Sistemático: Edição 1464 – 15/04/2010


Notícias



CECOM INICIA PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE 2010

Dando continuidade às propostas executadas durante o 2o semestre de 2008 e 1o semestre de 2009 para capacitação dos funcionários e criação de oportunidades de aperfeiçoamento profissional, o CECOM dará início, no próximo dia 19, ao seu Programa de Capacitação 2010. O programa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e professores da Faculdade de Letras (FALE).

O curso oferecido será Instrumental de Línguas, na modalidade à distância, para uma turma de 45 participantes, sendo 25 funcionários do CECOM, 4 do LCC e 16 de órgãos da Administração Central.

Os módulos e suas informações são:
Português:
Carga horária: 80 horas
Período: oito semanas de 10 horas de dedicação cada
Aula inaugural: em 19 de abril, às 14h
Local da aula: auditório da Copeve, na Unidade Administrativa III
Término do curso: em 11 de junho
Aulas presenciais: todas as 7 quintas-feiras do período, a partir de 29/04, sempre às 14h
Local das aulas: auditório da Copeve, na UA III
Inglês: Carga horária: 70 horas
Período: sete semanas de 10 horas de dedicação cada
Aula inaugural: em 09 de agosto
Local da aula: auditório da Copeve, na Unidade Administrativa III
Término do curso: em 24 de setembro
Aulas presenciais: não serão necessárias.

O curso tem o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e de produção de textos nos participantes, além de promover discussões a respeito de aspectos gramaticais da língua portuguesa e desenvolvimento de estratégias de leitura por meio da interação com textos na língua inglesa.

CECOM LIBERA INFRAESTRUTURA PARA BHTEC

Na última quinta-feira o CECOM, através da DRC, finalizou a entrega da infra-estrutura de rede para uso da equipe encarregada da gestão do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec) durante a fase de implantação. Esta equipe está sendo liderada pelo professor César Sá Barreto e atualmente ocupa instalações da Escola de Engenharia, no prédio anteriormente utilizado pelo CPDEE. Esta liberação incluiu a programação da rede e teste do circuito. A infraestrutura física foi instalada pelo BHTec e consta de uma fibra ótica e um cabo telefônico ligando o prédio que era ocupado pela cavalaria da PMMG no “Triângulo das Bermudas” ao Campus Pampulha.

CLARO PROMOVE PORTABILIDADE DOS ANTIGOS NÚMEROS TIM

Está marcado para o próximo dia 19 a portabilidade dos telefones celulares, utilizados pela Administração Central, para a operadora Claro. A empresa Claro S.A. é a nova contratada para prestação de serviços celulares para a UFMG.
Essa contratação unificou os contratos que antes eram feitos pelas operadoras Oi e TIM. A portabilidade dos celulares Oi já aconteceu no mês passado.

DAA PREPARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA ATI

A UFMG estará, neste mês de abril, iniciando o Programa de Avaliação de Desempenho referente ao ano de 2009, utilizando os mesmos procedimentos das avaliações anteriores.
O Depto. de Recursos Humanos já divulgou as orientações e o cronograma da avaliação para os Setores de Pessoal das unidades/órgãos da Universidade, que terão o prazo de até 30 de abril para atualizar as equipes avaliativas. No período de 3 a 7 de maio serão gerados e liberados os questionários de avaliação no Portal minhaUFMG. O servidor que não possuir senha de acesso ao minhaUFMG, deverá comparecer pessoalmente ao LCC para solicitar a senha.

A avaliação dos servidores do quadro da UFMG, inclusive os recém contratados e os afastados, será realizada no período de 10 de maio a 11 de junho/2010 pelos servidores e suas chefias.

Para supervisionar a execução do programa, as unidades/órgãos têm o seu Comitê Local de Avaliação de Desempenho. Na ATI, a comissão é composta por: Nélia Neiva Zille, representante da Seção de Pessoal; Maria Auxiliadora dos Santos, representante do grupo de classificação C; Walter Guerra, representante do grupo de classificação D; e Márcio da Costa Viana, representante do grupo de classificação E.

NOVA ESTAGIÁRIA DO CECOM

Com a saída de Geísa Pereira de Souza do quadro de estagiários, o CECOM selecionou Luciana Martins da Silva, do curso de Ciências Contábeis, para ocupar a vaga.
Luciana Martins entrou para o CECOM no dia 05/04/2010, lotada na Divisão de Apoio Administrativo. Ela vai participar de serviços relacionados às licitações, contratos preparados pela divisão, permissão de uso e contratos com fornecedores.


Luciana Martins


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de março/2010, foram registrados 10.053 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço.
Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/, ou diretamente no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/proxy_ http.shtml.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Vídeo engraçado é Um gato brincando com o IPad, no endereço http://www. doobybrain.com/2010/04/13/a-cat-plays-with-the-ipad/.

– A Wireless Mundi semestral, voltada para o fomento da cultura da mobilidade. A revista Wireless Mundi traz as aplicações de massa e de governo eletrônico para o mundo das tecnologias sem fio e celular. Veja em http://www.wirelessmundi.inf.br/.

– Newsmap é um aplicativo visual que reflete as notícias do Google News. Enorme quantidade de informações são recolhidas e são divididas em quadros pequenos e atualizado rápidamente. Clique na aba do país desejado e fique por dentro das notícias. O endereço é http://newsmap.jp/#/b,e,m,n,s,t, w/pt-br_br/view/.

– Nada como usar a Internet para lançar filmes. São projetos, alguns com uso de tecnologias, que podem ser campeões de audiência na Internet. Clique em Episodios. Vale a pena conferir o filme. O endereço é http://www.2012ondazero.com.br.

