Sistemático: Edição 1465 – 22/04/2010


Notícias



TEM INÍCIO O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE 2010 DO CECOM

Com o objetivo de capacitação dos funcionários e criação de oportunidades de aperfeiçoamento profissional, o CECOM deu início, no último dia 19, ao seu Programa de Capacitação 2010. O programa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e professores da Faculdade de Letras (FALE).

O curso oferecido será Instrumental de Línguas, na modalidade à distância, para 45 funcionários, sendo 25 funcionários do CECOM, 4 do LCC e 16 de órgãos da Administração.

Teve início o módulo de Língua Portuguesa, com carga horária de 80 horas, com aulas presenciais todas as quintas-feiras, a partir de 29/04, no Auditório da Copeve, Unidade Administrativa III, sob a coordenação dos professores Carla Viana Coscarelli, Andréa Ribeiro e Lorenzo Vitral. Esse curso será encerrado em 11 de junho.

O módulo de Língua Inglesa terá início no dia 09 de agosto, data de sua aula inaugural, no Auditório da Copeve. Nesse curso, as aulas presenciais não serão necessárias e será encerrado no dia 24 de setembro.


Os professores Lorenzo Vitral, Carla Coscarelli e Andrea Ribeiro


Os participantes do Curso Instrumental de Lingua Portuguesa

UFMG RECEBE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR 2011

Candidatos ao Vestibular UFMG 2011 interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição ao concurso poderão fazer a inscrição até 10 de maio no site www.ufmg.br/copeve. O Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular UFMG 2011 prevê a concessão de isenção integral ou parcial, ou seja, 50% do valor total da taxa.
Podem se inscrever estudantes:

· que já tenham concluído o Ensino Médio ou estejam cursando a última série desse nível;
· estejam inscritos no Ensino Médio por Exame Supletivo e possam comprovar aprovação em, no mínimo, quatro matérias desse curso;
· estejam cursando o Ensino Médio por Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e possam comprovar a conclusão do primeiro ano desse curso.

No site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) o candidato deverá preencher o Formulário Socioeconômico, imprimir a folha do endereço do destinatário e do endereço do remetente e, depois colá-los, respectivamente, na frente e no verso de um envelope tamanho ofício. Ele deverá providenciar fotocópias de toda a documentação comprobatória, de acordo com a situação econômica do seu Grupo Familiar e postar o envelope com a documentação comprobatória em qualquer agência dos Correios, dentro do horário de atendimento até, no máximo, o dia 14 de maio de 2010. Além disso, o candidato deve ainda imprimir o Comprovante de Inscrição e guardá-lo, como também o comprovante de postagem nos Correios.

A lista da documentação necessária também se encontra no site da Copeve, no item IV- Identificação do Candidato.

Para o candidato que não dispuser de computador e/ou de acesso à internet durante o período de inscrição, de 12 de abril a 10 de maio de 2010, haverá postos de atendimento disponibilizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, no Centro Cultural da UFMG (Avenida Santos Dumont, 174, Centro – Belo Horizonte/MG) e, também, na sede da Copeve/UFMG (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Pampulha – Unidade Administrativa III, 2o andar, campus Pampulha – Belo Horizonte/MG).

No último dia de inscrição, 10 de maio de 2010, o link para requerimento de inscrição, na página da Copeve/UFMG www.ufmg.br/copeve, estará disponível somente até as 19h.
O Resultado Geral do Programa será divulgado, a partir do dia 2 de agosto de 2010, pela internet, no endereço www.ufmg.br/copeve ou pelos telefones (31) 3409-6700 ou (31) 3409-4408, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 19/04/2010)

REITOR CLÉLIO CAMPOLINA E PROFESSORES DA UFMG RECEBEM MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA

Entre os agraciados deste ano com a Medalha da Inconfidência, entregue ontem, 21 de abril, estão o reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, e Ennio Leão, professor emérito da Universidade. Ambos receberam a Grande Medalha.

Maior comenda concedida pelo Estado, a Medalha é entregue desde 1952, com três designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
A Medalha de Honra foi entregue, entre outros, à professora da Faculdade de Direito, Lúcia Massara – que já atuou como procuradora-geral da UFMG – e Paulo Sérgio Lacerda Beirão, professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e atual presidente do Conselho Curador da Fapemig.

Na designação Medalha da Inconfidência foi contemplado o professor José Monteiro da Silva Filho, da Escola de Veterinária, que recebeu recentemente a Comenda Antônio Secundino, da Assembleia Legislativa de Minas.
Ao todo 279 pessoas foram agraciadas, entre ministros de Estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais que prestaram serviços relevantes para Minas Gerais e o Brasil.

A solenidade de entrega foi realizada em Ouro Preto, presidida pelo governador do Estado, marcou o encerramento das comemorações da Semana da Inconfidência e, neste ano, homenageou o centenário do ex-presidente Tancredo Neves.
A oradora oficial foi a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, natural de Montes Claros.

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG)


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguntes dicas:

– É impressionante os filmes em 3D com HTML5. Use o navegador Mozilla Firefox ou Google Chorme. No Internet Explorer tive problema para visualizar os filmes.
Clique aqui.

– A Globalcode é a primeira empresa no Brasil a fornecer minicursos de Java gratuitamente. Mais de 15.000 pessoas já assistiram a esses minicursos que duram de 2 a 4 horas ininterruptas. Veja mais no link abaixo.
Clique aqui.

