Sistemático: Edição 1462 – 25/03/2010


Notícias



COMEÇA NOVO REITORADO NA UFMG

O professor Clélio Campolina Diniz recebeu, na noite do dia 22, o cargo de reitor da UFMG. Em uma solenidade que lotou o auditório da Reitoria, de pessoas da comunidade universitária e de convidados externos, Campolina também deu posse à vice-reitora, Rocksane de Carvalho Norton, e apresentou sua equipe de pró-reitores e diretores das fundações de apoio, que são:

– Chefia de Gabinete: Ana Lúcia Pimenta Starling
– Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento: José Nagib Cotrim Árabe
– Pró-reitora adjunta: Maria Lúcia Malard
– Pró-Reitoria de Graduação: Antônia Vitória Soares Aranha
– Pró-reitora adjunta: Carmela Maria Polito Braga
– Pró-Reitoria de Extensão: João Antônio de Paula
– Pró-reitora adjunta: Maria das Dores Pimentel Nogueira
– Pró-Reitoria de Pós-Graduação: Ricardo Santiago Gomez
– Pró-reitora adjunta, a ser designada: Andréa Gazzinelli Correa de Oliveira
– Pró-Reitoria de Recursos Humanos: Lucas José Bretas dos Santos
– Pró-reitora adjunta: Carmen Regina Maia
– Pró-Reitoria de Administração: Márcio Benedito Baptista
– Pró-reitora adjunta: Eliane Aparecida Ferreira Marques
– Pró-Reitoria de Pesquisa: Renato de Lima Santos
– Pró-reitor adjunto: Ruben Dario Sinisterra Millán
– Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) – Diretor executivo: Marco Aurélio Crocco Afonso
– Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) – Presidente: Seme Gebara.

INAUGURADO ESPAÇO TIM-UFMG DO CONHECIMENTO

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é formado pelo Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Museu das Minas e do Metal EBX, Memorial Minas Gerais Vale, o Centro de Arte Popular Cemig e o Centro Cultural Banco do Brasil. Ainda fazem parte do circuito, o Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, revitalizados nos últimos anos e já abertos à visitação pública. No último domingo, dia 21, foi inaugurado o “Espaço TIM UFMG do Conhecimento”. Este Espaço, instalado no edifício que abrigava a reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), abriga um planetário, um observatório astronômico e uma exposição que conta a história da origem do homem e sua trajetória na terra, foi implantado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, a UFMG e a operadora de telefonia TIM.

Além das atrações internas, o prédio conta com um sistema, formado por 12 projetores, capaz de gerar imagens na fachada direcionada para a Praça da Liberdade, em uma tela de 16 x 9 m.

Na sexta-feira, dia 19 de março, a UFMG realizou o pré-lançamento do “Espaço Tim UFMG do Conhecimento”, com a participação de membros da administração da UFMG e das equipes envolvidas com o projeto. O CECOM participou da construção do Espaço através da análise do projeto de cabeamento estruturado, especificação, configuração e instalação de equipamentos de rede, provimento da rede de dados e voz.
O acesso à internet pela equipe que trabalha no Espaço e equipamentos utilizados na instalações é feito através de uma conexão de 1 Gbps à Rede UFMG. A telefonia foi montada utilizando a tecnologia VOIP, com ramais originados da central telefônica do Campus Saúde. As atividades do CECOM foram executadas pela DRC, sob a coordenação de Fernando Frota Machado de Morais. A montagem e configuração dos equipamentos de rede foram executadas por Adyr Rodrigues Nascimento, Álvaro César Leão Teixeira, Guilherme Mattar Bastos e Ricardo Mascarenhas Paixão Filho. A configuração da central telefônica foi realizada por Edgard Eustáquio de Morais.

 

CECOM PROMOVE PREGÃO PARA AQUISIÇÃO DE ENTRONCAMENTO CELULAR

O CECOM realizou, no dia 09 de março, pregão eletrônico para aquisição de 2 equipamentos que serão ligados às centrais telefônicas dos Campi Pampulha e Saúde, visando economia de custos de ligações para celulares locais.

A empresa vencedora do certame foi a Zênite Tecnologia e Teleinformática Ltda., estabelecida em João Pessoa/Paraíba.

Participaram do pregão, Márcia Regina Lemos, como pregoeira; Fernando Frota Machado de Morais, da equipe técnica da Divisão de Redes de Comunicação (DRC); e Bárbara Coelho Alves Pereira, estagiária da Divisão de Apoio Administrativo (DAA).


Márcia Lemos, Bárbara Coelho e Fernando Frota

CECOM RECEBE A VISITA DE FUNCIONÁRIOS DO ICA

Desde ontem, dia 24, o CECOM está recebendo a visita dos funcionários do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) de Montes Claros/MG, Eugênio Monteiro da Silva Júnior, Analista de TI, e Roberto Versiani Santos Júnior, Técnico de Laboratório de Informática.

A finalidade da visita é de conhecer a estrutura do CECOM e visitar as áreas equivalentes da Escola de Engenharia e da Faculdade de Ciências Econômicas.

Eugênio Monteiro e Roberto Versiani foram recebidos por Paulo Couto Lessa e Fernando Frota Machado de Morais, diretor da DRC, além de Antônio Eustáquio Rodrigues, diretor da DAC. Na DRC, eles tomaram conhecimento dos serviços da divisão, incluindo a Telefonia. E na DAC, eles conheceram o serviço semelhante ao que eles vão executar no ICA, dentro da Administração Central.

Os funcionários do ICA estarão no CECOM até amanhã, dia 26.