– Jogos bacaninhas que são descanso de tela com sons vão chamar a atenção dos meninos. Para crianças de 3 até 7 anos vai ser um divertimento só. Para baixar clique no link http://www.freewaregenius.com/2010/04/03/souptoys-desktop-based-physics-toys-for-toddlers-and-adults-alike/.

– Bem-vindo ao Histórias Pesquisa de Vídeo do Criador. Basta digitar suas pesquisas e selecione o tipo de resultado que melhor comunicar a sua história. Então, compartilhe sua história com o mundo. Se não estiver satisfeito com a sua história, clique em “Edit Story” ou “Change Music”. Veja em http://www.youtube.com/searchstories.

– O endereço http://www.myyearbook. com/ é uma rede social que vem crescendo assustadoramente e que por aqui nunca ouvimos falar. São milhões de jovens pelo mundo se comunicando. Confira!!


UFMG REALIZA MOSTRA DAS PROFISSÕES 2010

Nos dias 28 a 30 de abril, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza a sétima edição da Mostra das Profissões, no campus Pampulha e no dia 6 de maio, no campus Montes Claros. Organizada pela pró-reitoria de Graduação e pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) a mostra visa contribuir para que os candidatos ao concurso vestibular UFMG façam suas escolhas, entre os 75 cursos de graduação oferecidos, de modo consciente e seguro.

Serão oferecidas diversas atividades, desde palestras e tour pelos campi até salas interativas de cada curso. Professores e alunos da UFMG estarão disponíveis para contato direto com os visitantes, promovendo palestras, atividades interativas e demonstrações sobre as possibilidades dos cursos e profissões.

Os participantes terão acesso aos aspectos referentes ao ambiente acadêmico e à interatividade entre comunidade universitária e visitantes. O tour no campus Pampulha será realizado num trajeto de 10 quilômetros, durante 50 minutos, com saídas regulares da Praça de Serviços. Os horários e a programação completa podem ser conferidos no site www.ufmg.br/copeve/mostradasprofissoes.

As visitas individuais não precisam ser agendadas. As escolas devem agendar pelo site www.ufmg.br/copeve/mostradasprofissoes.

A Mostra das Profissões 2010 será realizada nos prédios da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Ciências Econômicas e Escola de Engenharia (Av. Antônio Carlos, 6.627- Pampulha).
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 13/04/2010)


PORTAL DE MAPAS DA UFMG PERMITE INTERAGIR COM IMAGENS E DADOS SOBRE BACIAS DA REGIÃO METROPOLITANA

O conhecimento sobre bacias, rios, córregos e municípios da região metropolitana de Belo Horizonte está mais acessível ao público. Nova ferramenta lançada pelo Projeto Manuelzão da UFMG permitirá consulta on-line sobre o tema. Basta acessar o portal Mapas Interativos, no endereço www.manuelzao.ufmg.br/i3geo e começar a interagir, visualizar e baixar os dados disponíveis sobre as bacias do município de Belo Horizonte e da área total da bacia do Rio das Velhas.

O portal reúne informações que têm como fonte órgãos municipais, estaduais e federais. De acordo com os responsáveis pelo projeto, cientistas, estudantes e demais usuários poderão pesquisar, salvar, criar e imprimir mapas da sua área de interesse relativos aos locais de atuação do Manuelzão. O portal foi desenvolvido a partir do software para internet I3Geo, baseado em um conjunto de programas livres, como o Mapserver. O foco principal é a disponibilização de dados geográficos e ferramentas para navegação, geração de análises, compartilhamento e criação de mapas sob demanda.

Além dessa ferramenta há também o link www.manuelzao.ufmg.br /pesquisa/geoprocessamento/descubra que permite ao usuário pesquisar a qual bacia ou microbacia pertence – no caso, as informações se referem apenas às bacias do Onça e Arrudas.

O portal de Mapas do Projeto Manuelzão foi desenvolvido pela equipe de geoprocessamento do Projeto Manuelzão, coordenada por Lussandra Martins da Silva.

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 12/04/2010)


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, n° 13, de 11/04/1990, publicou notícias sobre Comissão de Administração de Dados, manuais do SADS 2.3, Concurso IEDRHU, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

DATASHOW
O CECOM adquiriu o DataShow, aparelho que ligado ao microcomputador e colocado sobre o retroprojetor, projeta com nitidez as informações do vídeo do micro. Com o DataShow não será necessário mais preparar transparências, podendo ser utilizados todos os recursos visuais que o micro oferece, além de ser compatível com todos os micros tipo IBM PC.
O DataShow do CECOM será utilizado para cursos e palestras e estará sob a responsabilidade da DAA.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Rubens Crispim da Silva, no dia 18; e Cristina Maria de Queiroz, no dia 22. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marcelo Bassoli Campos, no dia 16; Alberto Henrique Frade Laender (DCC), no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; e Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais um lote de fotos do lanche organizado pela Xina na sua despedida do CECOM. O lanche foi realizado no dia 24/03/2010, na sala de convivência do 8o andar, e contou com a participação de ceconianos, ex-ceconianos e amigos da Xina. As fotos são de autoria de Rodrigo Wenceslau.


Xina e sua tão sonhada cesta de guloseimas


Vitor, Daniel Martins, Álvaro e Rodrigo


Xina, Maria Laura, Gino, Raimundo e Charles


Bárbara, Álvaro, Thiago Moreira, Gulherme e Thomas


Wallison, Josemar, Carolina, Leandro, Márcio Viana e Eliz


Carlos Alfeu (de costas), Lucinéia, Simone, Xina e Maurício