– Canal Indígenas Youtube – O dia 19 de Abril é visto pela sociedade brasileira como o dia do Índio, mas para os povos indígenas dia de índio é todos os dias, pois se encontram em uma luta constante para a concretização dos direitos constitucionais, bem como a autonomia com a demarcação de suas terras.
Clique aqui.

– A banda Led Zeppelin, com heavy metal de qualidade, foi uma das melhores coisas que aconteceu na música mundial. Quem ouve o Led não esquece a voz marcante de Robert Plant. Veja o site ficial de Robert Plant no link abaixo.
Clique aqui.

– Muito divertida a animação Cycles, com a invasão de ursos. Melhor assistir para você entender melhor.
Clique aqui.

– Raízes Cablocas resgata a música cabloca lá do Amazonas. “Amazonas moreno”, “Canto da Floresta” e outras são maravilhosas. Não deixe de visitar o endereço .
Clique aqui.


CENEX DO COLTEC OFERECE BOLSAS

O CENEX do Colégio Técnico – COLTEC, cumprindo a Resolução nº 07/2004 de 02 de setembro de 2004, do Conselho Universitário, repassou o número de bolsas listadas abaixo para serem distribuídas entre os servidores técnico-administrativos em educação e docentes
:
1.Alemão: 1 bolsa
1 turma – básico 1 – 2ª feira das 12h20 às 13h30 e 5ª feira das 11h10 às 12h30.

2. Espanhol: 2 bolsas
1 turma – 2ª e 4ª feiras das 12h30 às 13h30;
1 turma – 6ª feira das 13h20 às 16h.

3. Inglês: 6 bolsas
1 turma – Básico 3 – 2ª feira das 12h10 às 13h20 e 5ª feira das 11h10 às 12h30;
1 turma – Básico 1 – 2ª feira das 11h30 às 12h40 e 5ª feira das 11h30 às 12h40;
1 turma – Básico 2 – 6ª feira das 13h20 às 16h;
1 turma – Básico 1 – 6ª feira das 13h20 às 16h.

Cada servidor, para candidatar, deverá preencher , o requerimento da solicitação de bolsa e entregar na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), Sala 2 – Prédio da Biblioteca Universitária – lado direito , juntamente com a carta da chefia imediata e o xerox do contracheque (frente e verso) .

Se o número de inscritos for maior que o número de bolsas será realizado sorteio no dia 29 de abril, às 16h30 horas, na CAC.

Os candidatos só poderão candidatar a uma bolsa e, não poderão estar vinculados a outras bolsas patrocinadas pela universidade.

As inscrições somente serão aceitas nos dias 20, 22, 23, 26 e 27 de abril, de 9 às 17h, com a documentação anexa.

Caso o candidato seja contemplado faz-se necessário a apresentação de correspondência da chefia imediata, liberando-o para o curso e horário no qual foi inscrito. Além disto, vale ressaltar que para as inscrições acima do Básico I, as mesmas só serão aceitas mediante a apresentação de documentação comprobatória de conclusão do nível anterior ao que está candidatando.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, nº 14, de 19/04/1990, publiou noícias sobre instalação de mais três terminais TM-9830 no Depto. de Pessoal, atualização de acesso ao Sistema A10, desligamento e retirada do disco 207 da Unisys, Freqcomandada, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destaco foi:

APRESENTAÇÃO DO SCP
Após a instalação da versão 2.3.3 do SADS, a MSA realizou esquema de plantão na manhã de terça-feira, dia 17, quando, aproveitando a oportunidade, foi apresentada no horário da reunião da CAD palestra sobre o novo SCP (Sistema de Controle e Planejamento de Projetos). A palestra esteve a cargo do analista da MSA, Edson Morais de Almeida, que teve também a oportunidade de inaugurar o DataShow do CECOM.
Após analisadas as características do SCP, a CAD fará as adaptações necessárias para implantar no CECOM o máximo dos recursos permitidos por esta nova versão.
Vale ressaltar também o bom desempenho, durante a palestra, do DataShow. O novo equipamento, destinado a treinamento mostrou que vai revolucionar a implantação de novos sistemas.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático” envia o parabéns para Cristina Maria Queiroz, hoje, dia 22. Os parabéns para os ex-ceconianos: Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; Filipe de Castro Louback Rocha e Geísa Pereira de Souza, no dia 23; Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25; Cleto Boechat Véo e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26; Maria Miriam Arruda Salvador e Filipe José Leâo Corrêa, no dia 28; e José Tuédes de Resende, no dia 29.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica o último lote de fotos do lanche organizado pela Xina na sua despedida do CECOM. O lanche foi organizado no dia 24/03/2010, na sala de convivência do 8o andar, e contou com a presença de ceconianos, ex-ceconianos e amigos da Xina. As fotos são de autoria de Rodrigo Torres.


A mesa com os salgados


Selma, Xina e Lelé. Ao fundo: Thiago Moreira, Márcio Viana e Antônio Carlos


Xina e Carlos Alfeu


Os particpantes do lanche


O discurso de Carlos Alfeu, vendo-se Monteiro e Maria Laura


Prof.Paulo Seixas, ex-diretor da ATI, e Carlos Alfeu, diretor do CECOM