Eugênio Monteiro e Roberto Versiani


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Observatório de Favelas é uma organização social de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos. O Observatório busca afirmar uma agenda de Direitos à Cidade, fundamentada na ressignificação das favelas, também no âmbito das políticas públicas. Veja no endereço http://www.observatoriodefavelas. org.br/.

– Nos dias 07 a 09 de abril, Santarém vai sediar a primeira Feira Cultura Digital dos Bairros e Comunidades Amazônicas, uma iniciativa do Pontão de Cultura do Tapajós, fruto da parceria entre Projeto Puraqué e Projeto Saúde e Alegria – PSA.O evento integrará pela primeira vez uma diversidade grande de iniciativas de inclusão e cultura digital que vem sendo realizadas na região. Saiba mais em http://casabrasilstm.word press.com/2010/03/24/feira-cultura-digital-dos-bairros-e-comunidades/#more-528.

– Tutoriais teoria da cor abrange a estética, bem como o impacto visual das combinações de cores em web design. Aprenda a usar as cores com base em sua mensagem emocional. Smart uso de cores apropriadas podem fazer o site não olhar apenas profissional, mas também mais fácil de navegar e apreender. Esquema de cores de um site define principalmente a primeira impressão e tem um grande impacto sobre uma licença / estadia fator. O endereço é http://www. webdesign.org/web-design-basics/color-theory/page-1.html.

– Aprenda Flash com este manual online no endereço http://www.criarweb.com/flash/.

– O Webmap.in, em http://webmap.in/, é um guia comunitário e interativo para se aproveitar o melhor da web.

– Dê boas gargalhadas com o programa que passa na TV a cabo com pegadinhas engraçadas. O nome é “Não há crise”, em http://www.tugarec.com/2009/04/nao-ha-crise.html. Vale a pena conferir!

– Desde o dia 19, estão abertas inscrições para três cursos de Educação à Distância (EaD) do PROAGÊNCIA II: “Gestão de Empresas de Agenciamento e Operações Turísticas”, “Gestão de Pessoas em Agenciamento e Operações Turísticas” e “Vendendo produtos e serviços turísticos consolidados”. O endereço é http://www.abav.com.br/ noticias_detalhe.aspx? id=402&id_area=20 .

– Dica do João Carlos (DAS): Corretor ortográfico para o Windows 2007 no endereço http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=DF0AF8D5-A8DA-4938-8A44-E8BE7C8EEAEF&displaylang =pt-br.


ASTRÔNOMO AMADOR REGITRA DIVISÃO DE COMETA USANDO TELESCÓPIO VIA INTERNET

Um astrônomo amador britânico capturou imagens de um cometa se despedaçando, com ajuda de um telescópio acessado remotamente no Havaí, nos Estados Unidos. Em seu computador na região britânica de Wiltshire, na Inglaterra, Nick Howes tirou fotos que mostram o núcleo congelado de um cometa se despedaçando. Ele controlou o telescópio remotamente através do Faulkes Telescope Project, um projeto da universidade britânica de Cardiff que permite que pessoas em qualquer parte do mundo acessem o equipamento via internet. “Isso mostra o que é possível quando astrônomos amadores conseguem pôr às mãos em telescópios tão poderosos”, disse Paul Roche, que coordena o projeto.Veja notícia completa.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/03/100323_cometa_amador_dg.shtml.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, nº 11, de 29/03/1990, publicou notícias sobre as resoluções da CAD (Comissão de Administração de Dados). programa CheckDiskSpace, bolsa para Eugênio Pacelli Pereira de Souza no curso de Programação de Computadores do DCC, liberação de fitas, horário da Rede, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVO ORGANOGRAMA DO CECOM
Depois de reassumida a Diretoria, ocorreram na estrutura organizacional do CECOM as seguintes modificações:
– Com a fusão da DBD e DTP foi criada a DST (Divisão de Suporte Técnico), sob a chefia de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira;
– A DSF está agora sob a chefia de Nilza Magalhães Lara;
– A DCP está sob a chefia de Adyr Rodrigues Nascimento;
– A DAA, DSA e DOC continuam sob as mesmas chefias que são: Euclídia Lepoldina de Macedo Vale, Maria Laura Baptista Rodrigues e Avair Eustáquio, respectivamente.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Erlon Charles Thomaz Ferreira, hoje, dia 25; Maria José Cortezzi (Lelé), amanhã, dia 26. Os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo Moreira da Costa, Ilka Ildefonso Ramos e Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes (Help), no dia 26; Augusto Pinho Gomes, no dia 27; Renato Vaz de Melo Espechit, no dia 29; Alda Batista, Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferrerira, no dia 31; Hélio Teixeira da Costa e César de Almeida Correira, no dia 1o de abril.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Ontem, dia 24/03, a Xina organizou um lanche de despedida do CECOM, após a sua aposentadoria ocorrida em fevereiro deste ano. Estiveram presentes ceconianos, ex-ceconianos e convidados amigos da Xina. O lanche foi um sucesso, com muitas risadas, emoção e também despedida do prof. Paulo Fernando Seixas, agora ex-diretor da ATI. As fotos são de autoria de Rodrigo Torres.


A mesa com os salgados


Xina e Carlos Alfeu


Xina, José Monteiro da Mata (DCC) e Gino


Prof.Paulo Seixas e Carlos Alfeu


Pedro Begalli, Xina (ao fundo), Beth e Thomas


Enfim, a tão sonhada cesta de guloseimas, presente de todos do CECOM