serviços de telefonia celular para atendimento da administração central, na nova gestão, e também para atendimento das unidades acadêmicas.

Foi vencedora do certame a empresa Claro S.A. O contrato será de 2 anos, podendo ser renovado por até 60 meses.

Participaram da abertura da sessão: Márcia Regina Lemos, Vice-diretora, como pregoeira; Fernando Frota Machado de Morais e Antônio Carlos Soares, da DRC (Divisão de Redes de Comunicação), como apoio técnico; a funcionária Elizeba Henrique Januário e a estagiária Geísa Pereira de Souza, da DAA (Divisão de Apoio Administrativo).


Elizeba, Márcia Lemos, Geísa e Antônio Carlos

 

NOVA ANALISTA NA DAS

O CECOM está contando, desde o dia 10 de fevereiro/2010, com mais um funcionário em seu quadro. É Carolina Diniz Cunha, Analista de Tecnologia da Informação, lotada na Divisão de Aplicativos e Sistemas.

Carolina Cunha é formada em Ciência da Computação pela PUC-MG, onde se formou em 1998. Desde então, passou a trabalhar na empresa Arte Informática, em Belo Horizonte, como Analista de Sistemas, onde permaneceu até a sua vinda para a UFMG agora em 2010. Carolina passou no Concurso Público de 2009 da Universidade.


Carolina Cunha

NOVA ESTAGIÁRIA DO CECOM

A Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) selecionou Juliana Cássia de Lima, aluna do curso de Matemática Computacional, para ocupar uma vaga de estagiário em seu quadro.

Juliana Lima entrou para o CECOM no dia 10 de fevereiro/2010, lotada na DAC, onde iniciou as atividades de apoio ao usuário administrativo.


Juliana Lima


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O projeto idealizado por Rui Amaral, diretor de criação da Artbr, consiste em formação de jovens e adultos para serem Diretores de Arte da cidade de São Paulo, por meio da arte urbana, ampliando o universo e visão com oficinas: graffitis-murais, arte pública, vídeos interativos para web e websites, registrando o processo e resultado das ações promovidas. Por meio da arte, o cidadão que participar deste projeto terá um novo olhar para o meio urbano, contribuindo com uma experiência prática e artística de transformação do meio. Veja em http://www.graffiti.org.br/.

– Lançado o novo site do Clube FM 105.5, em http://www.clube.fm/. Confira as novidades no website que ficou incrementado para ouvir boa música.

– Fundado em 1990 pelo embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles (1912-2001), o Instituto Moreira Salles é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais. Seu acervo reúne cerca de 550 mil fotografias, 100 mil músicas (entre as quais, 25 mil gravações digitalizadas), uma biblioteca com 400 mil itens (quase 90 mil deles catalogados) e uma pinacoteca com mais de três mil obras. Entre as coleções desse conjunto, que são mantidas por meio das mais modernas técnicas de restauração e conservação, destacam-se as de Marc Ferrez, Marcel Gautherot, José Medeiros, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi, Pixinguinha, Decio de Almeida Prado e Ana Cristina Cesar. Saiba mais no endereço http://ims.uol.com.br/galeria/norte/norte.html.

– São tantos os tipos e formatos de massa de macarrão que acabamos sem saber quem é quem. É… ficava sem saber. Agora, no website Abima tem todos os tipos e formatos de massa. Vá ao final do site, coloque o mouse sobre os nomes e veja as imagens. Não deixe de visitar o endereço http://www.abima.com.br/eam_formatos.html.

– Procurando show ao vivo pelo mundo? Então, acesse o website Songkuck e fique sabendo de tudo. Repare que o nome da cidade em que você mora aparece em azul, no alto da tela. Clique no nome da cidade ou troque para saber onde está rolando o show. O endereço é http://www.songkick.com/.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, nº 07, de 15/02/1990, publicou notícias sobre as questões discutidas durante a reunião da CAD – Comissão de Administração de Dados, envio do Plano Ditretor de Informática para a Comissão de Informática, Sistema ATM, Sistema APN, entre outras. A notícia que se destacou foi:

TROCA DE TERMINAIS
Após o encerramento da matrícula on line, que fez uso dos terminais TB27, contratados à Unisys, a DTP e DAA providenciaram colocação dos mesmos, em substituição aos terminais TM9830 utilizados pelas divisões do CECOM.
Os TM9830 serão, gradativamente, alocados para usuários administrativos da rede que necessitam de maior carga de utilização (DP e DRCA, principalnente).



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Fábio Luiz de Morais, no dia 04 de março e para os ex-ceconianos: Blair Bianchini, hoje, dia 25; Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), no dia 27; Tiago Alisson Xavier da Silva, no dia 1º de março; e Erliene Duque Loubaque, no dia 04.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da festa de confraternização de final de ano dos funcionários do CECOM, realizada no dia 17/12/2009. As fotos são de autoria do prof. Paulo Seixas.


Fábio, Márcia Lemos, Nélia e Wallison


Cláudia Galinkin, Rosa, Xina e Frota


O Parabéns para Xina, aniversariante do dia 17/12


Xina apagando as velas do bolo e Lelé


Diogo e sua noiva Luciana